INFORMAÇÃO - CASAMENTO - Certidão Obito
Boa tarde. Sou novo por aqui. Sou deficiente auditivo. Sou filho de português por lado do meu pai. Meu pai e minha mãe (ambos já falecidos) não eram casados de fato, só viveram juntos por 37 anos. Como faço neste caso? Tenho a certidão de nascimento de meu pai, e a minha foi declarante o meu pai. Precisa de algo sobre transição de casamento? Obrigado.!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como é o seu pai o ascendente português e ele te registrou, basta juntar os documentos necessários e enviar para o Arquivo Central do Porto. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Se o seu pai nasceu depois de 1911, você pode usar essa cópia que possui da certidão dele, as Conservatórias emitem uma nova pelos seus próprios sistemas. Você também pode verificar se o assento dele já está digitalizado enviando um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando os dados do seu pai (nome, local de nascimento, filiação) e eles respondem o número do assento informatizado (algo como Assento XXXX/20??[ano da informatização]), e você pode usar essa informação também no seu formulário 1c quando for pedir. Caso ele tenha nascido antes de 1911, você vai precisar pedir uma cópia certificada no Arquivo Distrital.
Você vai precisar:
- Dessa cópia simples da certidão de nascimento do seu pai; (na verdade de uma cópia dessa cópia, você não precisa se desfazer da sua!);
- De uma certidão de nascimento reprográfica sua, apostilada com a Apostila de Haia;
- De uma cópia de um documento de identificação seu com menos de 10 anos (identidade, passaporte do modelo novo, em que consta a filiação, algumas conservatórias aceitam CNH);
- Formulário 1c preenchido e com firma reconhecida por AUTENTICIDADE (assine só no cartório, na presença do funcionário responsável);
- Vale Postal no valor de 175 euros em nome de IRN, IP com o endereço da Conservatória para onde for mandar. ACP tem sido a Conservatória mais rápida.
Veja mais informações:
ACP:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Envio de Vale Postal:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/137899/#Comment_137899
Pelo que entendi, não vai precisar enviar a certidão de óbito de meu pai, correto?
-A cópia da certidão de nascimento de meu pai, do meu RG (que tirei no ano passado) e o Formulário C1 precisam também serem apostilado com a Apostila de Haia?
RG: autenticado e apostilado;
1c: não precisa apostilar.
De qualquer forma, é interessante ver e acompanhar o tópico do ACP no link que eu mandei acima, você consegue saber o andamento dos processos enviados mais ou menos na mesma época que o seu e ainda pode tirar dúvidas sobre alguma particularidade (por exemplo, vendo as últimas páginas, vi que lá não aceita CNH como documento -- mas não é o seu caso, é só porque eu havai listado como um dos documentos possíveis, mais acima)
Obrigado pelos esclarecimentos. Visitei os tópicos sobre a ACP que vc sugeriu, e achei muita coisa que me ajudou. Também visitei outros tópicos e aprendi muito. Como você sugeriu, escrevi para a rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt perguntando se a certidão de nascimento de meu pai ja foi digitalizada. A resposta é <
Boa tarde Exmo Senhor,
Esse assento não consta no sistema informático.
Tem que pedir pesquisas para a conservatória do nascimento.
A nossa conservatória não é detentora dos assentos em papel das outras conservatórias.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Paula Domingues
Oficial dos Registos e Notariado
Mesmo que não tenha sido digitalizada, posso mandar a copia da que tenho comigo, ou tenho que providenciar outra? Como disse, o nascimento de meu pai é 1913,
Obrigado novamente!
Todos os documentos portugueses que você tiver que auxiliem a localização do assento de nascimento e/ou de casamento só precisam ser em cópia simples e, a princípio, não têm restrições quanto à data de emissão.