cidadania portuguesa atravez de casamento!
para que meu marido possa ter a cidadania portuguesa temos q estar juntos por 3 anos....
então temos q estar casado no papel ou so provar q estamos juntos há mais de 3 anos????????
bjus cá
então temos q estar casado no papel ou so provar q estamos juntos há mais de 3 anos????????
bjus cá
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Agora se vcs tiverem um filho juntos isso pode ficar mais fácil. Mesmo assim eu não acredito que eles concedem a cidadania sem estar casados oficialmente. Já pensou se não precisasse estar casado, uma pessoa poderia cobrar alguns Euros e dizer que está casado com a outra pessoa, forjar uns documentos e conseguir a cidadania a pessoas que não tem direito.
No site de Lisboa, diz que para a Aquisicao de cidadania por casamento, deve-se estar casado a pelo menos 3 anos e viverem em Portugal por 6 anos.
Vou pegar o texto do site e postar aqui.
A lei é a mesma (237-a), o artigo é diferente, ... O conjuge pode pegar NATURALIZACÂO (Aquisiçâo não Atribuição)mesmo se nâo morar em PT.
Artigo 14.o
Aquisição em caso de casamento ou união de facto mediante declaração de vontade
1 — O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português, se, na constância do
matrimónio, quiser adquirir a nacionalidade, deve declará-lo.
2 — O estrangeiro que coabite com nacional português em condições análogas às dos
cônjuges há mais de três anos, se quiser adquirir a nacionalidade deve igualmente declará-lo,
desde que tenha previamente obtido o reconhecimento judicial da situação de união de facto.
Então não tem outro jeito ele vai ter q esperar por 3 anos!!!!!!!!
alguem q já passou por este processo poderia postar aqui par contar como foi né?????
bjus cá
Até agora só tem eu e o Paulo como portuguêses aqui, mais ainda não tem 3 anos que recebemos, a esposa do Paulo tem cidadania Italiana (mama mia), e a minha acho vai ser primeira da lista a ter direitos mas teremos que esperar por estas informações.
Enquanto isso o conjuge tem direito a B.I. provisório, isso dá moral na hora de entrar num Pais com o marido ou esposa. Pode viver e trabalhar, consegue visto com facilidade. Mas ainda entra na fila do resto dom mundo, kkkk
OPS!DESCULPA GENTE!CLIKEI DENUNCIAR SPAM SEM QUERER!RSRS
NO CASO DA MINHA CUNHADA...ESTA TIRANDO A CIDADANIA DELA(FILHA DE PORTUGUES VIVO),ELA VAI FASER 3 ANOS DE CASADA EM SETEMBRO,NO CASO DELA
*SO EM SETEMBRO VAI PODER DAR ENTRADA NA CIDADANIA DO MARIDO?
*SE ELA VIER PARA A SUIçA COM O MARIDO E A FILHA,ELE PODERA VIR COM ESSE BI PROVISORIO?
*NO CASO DE SIM,ELE DEPOIS PODE DAR ENTRADA NA CIDADANIA DELE POR AQUI PELA SUIçA?
OBRIADO GENTE!
voltando a esse topico fiquei com uma duvida o q seria este BI provisorio????????
quem tem direito????????
pois liguei no consulado e não souberam me informar....
obrigado bjus cá
Vou colar de novo a lei para vocês que ja estao mal acostumados a ter tudo na mão, hehehehehe.Tem em varios lugares na Comuna
primeiro
O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português ou que viva em união de facto há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa se declarar, na constância do casamento ou da união de facto, que quer ser português, desde que não se verifique qualquer das circunstâncias que são fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade - artigos 3º e 9º da Lei da Nacionalidade e artigo 14º do Regulamento da Nacionalidade.
e segundo
O Estado Português pode opor-se à aquisição da nacionalidade portuguesa quando se verifique alguma das circunstâncias que a seguir se indicam:
· Inexistir ligação efectiva à comunidade nacional;
· Ter o interessado sido condenado, com trânsito em julgado de sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, segundo a lei portuguesa;
· Ter o interessado exercido funções públicas sem carácter predominantemente técnico a Estado estrangeiro;
· Ter o interessado prestado serviço militar não obrigatório a Estado estrangeiro.
A acção de oposição à aquisição da nacionalidade é instaurada pelo Ministério Público junto do Tribunal Administrativo e Fiscal competente (art. 10.º da Lei da Nacionalidade).
uma outra perguntinha,rsrs minha cunhada é casada a 2 anos e meio e eles tem uma filinha de 4 anos,ou seja ja estao juntos a mais de 4 anos.Nesse caso,se a nacionalidade dela sair antes de fizerem 3 anos de casado ela pode tirar a cidadania port.dele?ja que estao juntos a mais de 4 anos?
e para averbar o casamento,pode ser por sedex direto para portugal ou tem q ser no consulado?obrigaduuuuu
Sobre casamento com cidadao portugues veja o texto no site.
Lei com atencao o texto do link:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
O estrangeiro que coabite com nacional português em condições análogas às dos cônjuges há mais de três anos, se quiser adquirir a nacionalidade deve declarar seu desejo, desde que tenha previamente obtido o reconhecimento judicial da situação de UNIAO DE FATO.
valeu mesmo!desculpa a minha insistencia!rsrs
fiquem com Deus!Estarei voltando...acho que nao se livrarao tao facilmente assmim de mim!kkkkkk
Quando tiver alguem ou se tiver alguem fazendo este processo me informa pois estou querendo fazer e quero saber sobre!!!!!!
obrigado
alguem sabe me informar?????
eu ainda nao tentei nada, amanha tenho hora marcada no consulado de Londres pra conversar sobre isso, mas sabe com eh, cada consulado age de forma diferente, novidades eu posto aqui.
Eu dei entrada a mais de 1 mês na minha nacionalidade através do meu casamento com um cidadão português, sou casada a 6 anos e moro em Portugal a 6 anos também, espero que dê tudo certo no meu processo, qualquer novidade eu posto aqui....
Sou casado a sete anos ,mas nao moro e nunca morei em portugal é este o meu medo de dar algum erro ,mas acredito que por ser casado a sete anos e ter filhos ja com a cidadania ,podera ajudar .....
Quando tiver novidade nao deixei de postar aqui ,vou entrar com o processo no inicio do ano,,um abraço
Quando eu dei entrada no meu processo foi me pedido dentre toda a documentação provas de "LIGAÇÃO EFECTIVA" com a comunidade portuguesa, ou seja, eu tive que anexa provas de que vivo aqui, pago impostos etc...inclui na documentação, declaração de IRS ( imposto de renda ), carta de condução portuguesa, nº de segurança social, nº contribuinte, declaração emitida pelo banco onde tenho conta dizendo que sou cliente do banco a X tempo, cartão de utente...etc....Espero ter ajudado..
Faz tempo que vc deu entrada na sua nacionalidade? Eu também concordo com vc em relaçãoa ter que morar em Portugal para se ter a nacionalidade, no caso da pessoa pedir atravéz do casamento, pois tem que se ter uma ligação ao país. No mue caso o que me levou a pedir a minha foi depois do nascimento do meu filho, ele adquirio a nacionalidade através do pai, então foi aí que eu percebi que tinha essa necessidade, pois agora sim tenho uma ligação efetiva ao país. Mas sempre serei brasileira no meu coração, e acredito que até mesmo pros portugueses, mesmo tendo o BI português sempre teremos nosso sotaque brasileiro.
OLa andrea..na verdade me expressei mal, estou numa luta da minha cidadania ha mais de 3 anos... primeiro foi uma luta para encontrar os documentos dos meus avos em portugal... depois a descoberta que o nome do meu avo estava completamente errado... tive que fazer a retificacao..mais um ano e meio para isso... ja averbei o casamento deles.. e agora darei entrada na cidadania da minha mae..mas espero ainda nesse ano de 2009 ter minha cidadania.... mas nao moro em portugal..moro na regiao de boston...e por aqui tudo parece dificil...nos consulados portugueses..principalmente quando vc diz que eh brasileiro.... parabens pelo pimpolho..eh lindo!
Gostaria de saber quais os meios de se comprovar uma ligaçÃo efetiva com a comunidade portuguesa, caso não moremos em Portugal. Mesmo o casal sendo casados há 3 anos, um deles ter a cidadania, como acontece a interpretacao dessa ligaçÃo pelo conservatório? Alguém já viveu algo semelhante? Residir no país é pré-requisito básico, ou existem outras formas de comprovar?
Obrigada.
Neste caso, somente com o conjuge morando no país? essa é a única forma de comprovação de vínculos? Conta corrente, ser associado a instituições, participar de grupos, não seriam suficientes?
agora oque nao e claro na lei e isso de morar ou nao ...mas vou tentar vou dar entrada na minha cidadania na conservatoria em lisboa .
alguem aqui ja conseguiu atraves do casamento?????????
pelo q sei nao mudou nada...casado ha mais de 3 anos...e o conjuge CONSEGUIR CIDADANIA..SOH MORANDO EM PORTUGAL... pode ter direito...mas conseguir...outro papo....esquece... nao conheco...
andreia
Eu moro na Suécia, tenho visto permanente, e estou nas vias de conseguir a cidadania sueca baseado em união de fato (moro com um sueco, não é necessário ser casada).... enfim, algo muito semelhante ao q seria conseguir a cidadania pt por casamento.
No meu caso, de acordo com as leis suecas tb tenho q esperar 3 anos e tenho como comprovar ligações efetivas com o país por morar aqui. Porém, conheço casos de outras brasileiras em situação semelhante à minha, mas com filhos e daí pensei q poderia ser uma 'brecha' pro caso da cidadania portuguesa.
Pq se vc tiver filho com um cidadão português, o filho será português... e não tem como alegar que uma forma de ligação efetiva com a comunidade portuguesa é ser mãe/pai de nacional português????
No caso da Suécia, ter um filho sueco garante o permanente e diminui o tempo pra cidadania. Talvez seja o mesmo com Portugal, mas trabalho na Dinamarca e sei q é bem diferente de um país pra outro, pois na Dinamarca não ajuda em nada ter um filho dinamarquês.
Ainda, se o filho for menor e português, por ser nacional português ele tem o direito de residir em PT e, por isso, os pais tb devem ter o direito de residir no país, pois segundo leis que protegem a criança e o adolescente, é proibido separar filhos dos pais.
Enfim, espero não estar falando muita besteira, mas só quis dar uma idéia de q talvez isso fosse uma prova de ligação efetiva com a comunidade portuguesa....
Alguem conhece um despachante em Brasilia para tratar desses assuntos de documentação de cidadania ? Eu já tenho a minha cidadania , mas para atribuir a meus filhos é muito burocratico e não tenho muita paciencia..