CIDADANIA NO CONSULADO PORTUGUÊS OU DIRETO EM PORTUGAL?

Boa noite.
Estou iniciando os estudos no assunto, eis que quero tirar minha cidadania portuguesa. Vi que posso tirar tanto no consulado português no brasil ou direto em Portugal.
Minha duvida é: qual a diferença? custo? tempo? o que é mais fácil para mim que moro no Rio de Janeiro? Será que consigo resolver tudo pelo consulado brasileiro no RJ?

Comentários

  • @Nivea Raquel,

    Seja bem vinda a este espaço.

    Conseguiria resolver tudo pelo consulado, porém será super difícil o agendamento no RJ.

    Você não mencionou seu caso. Existem casos que somente Lisboa tem competência para tratar. Outros casos podem ser tratados por outras conservatorias. Para estes ultimos (filhos de portugurses), o tempo para conclusão do processo de fazendo dietamente com Portugal é bem menor.
  • @marcia boa tarde! voce saberia me informar os documentos necessários que preciso para a cidadania de (pai para filho)? tem algum e-mail da conservatória do porto?
  • @rafaelaelias

    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €
  • rafaelaeliasrafaelaelias Member
    editado April 2018
    @Vlad Pen

    No modelo 1C se eu colocar que a solicitante é viúva, tenho que enviar a certidão de casamento, e de óbito?
  • rafaelaeliasrafaelaelias Member
    editado April 2018
    @Vlad Pen

    Os documentos que eu tenho hoje, são:

    Certidão de Nascimento do Português c/ nº de assento.
    Certidão de Óbito do Português no brasil
    Certidão de Nascimento da Filha, que já consta o casamento e a troca de nome. (então não é preciso enviar a certidão de casamento, correto?)

    Porém a mesma já está viúva, é necessário enviar a certidão de óbito? Além do formulário C1, está faltando mais alguma coisa?


    Desculpa as perguntas, tenho medo de enviar a documentação incompleta!!

    Obrigada!
  • @rafaelaelias..vc não precisa enviar a certidão de óbito e nem transcrever.Se a requerente mudou de nome após o casamento, tem que enviar tb a certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovar a mudança de nome. O restante da documentação é a q informei acima.
  • cecarvalho13cecarvalho13 Member
    editado August 2018
    Olá,
    Referente ao processo de atribuição, filho de pais portugueses casados em Portugal e falecidos no Brasil, existe uma diferença no nome do progenitor português, nos documentos de entrada no Brasil e por conseguinte nos documentos do filho.
    Ex:
    Manuel Couras Rodrigues Azevedo (nome na certidão portuguesa)
    Manuel Couras Rodrigues DE Azevedo (documentos brasileiros, certidão de óbito e documentos do filho ele foi o declarante do nascimento do filho).
    Pretendo encaminhar o pedido para Portugal (não sei ainda qual conservatória está mais ágil) preciso fazer essa correção, além disso a data de nascimento da mãe está errada na certidão de óbito.
    O que devo fazer para evitar ter o pedido negado.
    Obrigado
  • @cecarvalho essa pequena divergência não será problema. Envie o processo para ACP do Porto.
  • Olá.
    Estou há um bom tempo tentando agendamento no consulado do Rio de Janeiro, sem sucesso. O Meu caso e cidadania por atribuição. A documentação está pronta. Me indicaram o fórum para descobrir como enviar o processo para Portugal. Alguém tem alguma dica?

  • @Andréa França

    Vc vai pedir atribuição pra vc?Quem é o portugues?
  • Olá Maria Nélida

    Minha mãe é portuguesa.
  • @Andrea ja foi feita a transcrição de casamento de sua mãe em Portugal?
  • Boa tarde pessoal, também não estou conseguindo agendar no consulado no RJ, a documentação a ser enviada para Portugal é a mesma que eu estava preparando para o consulado no RJ?
  • @Flavio_portuga
    Consulado costuma pedir documento a mais
    Qual processo vc quer fazer?
  • Obrigado @Maria Nélida, Quero fazer a cidadania do meu pai por atribuição. Ele é filho de portuguesa (falecida).
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado August 2018
    @Flavio_portuga

    Sendo ela a portuguesa, terá que transcrever o casamento antes de pedir a atribuição para o seu pai

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Obrigado novamente @Maria Nélida !
  • Olá quero tirar minha cidadania direto em Portugal meu pai e falecido minha irmã morava em Portugal e já tem a dela, mais agora ela mudou para Londres, ela me enviou a certidão de casamento do meu pai onte já tem a transcrição de casamento com minha mãe, gostaria de saber para qual consulado mais fácil para eu enviar a documentação e se eles respondem por e-mail a documentação que preciso enviar etc..

    Obrigado
  • @Camilo

    Envie seu processo direto para o ACP (Conservatória no Porto)
    Veja nesse link lista de documentos e como fazer o envio

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p456
  • LeLoT3LeLoT3 Member
    editado September 2018
    Achei o tópico mais especifico.... mudando o post
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.