PEDIDO DE URGENCIA

2»

Comentários

• Mario, sim, as condições de trabalho e as oportunidades são iguais, mas na prática é diferente e o principal motivo quase sempre é a barreira das línguas. Vc pode competir de igual pra igual com o cidadão do país em que vc mora, mas se o emprego exigir que vc fale alemão ou holandês ou espanhol, bom daí os nativos passam facilmente na sua frente, mesmo que vc seja até melhor qualificado. Apenas nos empregos que exigem só inglês, por exemplo, a competição é realmente de igual pra igual (isso se seu inglês for bom, claro).
  • Carlos

"eu acho que vcs nao entenderam o que eu disse, aqui na europa eh muito comum as grandes empresas te contratarem ou melhor acertarem a tua contratacao por vezes meses antes da real entrada em funcao"

eu não acho que isso seja muito comum não, isso só vale pra bem poucos brasileiros, a maioria absoluta dos brasileiros que estão na Europa não está com visto de trabalho e sim com passaporte da UE ou ilegais. Isso pq visto de trabalho pra brasileiro está condicionado a empregos bem específicos, em geral na área de IT. É a minha experiêcia. A maioria dos brasileiros vem pra Europa pra pegar trampos "normais".

Eu sei que a intenção é ajudar, mas precisamos ser realistas. Se o Kadinho tiver uma carta de alguma empresa demonstrando interesse em contratá-lo a meu ver isso não serviria de justificativa pra acelar o processo de nacionalidade dele, pois nesse caso a empresa se tem real interesse e necessidade deveria obter um visto de trabalho pra ele e não exigir um passaporte europeu do funcionário. Vc não pode pressionar a CRC com base nisso. A CRC pode alegar:

- se vc tem uma emergência e precisa ver sua namorada, vá como turista, vc não está preso no Brasil
    - se vc precisa trabalhar na Europa imediatamente, a empresa que te dê um visto de trabalho, ora pois pois
    - se vc precisa de um passaporte português pra morar com sua namorada e trabalhar livremente na Europa, tenha paciência como todos, estamos trabalhando no seu processo.
    - se vc não tem dinheiro, lamentamos, mas não podemos fazer nada pra te ajudar com isso.

Mas nada disso impede o Kadinho de tentar acelar o processo de alguma forma, de repente funciona. Mas eu infelizmente não vejo justificativa suficiente baseado nas infos que ele passou.
  • Lara desde quando eles estariam contratando um brasileiro, eles estariam contratando um portugues, mas ai seria de responsabilidade dele estar tudo okm ate a data de engajamento( no mmeu caso so apresentei documentos no 1 dia de trabalho como e exigido na lei suica), por isso ele alegaria urgencia na crc, quanto a ser comum ou nao, nao vem ao caso pois estamos falando de excessoes, e nao de regra.
    as razoes da pressa dele sao questoes pessoais, eu nao entro no merito, so citei um caminho dificil mas possivel.
  • eu acho que não existe NINGUÉM aqui que não gostaria que seu processo fosse de alguma forma acelerado, todos temos ou tivemos algum tipo de urgência em algum momento, eu mesma passei um perrengue forte, precisava desesperadamente do passaporte, mas não teve jeito, tive que esperar, mas felizmente no meu caso eu encontrei a comunidade a tempo, o que me ajudou muito e consegui agilizar MUITO meus processos e tb pude ir a Portugal resolver várias coisas, o que ajudou (por exemplo, passaporte em 2 dois só mesmo em Lisboa)

mas enfim, não faço a menor idéia do critério de urgência da CRC, e é preciso cautela pra manter o processo justo e transparente para todos. Eu acho o trabalho da CRC muito bom nesse sentido, não tem "jeitinho" brasileiro por lá não. O negócio é sério.
  • "Thiago

urgencia para naturalização
    sera que há como pedir urgencia para naturalização tb???"

Olha só, já começou. Um pede uma mãozinha a CRC, o outro já vem querendo o braço. Olha, muitas possoas que pedem a cidadania portuguesa, estão com intenções parecidas a de vocês, ou vocês acham que a maioria pede, porque quer, como a Cibele havia dito anteriormente, adimirar o BI e passaporte dia após dia no sofa da sala? Parem com essa bobagem, pelo que entendi o Kadinho quer o passaporte para vir pra Europa, para dai sim começar a procurar emprego. Sendo assim, sussegue e fique de boas como todo mundo, todo mundo tem problemas, eu por exemplo só não estou trabalhando por ainda não ter o meu passaporte, mas já estou na Europa e tudo, gastando do dinheiro de meus pais, acho que isso serviria de uma melhor justificativa para a urgência que a tua não achas? Não temos culpa se você não tem dinheiro, muito menos a CRC. Se voce namora uma alemã e está com saudades, vem pra cá como brasileiro mesmo, ora, você não está preso no Brasil pois não? Até porque nessa época, inverno você não vai encontrar nada (emprego). Com esse frio de uma média de - 10°C onde moro, o povo não sai de casa, restaurantes, bares, casas noturnas, etc; possuem muito pouco movimento, eu sei disso, por experiência própria. No final de fevereiro, começo de março que a coisa começa a melhorar. Então dá tempo sussegado de você tirar a sua cidadania e vir pra cá, sem pedido de urgência!
  • Seja homem e espere sua vez, oras... para de chorar, em menos de 2 meses estará com o segundo melhor passaporte desse planeta! Então se esforce e aguente mais um pouco!
  • Entendi seu ponto de vista Lara, não tinha visto por esse lado. Realemnte no final esse vai ser o critério.
  • Todos nós temos problemas e rezão p ter a cidadania Portuguesa.
    O que o kadinho pergundou se existia alguma maneira ou documento p dar agilidade ao seu processo, vou dar o meu caso como ex:
    A minha mãe é portuguesas e não estava com o casamento averbado!
    Eu tinha uma proposta de trabalho aqui em portugal!
    Vim para Portugal com tudo os documentos que era precisso para averbar o casamento de minha mãe e pedir a minha cidadania.
    Me deparei com um problema, o meu pai foi o declarante do meu nascimento!
    Ninguem dos registros civis quiz fazer a transcrição de casamento de minha mãe era um jogo de impurra e impurra.
    O tempo foi passando e nada e ainda tinha que pedir a minha cidadania.
    Fiquei puto mandei tudo p o Brasil, fiz uma procuração p minha esposa, então a minha mãe e minha esposa foram ao consulado do portugal no rio, a minha sorte é que no consulado estava dando entrada no averbamento e pedido de cidadania juntos o que adiantou muito o meu processo.
    Então o processo foi feito em 26 de novembro!
    Eu aqui em portugal liquei p crc e fui informado que.
    As malas consulares vão 1 p/ o ministerio de relações exteriores e depois para o crc como em dezembro tem 4 feriados é praticamente um mês morto.
    Então quando chega janeiro o crc fica cheio de processo os dos consulados e os do que chegam pelo correio.
    O meu visto de turista já tinha se passado eu esta trabalhando se contrato!
    Então a minha esposa do brasil ligou p/ o crc e falando com um funcionário do mesmo, explicou o caso e o funciónario pediu o numero do processo, ela deu, e o funciónario, foi ver se encontrava, e retornou com o meu processo, e confirmou os dados e falou para minha esposa que aguarda-se até a noite e que iria no mesmo dia manda-lher um e-mail p/ ela com o numero do meu assento de nascimento.
    E as 23:00 da noite do mesmo dia o e-mail chegou com o numero do meu assento.
    No dia seguinte foi colocado no sistema IRN e eu no outro dia dei entrada no meu BI.
  • Então em 3 dias o meu assento foi feito e eu tirei o meu BI, o mais importando nisto tudo é que eu estava em Portugal e não fui ao crc para fazer o meu pedido de urgência tudo foi feito por telefone do Brasil P/ Portugal.
  • Alexandre,

provavelmente seu processo já estava concluído, devia estar no "bolo" de processos esperando o número do assento, se ainda tivesse que ir para análise do conservador, não teria saído número algum, mas quando você deu entrada ? 2008 ou 2009 ? Se foi em 2008, as coisas por lá estavam muito mais rápidas.
  • André

Quero usar uma deixa sua p/ tentar elucidar um pouco os conceitos de algumas cabeças aqui. Estou torcendo pelo seu caso e lhe digo que queremos saber a mesma coisa aqui (quais seriam as situações enquadradas como "urgência").
    Bom, apesar de você ter se mostrado “meio pasmo” com a minha situação, você não reparou que sua questão a principio, na verdade, é tão pessoal quanto a minha. Prova disso foi a CRC, infelizmente, te dizer “não podemos fazer nada”.
    Se eu fosse um estúpido poderia dizer:
    “Vai querer acelerar o processo pq a bisavó tem 105 anos? Pq não deu entrada no processo antes então? O que nós temos a ver com isso? Vai querer furar fila agora pq não agilizou as coisas quando deveria?!”
    Quero deixar claro que esse não é o meu pensamento, tenho absoluto respeito pelas questões pessoais. O que sei é que você tem um problema agora e precisa de ajuda. As razões que o levam a tal não dizem respeito a mim. Você certamente deve ter os seus motivos. Nós sequer sabemos até onde eles se estendem e mesmo se soubéssemos...Quem seriamos nós para julgarmos essas questões. Deus?
    Gostaria que alguns percebessem que:
    NÃO CABE A NÓS JULGARMOS QUESTÕES PESSOAIS.
    Nesse caso específico existe apenas um órgão que nos interessa, que é competente a julgar tais questões de forma objetiva: A CRC. E é disso que estamos falando, apenas disso.

Quem pensa diferente disso deveria se espelhar na imparcialidade demonstrada pelo Carlos, “as razoes da pressa dele sao questoes pessoais, eu nao entro no merito”. E pela Lara, “não vejo justificativa suficiente baseado nas infos que ele passou.”
  • André, quanto ao seu caso, sinceramente acredito que seja possível você transformar essa sua questão inicialmente subjetiva em uma argumentação objetiva e técnica (como um advogado costuma fazer).Provando assim sua urgência pela idade avançada de sua bisavó - caso isso seja necessário em alguma etapa do seu processo.
    A expectativa média de vida de um brasileiro - que é o que interessa - está muito abaixo da idade de sua bisa (gira em torno 72 anos).
    Você pode usar os dados do IBGE como fonte p/ dar o embasamento técnico que necessita.
    Acho que nessa pagina talvez você já encontre algo
    http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=266&id_pagina=1
  • Sobre a questão da urgência

Em primeiro lugar não podemos afirmar, sem dados, apenas por achismo, que todos tem pressa. Eu, pessoalmente conheço apenas 8 pessoas que estão tirando ou tiraram cidadania portuguesa, mas delas somente uma (eu) teve/tem urgência. (o que pode ou não pode significar nada)
    Mas honestamente ACHO que talvez muitos tenham pressa, mas acho que urgência é algo um pouco diferente.E eu tenho urgência...Se eu não tivesse pq então eu não esperaria mais dois meses apenas?! (não é algo lógico?).
    Mas jamais vou expor aqui pessoas próximas e situações que exijam meu sigilo, como forma de comove-los, em busca apenas da aprovação de vocês, definitivamente isso não é parte do meu caráter e não faz o menor sentido. Porque na verdade já não faz o menor sentido o pouco que eu já expus aqui estar sendo julgado da forma que está, por alguns, como se alguém aqui tivesse o direito de ditar o que é certo ou não, o que é digno ou não de ser urgente no âmbito pessoal e não técnico.

Ocorre que minha urgência é subjetiva, vem de problemas pessoais (ponto). Devido a isso preciso organizar maneiras objetivas de provar urgência e por isso vim aqui, para tentar achar uma luz e para que quem também tivesse problema, nesse sentido, pudesse ser ajudado.
  • Lara, acho um pouco contraditório você dizer que temos que ser cautelosos (acredito que referia-se a evitar com que incentivemos futuros trapaceiros), pois você mesma diz que a CRC é séria e não permite o “jeitinho brasileiro”. Portanto não precisamos temer.Não é mesmo?

Acredito que se eventualmente descobríssemos um caminho possível para se provar urgência, de qualquer modo todos seriam submetidos a um processo que não se permite jeito brasileiro (como disse). Portanto seriam merecedores disso. Já não é feito assim com o processo em urgência de BI+Passaporte em Lisboa?
    Se todos têm pressa para a cidadania portuguesa (coisa que não acho que é fato) todos também têm para BI e Passaporte, pq não se faz nada somente com a certidão, não?
    Então pq essa distinção, pq um “pode” e o outro não? Pois um demora 3 meses e o outro 2?Enfim, quais são os critérios?

Sinceramente acho que a maioria de vocês esta fazendo dessa urgência algo recriminável e até mesmo impossível - tanto que aos vossos olhos nenhuma razão técnica foi/é suficientemente convincente p/ provar urgência. E tanto eu como a CRC discordamos de ambos os argumentos.
    Se tudo fosse digno de se SUPORTAR o recurso de urgência simplesmente não existiria. Mas ele existe, não fui eu quem o criou, a CRC é quem o oferece. Se vocês não concordam com isso. Deveriam discutir com a CRC a respeito e não comigo. Especialmente não em nível pessoal.
  • Rodney

Olha cara já trampei na roça por um ano, ilegal, pois precisava, inclusive em ocasiões com o solo parcialmente congelado (já que fala de frio), as condições não eram muito bacanas com luvas de algodão, mas eu tinha que fazer p/ não passar fome – o que me acontecera pouco antes. Sabe por quê? Pois infelizmente meu papai não segura minha onda. Talvez não seja eu quem precise ser Homem aqui, parar de chorar e se esforçar um pouco mais.
    [desculpem por isso pessoal, mas eu tb não tenho sangue de barata]
    Chato neh?! Quando entramos no lado pessoal e falamos besteiras. Desnecessário, não?(completamente!)
    Pois bem, acho que é hora de outra pessoa aqui sossegar (juntamente comigo). Até onde eu tenho visto essa comunidade é um espaço exemplar de ajuda mutua e não de formação de barracos e troca de farpas inúteis - e foi só isso que eu vi você produzir nesse tópico, até agora.
    Se você tem um pouco de respeito pelas pessoas que usam esse espaço p/ se informarem, ajudarem e serem ajudadas, acho que você deveria pensar um pouco em se comportar de uma maneira mais adequada.
  • Bom.
    Eu já vivi muito e sei que a vida só é dura para quem é mole!
    Agora voutando a questão.
    O meu pedido de cidadania foi feito no consulado do rio de janeiro em 26 de nov de 2008, então era só colocar o numero do assento de nascimento e coloca-lo no sistema IRN pôs o mesmo já estava assinado pelo consul do consulado que assume toda a responsabilidade.
    Por este motivo é que eu acho que as pessoas tem que dar prioridade por dar entrada nos consulado e não mandar pelo correio pôs por la as coisas são resouvidas na hora e se tiver algo de errado se resouve no ato do inicio do processo, e se a pessoa mandar pelo correio pode cair em axigência e ai se esta pessoa estiver no Brasil tudo que era para ser rapido vai acabar se atrasando mais.
    Eu dei entrada no meu BI e como na epoca estava-se tirando somente cartão cidadão como é hoje feito, e estava no inicio deste processo os sistemas estavam sendo ajustado, como era meu 1 BI eu não tinha o numero de documento algum somente o numero do contribuinte o qual tinha tirado com o meu passaporte, então dei entrada no pedido e no meu pedido só tinha o numero do contribuinte.
    Com este pedido não dava p se fazer nada pôs p se fazer um contrato eu tinha que ter o numero do meu BI.
    Se Passou 35 dias e nada de BI, eu fui a loja do cidadão em setubal me informar sobre a demora do BI, e fui informado que se eu tivesse urgência de um BI tinha que se fazer um pedido de urgência para tirar um BI provisório, e tinha que provar, bem eu não estava pensando em voutar para casa sem o BI nas mãos, como não tinha como provar, fui direto ao funciónario no reg civil e falei com ele.
    - Meu amigo eu preciso tirar um BI provisório com urgencia!
    - O fUN- Vc tem q fazer um pedido por escrito e dizer o motivo da sua urgência.
    -OK, me da o pedido, e ele me deu o pedido.
    Ele não gosto de mim nem um pouco! Quando vui que se tratava do 1 BI e que eu só tinha o passaporte ai ele icou desconfiado e relutente.
  • Por ele eu não tirava o meu BI, criou um monte de impecilio, então eu fui energico.-
    - Meu caro posso falar com o delegado ou responsálvel do reg civil!
    Depois de um olhar de raiva foi chamar a responsavel, e eu expliquei o que eu estava querendo ela pegou o meu pedido do cartão cidadão olho no sistema e o meu numero do pedido nem estava ainda lançado no sistema então ela falou p o funciónario faz o BI dele! teve que engolir seco, mais não ficou por assim, ele me pediu um monte de documento ele não estava entendendo como eu tinha direito para tirar o um BI, até que eu dei uma certidão de nascimento Potuguesa tirado no consulado no rio, a certidão foi como uma batata quente nas mãos dele só falto queimar.
    Eu fiz todos o processo, então dei a foto 3x4 que eu tinha tirado no Brasil só que a minha tinha as bordas pretas e as tiradas aqui em Portugal são de bordas brancas.
    -o fun- Esta foto não pode, e deu um sorriso de satisfação.
    -eu- Chama a delegada- ele chamou e lhe mostrou a minha foto, e ela falou para ele
    -Del- Corta com a tesoura e coloca assim mesmo o BI é provisório.
    Quando ele viu que não tinha como impedir o meu pedido ficou bonzinho e me deu o numero de lá para eu ligar e ir buscar quando tivesse pronto.
    Em 3 dias eu fui buscar.
    Aqui é assim se vc quer algo tem ser aducado se ve que eles não estão sendo muito receptivos ai tem que ser igual a eles.
    Eles os tugas pensam diferentes dos brasileiro!
    Não assumem nada de errado por isso que é feito tudo por papel tem que esta escrito.
    Não tem preparo psicologico para trabalhos extresantes.
  • Kadinho, liguei hoje para o crc e fui informado o seguinte.
    O pedido de urgência tem que ser feito por escrito.
    Vc teria que ir ao crc preencher um pedido com o seu nome e numero do seu processo dizer o motivo e assinar.
    Bom como eu sei que a cada funcionario que atende o tel da um informação diferente neste caso eu não liguei novamente pq?
    Me lembrei do meu BI provisório e como ele foi tirado.
    Como eu não posso fazer isso por vc lamento!

EX: Vem por meios deste pedido de urgência pedir que seja feito um adiantamento no meu processo de cidadania por atribuição com o numero xxxxxx/09, por motivos de esta residindo em portugal e não tem documentação para poder estar legal no paiz.
  • Alexandre

nao que eu seja de acordo com isso, mas eu vivi o que voce relatou sobre "Ser Educado com eles".... quando fui pedir meu atestado de residencia em Lisboa na junta de freguesia, a funcionario comecou a criar caso com coisas absurdas ai entao um amigo meu Luso-Brasileiro que me ajudou la, (ja vive la a 3 anos) comecou a "engrossar" com a funcionaria e dai pra frente ela nao criou mais caso e fez rapidinho meu atestado.
    Entao, acho que devemos comecar com educacao mas se eles invocam por besteiras, ai devemos mudar a tatica.

Quanto a urgencia, quando fiz meu BI no mesmo dia, disse que tinha a passagem de volta pra Londres dai 2 dias, entao me atenderam rapido, mas nao pediram nenhuma comprovacao.
  • Alexandre,

só não entendi como você conseguiu passaporte português, sem nunca ter tirado o BI, nunca vi isso, no Brasil também é assim, só tem acesso ao passaporte quem tem identidade.
  • O tratatamento tem que começar pela educação.
    E temos que ser igual deacordo com tratamento recebido.
    Se eles critar temos que critar tbm!
    se não ele ficam muito abusados.

O passaporte foi do brasil!
    E não o Portugues aliais ainda nem direio o passaporte portugues.
  • Os processos não são julgados no Consulado, apenas na CRC, o Consulado só envia os documentos, que na verdade não é um envio material, os documentos são scaneados e colocados no sistema SIRIC, que está interligado com a CRC, o número do assento também é emitido pela CRC em Lisboa, o Consulado é apenas um intermediário, que às vezes funciona bem, e muitas vezes não funciona.

Para os que tem o português como declarante, e querem pular a etapa da transcrição de casamento, o correio é a única solução.

Concordo sobre os erros nas certidões, que já são barrados pelo Consulado na checagem, por outro lado, muitas vezes a CRC é mais maleável, mesmo caindo em exigência, existe a chance de fazer o processo ir pra frente, afinal, eles é que julgam, já pelo Consulado, eles nem tentam, preferem enviar tudo de acordo, afinal, eles não ttem a incumbência de julgar processos.
  • Ah, ta bom, nao tinha entendido a parte de mostrar o passaporte.
  • Averdade é que depende de quem lhe atende, se for uma pessoa que tenha boa vontade de ajudar e explicar, isso já ajuda muito.
    Neste caso vai da sorte de cada um.
    O mais importante é se informar mais de uma fez sobre o mesmo assunto, e é por este motivo é que estamos aqui para ajudar uns aos outros, pôs avida do imigrante sendo legal ou não é muito dificil e nós como brasileiro temos que nos ajudar.
    O que acontece aqui em Portugal é que vc é o que vc fala, se vc falar o portugues do brasil vc é brasileiro mesmo tendo nascido aqui, isso eu já vi na pratica.
    Um amigo que tratabalho comigo moro no rio de janeiro durante 17 anos e veio p portugal falando o portugues do brasil e ele fala,-
    - eu sei o que vc passam aqui em portugal, quando cheguei fui tratado como imigrate, eu trabalhei 8 anos num escritorio e quando cheguei fui trabalhar nas obras, pos a minha esperiencia de nada servil.
    Para os portugueses se vc fala o portugues do brasil e tem BI é pq vc esta aqui a mais de 6 anos e legalmente por este motivo vc já tem que ter todos os documento, num utente, contribuinte, sec social e saber como as coisas funiona coisas que não acontece para quem vem do brasil mesmo sendo portugues com ou sem BI, agora se a pessoa vier do Brasil com o cartão cidadão já em mãos vai ser de muita valia, pôs já vem com todos o registro feitos.
    E isso ajuda muito para trabalhar ir ao medico e tudo mais, não tem que passar por maus mocados como eu passei aqui.
  • Kadinho,

liguei hoje na CRC para saber sobre o pedido de urgência e a funcionária me disse que existe sim essa possibilidade, mais que deve ser realmente para casos urgentes, como é a CRC que vai julgar a urgência acho que vale a pena tentar se vc acha que seu caso é urgente, afinal vivemos em democracia, neh???

Ela me disse que pode ser enviado por correio ou fax. Coloca o número do processo, seu nome e explica o caso. O número do fax é final 78
  • Kadinho

Porque voce não tenta expor seus problemas pessoais pra eles, nós realmente não precisamos saber, mas se pra eles esses problemas fizerem sentido, tenho certeza que seu processo sera tratado com a devida urgência.

Boa Sorte ai cara.

Cada um tem seus motivos.
  • Alexandre, fabi, wes

Alexandre, agradeço imensamente a forma solidária com que você se dispôs a me ajudar, ligando lá e gastando (euros e) seu tempo me explicando coisas pelo msn espontaneamente.
    Fabi, te desejo sorte com seu caso e se eu conseguir alguma novidade postarei aqui.
    Wes, valew mesmo pela força cara. Com fé as coisas se resolveram da melhor forma possivel.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.