INFORMAÇÃO - CASAMENTO - Certidão Obito

Boa tarde. Sou novo por aqui. Sou deficiente auditivo. Sou filho de português por lado do meu pai. Meu pai e minha mãe (ambos já falecidos) não eram casados de fato, só viveram juntos por 37 anos. Como faço neste caso? Tenho a certidão de nascimento de meu pai, e a minha foi declarante o meu pai. Precisa de algo sobre transição de casamento? Obrigado.!

Comentários

  • Se eles não eram casados, o estado civil de ambos deve estar como "solteiro" na sua certidão de nascimento. E como não eram casados, não há o que transcrever.

    Como é o seu pai o ascendente português e ele te registrou, basta juntar os documentos necessários e enviar para o Arquivo Central do Porto. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • Obrigado pela resposta, jhmelman. Mais uma pergunta, se me permite..... Tenho a certidão de nascimento de meu pai de portugal (Conservatória de Seixal). A certidão foi emitida em 1981, pois meu pai precisou para resolver alguns assuntos. Meu pai faleceu em 1986, ou seja, 5 anos depois. Não me lembro se meu irmão (já falecido) fez a transição do óbito para essa certidão de nascimento quando foi a passeio em Portugal. Quero saber se é necessario a transcrição da certidão de óbito para a de nascimento portuguesa ou mando apenas a certidão de obito brasileira junto com os outros documentos? Obrigado!
  • Não precisa transcrever o óbito.
    Se o seu pai nasceu depois de 1911, você pode usar essa cópia que possui da certidão dele, as Conservatórias emitem uma nova pelos seus próprios sistemas. Você também pode verificar se o assento dele já está digitalizado enviando um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando os dados do seu pai (nome, local de nascimento, filiação) e eles respondem o número do assento informatizado (algo como Assento XXXX/20??[ano da informatização]), e você pode usar essa informação também no seu formulário 1c quando for pedir. Caso ele tenha nascido antes de 1911, você vai precisar pedir uma cópia certificada no Arquivo Distrital.
  • Obrigado novamente, jhmelman. Estou começando agora a pensar sobre o assunto, pois quero tirar a nacionalidade portuguesa para depois meu filho tirar a dele também. Meu pai nasceu em 1913. Aqui nesse fórum e no site cidadaniaportuguesa está mais fácil de entender. O primeiro lugar que consultei foi o site do consulado de Portugal de São Paulo, onde moro. Muito confuso e acabei me perdendo todo.
  • Na verdade o procedimento é bem simples. Depois que você fizer a sua atribuição, se você tiver sido o declarante do nascimento do seu filho no primeiro ano de vida, ele já poderá mandar o pedido dele pro ACP (mas não antes, não dá pra mandar processos que dependam um do outro), e você poderá transcrever seu casamento.

    Você vai precisar:
    - Dessa cópia simples da certidão de nascimento do seu pai; (na verdade de uma cópia dessa cópia, você não precisa se desfazer da sua!);
    - De uma certidão de nascimento reprográfica sua, apostilada com a Apostila de Haia;
    - De uma cópia de um documento de identificação seu com menos de 10 anos (identidade, passaporte do modelo novo, em que consta a filiação, algumas conservatórias aceitam CNH);
    - Formulário 1c preenchido e com firma reconhecida por AUTENTICIDADE (assine só no cartório, na presença do funcionário responsável);
    - Vale Postal no valor de 175 euros em nome de IRN, IP com o endereço da Conservatória para onde for mandar. ACP tem sido a Conservatória mais rápida.

    Veja mais informações:

    ACP:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Envio de Vale Postal:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/137899/#Comment_137899
  • Entendi tudo, jhmelman. A parte do meu filho já estava ciente que preciso fazer minha atribuição primeiro.
    Pelo que entendi, não vai precisar enviar a certidão de óbito de meu pai, correto?
    -A cópia da certidão de nascimento de meu pai, do meu RG (que tirei no ano passado) e o Formulário C1 precisam também serem apostilado com a Apostila de Haia?
  • Cópia da certidão de seu pai: não precisa, é um documento português e ele pode inclusive ser cópia simples.
    RG: autenticado e apostilado;
    1c: não precisa apostilar.
    De qualquer forma, é interessante ver e acompanhar o tópico do ACP no link que eu mandei acima, você consegue saber o andamento dos processos enviados mais ou menos na mesma época que o seu e ainda pode tirar dúvidas sobre alguma particularidade (por exemplo, vendo as últimas páginas, vi que lá não aceita CNH como documento -- mas não é o seu caso, é só porque eu havai listado como um dos documentos possíveis, mais acima)
  • Boa tarde @jhmelman!
    Obrigado pelos esclarecimentos. Visitei os tópicos sobre a ACP que vc sugeriu, e achei muita coisa que me ajudou. Também visitei outros tópicos e aprendi muito. Como você sugeriu, escrevi para a rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt perguntando se a certidão de nascimento de meu pai ja foi digitalizada. A resposta é <
    Boa tarde Exmo Senhor,

    Esse assento não consta no sistema informático.
    Tem que pedir pesquisas para a conservatória do nascimento.
    A nossa conservatória não é detentora dos assentos em papel das outras conservatórias.

    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Paula Domingues
    Oficial dos Registos e Notariado

    Mesmo que não tenha sido digitalizada, posso mandar a copia da que tenho comigo, ou tenho que providenciar outra? Como disse, o nascimento de meu pai é 1913,

    Obrigado novamente!
  • Talvez o assento de casamento não tenha sido informatizada, então eles não puderam consultar. Você pode fazer a mesma consulta à Conservatória do Registo Civil do local do casamento.

    Todos os documentos portugueses que você tiver que auxiliem a localização do assento de nascimento e/ou de casamento só precisam ser em cópia simples e, a princípio, não têm restrições quanto à data de emissão.
  • minha sobrinha tirou a cidadania portuguesa pela minha mae( avo dela) eu tenho como saber se ela fez a transcrição do casamento e obtio da minha mae ou preciso fazer? e a certidão de nascimento não to conseguindo tirar para enviar, ela teria 96 anos, ou nao preciso e a conservatoria consegue essese dados?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.