encontrar certidão de batismo sem numero do assento
Olá já entrei em vários arquivos distritais para encontrar o local que está a certidão de batismo de meu avô mas estou com dificuldade de pesquisar em algumas delas. Encontrei a certidão de batismo pelo site www.arquivoazores.gov.pt mas não sei por onde faço o pedido para enviar a cópia digitalizada, se por esse site que encontrei ou tem que ser por um outro distrito da região de Açores em que possa estar essa documentação.
Se alguém puder me ajudar o nome de meu avô é:
MANOEL LUIZ MENDONÇA - Nascimento:17-03-1902, Concelho e Freguesia de Povoação, Açores, batizado na paróquia Nossa Senhora dos Remédios de lomba da Loução.
Pais: ANTONIO LUIZ DE MENDONÇA E EULÁLIA ESTRELA DE MELO
Se alguém puder me ajudar o nome de meu avô é:
MANOEL LUIZ MENDONÇA - Nascimento:17-03-1902, Concelho e Freguesia de Povoação, Açores, batizado na paróquia Nossa Senhora dos Remédios de lomba da Loução.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/Default.aspx
Nota:
Os pedidos de emissões de certidões, quando devidamente identificadas, devem ser dirigidos às respetivas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais, conforme a ilha, sendo:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada | Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo - ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge | Endereço eletrónico: bparah.arquivo@azores.gov.pt
Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta - ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo | Endereço eletrónico: bpar.horta.info@azores.gov.pt
Os demais endereços e contatos telefónicos destas entidades podem ser consultados no conteúdo "Serviços Externos", do Portal Cultura Açores
Pois então eu já entrei nesse endereço e encontrei os dados da certidão de batismo mas o assento, livro, folha não encontro descrito no documento para efetuar o pedido da certidão e por isso não sei em qual arquivo devo me dirigir pois esses Arquivos de Ponta Delgada, da Horta,e de Angra do Heroísmo eu já havia passado mensagem com essas informações e eles não conseguiram me orientar, direcionavam para outros lugares.
Visualizei esses termos como referência na pesquisa do site - Distrito: Açores, Freguesia: Nossa Senhora dos Remédios, arquivos:Lomba de Loução.
Estou preocupada pois um advogado cobrou 340 euros para encontrar o documento e preciso para fazer retificação no óbito do meu avô.
Qualquer informação que possa me dar te agradeço muito
Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Concelho de Povoação.
Não é necessário transcrever o óbito se não fizer o processo pelo Consulado.
Como eu mencionei anteriormente entrei nesse Arquivo mas sem o assento que não está descrito na certidão de batismo dele eu não tenho como colocar as informações pedidas para o requerimento da certidão de batismo. Fiz a tentativa de colocar não sei quando pedia numero de livro , folha mas não obtive sucesso.
Mas obrigada pela ajuda
http://www.bparah.azores.gov.pt/html/bparlsr-arquivo+regional-certidoes-pt.html
https://tombo.pt/f/pvc03 - Ilha de São Miguel -Envie os dados indicando assento 20/1902 - freguesia de Nossa Senhora dos Remédio - Concelho de Povoação
Veja a indicação do livro: http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-LOMBADOLOUCAO-B-1900-1904/SMG-PV-LOMBADOLOUCAO-B-1900-1904_item1/index.html
Muiiito obrigada não tenho palavras para te agradecer, vou fazer como me disse e depois informo se deu tudo certo.
Deus te abençoe
Respondendo á sua informação passei email para o arquivo de açores como vc me aconselhou mas lá me direcionaram para o arquivo regional de Ponta Delgada. Consegui na procura encontrar nomenclaturas que realmente direcionavam para esse arquivo então anexei no email para lá. Tomare que dê certo. São essas informações abaixo que encontrei , vamos ver se ajudará na identificação do documento. Obrigada até então.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BPARPD/PRQ/PPVÇ04
Datas de produção
1890 a 1905
Entidade detentora
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Produtor
Paróquia de Lomba do Loução
História administrativa/biográfica/familiar
Outra designação: Lomba de João Loução.
Criada por Dec. de 4 Jul. 1889 e, canonicamente, por sentença da Junta Governativa do Bispado, de 12 Abr. 1890.
Criada como freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, em 1957.
Âmbito e conteúdo
Localização actual: Dep. 2, col. 295/1 - 295/2.
Notas
Açores - Ilha de S. Miguel
Orago: Nossa Senhora dos Remédios
Os outros Arquivos Distritais atendem pedidos de cópias de assento apenas com os dados do registrado, indicação de data e freguesia. Você tem até o número do assento, não entendo essa complicada exigência de referência do livro.
Você está utilizando esse e-mail?
Morada: Largo do Colégio s/n 9500/085 Ponta Delgada
Tel. 296 282 085 Fax 296 281 216
Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt
Solicito cópia certificada e instruções para o pagamento do assento de:
MANOEL LUIZ MENDONÇA - Nascido em: 17-03-1902 - assento 20/1902
Freguesia de Nossa Senhora dos Remédio - Concelho de Povoação -Ilha de São Miguel.
Assunto: Instrução para pagamento de certidão
Em resposta ao email de V.ª Ex. informo que para nossa Instituição proceder à emissão da certidão o seu custo é custo de €22,30. O custo da certidão é de €20,00, quantia a que acresce o valor do porte em correio registado de âmbito nacional. Caso o correio registado seja de âmbito internacional o valor será calculado de acordo com o destino. É pois fundamental que indique a morada exata para onde deve ser enviada a certidão.
- o pagamento desta quantia deverá ser efetuado por transferência bancária, em € (euros), para a conta desta Instituição, cujos dados são os seguintes:
SANTANDER TOTTA (Ponta Delgada)
IBAN: PT50001800080686812802020
BIC: TOTAPTPL
NIB – 0018 00080 6868128020 20;
- em alternativa, poderá enviar o pagamento através de vale postal internacional, opção normalmente mais prática para cidadãos brasileiros, dirigindo-o a:
A opção de vale postal é mais prática. Procure uma agência própria dos correios e diga que deseja um vale internacional para manutenção de residente no valor de 22.30 euros no câmbio mais alto - não pode ser euro exportação, avise isso. Leve dinheiro vivo, acho melhor arredondar para 23 euros. No site dos correios tem a cotação do dia, calcule o valor antes.
Você tem que enviar 23 euros. Os correios transformarão em reais para você pagar. Veja as instruções de vale postal que te enviaram por e-mail. Quando vc enviar a imagem do comprovante do vale por e-mail informe o seu endereço.
A busca por documentos costuma ser sofrida e os nomes são bem comuns. Você já possui o registro do português, filho da Alda, e está querendo justificar o “Silva “?
Se for isso nada garante que haverá esse sobrenome na família portuguesa. Pode ter sido acrescentado no Brasil, como forma de diferenciar um nome muito comum. Mas, a busca por provas é importante.
Nome: Custodio
Nascimento: 24 de novembro de 1903
Naturalidade: freguesia de Duas igrejas, conselho de vila verde
Pai: Sebastião Gonçalves de Araújo
Mãe: Maria da Cunha
imagem 154
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1015940
Recebi a certidão de batismo certificada mas esperava que já estivesse informatizada e me informaram que a Biblioteca Ponta Delgada não faz essa informatização. Preciso da certidão de batismo informatizada (nascimento do avô 1902) ou só a certificação da certidão já serve para fazer transcricão de casamento?
Obrigada pela atenção.
Informatização apenas para os registros em posse das Conservatórias. Para transcrição basta um xerox simples do assento, deixe a certificada que recebeu para o processo de atribuição.
O assento da avó de seu amigo não poderá ser informatizada pois, está sob guarda do Arquivo Distrital e não em uma Conservatória.
Para a transcrição então posso mandar a xerox da certidão de batismo simples e deixar a certificada para a atribuição?, não preciso autenticar a cópia dela para enviar?
Obrigada pela atenção.
Para a transcrição basta cópia simples, não precisa autenticar.