O que seria uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ? Alguém pode me citar uma ?
fraga
Member
Bom dia ,
Pesquisando sobre a comprovação dos laços efetivos , pré-requisito necessário para a obtenção da cidadania portuguesa para netos de portugueses , me deparei com este artigo , publicado na internet no site www.publico.pt ( https://www.publico.pt/2017/02/23/sociedade/noticia/nacionalidade-mais-facil-para-paises-onde-se-fala-portugues-sugere-governo-1763004 )
O artigo aborda a seguinte sugestão de comprovação dos laços efetivos :
Residência ou ligação a comunidade histórica portuguesa no estrangeiro
Segue trecho extraído da página em questão :
"Os cidadãos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe terão, assim, de acordo com este diploma, mais vantagens no processo não só porque dispensam a prova de conhecimento da língua portuguesa, que é um dos requisitos para a naturalização, como porque um dos factores que provam a ligação à comunidade nacional é justamente o facto de terem a nacionalidade de um país de língua oficial portuguesa.
Essa análise da ligação à comunidade é uma exigência dos pedidos de nacionalidade de netos de portugueses nascidos no estrangeiro que também deve ser tida em conta pela Conservatória dos Registos Centrais na avaliação das oposições à aquisição da nacionalidade, lê-se no diploma. Segundo a proposta, esta entidade “deve presumir que existe ligação efectiva à comunidade nacional quando o declarante seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e aí resida há mais de cinco anos”. "
Portanto faço as seguintes perguntas aos membros do Fórum :
O Brasil é uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Se não o é , saberiam me dar um exemplo de comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Note que a sugestão da comprovação de laços efetivos , dada pelas autoridades portuguesas , é a de residência em comunidade histórica . Penso que deva se tratar de uma cidade , estado ou país , não se tratando de associação ou clube .
Grato pela atenção de todos
Pesquisando sobre a comprovação dos laços efetivos , pré-requisito necessário para a obtenção da cidadania portuguesa para netos de portugueses , me deparei com este artigo , publicado na internet no site www.publico.pt ( https://www.publico.pt/2017/02/23/sociedade/noticia/nacionalidade-mais-facil-para-paises-onde-se-fala-portugues-sugere-governo-1763004 )
O artigo aborda a seguinte sugestão de comprovação dos laços efetivos :
Residência ou ligação a comunidade histórica portuguesa no estrangeiro
Segue trecho extraído da página em questão :
"Os cidadãos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe terão, assim, de acordo com este diploma, mais vantagens no processo não só porque dispensam a prova de conhecimento da língua portuguesa, que é um dos requisitos para a naturalização, como porque um dos factores que provam a ligação à comunidade nacional é justamente o facto de terem a nacionalidade de um país de língua oficial portuguesa.
Essa análise da ligação à comunidade é uma exigência dos pedidos de nacionalidade de netos de portugueses nascidos no estrangeiro que também deve ser tida em conta pela Conservatória dos Registos Centrais na avaliação das oposições à aquisição da nacionalidade, lê-se no diploma. Segundo a proposta, esta entidade “deve presumir que existe ligação efectiva à comunidade nacional quando o declarante seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e aí resida há mais de cinco anos”. "
Portanto faço as seguintes perguntas aos membros do Fórum :
O Brasil é uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Se não o é , saberiam me dar um exemplo de comunidade histórica portuguesa no estrangeiro ?
Note que a sugestão da comprovação de laços efetivos , dada pelas autoridades portuguesas , é a de residência em comunidade histórica . Penso que deva se tratar de uma cidade , estado ou país , não se tratando de associação ou clube .
Grato pela atenção de todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Realmente, tb fico bastante triste quando não vejo o Brasil, especialmente o Rio como comunidade portuguesa.
No Rio, além de ter a maior população portuguesa do país, existem tantos clubes portugueses, que nos perdemos. É um despropósito. Acredito que isso seja revisto um dia.
Por enquanto, como disse o @Vlad Pen, nos resta aguardar.
Muito bons seus comentários, concordo plenamente.
Sobre a condição do Rio ser considerado uma comunidade histórica portuguesa, selecionei esses dois artigos (dentre muitos outros que devem existir) que falam do papel da cidade, na cultura portuguesa:
file:///C:/Users/roberto/Downloads/As%20comunidades%20portuguesas%20no%20Brasil%20no%20presente%20(4).pdf
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101442/sao_sebast_rj_terras_fatos.pdf
(Este segundo texto foi extraído do próprio website da Prefeitura do Rio).
Acho que poderíamos iniciar um movimento aqui no Forum, através da Prefeitura do Rio, ou da CPLP, ou ambos para que o Rio de Janeiro seja reconhecido como uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro.
Não sei qual deputado(s) representam a comunidade portuguesa no Congresso Brasileiro, mas acho que também poderia ser um caminho.
este espaço não pode ser usado para iniciar o movimento que deseja.
Solicito que use outro ambiente.
Obrigada!
Me desculpe!!
https://www.nytimes.com/1995/10/06/arts/a-portuguese-village-in-newark.html
Agora vai saber os critérios...
COMUNIDADE é comumente considerada uma unidade social que compartilham algo em comum, como normas, valores, identidade e lugar em que estão situadas em uma determinada área geográfica ou não, podendo estar localizada em aldeias, bairros, cidades ou espalhadas pelo globo.
Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.
A mim soa estranho afirmações de que "isso pode" ou "isso não pode", sem apresentação de evidências concretas. Afinal, sou médico e cientista. Assim, gostaria que o senhor(a) @VLAD PEN apresentasse provas ou evidências do que ele proclama. Pedido razoável, não?
No final do processo quem assina favoravelmente ou não não é a equipe do fórum e sim o conservador que, até este momento, temos a informação que o entendimento é de que APENAS Newark é comunidade histórica. Pode ser que esse entendimento mude, pode. Também pode ser que não...
Uma ultima consideração, esse tipo de comentário exigindo que "apresentasse provas ou evidências do que ele proclama." me parece um tanto quanto agressivo e poderia muito bem ter sido posto de outra maneira, já que você não é uma pessoa sem instrução, pois diz que "Afinal, sou médico e cientista", de uma lida nas regras do fórum http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11670/regras-deste-forum#latest para não extrapolar o aceitável.
Por acaso teríamos já alguma novidade, advindas de processos de cidadania de netos já concedido com base no Decreto-Lei n.º 71/2017, sobre o que os Conservadores portugueses estão considerando como "Comunidade Portuguesa no Estrangeiro"? Melhorando a pergunta: mudou o entendimento?
Moro aqui no EUA e é diferente. As pessoas se organizam, trabalham juntas, vão atrás e lutam muito pelo benefício de todos sem necessariamente esperar nada em troca.
Em Newark, fala-se português então o idioma não significa muito. As pessoas de Newark conseguiram que o consulado português fosse lá e não em NYC como todos os outros países. Isso porque são ativos. Eles também conseguiram que o governo Americano reconhecesse o idioma POrtuguês para créditos em universidades. Hoje o descendente pode fazer uma prova oficial e obter reconhecimento como Segundo idioma. Eles também mantém radio e jornal em português (pensa no desafio de manter isso em um país onde ninguém fala o idioma). Existe aula de português para as crianças, enfim, é um grupo muito engajado e que batalhou contra todas as forças externas para conservar sua cultura.
Eu amo o Brasil mas nós não batalhamos quase nada para conservar a cultura. Nós simplesmente vivemos do jeito que é, caso algo seja perdido, fica por isso mesmo. A maioria das pessoas não batalhou para honrar esse reconhecimento de comunidade - pelo contrário, deixamos um museu inteiro queimar. Os portugueses que conheço choraram de tristeza...e não podemos culpar o governo - o governo é reflexo do povo pois foram eleitos.
Se quiserem entender o que é uma comunidade no estrangeiro, sugiro que visitem pomerode em SC. É muito lindo ver as pessoas mantendo sua cultura alemã, tradições, idiomas, mesmo quando todos ao redor só falam português! Acho que é isso que faz um lugar ser reconhecido e outro não ser reconhecido...o esforço da comunidade.
Verdade!! Eu, pessoalmente, tentei contato neste sentido com a vereadora Teresa Berger, que representa a comunidade portuguesa aqui no RJ e não obtive retorno. Não sei se minha mensagem não chegou a suas mãos por qualquer motivo, mas o fato é que a cidade do Rio, assim como muitas outras pelo Brasil, são de fato "comunidades históricas portuguesas no estrangeiro, mas hesitam em buscar este reconhecimento de direito. Ainda há tempo. Fica a pergunta caro @ projeto bigode: Como foi solicitado pela comunidade de Newark, NJ, USA este reconhecimento pelo governo português?