Busca de certidão de nascimento no Rio

Alguém tem alguma dica de como localizar o cartório onde foi registrado um nascimento no Rio?

Meu pai já faleceu e não tenho nenhuma indicação do bairro onde nasceu. Tentei conseguir alguma informação no cartório onde foi registrado o casamento. Depois de esperar por mais de uma semana, me informaram que a certidão de nascimento retida era muito antiga (1925) e já tinha sido descartada. Por incrível que pareça, foi mais fácil achar a certidão do meu avô em Portugal!

Obrigado
«1

Comentários

• O Alex Maestro tem !!
  • OK, vou mandar uma msg pra ele então.
  • Carlos,
    Eu consegui a da avó do meu marido verificando a data em que foi fundado o cartório e ligando de um por um.!
  • Não sabia que podia ser feito por telefone. A informação que eu tinha é que deveria pagar uma busca para cada cartório, e são muitos no Rio... Vou pedir à minha família pra fazer isso.

Obrigado!
  • Dá trabalho, mas acho que não existe outro jeito.
  • Atualização e Dica

Ainda não consegui dar entrada no meu processo, pois há um bom tempo empaquei na busca da certidão do meu pai (brasileiro, filho de português).

Tentei contatar os cartórios no Rio de Janeiro por email ou telefone, mas só consegui obter a resposta de umas 5 circunscrições (são mais de 20). Estando no exterior as coisas se complicam, já que muitos cartórios simplesmente não atendem ou me deixam horas esperando tocando uma gravação. Além disso, muitos que consegui contatar não dão informação por telefone, a busca só pode ser requerida pessoalmente. Minha mãe tem mais de 80 anos e não tem mais desenvoltura nem mobilidade para embarcar nessa empreitada... Infelizmente, as poucas pessoas que conheço que poderiam me dar uma ajuda estão ocupadas e não podem se deslocar a cartórios distantes no horário de abertura. Tentei conseguir indicações de um despachante de confiança, também sem sucesso.

Até que uma amiga me deu uma idéia: com a cópia da carteira de identidade, certidão de casamento e de óbito do meu pai, minha mãe pegou um táxi e foi até o IFP na rua Frei Caneca nr. 505 e requisitou uma busca nos arquivos para ver se encontram referências da certidão de nascimento. Depois de 2 semanas ainda não tinha ficado pronta, mas disseram para voltar lá daqui a mais 15 dias... Estou aqui torcendo para que encontrem alguma coisa!

De qualquer maneira fica aqui a dica, se alguém estiver numa situação parecida.
  • Vivi, o Carlos ja fez isso: " Tentei conseguir alguma informação no cartório onde foi registrado o casamento. Depois de esperar por mais de uma semana, me informaram que a certidão de nascimento retida era muito antiga (1925) e já tinha sido descartada."
  • Carlos,
    . Eu achei a do meu pai atraves da certidao d e um dos irmaos dele que a viuva tinha. a certidao. Ela me deu a circinscriçao que o irmao tinha sido registrado e eu apostei na mesma. Liguei e mandei fazer busca. Deu certo. Tente procurar sempre na familia algo!
  • Veja no RG dele... antigamente registravam o livro, folhas e cartório do registro de nascimento
  • Marina,

Já tentei isso também... Só tenho uma tia viva, ela só tem a certidão de casamento e não se lembra onde foi registrada. A minha esperança é que descubram alguma coisa no IFP.
  • Carlos,
    Eu consegui localizar a certidao da minha avo brasileira, depois de muito penar, atraves da informacao do batizado que me deram na Curia Metropolitana.
    Eu tinha a data do nascimento dela que resultou estar errada, mas mesmo assim encontraram um dado que me ajudou a deduzir em que cartorio estava registrada.
    Geralmente batizavam no mesmo bairro do nascimento e registravam no cartorio mais proximo. Tente esse meio.
    Boa sorte!
  • Carlos, (continuando)
    Eu tambem moro fora do Brasil, em Honduras, e fiz as pesquisas via internet para conseguir os enderecos e numeros telefonicos. Depois usei o skype para falar com os encarregados.
    Com as repostas em maos fica mais facil acionar um familiar ou amigo no BR caso haja necessidade.
  • Carlos,

No Centro da Cidade tem uma espécie de "cartorio geral", sei que eles fazem a busca, na epoca me informaram que chegava a demorar 90 dias a conclusão da busca. Se eu souber ao certo o nome desse "cartório geral" posto aqui, mais ta aí uma dica.
  • central de certidoes

Endereço:
    Av. Almirante Barroso, 90 - 2º andar. CEP 20031-909 Centro. Rio de Janeiro - RJ

Horário de atendimento:
    Segunda à Sexta
    9hs às 18hs

Tel.:
    (21) 2507-9090

Tempo normal e de 7 dias uteis

Cuidado com os conversas fiadas que dizem que vao achar ate as cuecas. Minha mulher levou o golpe dos 70 reais.
  • Carlos

Nessa tempo existiam poucos cartorios no Rio. Acho que vc deveria procurar os cartorios mais antigos. Um deles eh a
    6ª Circunscrição
    Rua Teófilo Otoni, 188
    Centro - Rio de Janeiro - RJ

PABX: (21) 2223-2461

De uma checada la tb

abs e boa Sorte
  • Carlos os registros do IFP estão no detran do rio pôs tudos os registros do IFP foram transferidos para la, é só ir la e fazer um pedido de pesquisa, mais faça como o maestro aconselha, é a melhor opção, se ñ encontrarem nada no detran e nem nos cartórios, vc tera q fazer um certião de nascimento tardia.
  • Distribuidores certidoes casam/ cartorios nascimen

Os primeiro, segundo, terceiro e quarto distribuidores so fazem busca de cetidao de casamento no RJ.
    Sao em 2 lugares:
    Rua do Carmo, 8 e Almirante Barroso, 90 (Este ultimo faz as certidoes mais antigas)
    Tel: 2532 2672 e 2262 8096 ( Infelizmente anotei embolado e nao sei qual telefone é do respectivo distribuidor.)

A certidao de nascimento so atraves dos cartorios. Sao 14 no RJ, sendo que 3 ou 4 se desdobram em varios lugares. Uns cobram por busca e tem de ser feito o pedido pessoalmente, outros nao.

A sexta circunscr. é uma otima opçao, como disseram acima. Dao informaçao por telef
    numero 22232461/ 2223 2479.

Se alguem quiser os telefones dos cartorios posso colocar, pois consegui de todos.

Carlos: ONDE MORAVAM, tudo era resolvido no centro.

Esse telefone da corregedoria tambem informa alguma coisa: 31332000 Foi apartir daqui que descobri os distribuidores.
  • Segunda ou terça deve sair o resultado da busca no IFP. Estou aqui torcendo para que tudo dê certo... Caso contrário tento de outra maneira. Obrigado a todos pelas dicas!
  • Carlos,
    Se não conseguir ai tente a Curia. Para mim foi a salvação.
    Sorte.
  • No IFP pela segunda vez mandaram minha mãe voltar lá daqui a 15 dias (não dão o resultado da busca por telefone). Enquanto isso ela já pediu por telefone a busca na 6a. circunscrição e estamos aguardando a resposta.
  • Nada no IFP

Depois de quase dois meses com os funcionários dizendo sempre " por favor volte daqui a 2 semanas", o IFP informou que não tem nada em seus arquivos. Já procurei nas circunscrições mais prováveis e nada consta. Seguindo as sugestões, vou partir para uma busca na Cúria Metropolitana.

Alexandre mencionou a requisição de uma "certidão de nascimento tardia". Do que se trata? O governo português aceitaria esse documento?

Confesso que estou desanimando...
  • Carlos

Você pode procurar a certidão do seu pai no site do familysearch, eles tem os registros civis do RJ digitalizados.
    Como você sabe a data de nascimento dele acho que com um pouco de paciência vc encontra.

http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#p=waypoint;s=waypointsOnly;c=1475845;w=0

Boa sorte.
  • CARLOS,

Vc tem que buscar em todas as circunscriçoes no Rio. Se quiser posso passar os telefones e endereços de todas, pois qdo fui ao distribuidor eles me deram. Nao desista!!!
    Abçs
  • Family Search

Luiza,

Obrigado pela indicação do site do Family Search! Foi num site parecido que encontrei a certidão de meu avô em Portugal. Fiz uma rápida pesquisa nos arquivos das circunscrições que contêm um índice de nascimentos e não encontrei nada. Agora vou passar à busca mais detalhada e demorada, pois a grafia em alguns livros não é fácil de entender e os nascimentos estão na ordem da data em que foram registrados e não da data em que ocorreram.
  • Marina,

Obrigado pelo incentivo, estou precisando... Já tenho todos os endereços e telefones das circunscrições. Dentre todas as buscas que requisitei, só me faltam as respostas da 2a. e 3a. circunscrições no Centro, que eu considerava mais prováveis (pelo site do Family Search vi agora que nada consta). Além dessas, só me faltam algumas circunscrições mais distantes do provável local de nascimento e onde a busca não pode ser requisitada pelo telefone.

A minha única preocupação é com que critério essas buscas são feitas. Recentemente uma amiga precisou de uma segunda via da certidão de nascimento (fim dos anos 40, nem tão antiga assim). Como há muito tempo usava a certidão de casamento para tudo, não tinha mais os dados exatos da certidão, mas sabia onde tinha sido registrada. Foi no cartório e disseram que não estava ali... Foi só depois de muita insistência pra que procurassem direito, e com todo o stress de ter de ouvir coisas do tipo "a senhora deve estar enganada", é que conseguiu o documento. Espero que isso seja uma exceção à regra, e que os outros cartórios sejam mais eficientes.

Não vou desistir, mas acho que tenho de me resignar ao fato que vai demorar mais do que eu esperava. Assim que consegui achar a certidão do meu avô em março, que eu considerava o documento mais difícil de encontrar, pensei que no máximo dentro de 2 meses já estaria dando entrada no processo. Enfim, paciência!
  • Carlos,
    Insisto: tenta a Curia Metropolitana.
  • Oi Denise,

Já pedi a alguém no Rio pra contatar a Curia pra mim. Estou atacando or todos os lados.... ;-)
    Obrigado pela dica!
  • Telefones das circunscricoes do RJ

1@ Ilha do Governador 3386 150

2@ Centro 31332793

3@ Centro 31332033 31332793

4@Catete 25565113

5@ Copacabana 38135050 25221740

6@ Centro 22232461 22232479

7@ Estácio 25023913 22134486
  • continuacao circunscricoes do RJ

8@ Tijuca 22982024

9@ S Cristóvão 3295 0140 / 32950972

10@ Méier 2281 217460 / 22417460

11@ Pilares 22698672 / 25952396

12@Cascadura 22896210 / 25937189 Penha 22702098 / Jacarepaguá 33921596

13@ Cpo Grande 34029250
    Sucursal Sta Cruz 31576016

14@ Madureira 33597707 / 24519179

CORREGEDORIA Costumam dar os telefones atualizados : 3133 2000
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.