Ajuda com os caminhos para conseguir atribuição

Prezados,

Encontrei a certidão do meu Bisavô em Portugal e quero solicitar a Atribuição para minha avó, depois pai, e por fim para mim.

Seguem alguns detalhes e gostaria de saber qual o próxima etapa.

1 - Meu bisavô, nascido em 28 de outubro de 1899 na freguesia de Alijó - Já encontrei a certidão dele e solicitei ao Correio Oficial AD Vila Real a CÓPIA INTEGRAL da certidão. Duvida: É realmente a CÓPIA INTEGRAL? Só falta eu efetuar o pagamento de 20 euros para que seja enviado.
2 - Consta na certidão de nascimento da Minha avó paterna que o declarante foi o "Próprio Pai" que era o português.
3 - Minha avó não tem condições de ficar se locomovendo, então eu preciso de uma procuração, posso levar ela no cartório e utilizar a procuração padrão?

Quais seriam os próximos passos?

Desde já agradeço.
«1

Comentários

• @Marcelo Machado

1. Sim. A integral é um xerox do livro de registro acompanhado de uma certificação.
    2. Ok. Se o seu bisavô não se casou com portuguesa poderá enviar o processo para o ACP, sem a transcrição.
    3. Sim. http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/modelo-de-procuracao/
    Tem dois modelos - para menor e maior - a assinatura de sua avó precisa de reconhecimento por
    AUTENTICIDADE.

Obtenha a certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada de sua avó. Se ela tiver mudado de nome providencie o averbamento do casamento no registro de nascimento para que fique explicado a mudança.
  • @mariza Guerra
    Primeiramente gostaria de agradecer pelas explicações.
    Verifiquei que o nome do meu bisavô portugues na certidão está faltando o sobrenome "vieira".
    Na certidão da minha avó está o nome dele com o Vieira. Será que preciso fazer alguma ratificação?
  • Referente ao item 2. , meu bisavô era casado com uma Brasileira, mãe da minha avó. Após a morte de sua esposa, ele casou novamente, mas não lembro se foi no civil.
  • @Marcelo

Como está o nome de seu bisavô tanto no assento português como no registro de casamento e no da filha?
  • Bom dia,
    @Mariza guerra
    Na certidão está Antonio dos anjos e na certidão da minha avó está Antonio dos anjos Vieira.
  • @Marcelo

Se na família tiver o sobrenome Vieira não precisará se preocupar. Justifique dizendo que na vida adulta ele resgatou o sobrenome e fixou ao nome. Às vezes é preciso pesquisar registros dos ascendentes.
  • @mariza Guerra, tem sim, o pai do meu Bisavô tinha sobrenome Vieira, minha avó e meu pai também tem.
    Será necessário eu fazer a transição de casamento e de óbito do meu bisavô?
  • @Marcelo Machado

O nome do seu bisavô está correto, não terá problema algum.
    Como seu bisavó se casou com brasileira e foi declarante do nascimento de sua avó será dispensado da transcrição se o processo for enviado para o ACP porém, terá que enviar a certidão de casamento de seus bisavós - inteiro teor e apostilada. As conservatórias não exigem informação de óbito - apenas os Consulados.
  • @Mariza Guerra Realmente é necessário a certidão de casamento dos meus bisavós, sendo que o pai português da minha avó foi o declarante?
  • @Marcelo Machado

O ACP dispensa a transcrição de casamento no caso que vc descreveu o seu bisavô porém, exige a certidão de casamento ou óbito para comprovação da fixação do nome. Afinal na vida adulta ele acrescentou o sobrenome de família.
  • @mariza guerra, Entendi.. então eu posso enviar tanto a certidão de óbito quanto a de casamento do meu bisavô. Terei que rastreá-las, pois sei que estas certidões estão em cartórios de minha cidade, mas não sei em qual.
    Uma dúvida que surgiu, o formulário "Formulário Mod. 1C" eu posso preencher e levar minha avó no cartório pra reconhecer? Eu vi que tinha que ir no consulado, mas acho que é somente se eu tentar a atribuição por lá, correto?
  • @marcelo
    O reconhecimento poderá ser no cartório, avise ao funcionário que precisa ser por autenticidade.
    A identidade de sua tem que estar dentro do prazo de validade, e se ela tiver mais de oitenta anos faça uma certidão de prova de vida no cartório.
  • @mariza guerra Eu poderia reconhecer o formulário "Formulário Mod. 1C" no cartório, caso já tenha a procuração?
  • @Marcelo Machado

Sendo vc o procurador da sua avó,poderá assinar o modelo 1 C
  • @marcelo

Se a sua avó assinou uma procuração - modelo no site do IRN - no cartório, certamente você poderá assinar o 1C com reconhecimento por autenticidade.
  • Pessoal, boa noite! Enviei o processo de atribuição da minha avó Albertina Marques Holland, filha do português Manuel Marques, no início de novembro de 2017...junto com os 175 euros (vale postal) para o Arquivo Central do Porto. Até hoje não obtive retorno. Já mandamos email e ninguém do ACP retorna...e as duas vezes que ligamos lá pro IRN ppr Skype eles disseram pra mandar e-mail pois não estavam conseguindo localizar, pois Albertina é um nome muito comum!
    Estamos sem saber o que fazer aqui...com o valor todo que gastamos pra conseguir a documentação e o envio. Alguém consegue nos dar uma luz pra nos dizer como podemos conseguir localizar nosso processo e saber a situação dele?
    Eu sei que o processo foi enviado pelo correio...e pelo nosso comprovante...consta que foi entregue em Portugal em 13/11/2017.
    Por favor...alguma luz?
  • @luhollandmaia

Ligue para Linha Registros e informe o nome completo e data de nascimento

00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.

No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
  • Olá, Maria Nélida! Bom dia!
    Fizemos isso já...2 vezes...e eles nos mandam enviar o questionamento por e-mail...
    Mas nenhum dos e-mails que enviamos até agora foi respondido também. Então estamos no escuro...
  • @luhollandmaia..tente por esse e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj
  • @mariza guerra Boa tarde, primeiro queria agradecer pela ajuda que tem me dado.

Lendo o site http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/

Surgiu a seguinte dúvida:
    Certidão de nascimento do requerente

De inteiro teor
    Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida ( Precisa ser solicitada pela minha avó?)
    Legalizada no consulado português ( Preciso legalizar a certidão da minha avó no consulado? ou só seria necessário caso eu desse entrada pelo mesmo? )
  • @Marcelo Machado

Essa página está desatualizada, não precisa passar no Consulado para nenhum procedimento.

A certidão de sua avó precisa ser cópia reprográfica - você poderá solicitar e levar para apostilada no cartório no cartório de Notas.
  • @Mariza Guerra

Boa noite Mariza, a certidão do meu bisavô chegou :)

Porém apareceu outro problema, minha avó está ruinzinha de saúde e no momento não está podendo ir no cartório.

Eu posso chamar o cartório em casa pra reconhecer a assinatura dela no formulário né?

O formulário é o único documento que preciso da presença dela no cartório?
  • @Marcelo Machado
    Desejo melhoras para a sua avó.

Você não acha melhor q a sua avó assine uma procuração para você? Pode ser que precise cumprir alguma exigência nome decorrer do processo. Tem um modelo no site do IRN.

Em todo caso poderá combinar no cartório o atendimento domiciliar. Fique atento para que o reconhecimento de assinatura seja por AUTENTICIDADE.
    A ID dela está válida? São dez anos. ( se vc for o procurador sera a sua ID).

Como disse acima a depender da idade de sua avó será exigido prova de vida.
  • @Mariza Guerra, ela tem 90 anos, a assinatura dela no documento não vale como prova de vida? O funcionário do cartório da esse documento no dia?
  • @Marcelo Machado

A prova de vida será exigida sim. Acredito que o cartório fará no mesmo dia. Se não estou enganada uma procuração seria melhor pois entre assinar o 1D, RG recente e assinar a prova de vida ela assinaria apenas um documento.
  • Pessoal, estou entrando com a transcrição de casamento de meus avós (minha avó é portuguesa, casada com brasileiro no Brasil) para então prosseguir com o processo de atribuição para meu pai e então para mim.
    Na busca dos documentos deles, verifiquei que o nome de minha bisavó (brasileira), mãe do meu avô (brasileiro) consta de uma forma na certidão de nascimento e casamento dele e de outra forma na certidão de nascimento do meu pai.
    Embora ela seja brasileira e aparentemente nada tenha a ver com o processo, isso pode vir a dar algum problema na atribuição do meu pai?
  • @Paula Bastos

Depende da divergência.
  • @mariza Guerra, Boa noite, então eu preciso citar a certidao de prova de vida em Outros documentos?
  • @Marcelo

No formulário, não é? Sim, inclua na relação de documentos.
  • @Mariza A divergência é o sobrenome. Não tenho certeza, mas acredito que ela tenha se casado novamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.