Ajuda para Localizer Registro

@Mariza

Por favor, preciso de sua ajuda para localizar o registro de nascimento/batismo de meu avô:

Nome: João Candido Canal
Data de Nascimento: 20/10/1884 *
Local de Nascimento: Lisboa
Pai: João Candido Fiel Canal **
Mãe: Maria Angelina do Carmo Ferreira Canal **
Data de chegada ao Brasil: 03/04/1919
Ele casou com uma brasileira somente depois de chegar ao Brasil e não teve filhos em Portugal.

* Encontrei uma monografia da Universidade de Lisboa em que listam alguns aprendizes do Instituto de Belas Artes (ele era pintor) e lá consta que ele teria nascido em 1880 (consta somente o ano). Mas, pelo depoimento de meu pai e todos os documentos brasileiros que localizei, acho pouco provável.
** Às vezes, os nomes dos genitores não aparecem completos nos documentos brasileiros que achei de meu avô. Esses documentos não contêm informação sobre nascimento e genitores além das relacionadas acima. Também não sei se ele teve irmãos. Meu pai e meus tios acreditam que não

Observação: Já realizei a busca pela internet (Family Search) e não encontrei informações relativas ao sobrenome Canal em Portugal.
Devido à data de nascimento tão antiga e eu não ter informação sobre qual a paróquia onde foi registrado o batismo, qual a melhor forma de seguir a minha busca?

Muito obrigado!!!
«1

Comentários

• @Henrique Canal

Infelizmente não encontrei pistas. Sugiro que você pesquise no Arquivo Nacional.
  • @Mariza

Onde posso encontrar informações de como fazer a procura no Arquivo Nacional ?

Muito obrigado!
  • @Henrique Canal

http://www.arquivonacional.gov.br/br/atendimento.html - o pedido presencial é mais eficiente e rápido.
  • @Mariza

Muito obrigado pelo rápido retorno!

Já fui ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Encontrei o processo de cidadania brasileira, entrada no Brasil e alguns outros documentos, todos referentes a vida dele no Brasil. Também obtive a certidão de casamento no Brasil. Todos os documentos mencionam ser natural de Lisboa/Portugal. Mas nenhum deles cita o concelho onde teria sido registrado.
    Encontrei em https://tombo.pt/m/lsb os livros de registros de nascimento. Mas, sem saber o concelho, a dificuldade se multiplica.

Você tem alguma sugestão? Qual a melhor forma de procurar?

Muito obrigado!
  • boa tarde,

Preciso de ajuda para localizar a certidao de nascimento do meu avo.
    Joao Gregorio Saturnino de Andrade
    Filiação : Adelaide Julia Vieira e Joao Saturnino de Andrade
    Nascido em 25/05/1928
    o registro esta em Sao Vicente - Madeira , ve o registro N° 179, a fl 90 do ano de 1928
    foi registrado em 30 de maio de 1928

obrigada
  • @Henrique Cabral

Você não conseguiu dados do passaporte?
  • @Mariza Guerra

Infelizmente não. Não ficou com nenhum dos parentes depois q ele faleceu. Hoje já olhei os 4 livros abaixo e também não achei.

Livro de registos de nascimentos 1878 – 1896 ADLSB
    Livro de registos de nascimentos 1879 – 1901 ADLSB
    Livro de registos de nascimentos 1879 – 1895 ADLSB
    Livro de registos de nascimentos 1880 – 1894 ADLSB

Alguma sugestão?

Muito obrigado!
  • @simonecsaturnino

Envie os dados e peça o registro: registos.svicente@irn.mj.pt
  • @Henrique Canal

Quando não há referência de freguesia é preciso pesquisar todos os documentos brasileiros, inclusive registro de casamento religioso.
  • @Mariza Guerra,

ja encaminhei ao registos.svicente@irn.mj.pt

Agora aguardar o retorno deles.
    Outra duvida, na certidão de nascimento do meu avo, o nome da mae dele (minha bisavo) esta incorreto, o que eu devo fazer??
    E quanto a transcrição da certidao de casamento do meu avo, eu devo envia-la para averbar em Portugal, qualquer Conservatório?? ou mando tudo de uma vez junto com os documentos da cidadania??
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2018
    @simonecsaturnino

Qual a divergência no nome da bisavó? Se for algo simples pode ser que não tenha problemas.

Se o seu avô se casou com brasileira e foi declarante do nascimento do filho não precisará transcrever o casamento se enviar o processo para o ACP.
  • @Mariza Guerra,

Antecipadamente, obrigada pelas orientações.
  • @Mariza Guerra,

o nome da minha Bisavó esta incorreto

esta como Adelaide Julia Vieira e o correto é Adelaide Julia Gomes.

eu enviei a solicitação no Conservatório de São Vicente, será que eu devo pedir para corrigir??
    se eu pedir, solicitarão documentos para provar e eu não os tenho.
  • @simonecsaturnino

Os registros de nascimento não podem ser mudados, qualquer retificação seria nos documentos tirados posteriormente. De onde surgiu o Gomes? Bastaria justificar caso algum familiar tenha esse sobrenome, como os avós. -
  • @marizaGuerra

O Gomes é o nome correto, tanto que no passaporte do meu avo esta correto, apenas na certidão de nascimento do meu avo esta errado.

o que eu devo fazer??

escrevo para o conservatório informando??

• Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2018
    @simonecsaturnino

Data: 1927-06-20
    Local: C.R.C. S. Vicente

MARIDO: João Satornino de Andrade
    Pai: Daniel Satornino de Andrade
    Mãe: Josefina de Jesus

MULHER: Adelaide Júlia Gomes da Encarnação
    Pai: José Gomes
    Mãe: Maria Júlia da Encarnação

Livro: 989
    Folha: 42-42 v.º
    Obs:

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=c5NSyLe4DjmbSJ0ygKOplBTf

Data: 1904-11-06
    Local: Paróquia da Boaventura

FILHO: Adelaide
    Pai: José Gomes
    Mãe: Maria Júlia da Encarnação

Livro: 8100
    Folha: 40 v.º-41
    Obs:

Não sei se a Conservatória fará retificações. Mas, a certidão de casamento dos pais poderá ser útil para justificar o erro no registro de seu avô.
  • @Mariza Guerra,

muito obrigada, vou entrar em contato com a conservatória para falar sobre o erro.
  • editado April 2018
    @mariza

Gostaria de ajuda pra encontrar as certidõses do meu avô português o que achei foi a certidão de obito. com as seguintes informaçoes:

Antonio Bernardo Barreiras casado com Piedade Barreiras
    falecido em 22/07/1965 - 86 anos - Recife - ( logo nasceu em 1879)
    filho de Bernardo Barreiras e Ignacia Gonçalves bichas

Grato desde já
  • @FelipeBarreiras

Quais os descendentes de seu avô que estão vivos. Os seus avós vieram casados? Pois, tem um registro de óbito de Ozias, filho deles, dizendo que ele era português.
    Já no registro de Maria, filha dos portugueses diz que os seus pais eram brasileiros e ela se declarou tardiamente https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89S7-RQH1?i=381&cc=2016195 -
  • @mariza tbm achei as datas da entrada dele no brasil

Antonio Bernardo Barreiras - 26 anos
    Nº da ordem 55
    entrada no Brasil 23/01/1965
    Embarque em Lisboa - PT
    Navio Magellan

BR RJANRIO OL.O.RPV, PRS 89 61

Sera que com esses dados consigo encontrar algo como certião portuguesa??

• @FelipeBarreiras

A data de entrada no Brasil está errada.
  • @mariza

Desculpa pelo erro :
    entrada no Brasil 23/01/1865
    Saida Lisboa - Destno Rio de Janeiro
  • @Felipe

Ele desembarcou em 1905 - A data de nascimento se confirma - 1879- ainda sem saber a freguesia. Pesquise na família pelo menos o Distrito.

DADOS DA VIAGEM
    DATA DE CHEGADA
    23/01/1905 PORTO DE ENTRADA
    Lisboa NAVIO
    Magellan CLASSE

PROCEDÊNCIA
    Portugal DESTINO
    Rio de Janeiro
  • Boa noite Mariza,
    Estou tentando ajudar um amigo a localizar a certidao de batismo de seu bisavô, entramos em contato com Arquivo Distrital de Coimbra, mas eles disseram que precisavam do nome da Freguesia e nao temos, ele acha que seu Bisavô chegou entre 1905 e 1910 no Rio de Janeiro.
    Você teria alguma dica ?
    Nascido em COIMBRA.
    ANTONIO AFRO RODRIGUES
    Data de Nascimento - 13/06/1873
    Pai - Alexandre Antonio Rodrigues
    Mãe - Thereza Jesus de oliveira
    Obrigado.
  • rcgomesrcgomes Member
    Olá, meu nome é Renata, estou tentando obter a certidão de nascimento/batismo de meu bisavô paterno para iniciar o processo de cidadania portuguesa para meu pai.

Já fiz várias pesquisas e levantei dados importantes sobre ele mas não consegui localizar a freguesia em que ele nasceu. Estou recorrendo a esse forum, para saber se alguem conseguiria me auxiliar pois estamos estagnados nisso a praticamente um ano.
    Seguem os dados que consegui e desde já agradeço sua atenção:

1. Nome DOMINGOS GOMES, nascido em 02/10/1908, filho de José Gomes e Maria da Conceição;
    2. Nascido em GUARDA (não consegui descobrir se é Freguesia, Concelho ou Distrito);
    3. Data da imigração: Fev/1913;
    4. Porto de desembarque: Santos/SP e fixou-se na cidade de São Paulo/SP;
    5. Imigrou junto com os pais;
    6. Era solteiro na época da imigração;
    7. Casou-se com Rene Maria Baptista que passou a chamar-se Rene Maria Gomes e teve um filho de nome Jairo Gomes;
    8. Faleceu em 23/08/1978;

Desde já muito obrigada!
  • Boa tarde, estou tentando ajudar um amigo que está buscando a certidão de seu avô. Como ele nasceu no ano de: 1921 pensei que seria possível buscar pelo civil online, mas não temos a freguesia do nascimento. Tentamos contato com a Conservatória de seu Concelho, mas não tivemos sucesso. Como podemos proceder neste caso?

Informações sobre o Português:
    Nome: José Joaquim Rodrigues do Vale
    Filiação: Justino Rodrigues do Vale e Carolina Augusta Neves
    Data de Nascimento: 20/01/1921
    Local de Nascimento: Póvoa do Lanhoso - Braga

Obrigada!
  • @Barbara Loureiro

http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1152436 - o pai era residente em Fonte Arcada

Peça buscas nas freguesias de Póvoa de Lanhoso e Fonte Arcada à Conservatória: registos.planhoso@irn.mj.pt

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:KXQF-STD
  • @Mariza
    Obrigada pela busca !!! Enviamos e-mail para a conservatoria de Povoa de Lanhoso e não obtivemos nenhuma resposta. Vou tentar mandar novamente.
  • @Mariza consegui obter resposta deles. Me mandaram o número de assento, agora te pergunto, tendo o avô registrado a mãe no cartório, seria necessário fazer a transcrição do casamento dele ou poderia mandar direto pra ACP o processo dela?
    Outra pergunta, o assento é de 1921, podemos mandar só o número ou vamos precisar da certidão?
    Muito obrigada pela sua ajuda!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.