Processo de atribuição para filhos - Próximos passos
VeRocha
Member
Bom dia! Estou dando início ao processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, filha de português, vivo, nascido na Póvoa de Varzim. Tenho em mãos a certidão de nascimento original do meu avô, e gostaria de saber quais processos devo seguir agora. Alguns detalhes: somos do Rio de Janeiro, e meu avô é declarante da certidão da minha mãe. Meu avô foi naturalizado brasileiro em 1966, porém não perdeu a nacionalidade portuguesa, segundo informação obtida junto à Conservatória de Registros Centrais. Meu avô casou-se no Brasil com minha avó, que é brasileira. Gostaríamos de fazer o processo diretamente com Portugal, e não com o consulado, vi em algumas discussões que ACP tem sido a melhor escolha. Agradeço desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
- certidão de nascimento da sua mãe do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
- cópia autenticada e apostilada do RG dela.O RG TEM QUE TER MENOS DE 10 ANOS DE EXPEDIÇÃO
- certidão de nascimento do seu avô português - COPIA SIMPLES
- modelo 1C impresso frente e verso na mesma folha , preenchido e assinatura de sua mãe reconhecida por autenticidade (ela assina na frente do funcionario do cartório)
- vale postal internacional de 175 euros - esse vale vc faz nos correios
- se ela tiver mudado de nome ao casar, cópia autenticada da certidão de casamento dela
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao