encontrar certidão de batismo sem numero do assento

Olá já entrei em vários arquivos distritais para encontrar o local que está a certidão de batismo de meu avô mas estou com dificuldade de pesquisar em algumas delas. Encontrei a certidão de batismo pelo site www.arquivoazores.gov.pt mas não sei por onde faço o pedido para enviar a cópia digitalizada, se por esse site que encontrei ou tem que ser por um outro distrito da região de Açores em que possa estar essa documentação.
Se alguém puder me ajudar o nome de meu avô é:
MANOEL LUIZ MENDONÇA - Nascimento:17-03-1902, Concelho e Freguesia de Povoação, Açores, batizado na paróquia Nossa Senhora dos Remédios de lomba da Loução.
Pais: ANTONIO LUIZ DE MENDONÇA E EULÁLIA ESTRELA DE MELO
«1

Comentários

  • Verifique aqui, de acordo com a ilha em que fica a freguesia em que seu avô foi batizado:

    http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/Default.aspx
    Nota:
    Os pedidos de emissões de certidões, quando devidamente identificadas, devem ser dirigidos às respetivas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais, conforme a ilha, sendo:
    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada | Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt
    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo - ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge | Endereço eletrónico: bparah.arquivo@azores.gov.pt
    Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta - ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo | Endereço eletrónico: bpar.horta.info@azores.gov.pt
    Os demais endereços e contatos telefónicos destas entidades podem ser consultados no conteúdo "Serviços Externos", do Portal Cultura Açores
  • Desculpe Rbt Wagner não estava entrando no grupo e não havia visto seus comentários.
    Pois então eu já entrei nesse endereço e encontrei os dados da certidão de batismo mas o assento, livro, folha não encontro descrito no documento para efetuar o pedido da certidão e por isso não sei em qual arquivo devo me dirigir pois esses Arquivos de Ponta Delgada, da Horta,e de Angra do Heroísmo eu já havia passado mensagem com essas informações e eles não conseguiram me orientar, direcionavam para outros lugares.
    Visualizei esses termos como referência na pesquisa do site - Distrito: Açores, Freguesia: Nossa Senhora dos Remédios, arquivos:Lomba de Loução.
    Estou preocupada pois um advogado cobrou 340 euros para encontrar o documento e preciso para fazer retificação no óbito do meu avô.
    Qualquer informação que possa me dar te agradeço muito
  • Como seu avô é da Ilha de São Miguel, vc vai solicitar à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada | Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt

    Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Concelho de Povoação.

    Não é necessário transcrever o óbito se não fizer o processo pelo Consulado.
  • Guilherme Moreira
    Como eu mencionei anteriormente entrei nesse Arquivo mas sem o assento que não está descrito na certidão de batismo dele eu não tenho como colocar as informações pedidas para o requerimento da certidão de batismo. Fiz a tentativa de colocar não sei quando pedia numero de livro , folha mas não obtive sucesso.
    Mas obrigada pela ajuda
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2018
  • Mariza Guerra
    Muiiito obrigada não tenho palavras para te agradecer, vou fazer como me disse e depois informo se deu tudo certo.
    Deus te abençoe
  • Mariza Guerra

    Respondendo á sua informação passei email para o arquivo de açores como vc me aconselhou mas lá me direcionaram para o arquivo regional de Ponta Delgada. Consegui na procura encontrar nomenclaturas que realmente direcionavam para esse arquivo então anexei no email para lá. Tomare que dê certo. São essas informações abaixo que encontrei , vamos ver se ajudará na identificação do documento. Obrigada até então.

    Nível de descrição
    Fundo
    Código de referência
    PT/BPARPD/PRQ/PPVÇ04
    Datas de produção
    1890 a 1905
    Entidade detentora
    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
    Produtor
    Paróquia de Lomba do Loução
    História administrativa/biográfica/familiar
    Outra designação: Lomba de João Loução.
    Criada por Dec. de 4 Jul. 1889 e, canonicamente, por sentença da Junta Governativa do Bispado, de 12 Abr. 1890.
    Criada como freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, em 1957.
    Âmbito e conteúdo
    Localização actual: Dep. 2, col. 295/1 - 295/2.
    Notas
    Açores - Ilha de S. Miguel
    Orago: Nossa Senhora dos Remédios
  • @plataformabrasil

    Os outros Arquivos Distritais atendem pedidos de cópias de assento apenas com os dados do registrado, indicação de data e freguesia. Você tem até o número do assento, não entendo essa complicada exigência de referência do livro.
  • Mariza estou preocupada, pois voltei a enviar email para o Arquivo Regional de Ponta Delgada e Arquivo Distrital de Açores, isso há 5 dias, tentando ser mais precisa nas minhas informações que possuo da documentação de meu avô, inclusive com anexos da certidão mas não retornaram esse email.Quando entrei em contato pela primeira vez no dia seguinte já responderam. Será que como insisti na busca de informação eles podem simplesmente ignorar o email ou pode ser também pelo número de emails recebidos?Alguma sugestão do que fazer? Agradeço novamente a gentileza de ajudar á todos com suas dúvidas.
  • @plataformabrasil1973

    Você está utilizando esse e-mail?

    Morada: Largo do Colégio s/n 9500/085 Ponta Delgada
    Tel. 296 282 085 Fax 296 281 216
    Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt

    Solicito cópia certificada e instruções para o pagamento do assento de:
    MANOEL LUIZ MENDONÇA - Nascido em: 17-03-1902 - assento 20/1902
    Pais: ANTONIO LUIZ DE MENDONÇA E EULÁLIA ESTRELA DE MELO
    Freguesia de Nossa Senhora dos Remédio - Concelho de Povoação -Ilha de São Miguel.
  • Boa noite Mariza, eu enviei nesse email e também no outro drac.cca@azores.gov.pt e infelizmente esses dois é que poderiam me dar uma resposta. Enviei também para o arquivo distrital de Povoação e até para Conservatória de Ponta Delgada, mesmo sabendo que lá não responde pelas documentações com mais de 100 anos, e os dois locais me direcionaram para o arquivo de Ponta Delgada.
  • Boa noite Mariza responderam ao meu email e enviaram as informações para o envio da certidão só tenho uma duvida quanto aos valores exatos que tenho que pagar. Vou copiar o email para vc ver.
    Assunto: Instrução para pagamento de certidão

    Em resposta ao email de V.ª Ex. informo que para nossa Instituição proceder à emissão da certidão o seu custo é custo de €22,30. O custo da certidão é de €20,00, quantia a que acresce o valor do porte em correio registado de âmbito nacional. Caso o correio registado seja de âmbito internacional o valor será calculado de acordo com o destino. É pois fundamental que indique a morada exata para onde deve ser enviada a certidão.

    - o pagamento desta quantia deverá ser efetuado por transferência bancária, em € (euros), para a conta desta Instituição, cujos dados são os seguintes:

    SANTANDER TOTTA (Ponta Delgada)

    IBAN: PT50001800080686812802020

    BIC: TOTAPTPL

    NIB – 0018 00080 6868128020 20;

    - em alternativa, poderá enviar o pagamento através de vale postal internacional, opção normalmente mais prática para cidadãos brasileiros, dirigindo-o a:
  • @plataformabrasil1973

    A opção de vale postal é mais prática. Procure uma agência própria dos correios e diga que deseja um vale internacional para manutenção de residente no valor de 22.30 euros no câmbio mais alto - não pode ser euro exportação, avise isso. Leve dinheiro vivo, acho melhor arredondar para 23 euros. No site dos correios tem a cotação do dia, calcule o valor antes.
  • Oi Mariza eu não preciso antes mandar o endereço para ela calcular o valor já posso colocar esse valor que vc disse?
  • @plataformabrasil1973

    Você tem que enviar 23 euros. Os correios transformarão em reais para você pagar. Veja as instruções de vale postal que te enviaram por e-mail. Quando vc enviar a imagem do comprovante do vale por e-mail informe o seu endereço.
  • Muito obrigada Mariza vou fazer conforme vc indicou.
  • PESSOAL BOA NOITE, ALGUEM PODE ME AJUDAR ESTOU PESQUISANDO UMA CERTIDÃO DE BATISMO MAS TENHO POUCOS DADOS SÓ O NOME E O ANO PROVAVEL DO NASCIMENTO, NOME É ALDA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES DA SILVA NASCEU PROVAVELMENTE EM 1896, PELA CERTIDÃO DO FILHO ESTA QUE É DE OLIVEIRA DO CONDE, CONSELHO DE CARREGAL DO SAL, TVE UM FILHO CHAMADO JOSE GONÇALVES , PAI JOSE GONÇALVES E MAE MARIA JOSE GONÇALVES E IRMÃO ANTONIO GONÇALVES DA SILVA, (O IRMÃO VEIO PARA O BRASIL EM TORNO DE 1914)JA OLHEI LIVROS DE OLIVEIRA DO CONDE DO PERIODO DE 1894 A 1898 E NAO ACHEI NADA, PODEM ME DAR UMA LUZ,ESTOU ME SENTIDO PERDIDA..SNIF
  • editado April 2018
    @MARIZA PESQUISEI NO LINK QUE VC ME PASSOU O NOME DO IRMÃO QUE AGORA SEI QUE VEIO PARA O BRASIL POR VOLTA DE 1913 A 1915 O NOME É ANTONIO GONÇALVES DA SILVA, NOME PAI JOSE GONÇALVES E DA MÃE MARIA JOSE GONÇALVES POSSIVELMETE É DE VISEO,MAS NÃO SEI QUANDO NASCEU NÃO SEI SE O DA SILVA JA VEIO DE PORTUGAL OU COLOCOU QUANDO CHEGOU AO BRASIL, DEVE ESTAR CHEIA DE TANTO TE PEDIR ORIENTAÇÇOES MAIS JA TENTEI DE TUDO JA TIREI UMA CERTIDÃO NO NUCLEO DE PESQUISA AO PESQUISADOR, MAS NÃO OBTIVE NADA QUE CHEGASSE AO SILVA DA FAMILIA, SÓ TENHO VCS DESCULPE A INSISTENCIA, OLHEI TODOS OS LIVROS FAÇO PESQUISA TODA HR DE FOLGA, MAS SEM SUCESSO. ACHO QUE NÃO ESTOU ACERTANDO O CAMINHO DESDE JA AGRADEÇO
  • Vania

    A busca por documentos costuma ser sofrida e os nomes são bem comuns. Você já possui o registro do português, filho da Alda, e está querendo justificar o “Silva “?
    Se for isso nada garante que haverá esse sobrenome na família portuguesa. Pode ter sido acrescentado no Brasil, como forma de diferenciar um nome muito comum. Mas, a busca por provas é importante.

  • boa tarde, gostaria da imensa ajuda de vcs, estou ajudando um amigo com o processo de cidadania da avó dele, preciso da certidão de batismo do bisavô dele, vou passar as informações que tenho, agradeço desde já a atenção.

    Nome: Custodio
    Nascimento: 24 de novembro de 1903
    Naturalidade: freguesia de Duas igrejas, conselho de vila verde
    Pai: Sebastião Gonçalves de Araújo
    Mãe: Maria da Cunha
  • @guilhermemoreira, qual site eu solicito uma cópia certificada ?
  • Boa tarde,
    Recebi a certidão de batismo certificada mas esperava que já estivesse informatizada e me informaram que a Biblioteca Ponta Delgada não faz essa informatização. Preciso da certidão de batismo informatizada (nascimento do avô 1902) ou só a certificação da certidão já serve para fazer transcricão de casamento?
    Obrigada pela atenção.
  • @plataformabrasil1973

    Informatização apenas para os registros em posse das Conservatórias. Para transcrição basta um xerox simples do assento, deixe a certificada que recebeu para o processo de atribuição.
  • Olá Mariza Guerra eu preciso fazer retificação de documentação e preciso da certidáo de nascimento, então para pedir informatização da certidão pode ser qualquer conservatória ?, pois entendi que o número do assento de batismo muda quando a certidão é informatizada, isso procede?
  • @plataformabrasil1973

    O assento da avó de seu amigo não poderá ser informatizada pois, está sob guarda do Arquivo Distrital e não em uma Conservatória.
  • Bom dia Mariza Guerra, então conforme entendi quando é certidão de batismo antes de 1911 não existe a possibilidade de ser informatizada e por isso vou sempre precisar pedir a certidão de batismo certificada e não conseguir consultar online como a certidão de nascimento?
    Para a transcrição então posso mandar a xerox da certidão de batismo simples e deixar a certificada para a atribuição?, não preciso autenticar a cópia dela para enviar?
    Obrigada pela atenção.
  • @plataformabrasil

    Para a transcrição basta cópia simples, não precisa autenticar.
  • Obrigada Mariza Guerra
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.