PEDIDO DE URGENCIA

Bom, falando com as senhoras da CRC descobri que é possivel mandar uma carta para por o processo em estado de urgencia, porém é preciso provar tal.
Eu preciso do meu processo com urgencia para ir esse semestre para a Alemanha ver minha namorada e ter o direito de trabalhar por lá (p/ pagar minha viagem). Perguntei se uma passagem p/ Alemanha seria prova suficiente e ela me disse que não, pois a passagem eu posso comprar sendo brasileiro. Ai perguntei o que eu precisaria p/ provar no meu caso e ela "cada caso é um caso, apresente as provas", ou seja não respondeu nada.

Alguém sabe o que fazer para conseguir provar essa urgencia?
«1

Comentários

• Se o seu processo for por atribuição e se vc tiver o numero do mesmo fica mais facil.
    Se for naturarização é um pouco mais dificil.
    Qua o seu processo?
  • O meu processo é por atribuição e tenho o numero já 50***/09 faz um mes e meio q chegou lá... alguem saberia um jeito de provar urgencia?
    obrigado
  • Relaxa, o meu é 45xxx/09, também por atribuicao e ainda tá "maquinando" lá na CRC.
    Cara esse semestre seria em que mes, se for levar mais de 3 meses ainda, relaxa, se nao, nao sei, voce pode vir para a Alemanha como brasileiro, nao sei se voce sabe, srrsrsrs, sem visto, fica um tempo aqui como brasileiro e depois pega o BI e Passaporte por aqui. Qual é o problema? Tem medo de ser barrado na imigracao da UE? Vai trabalhar na Europa com contrato de trabalho e tudo? Se for eles te arrumam um visto por isso. Em média levam 3-4 meses, já se passaram 1 mes e meio, aguenta mais 2 meses e sussega o faxo! Rsrsrsr, como todo mundo! Eu moro na Alemanha, meu visto vence daqui a 3 meses, nem por isso vou incomodar a CRC. Nao se preocupe, se voce entrar como brasileiro e conseguir os documentos aqui na europa, voce se tiver registrado na prefeitura, morando em um lgar fixo, poderá atualizar seu status de brasileiro para europeu.
  • Meu processo já tá na CRC à 81 dias! Creio que no máximo daqui 2 semanas estarei com o processo concluído.
  • É, para de furar fila! :P
  • Rosangela

Rosangela, gostaria de te enviar um e-mail com o número do meu processo para ver esse caso de urgencia, pois ganhei uma bolsa para estudar a partir da metade de Fevereiro em PT a preciso da cidadania até lá. Já tenho a carta de aceite da universidade.
  • Rodney e Matheus

Matheus, em primeiro lugar não estou querendo furar fila alguma.Bom, se vocês ainda não perceberam essa comunidade é feita de pessoas muito bem intencionadas (amigos) afim sempre de ajudar uns aos outros.Eu sei muito bem disso, e jamais passaria a perna em alguem aqui. O que existe é uma necessidade minha. Eu preciso ir o mais rápido possivel, por problemas pessoais.Rodney, obviamente sei que posso entrar na alemanha como brasileiro assim como sei que não tenho o direito de trabalhar como tal, algo que precisarei com urgencia p/ bancar os custos da minha viagem.
    Espero que vocês entendam o que essa comunidade significa e ao invés de questionarem a necessidade alheia, se baseiem em pessoas como Rosangela, Fátima, Cibele, Paulo, Maestro, Lara, Serginho... e tantas outras pessoas solidárias aqui, que são um exemplo p/ nós e fazem essa comunidade ser o que é.
  • Opa, nao precisa fica bravo nao, rsrsrsrs, nao foi essa minha intencao. Só quis deixar claro que querendo ou nao (sempre há o jeito brasileiro de ser, ou seja, arranjar um jeito de tirar vantagem) se todo mundo comeca a arranjar motivos para a urgencia, eu por exemplo poderia me espelhar no que voce disse e pedir urgencia já que também pretendo trabalhar aqui na Europa, o único impecílio é o passaporte que ainda nao saiu, mas mesmo assim estou esperando, porque eu sei que se um comecar com essa história, de pedir uma mao à CRC, em seguida virao outros querendo o braco. E por essas e outras razoes que pro pessoal da cidadania italiana, nos últimos tempos tanto através dos consulados italianos no Brasil como na Itália a situacao piorou muito, dificultaram o acesso a cidadania, bem como aumentaram se os prazos. Só nao quero que aconteca isso aqui, devido a alguns que vao com muita sede ao pote!

Nao quis ofender ninguem, só deixei claro minha opiniao e os motivos pelos quais me apoio nesse ponto de vista.

Sem mais!
  • André, esse seu caso sim seria um caso de URGENCIA. Mas que pena que o pessoal nao pôde fazer nada.
  • Agora o outro, nem tem data definida para vir pra cá e já vem querendo entrar com urgencia e pular fila e.... srsrsrrs!
  • André, é o seguinte, fuja do consulado. Mande o processo de sua bisavó direto pra Lisboa, é o mais importante. Quem declarou o nascimento dela? Foi o pai ou a mãe dela? Vcs já tem a certidão do/da portuga em mãos?

Depois que o processo der entrada, mesmo que ela venha a falecer (espero que não, claro!) não haverá problema, vcs não precisam comunicar o óbito nem nada.

O mais importante é sua avó assinar o formulário 1C pro pedido de atribuição dela, faça isso logo, ela tem como ir ao consulado pra assinar? Onde vcs moram?
  • Kadinho, em princípio, não vejo necessidade de tentar apressar seu processo. Se a sua necessidade é ver sua namorada, vai ser difícil comprovar urgência, pois vc pode ir como turista se é tão urgente assim sua visita, entende? Quando vc pretende ir pra Alemanha? Se vc precisar ir digamos daqui uns 2 meses, vc pode ir tranqüilamente como turista e ficar lá legalmente ainda 3 meses. Eu acho que isso seria um prazo razoável pra sair sua atribuição, daí vc poderia tirar o passaporte em Lisboa e voltar pra Alemanha e trabalhar na boa.
  • André, opa, não tinha lido sobre o funcionário do consulado ir até sua avó! É exatamente isso que eles tem que fazer o mais rápido possível, agilize isso com o consulado! Depois que o formulário 1C estiver assinado pela sua bisa vcs podem ficar tranquilos!
  • Olha rodney, fiz o processo todo do meu pai por aqui e nunca cogitei urgencia.
    Somente criei esse tópico pois hoje vivo um problema e todos dessas comunidade sempre me foram muito solícitos.Amigos.
    Só me entristece sua atitude, ora dizendo "Nao quis ofender" e em seguida “Agora o outro, nem tem data definida para vir pra cá e já vem querendo entrar com urgencia e pular fila e.... srsrsrrs! “
    Abri este tópico em busca de ajuda, não pra rirem do meu problema ou me julgarem.Enfim, a ultima coisa que eu preciso nesse momento é outro motivo p/ ficar triste.De modo que não vou mais falar a respeito.
    Desejo boa sorte a você com seu processo.
  • Lara

Obrigado pelo seu parecer. O caso é que não posso ir como turista pois não tenho dinheiro, compraria minha passagem no cartão e pagaria por lá, trabalhando.
    Enfim, na verdade meu problema se estende um pouco além de apenas visitar minha namorada, mas acho que não vem ao caso.
    Agradeço a sua atenção
  • Olá Kadinho,

Quando vc pretende vir? Vc tem uma idéia?
  • carlos

Eu pretendo ir assim que tiver a cidadania, pois desta forma minha namorada (que é alemã) pode me ajudar a arrumar um trabalho, pois ela tem tentado por agora mas está muito dificil, sem ela saber qndo eu terei permissao p/ trabalhar.
  • Bom me desculpa, mas voce tambem nao explicou melhor o que seria esse "Problema". Sendo assim usei as informacoes que voce nos transferiu, interpretei as e nao vi a necessidade de urgencia. Se explicasse melhor talvez mudaria de opiniao.
  • entao kadinho, essa seria a razao de tua urgencia, se ela conseguir uma carta convite de trabalho, com data de admissao e com exigencia de possessao do direito de trabalho comunitario ai vc podera se justificar.
    normalmente a urgencia so se configura quando vc tera uma perda irreparavel justamente pela falta dela, o que e o caso de trabalho ou estudos por exemplo.
    lembrando que essa urgencia sera sempre subjetiva pois serao eles que julgarao o merito
  • Acho que me entenderam mal. A carinha com a língua para fora significa que eu estava brincando. É claro que não estava acusando vocês de tentar furar fila. Mas eu concordo com o Rodney. Dos casos explicados aqui, eu só consideraria o do André realmente urgente.

Do jeito que você explicou, parece que você realmente tem pressa, mas o problema é que uma grande parte das pessoas aqui também tem. Tem gente vivendo ilegal e que precisa da cidadania. Outras pessoas só estão esperando o processo ser deferido para se mudarem para a Europa. Eu, por exemplo, vivo longe da minha namorada há 4 anos e meio. Só estou esperando sair minha certidão para ir para lá. Basicamente, todo mundo aqui está no mesmo barco.
  • carlos

Obrigado pela sua sugestão, havia pensado exatamente nisso. O dificil será apenas achar quem faça essa carta convite. Bom, acho que provavelmente terei que pagar uma tradução oficial tb neh? tem experiencia com o teor de uma carta desse tipo?
    novamente, obrigado pela ajuda
  • não, não funciona assim, pra conseguir visto de trabalho vc precisa que uma empresa te contrate e daí o visto fica vinculado a esse emprego. não dá pra pegar visto de trabalho e depois ir viajar e procurar emprego. E a UE tem regras específicas pra liberar vistos, em ordem de preferência pra ocupar uma vaga de trabalho vem primeiro os cidadão dos país em questão, depois os cidadãos da UE e só por último o povo do resto do mundo. Isso pra empregos "normais", quem é altamente qualificado em alguma área (e se há deficit nessa área) daí tem outro tipo de tratamento na hora do visto.

carta-convite só serve se vc for viajar sem o passaporte portuga, vc pode pedir pra sua namorada te mandar uma carta onde ela se responsabiliza pela sua estadia no período que vc for ficar como turista, só serve pra passar na imigração, quase criem algum problema.
  • oops, é CASO e não quase criem algum problema.

Kadinho, eu acho que o melhor é vc, se possível, aguardar até sair seu número de assento, vc pega sua certidão pelo portal do cid., daí vc pode ir pra Lisboa e tirar seu passaporte rapidinho lá e em seguida ir pra Alemanha, seria a opção mais garantida pra vc.
  • http://ec.europa.eu/youreurope/nav/pt/citizens/working/free-circulation/index.html#2437_2

IGUALDADE COM OS CIDADÃOS NACIONAIS:

Qualquer trabalhador da União Europeia, seja qual for o seu lugar de residência, tem o direito de exercer uma actividade por conta de outrem em qualquer Estado-Membro, nas mesmas condições que os nacionais . A igualdade de tratamento aplica-se a todas as condições de emprego e de trabalho (por exemplo, remuneração, despedimento, reintegração profissional ou reemprego no caso de a pessoa estar desempregada).

Quanto ao acesso ao emprego, o princípio da igualdade de tratamento pressupõe condições de igualdade com os cidadãos nacionais no acesso ao emprego em qualquer Estado-Membro. As disposições nacionais que limitam em número ou em percentagem o emprego de estrangeiros não são aplicáveis neste caso. Do mesmo modo, sempre que num Estado-Membro a concessão de quaisquer vantagens a empresas estiver sujeita ao emprego de uma percentagem mínima de trabalhadores nacionais, os cidadãos de outros Estados-Membros da UE são equiparados a trabalhadores nacionais.

Além disso, o direito comunitário prevê que qualquer cláusula de um contrato colectivo, de um acordo particular ou de qualquer outro instrumento de regulamentação colectiva relativamente às condições de acesso ao emprego, ao emprego, à remuneração e às outras condições de trabalho ou às modalidades de despedimento, será considerada sem efeito na medida em que preveja ou autorize condições discriminatórias em relação a trabalhadores provenientes de outros Estados-Membros.
  • Lara pelo que entendi, sendo nacional de algum país da UE você tem o direito igual ao nacional do país em que vive. Pelo que vi, não tem essa "ordem específica".
  • RECRUTAMENTO

Os Estados-Membros não podem impor condições que resultariam em discriminação de cidadãos da União Europeia que não sejam nacionais do Estado de acolhimento ou que limitariam o direito de acesso ao emprego destes cidadãos. Também não poderão promulgar procedimentos especiais de recrutamento para cidadãos comunitários, nem limitar ou restringir a publicação de ofertas de emprego na imprensa ou em qualquer outro meio de comunicação, de modo a que esses cidadãos tenham menos oportunidades de serem informados, nem fixar, para efeitos de acesso ao emprego, condições em matéria de inscrição nos serviços de colocação ou de residência.

A contratação ou o recrutamento de um cidadão proveniente de outro Estado-Membro não pode ser condicionado a critérios médicos, profissionais ou outros que, comparados com os aplicados aos cidadãos nacionais, tendam a introduzir um factor de discriminação em razão da nacionalidade.

Contudo, um trabalhador que tenha recebido uma oferta de emprego de um empregador estabelecido num Estado-Membro que não aquele de onde é proveniente, poderá ter de submeter-se a um teste de aptidão profissional se o empregador o exigir expressamente na sua oferta de emprego.
  • eu acho que vcs nao entenderam o que eu disse, aqui na europa eh muito comum as grandes empresas te contratarem ou melhor acertarem a tua contratacao por vezes meses antes da real entrada em funcao(eu mesmo acertei os detalhes da minha contratacao dois meses antes) pois ao menos na suica vc tem que dar um aviso previo de ate tres meses antes do desligamento, independente de quem quis romper o contrato de trabalho, ou seja se ele arrumasse um patrao como o meu, ele teria direito a uma carta alegando que em dois meses ele estara sendo contratado( uma especie de pre contrato de engajamento) . isso seria uma justificativa, mas como bem frisei nao eh garantia de nada pois essa urgencia eh sempre subjetiva e a analise da propria conservatoria. Isto nao tem nada a ver com visto de trabalho afinal eu frisei bem que sem a cidadania ele perderia o emprego pois nao teria como dar entrada nos papeis de trabalho na alemanha.
    Kadinho sim vc teria que traduzi-lo pois normalmente viria escrito em alemao e no melhor dos casos em ingles, nao sei se no teu caso valeria a pena correr atras destas coisas pois como vosso processo ja esta em andamento penso que em no maximo 2 meses ele ja estara acertado, e ate vc agilizar estas coisas pode ser que demore muito e acabe ficando caro, alem de inutil pois te faria ganhar apenas alguns dias (se o fizesse)
    boa sorte e se precisar de mais esclareimentos entre em contato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.