Passaporte e BI no Porto

Pessoal, estou indo tirar umas 2 semaninhas de férias lá na Zuropa!

Vou detalhar aqui a saga para tirar o Passaporte e o BI no Porto.

Se alguem tiver informações de como fazer e principalmente onde eu agradeceria muito :-)

Embarco dia 22/08/2009, ah até lá se alguem quiser saber do processo só me passar o número e tal que posso tentar ver lá.

Comentários

• Centro de documentacao do Porto

Identificação Civil - Bilhetes de Identidade (Delegação do Porto)
    Rua Alferes Malheiro, 107/121
    4000 - PORTO
    Tel: 222088850 Fax: 222082713

Vou estar no Porto ateh o dia 26, quem sabe a gente se esbarra por la !
  • Cibele

Vc sabe me informar se no Porto tambem tiram BI e passaporte de urgencia e no mesmo tempo que tira em Lisboa?Estou pretendendo ir ao porto no inicio de setembro e depois vou a Londres, e queria ja tirar os meus docs?
  • Porto vai passar a emitir todos os BI do distrito

Noticia de 28-04-2007
    Reis Pinto

Apartir da próxima quarta-feira, todos os residentes no distrito do Porto deverão ter o bilhete de identidade emitido pela delegação desta cidade dos Serviços de Identificação Civil. Uma autêntica revolução, que poderá levar ao encerramento ao público dos serviços da Rua do Alferes Malheiro e à sua concentração na Loja do Cidadão.

Para os cidadãos, a primeira e talvez a mais importante consequência desta mudança será a rapidez com que poderá ser obtido o bilhete de identidade para quem não vive no concelho do Porto.

"Neste momento, o prazo provável para um BI emitido por Lisboa é de 30 dias úteis, mas não passa dos 10 dias quando é emitido no Porto. Agora tudo vai mudar, pois a partir do próximo dia 2 (quarta-feira), os BI para os residentes no distrito do Porto serão emitidos por nós", revelou Manuela Fontes, do Gabinete de Identificação Civil da Loja do Cidadão do Porto.

Reconhecendo que há atrasos pontuais, pois "há cada vez mais gente a tirar o BI para os filhos, até mesmo quando são bebés", Manuela Fontes sublinhou que o quadro está a ser reforçado com funcionários oriundos das conservatórias e do quadro de mobilidade da Função Pública.

Urgências

Por outro lado, o gabinete da Loja do Cidadão está cheio com BI pedidos com "urgência" e que ainda não foram levantados.

"É incrível. As pessoas pedem o documento com a maior brevidade possível e depois esquecem-se de o vir levantar. Os funcionários empenham-se pessoalmente em resolver os problemas dos cidadãos e os BI ficam aqui a jazer", lamentou-se Manuel Fontes.

Neste momento, o Gabinete dos Serviços de Identificação Civil da Loja do Cidadão conta com 11 postos de atendimento e funciona, à semana, das 8.30 às 19.30 horas, e das 9.30 às 15 horas ao sábado.

A delegação da Rua do Alferes Malheiro, que foi remodelada há cerca de três anos, deverá dedicar-se apenas à emissão dos bilhetes de identidade.
  • O JN tentou, durante a tarde de ontem, ouvir a responsável pela Direcção dos Serviços de Identificação Civil, em Lisboa, mas tal não foi possível.

Obrigatório a partir

dos seis anos

O Bilhete de Identidade já é obrigatório a partir dos seis anos e será indispensável para a matrícula nas escolas básicas. O "truque" é evitar as interrupções escolares e os períodos de férias, quando aumenta a afluência de imigrantes.

Renovação até seis meses antes da data

Para evitar aglomerações, deve evitar-se deixar para os últimos dias a renovação do BI. A lei permite tirar novo documento até seis meses antes da data de caducidade. Além de que as lojas do cidadão têm horários alargados.

Datas desfasadas

na mesma família

Quando um casal, ou uma família, renova ou tira o bilhete de identidade no mesmo dia, os serviços atribuem aos documentos datas de validade diferentes. Uma forma de evitar que toda a família se desloque aos serviços ao mesmo tempo.
  • "É incrível. As pessoas pedem o documento com a maior brevidade possível e depois esquecem-se de o vir levantar. Os funcionários empenham-se pessoalmente em resolver os problemas dos cidadãos e os BI ficam aqui a jazer"

êee portugas.... rsrsssss
  • Não vá para o Porto tirar sua documentação!

O procedimento adotado no Porto foi bem diferente de Lisboa.
    Primeiro fui fazer o BI em urgencia, lá só fazem o BI provisório(Validade de 1 ano). Aleguei que em Lisboa eles faziam o BI definitivo. A moça disse que eles eh que tavam fazendo errado, que o certo é solicitar o cartão do cidadão, para aí sim poder solicitar o BI em urgencia. O BI ficou pronto umas 2h depois.

Para fazer o passaporte fui à loja do cidadão e lá fui informado que levaria 2 dias úteis para chegar (isso na urgencia)!!!

Sorte que já tinha planejado um tempo de 4 dias lá antes de ir passear pela Europa.

Resumindo: Se puder faça sua documentação em Lisboa.
  • Allan, a informação sobre o BI está correta, em Lisboa os BI's são emitidos tb com validade de apenas 1 ano. É só um documento "emergencial" pra poder tirar o passaporte. Quem não tem pressa deve tirar o Cartão do Cidadão.
  • Allan,

pelo seu relato, o BI no Porto esta saindo mais rapido que em Lisboa, se saiu em duas horas, em Lisboa leva o dia todo, da-se entrada de manha e retira-se no final da tarde.

E lembrando, quem nao esta a fim de gastar, pra viajar dentro da UE, basta o BI.
  • Hum, então eu não sabia que em Lisboa emitiam o BI com validade só de um ano.

Mas a moça me obrigou a solicitar o cartão do cidadão. Tive que pagar acho que uns 12 euros e nem vou poder ir lá pegar quando tiver pronto.

O BI está sendo mil vezes mais util que o passaporte. Mais comodo de levar que o passaporte e aceito em toda Europa.

Mas o passaporte vai ser bom pra ir pros EUA
  • Certo e o Cartao do Cidadao tambem.
  • Certinho,
    Só lembrando que o ideial eh ficar no mínimo uns 4 dias.
    O BI fica pronto em umas 2 horas e o passaporte levaram 2 dias úteis!
    Ah, e o BI na verdade é BI provisório com validade de um ano, eles obrigam a solicitar o cartão do cidadão para dar entrada no BI.
  • Jorge,
    Neste tópico voce encontrara informacao com relacao ao Porto.
    Na Guia de Ajuda ha um topico sobre BI e passaporte em Lisboa. Da uma olhadinha la. Esta bastante completo.
  • Ah, sobre os documentos necessários: Um endereço (eu dei o da minha tia que mora lá mesmo) e que é pra onde vai a carta pra vc pegar o Cartão do Cidadão(se vc puder fazer isso, pois até sair esse cartão vc ja não deve estar mais em PT).
    Importante: Tem que ter dois documentos com foto, no meu caso não sabia disso mas dei sorte em levar o passaporte e uma carteira de motorista (daqui do Brasil mesmo)
    Ah e claro sua certidão de nascimento portuguesa. Acho que eh isso.

Quanto as outras perguntas favor leia o tópico!
  • Na Guia de Ajuda da comunidade estao todas as dicas sobre BI e passaporte em Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.