Como Achar Certidão de Batismo de 1895 em Bragança
Olá!
Estou procurando a Certidão de Batismo do meu bisavô nascido na freguesia de Carção, concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
Já tentei buscar no Arquivo Distrital de Bragança, passando os dados disponíveis por e-mail, porém a resposta foi negativa: assento não encontrado.
Qual seria o próximo passo? Onde mais eu poderia pesquisar?
Informações que tenho do meu bisavô:
Nome: José Manuel Jerónimo
Filiação: António Baptista Jerónimo e Luiza Amélia de Oliveira
Nascimento: 22/12/1895
Local: Carção - Vimioso - Bragança
Passaporte Português n. 76 emitido em 01/03/1921
Chegou ao Brasil de navio no porto do Rio de Janeiro
Casou-se no Brasil em 30/01/1928 com Joana Maria Rodrigues, mudando de nome para Joana Maria Jeronimo (Jeronymo)
Obrigado antecipadamente pela ajuda!!! :-)
Estou procurando a Certidão de Batismo do meu bisavô nascido na freguesia de Carção, concelho de Vimioso, distrito de Bragança.
Já tentei buscar no Arquivo Distrital de Bragança, passando os dados disponíveis por e-mail, porém a resposta foi negativa: assento não encontrado.
Qual seria o próximo passo? Onde mais eu poderia pesquisar?
Informações que tenho do meu bisavô:
Nome: José Manuel Jerónimo
Filiação: António Baptista Jerónimo e Luiza Amélia de Oliveira
Nascimento: 22/12/1895
Local: Carção - Vimioso - Bragança
Passaporte Português n. 76 emitido em 01/03/1921
Chegou ao Brasil de navio no porto do Rio de Janeiro
Casou-se no Brasil em 30/01/1928 com Joana Maria Rodrigues, mudando de nome para Joana Maria Jeronimo (Jeronymo)
Obrigado antecipadamente pela ajuda!!! :-)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1279603
Bem... Eu sou bem leigo no assunto.
Eu não possuo, de fato, o passaporte do meu bisavô. Tenho apenas a informação do link que o @Guilherme Moreira enviou e o arquivo digital correspondente do livro onde foi resgistrada/autorizada essa emissão.
Tendo em vista isso, eu não precisaria da certidão de batismo do meu bisavô para poder dar entrada no processo, já que não tenho nenhum outro documento dele emitido pelo governo português?
Desculpa se soar muito sem nexo, mas a partir da informação do passaporte o ADBGC consegue emitir a certidão ou localiza-lá? Como funcionaria isso?
2 - Acho que o Arquivo Distrital falhou na busca. Com a informação do pedido de passaporte, vão encontrar ou se tiverem o processo do pedido de passaporte também darão uma resposta positiva, pois o processo deve conter uma cópia da certidão.
Faça como sugeri.
Vou aguardar torcendo para termos êxito.
Deixo abaixo a resposta anterior que havia recebido do ADBGC:
“Exm.º Senhor
Vini Lelaché
Informo V. Exª que foram efetuadas pesquisas nos livros de batismos da freguesia de Carção, nos anos de 1884 a 1900, não tendo sido localizado o assento de José Manuel Jeronimo.
Provavelmente foi batizado em outra freguesia. A ordem do registo é o local de batismo.
Envio a V. EXª, o link para consulta de registos de passaporte emitidos pelo distrito de Bragança, desde 1844 a 1969 - http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1228230.
A pesquisa teve a duração de 30 minutos.”
Espero que tenham o processo lá arquivado! Hehe
o ADBGC respondeu hoje aceitando o pedido de verificação do processo de emissão do passaporte.
Assim que tiver novidades posto aqui.
Fazem exatamente 30 dias que solicitei o desarquivamento do processo do passaporte do meu bisavô e o ADBGC não me deu nenhum retorno até o momento.
Como devo proceder? Continuo aguardando ou entro em contato?
@Guilherme Moreira @Marcia @Vlad Pen @Mariza Guerra
O Arquivo de Bragança demora muito a responder. Alegam que não possuem pessoas suficientes para a pesquisa.
Primeiramente gostaria de agradecer a todos vocês por toda a ajuda, dica e suporte que recebi até aqui.
É com grande felicidade que partilho com vocês que, nessa quinta-feira, recebi a resposta do ADBGC sobre a pesquisa do Assento de Batismo do meu bisavô, conforme poderão ler abaixo:
Exm.º Senhor
Vini
Informo V. Exª que foi localizado um assento de batismo de nome José Manuel, reg. Nº 3/1896, freguesia de Carção (COTA: ADBGC/PRQ/VMS07/001/00049, fl.2, [1896/1896]. Não constam averbamentos.
Para procedermos à remessa da documentação (incluindo os portes de correio, deverá escolher a opção A ou B, conforme pretendido), agradecemos antecipadamente o envio da quantia, através de transferência bancária nacional/internacional: IBAN: PT50078101120112001326036 /BIC /BANK IDENTIFIER CODE): IGCPPTPL (Agência de Gestão da Tesouraria e da Divida Publica –IGCP, E.P.E) e respetivo comprovativo da transferência oficial do Banco, com o nº da conta de destino e referência do documento/nome do cliente, para o seguinte endereço:
Email: mail@adbgc.dglab.gov.pt
Arquivo Distrital de Bragança
Rua de S. Francisco, nº 63
5300-050 Bragança, PORTUGAL
Opção de envio da documentação:
Portugal
- Opção A - Correio normal – 16,70 €
- Opção B - Correio registado – 18,30 €
Brasil
- Opção A - Correio normal – 17,95 €
- Opção B - Correio registado – 20,25 €
Caso pretenda, também poderá enviar o pagamento através de vale de correio, devendo ser emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o endereço acima mencionado.
Agradecemos o envio do seu NIF (Número de Identificação Fiscal), endereço postal completo e o nome do depositante.
Caso não se verifique uma resposta no prazo de 35 dias, o assunto será dado como encerrado.
Para darmos continuação ao seu pedido, deverá cumprir os procedimentos acima mencionados.
Aproveitamos para informar que o Arquivo Distrital de Bragança, a partir de 07 de junho, todos os utentes, cidadãos, entidades públicas e privadas, deverão submeter todos os pedidos de informação, pesquisas, emissão de certidões e de reproduções não certificadas de documentos são obrigatoriamente formalizados a partir do Balcão Virtual – CRAV, disponível em http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/, pelo que deverá aceder ao separador - SERVIÇOS EM-LINHA, “clicar” em ENTRAR e fazer o seu registo em REGISTAR UTILIZADOR, condição prévia e essencial para apresentação de pedidos.
Poderá obter mais informações/esclarecimentos no separador http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/help , onde encontrará um conjunto de vídeos de auxílio, ou em alternativa poderá obter mais esclarecimentos através do número de telefone 273 001 300, ou email: mail@adbgc.dglab.gov.pt.
Com os melhores cumprimentos,
ÉLIA CORREIA
Diretora
ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGANÇA
Que bom ter encontrado a certidão. O @Guilherme Moreira estava certo qto à falha nas buscas pelo Arq Distrital.
Agora, basta vc ir até os correios e emitir o vale postal. Depois, responda a esse email, colocando o número do vale e escolhendo o modo com o qual quer receber o documento (sugiro correio registrado).
Note que comentaram não haver averbações na certidão. Ou seja, não foi transcrito nenhum casamento. Se o português casou com portuguesa ou se não foi declarante do filho, terá que transcreve-lo.
farei como indicado. Solicitarei envio registrado para o Brasil.
Uma dúvida: como informo o NIF se não o possuo?
O meu bisavô casou-se com brasileira e foi declarante do nascimento da minha avó. Então nesse caso não seria necessário averbar o casamento? É isso?
Obrigado.
informa que não possui NIF, por não ser cidadão português.
Sua avó está viva, certo?
Então, vc poderá enviar a atribuição dela para o ACP, sem ter que transcrever o casamento do bisavô. Terá, contudo, que anexar a certidão de inteiro teor, apostilada, de casamento dele.
infelizmente minha avó já se encontra falecida.
Terei que fazer o processo diretamente do meu bisavô para a minha mãe.
Nesse caso tbm pode ser feita a transmissão sem o averbamento?
A certidão de casamento dos meus bisavós eu tenho. Só não tenho a de nascimento da cônjuge brasileira.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento#latest
e complementando o @Vlad Pen, neste caso, é obrigatória a transcrição do casamento do bisavô.
Agora vou tratar de descobrir então a certidão de nascimento da cônjuge do meu bisavô português.