necessidade de transcrição
Olá, vou iniciar o processo de cidadania do meu pai e posteriormente o meu. Meu avó era Português, casou-se no Brasil com minha avó Brasileira e tiveram 3 filhos. Eu preciso transcrever o casamento e óbitos de meu avós??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se o seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai,faça pelo ACP que ,ainda,não estão exigindo a transcrição de casamento
Óbito não precisa
Estou na mesma situação do Bruno Klinke! Então quer dizer que não é necessário transcrever o casamento e o óbito do meu avô para conseguir a cidadania do meu pai?
Isso mesmo, somente meu avô!
Qual documentação necessária?
Obs. A certidão de nascimento da primeira filha foi alterada. Ela já consta com o nome da mãe atualizado. Ela pode solicitar o cartão cidadão antes da transcrição?
Obrigada
Pode
Minha avó é viúva. Minha dúvida é se preciso transcrever o casamento dela, para depois tirar a da minha mãe e a minha.
Mas seria melhor eu mandar já junto com a solicitação de nacionalidade da minha avó? Mas ACP não faz isso né. Será que é mais rápido eu solicitar primeiro a nacionalidade dela e depois faço transcrição?
Estou fazendo o requerimento da nacionalidade de minha mãe (filha do português).
Fatos importantes:
-Minha avó (brasileira) foi declarante no nascimento da minha mãe
-Meus avós casaram no Brasil em 1960 e se divorciaram em 2003, averbado na certidão de casamento deles
- Ha divergência na data de nascimento de minha avó nas certidões de casamento (27.05.1938) e nascimento (30.05.1938)
- O nome da minha mãe alterou-se depois de casada, esta averbado em sua certidão de nascimento
Perguntas:
1) É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus avós ?
2) Vi alguns relatos de gratuidade na transcrição com base na data do casamento, no meu caso se aplica? É necessário fazer algum requerimento especial?
3) Para atribuição da minha mãe, por conta da alteração do nome pós casamento, preciso enviar sua certidão de casamento ou por estar averbada a alteração de nome na sua certidão de nascimento, esta basta?
4) Terei algum problema com essa diferença na data de nascimento de minha avó, tendo em vista que a aquisição é somente para minha mãe?
Muito obrigado!!
Luccas
1- Sendo sua avó brasileira a declarante do nascimento da sua mãe é necessária a transcrição de casamento.
2-Todas as transcrições de casamento são pagas (€ 120 euros).
3- Se a averbação do casamento já consta na certidão de nascimento não precisa enviar a certidão de casamento.
4-Essas divergências na data de nascimento não costumam ser relevantes para as conservatórias.
Acabei de verificar no documento e encontrei mais uma divergência:
Na certidão de nascimento dela o sobrenome Souza aparece com S (souSa) e com Z (souZa) na mesma certidão e na certidão de casamento aparece somente o Souza com Z.
Acha que posso ter algum problema por conta de uma letra com fonética parecida ainda?
Muito obrigado.
ACP = Arquivo Central do Porto
Vc vai receber outra certidão
Transcrição de Casamento e Averbação de Casamento,são a mesma coisa ( sim)
ACP ( Arquivo Central do Porto).A Transcrição de casamento é a averbação do casamento na certidao de nascimento e é gerando o assento de casamento.
Gostaria de tirar uma informação se o português foi quem fez o registro do filho na certidão de nascimento é necessário fazer a transcrição do casamento? ou isto varia de Conservatória?
Agradeço a ajuda. Luiza Souza
Uma ajuda. Meu bisavós portugueses quando chegaram ao Brasil de casaram, e ambos trocaram seus nomes! Vou precisar fazer a transcrição do casamento para a atribuição da minha avó?!
A certidão portuguesa que tenho deles (dos bisavós) são com os nomes antigos, ou seja, sem a transcrição do casamento no Brasil. Será que vou ter que pedir outras depois da transcrição do casamento deles?
Obs: Meu bisavô portugues foi declarante da minha avó, só que já com o nome alterado.
E aí,,,,que faço?
Grato
Att