Busca de certidão de nascimento no Rio

2»

Comentários

• Carlos,

Existem 3 ou 4 circunscriçoes que se subdividem como exemplo da 12@ (leia-se decima segunda com o @, nao sei colocar o a com tracinho..rsrs), geralmente sao as ultimas circunscriçoes, qdo ligar pergunta que eles passamos telefones. Se precisar dos endereços, eu tenho .
    Espero que vc consiga, qdo menos se espera, alcança!!! Não desista.!!
    Boa sorte nessa busca!
  • Telefones das Circunscrições no RJ

Obrigado, Marina.

Já pesquisei em mais da metade e nada consta, contudo o cerco vai se fechando e em algum lugar tem de estar. Prossigo a passos lentos, pois trabalho como guia turístico e tenho de encontrar tempo entre uma viagem e outra, mas um dia eu chego lá!
  • Vivi, esse e o espirito da nossa comunidade,....obrigado.
    Aqui e assim, o preco de ser ajudado e ajudar mais alguem depois.
  • Vivi,
    Obrigado por oferecer ajuda, mas nem sei como vc poderia me ajudar... Eu também estava convencido de que poderia chegar à certidão de nascimento do meu pai por meio da certidão de casamento, mas no cartório onde este foi registrado (4a. circunscrição) me informaram que não havia nada que pudesse me dar alguma indicação.

Aliás, nunca pensei que fosse tão difícil conseguir a segunda via de uma certidão sem saber em que cartório a pessoa foi registrada, mesmo tendo todos os outros documentos. Até porque nem sempre o bairro de nascimento e/ou moradia pode ser uma boa pista. Eu, por exemplo, nasci numa maternidade no Lins, na época meus pais moravam no Riachuelo, mas fui registrado no Centro.
  • Todos

Vivi e carioca, esqueceram?
  • Site sobre a origem das Circunscrições no Rio

Aqui vai a dica de uma página no site do Colégio Brasileiro de Genealogia que explica a evolução das antigas freguesias e pretorias nas atuais circunscrições:

www.cbg.org.br/links_registro.html

Obs: atualização dos contatos das circunscrições a verificar
  • Encontrei!!!

Entre erros e acertos, com ajuda de muitos e um pouco de sorte, acabei chegando lá!

Minha irmã no Rio, depois de muito tentar, finalmente convenceu minha tia paterna a procurar BEM algum documento que pudesse nos ajudar. Por sorte ela achou sua certidão de nascimento, por sinal registrada numa circunscrição distante do bairro onde dizia ter nascido.

O curioso é que já tínhamos procurado a certidão do meu pai naquela circunscrição pelo site do Family Search e não tinha encontrado nada. Com os dados em mão, procurei a da minha tia no mesmo site e encontrei... Também já tinha sido requisitada uma busca naquele cartório pessoalmente, sempre com o resultado de "nada consta". De qualquer forma, requisitamos a busca novamente, mencionando o fato de que a certidão da irmã de meu pai, só dois anos mais velha, se encontrava naquele cartório. No final estava realmente lá!

(continua)
  • Dicas

DICAS IMPORTANTES, que aprendi com os colegas e por experiência própria:

1) Se não tiver indicação de parentes, procurar nas circunscrições no CENTRO, a maioria dos registros mais antigos está lá.

2) FAMILY SEARCH: excelente site para ter acesso a muitos livros de registros do RJ na tela do computador, sem sair de casa. O problema é que são arquivos de imagem pesados, que demoram a carregar, e a caligrafia nem sempre ajuda, fazendo com que a pesquisa seja lenta e trabalhosa. Algumas vezes há um LIVRO DE ÍNDICES que facilita muito. Nestes livros há uma lista em ordem alfabética dos nascimentos, organizados por ano e/ou período, e ao lado de cada nome o número do livro e da folha onde se encontra o registro.

Senão, o jeito é procurar folha por folha, partindo da data do nascimento (ainda que raramente o registro seja feito no mesmo dia) e prosseguir por um bom tempo. Havia casos de registros dois dias depois do nascimento, e alguns em que a criança foi registrada só 3 meses depois.

Comecei procurando somente nos livros de índices. Depois passei à pesquisa detalhada onde não havia os índices, concentrando-me nos cartórios que considerava mais prováveis.

Por que não encontrei logo no início? Por algum motivo, quem copiou os nomes no livro de índices, tinha pulado justamente o registro do meu pai! Mesmo sendo a mesma circunscrição, minha tia constava na lista e meu pai não, por isso inicialmente tinha descartado aquele cartório. Só depois é que voltei a fazer a pesquisa detalhada e acabei encontrando.

CONCLUSÃO: começar com a pesquisa dos índices; se não encontrar, insistir na busca folha por folha, pois acaba aparecendo.

3) Infelizmente, não dá pra confiar muito nos cartórios. Já tinha recebido uma resposta negativa, quando na verdade estava lá mesmo. Se houver alguma pista, INSISTAM.

Mais uma vez, agradeço a todos a ajuda e as dicas.

Um abraço,
    Carlos
  • Carlos,
    Excelente!
  • Vitoria

Carlos,

Muito bom saber que saiu vitorioso e que perante as adversidades vc lutou sempre!
    Bjs
  • Ano?

Carlos, só de curiosidade, a certidao que vc procurava era de que ano? Acho que as certidoes do family só vão até 1930, é isso??
    E parabennnnnns! Continue!
  • Virginia

A certidão era de 1925. Não tinha prestado atenção antes, mas agora fui dar uma olhada no site e parece que só tem nascimentos até 1930 mesmo.
  • Carlos

Que ótimo que conseguiu a certidão através do familysearch. Realmente dá um bom trabalho procurar através de certidões manuscritas digitalizadas, mas é emocionante quando lemos o registro de um familiar que buscamos.
  • Luiza

A propósito, te agradeço mais uma vez por ter indicado o site do Family Search. Já o conhecia mas não sabia que já estavam disponíveis todos aqueles arquivos dos cartórios do RJ.
  • Carlos

Bom, agora é seguir com o processo para obter a nacionalidade.
    Boa sorte.
  • Karla,
    Quando voce fala a familia toda a quem se refere?
    Como lhe disseram antes sendo o seu avo declarante do seu pai e este seu declarante, estando os documentos todos em ordem (nomes corretos, datas, etc), fazer os processos por atribuicao, seu pai primeiro e depois voce, pode sair mais rapido que um unico processo de naturalizacao.
    Voce ganharia em tempo, mas nao em custos. Entretanto os processos de atribuicao exigem menos documentos.
    Para um processo de atribuicao somente necessita:
    1. certidao de nascimento do portugues ou os dados da mesma para preencher o formulario.
    2. Formulario 1C
    3. certidao de nascimento em inteiro teor do interessado autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues
    4. cópia autenticada do RG do interessado legalizada no consulado.
    Pode enviar por SEDEX MUNDI todos os documentos ao endereco indicado no formulario 1C. No correio faca um vale chamado Dinheiro Facil com um valor de 175.00 euros. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope com os documentos acima e guarde uma copia para voce.
    Uma vez o seu pai consiga sua cidadania e se ele é o declarante dos filhos, com o numero de certidao portuguesa dele, deverao armar os processos dos outros interessados (filhos) da mesma forma anterior. Para cada um, devera juntar todos os documentos e pagar 175 euros. Colocar em envelopes individuais e esses envelopes poderiam ser colocados em um maior para envia-los juntos. A economia seria somente no envio por correio.
  • Karla,
    Se voce for de SP abaixo envio o endereco do escritorio de representacao do Itamaraty en SP.
    Tambem envio o link para o formulario 1C.
    Se voce ou algum dos interessados tem filhos, o melhor seria fazer o processo por atribuicao.
    Caso prefira fazer o seu processo sem o seu pai, ou seja, por naturalizacao, procure na GUIA DE AJUDA da comunidade os documentos necessarios.

Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
    Postado pela Sandra.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]

Boa Sorte!
  • Sao 175 euros POR CADA UM.
    Em primeiro lugar tem que resolver se fara por atribuicao (seu pai primeiro e depois voce e seus irmaos) ou por naturalizacao (pulando o seu pai).
    Aconselho a que leia a GUIA DE AJUDA e outros tópico relacionados, para que entenda como funcionam as coisas antes de tomar a decisao.
    Outra coisa: use somente um tópico para o seu caso, assim fica mais facil todo o mundo ajuda-la e voce concentra as informacoes.
  • Karla,
    O cartório onde foram registrados sabe o que é uma certidao em inteiro teor. É uma certidao diferente da que nos dao normalmente. É mais completa digamos.
    Do portugues voce só precisa a certidao de nascimento para ver os dados e copiá-los no formulário 1C.
    Revise bem nas certidoes os nomes, sobrenomes e datas.
    Recomendo que imprima as indicacoes para te-las a mao.
    Volto a colocar o que necessita:

1. certidao de nascimento do portugues ou os dados da mesma para preencher o formulario. Se quiser mande uma cópia simples dela.
    2. Formulario 1C assinado frente a um funcionario do consulado portugues.
    3. certidao de nascimento em inteiro teor do interessado autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues
    4. cópia autenticada do RG do interessado legalizada no consulado.
    Pode enviar por SEDEX MUNDI todos os documentos ao endereco indicado no formulario 1C. No correio faca um vale chamado Dinheiro Facil com um valor de 175.00 euros no nome do interessado. Anote o numero do vale no 1C, coloque uma copia do recibo dentro do envelope com os documentos acima e guarde uma copia para voce.
    Uma vez o seu pai consiga sua cidadania e se ele é o declarante dos filhos, com o numero de certidao portuguesa dele, deverao armar os processos dos outros interessados (filhos) da mesma forma anterior. Para cada um, devera juntar todos os documentos e pagar 175 euros. Colocar em envelopes individuais e esses envelopes poderiam ser colocados em um maior para envia-los juntos. A economia seria somente no envio por correio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.