Meu caso passo a passo: NETO DE PORTUGUÊS
Olá, atendendo o pedido de um amigo, criarei este tópico para contar todo o trâmite passo a passo de minha sonhada naturalização.
Sou neto de português, só este ano que me veio a vontade de conhecer o processo de naturalização. Ninguém da minha família é naturalizado, por isso, fica mais difícil começar a caminhada.
Mas se você quer seguir os meus passos, vou postando conforme vai ocorrendo, afinal, estou correndo atrás do primeiro documento hoje!
Então vamos lá, que este tópico sirva tanto para mim, leigo no assunto, quanto para outros leigos futuros!
Sou neto de português, só este ano que me veio a vontade de conhecer o processo de naturalização. Ninguém da minha família é naturalizado, por isso, fica mais difícil começar a caminhada.
Mas se você quer seguir os meus passos, vou postando conforme vai ocorrendo, afinal, estou correndo atrás do primeiro documento hoje!
Então vamos lá, que este tópico sirva tanto para mim, leigo no assunto, quanto para outros leigos futuros!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1 - providenciar certidoes de nascimento de inteiro teor de meu pai e a minha, e uma certidao narrativa de meu avo mas esta pode ser deixada de lado se vc tiver todos os dados.
2 - passo enviar ao itamarati para o setor de legalizacoes
3 - passo enviar as certidoes tua e de teu pai mais o teu ,historico escolar( esse nao e obrigatorio visto que muitos nao o autenticaram), ao consulado portugues para autentificar com o selo branco
4 - passo providenciar seu antecedente criminal na policia federal
Até o momento, só isso, depois haverá mais informações...
basicamente eh isso que voce colocou, o antecedentes voce deixa por ultimo, porque tem validade de 3 meses.
Ja tem a certidao de nascimento do seu avo ? Esse eh o primeiro documento a ser providenciado.
Outra pergunta, seu pai esta vivo ? Ja pensou em fazer por atribuicao ?
Dia 05 de novembro de 2009, 14h30min,
Liguei hoje para o Cartório de Registro Civil da cidade onde nasci e perguntei sobre a Certidão de Nascimento de inteiro teor... sem problemas é só pedir para alguém da família pegar ou mandar por carta o dinheiro.
Fica em R$26,00 (vinte e seis reais) cada certidão. O interessante que a certidão de meu pai deu problema, porque ele casou em outra cidade e o cartório de lá não enviou as informações para o cartório onde foi feito a certidão de nascimento.
Calma, eu também não havia entendido o que tem haver casamento com nascimento, mas é que a certidão de inteiro teor também vem todos os dados posteriores ao nascimento como o casamento.
A minha foi sem problemas porque o cartório onde casei, que também não é o mesmo que fui registrado quando nasci, enviou todas as informações pra lá.
Fim da história, vou ter que esperar completar os dados de meu pai para pegar as duas certidões.
Ponto positivo de sorte: A certidão de nascimento de meu avô está lá com minha avó... vou tirar apenas uma cópia autenticada para agilizar a solicitação de outra nova.
Por enquanto é só... tudo do início, passo a passo.
Meu pai é vivo e ele que está retirando a cópia das certidões lá em minha cidade natal...
aos poucos vou colocando passo a passo minhas ações...
obrigado pela ajuda!!!
A pergunta da Cibele é interessante: o seu pai não gostaria de ter a cidadania portuguesa também e assim você faria o seu processo por atribuição e não por naturalização?
Por atribuição a pessoa fica sendo português desde o nascimento e portanto pode "herdar" a nacionalidade aos filhos sem complicações.
Para a atribuição do seu pai necessitaria:
- certidão de nascimento do pai dele, o português.
- certidão de nascimento em inteiro teor dele (Itamaraty + Consulado)
- cópia autenticada do RG ou do passaporte dele (Itamaraty + Consulado)
- formulário 1 C assinado presencialmente no Consulado.
Pode-se enviar por SEDEX ao endereço que aparece no formulário 1C juntamente com a cópia de um vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros que se adquiri no Correio.
Uma vez aprovada a do seu pai, você entraria com o seu processo também por atribuição.
Os 2 processos demorariam mais ou menos o que demora um processo por naturalização.
nao precisa tirar copia autenticada da certidao de nascimento portuguesa, nao tem valor algum em Portugal e no Brasil ela eh desnecessaria, em PT so tem valor certidoes legalizadas pelo Consulado e a certidao portuguesa nao precisa ser legalizada no Consulado.
No processo, ou voce envia a original, ou envia uma xerox simples e anota os dados no formulario.
A minha pergunta sobre o seu pai e atribuicao, a Denise ja adiantou os detalhes.
Que legal garotas, então por atribuição poderei passar este direito até para o meu filho...
então vou seguir os passos que vc´s disseram... continuo pedindo as certidões conforme já estou pedindo...
e quando tiver na mão, entro em contato novamente para maiores informações...
Beijão!!!
P.S.: sobre autenticar a cópia da certidão do meu avô é só para ter um documento diferenciado... sei que vale só um novo, retirado em portugal...mas não sei como está o estado do documento e também o valor para autenticar é pequeno...por isso pedi para ele me mandar assim...
Sim, por atribuição, quando saia a sua, você poderá pedir para o seu filho também.
Dica: copia em algum lado as informações que eu coloquei acima, assim você já vai adiantando documentos, legalizações e valores a pagar.
Boa sorte!
Tudo bem, meu pai aceitou fazer por atribuição.... é mais simples realmente assim, além das garantias descritas por vocês...
aqui está o documento necessário
http://www.irn.mj.pt/sections/
Mas agora pintou uma dúvida, meu filho tem 5 anos e terá direito em tirar por atribuição também? E o filho dele teria?
sim vale pra todas as geracoes ateeeeeeeeeeee quando quiser......
se voce tem filho, a unica alternativa garantida, pra que ele tambem tenha a nacionalidade, eh mesmo fazendo por ATRIBUICAO, e todas as geracoes seguintes terao direito.
Certo. Esse é o formulário que o seu pai em primeiro lugar deverá preencher e assinar pessoalmente no consulado da sua região.
Os demais documentos necessários já foram listados anteriormente.
Se o seu avô foi declarante do seu pai na certidão de nascimento, não será necessário fazer transcrição de casamento. O mesmo acontecerá se seu pai foi seu declarante e você o do seu filho.
Agora é respirar fundo e preparar com calma os documentos, enviar e aguardar alguns meses. Lembrando que cada processo deve ser iniciado uma vez concluido o anterior, ou seja, primeiro o seu pai, depoiss você e depoisss o seu filho.
Se tudo correr bem mais ou menos em 1 ano até seu filhinho poderá ser português.
Boa sorte!
A certidão de nascimento de inteiro teor de meu pai já está na mão. Também recebi um e-mail do Consulado Geral no Rio, dizendo que a certidão do meu avô já está em poder deles.
Agora pintou outra dúvida...heheh, como era de se esperar..heheh
meu pai já está com a certidão de inteiro teor dele, e não precisa de transcrição do casamento porque o declarante é o avô portugues.........OK
certidão de nascimento do pai dele, o português, pelo menos, temos as iformações necessárias para colocar no formulário..........OK
cópia autenticada do RG no cartório de registro civil..... ainda vai tirar hoje... 1/2 OK
Dúvidas.....
Selo branco do Itamaraty.... como faço? onde? como?
Autenticação do consulado? como? onde?
Sobre o formulário 1 C assinado presencialmente no Consulado, pode se assinar na cidade dele com reconhecimento de firma... tem outro jeito para não ir pessoalmente?
Informações relevantes: meu pai mora em São Lourenço, Minas Gerais,... o consulado territorial é em Belo Horizonte/MG...
Obrigado pelas dicas... aos poucos, passo-a-passo, chego lá com a ajuda de vc´s!!!
Autenticação do consulado? como? onde? Consulado Portugues, qualquer um. O preco varia.
Sobre o formulário 1 C assinado presencialmente no Consulado, pode se assinar na cidade dele com reconhecimento de firma... tem outro jeito para não ir pessoalmente? Espere outro que fez desta maneira dizer. Pessoalmente foi que entendi ate hoje.
se esta dificil para seu pai ir ao Consulado, nao tem problema, ele pode ir assinar o formulario no cartorio, a assinatura tem que ser por AUTENTICIDADE. Isso basta, nao precisa legalizar no Consulado, a nao ser que voce queira, mas nao tem necessidade.
Tenho uma dúvida com relação a assinar no cartório o 1C sem a necessidade de passar pelo consulado. Em quais casos isso é aceito? Isso vale para que Consulados ?
Essa é uma informação super importante, pois tenho visto diversas perguntas a respeito.
Obrigada.
Meu pai assinou o formulário, reconheceu firma por AUTENTICIDADE e me enviou. Levei em um cartório aqui, fiz o Sinal Público, levei no consulado aqui do RJ e eles reconheceram essa assinatura do sinal público (como se faz nos outros documentos para legalizar, se reconhece a assinatura do funcionário do cartório). Mandei e já tenho o parecer favorável. Agora mandar somente com o selo do cartorio do reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE, não aconteceu comigo, mais um membro desta comunidade relatou que fez os processos de seu avó, de seu pai e o próprio dessa forma, tendo êxito em todos.
o caso do Wellington, aqui da comunidade, foi um que deu certo, ele, o pai e o avo, assinaram o formulario no cartorio por AUTENTICIDADE, sem legalizacao do Consulado, deu certo nao porque tiveram sorte, porque realmente a CRC aceita isso. Quando minha irma recebeu notificacao pra assinar o formulario novamente ( perderam o dela ! ), a carta dava opcao de assinar no cartorio ou consulado, por via das duvidas, liguei na CRC e perguntei se precisava mesmo ser no consulado a assinatura, "inventei" que eu morava a 1000km do consulado mais proximo da minha casa e seria dificil ir ate la so pra isso, me orientaram a assinar o formulario no cartorio por AUTENTICIDADE, e frisou isso umas duas vezes. Estou convencida que pode.
colocasse lá no inicio os documentos necessarios e na cópia do RG autenticado colocasse que tem que ir pro itamaraty,e consulado, não é só a certidão de nascimento que tem que ir pro itamaraty para legalizar? pergunto porque a minha só enviei a certidão de nascimento.
Há algum tempo estou vendo que a Cibele diz que para o Itamaraty só devem mandar as certidões. Se ela diz está falado, mas de todas formas a autenticação no Itamaraty é gratuita, assim que não há nenhum problema.
Quando eu dei entrada em Lisboa por aquisicao, so levei autenticadas as certidoes brsileiras. Isso orientado anteriormente por eles. O resto, historico, antecedentes, documentos (logicamente copiado pela propria funcionaria) foi tudo seco. Resultado: Portugues. Agora, alguem aqui em nossa Co pode explicar porque tanta autenticacao agora?
EREMINAS - Escritório de Representação em Minas Gerais
Chancelaria
Rua Timbiras, 1200
8° Andar, Sala 810
Ed. Minas Trade Center
CEP: 30140-060
Belo Horizonte - MG
TEL: (0XX31) 3213-3008
FAX: (0XX31) 3213-9835
E-MAIL: ereminas@ereminas.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
HOMEPAGE: http://www.ereminas.org.br
CHEFIA: Cons. Mariane Bravo Leite
Atendimento de Segunda a quinta, das 14h30min a 17 horas...
a atendente me disse para trazer o documento depois de fazer o sinal público em um cartório de BH... ainda vou pesquisar sobre o assunto e posto a seguir.
01- Pegar a certidão de nascimento de meu pai (filho de português), de inteiro teor, sem necessidade de transcrição porque o declarante é o avô português, no cartório de Registro Civil da cidade de origem... no caso São Lourenço-MG
02- Pegar a cópia autenticada do RG de meu pai, no cartório de Registro Civil;
03- Levar meu pai ao cartório de R. Civil de São Lourenço-MG e assinar na presença do Tabelião, o formulário C1, para autenticação por AUTENTICIDADE.
Todos os passos acima serão na cidade de origem, no caso, São Lourenço-MG
Início da viagem programada:
Levar todos os documentos no Cartório do 10º Ofício de Notas, na Rua Guajajaras, 637 lj 1, Centro - Belo Horizonte - Minas Gerais , Telefone: (31) 3222.8500
será necessário para dar um "sinal público" aos documentos, reconhecendo a autencidade do cartório de origem... (pura burocracia porque entendo que documento público tem fé de ofício"...
pois bem, até aqui acho q está tudo certo... depois é só levar ao Itamaraty em Belo Horizonte... no endereço que postei anteriormente...
vc´s concordam comigo nas duas mensagens ateriores... estou escrevendo passo a passo, quem sabe poderá ajudar alguém no futuro...
um abç