CIDADANIA NO CONSULADO PORTUGUÊS OU DIRETO EM PORTUGAL?
Nivea Raquel
Member
em Consulados
Boa noite.
Estou iniciando os estudos no assunto, eis que quero tirar minha cidadania portuguesa. Vi que posso tirar tanto no consulado português no brasil ou direto em Portugal.
Minha duvida é: qual a diferença? custo? tempo? o que é mais fácil para mim que moro no Rio de Janeiro? Será que consigo resolver tudo pelo consulado brasileiro no RJ?
Estou iniciando os estudos no assunto, eis que quero tirar minha cidadania portuguesa. Vi que posso tirar tanto no consulado português no brasil ou direto em Portugal.
Minha duvida é: qual a diferença? custo? tempo? o que é mais fácil para mim que moro no Rio de Janeiro? Será que consigo resolver tudo pelo consulado brasileiro no RJ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Seja bem vinda a este espaço.
Conseguiria resolver tudo pelo consulado, porém será super difícil o agendamento no RJ.
Você não mencionou seu caso. Existem casos que somente Lisboa tem competência para tratar. Outros casos podem ser tratados por outras conservatorias. Para estes ultimos (filhos de portugurses), o tempo para conclusão do processo de fazendo dietamente com Portugal é bem menor.
- Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
- Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
- certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
- Vale Postal no valor de 175,00 €
No modelo 1C se eu colocar que a solicitante é viúva, tenho que enviar a certidão de casamento, e de óbito?
Os documentos que eu tenho hoje, são:
Certidão de Nascimento do Português c/ nº de assento.
Certidão de Óbito do Português no brasil
Certidão de Nascimento da Filha, que já consta o casamento e a troca de nome. (então não é preciso enviar a certidão de casamento, correto?)
Porém a mesma já está viúva, é necessário enviar a certidão de óbito? Além do formulário C1, está faltando mais alguma coisa?
Desculpa as perguntas, tenho medo de enviar a documentação incompleta!!
Obrigada!
Referente ao processo de atribuição, filho de pais portugueses casados em Portugal e falecidos no Brasil, existe uma diferença no nome do progenitor português, nos documentos de entrada no Brasil e por conseguinte nos documentos do filho.
Ex:
Manuel Couras Rodrigues Azevedo (nome na certidão portuguesa)
Manuel Couras Rodrigues DE Azevedo (documentos brasileiros, certidão de óbito e documentos do filho ele foi o declarante do nascimento do filho).
Pretendo encaminhar o pedido para Portugal (não sei ainda qual conservatória está mais ágil) preciso fazer essa correção, além disso a data de nascimento da mãe está errada na certidão de óbito.
O que devo fazer para evitar ter o pedido negado.
Obrigado
Estou há um bom tempo tentando agendamento no consulado do Rio de Janeiro, sem sucesso. O Meu caso e cidadania por atribuição. A documentação está pronta. Me indicaram o fórum para descobrir como enviar o processo para Portugal. Alguém tem alguma dica?
Vc vai pedir atribuição pra vc?Quem é o portugues?
Minha mãe é portuguesa.
Consulado costuma pedir documento a mais
Qual processo vc quer fazer?
Sendo ela a portuguesa, terá que transcrever o casamento antes de pedir a atribuição para o seu pai
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Obrigado
Envie seu processo direto para o ACP (Conservatória no Porto)
Veja nesse link lista de documentos e como fazer o envio
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p456