PASSAPORTE PORTUGUES E OU CARTÃO CIDADÃO

2»

Comentários

  • Boa noite!

    Levei minha avó para fazer o cartão cidadão dela no Consulado de São Paulo dia 11/04/19. O cartão vem por Correios, certo? Ainda não chegou, o que devo fazer?

    Obrigada.
  • @carolinemmpereira, se foi feito somente o cartão do cidadão é entregue em casa sim. Ainda é muito cedo para chegar, o meu que foi pedido urgente, feito em setembro do ano passado, só chegou em novembro. O prazo do urgente era de até 30 dias úteis.
  • @Daniel Henriques Eu havia feito o pedido de transcrição de casamento + cartão cidadão urgente (sem passaporte). Dia 11/04 levei ela pra coleta biométrica e todo o procedimento de identificação. Esse domingo estive com ela e perguntei se a carta havia chegado, ela disse que não. No comprovante que entregaram diz o seguinte: "Dispõe de 90 dias para solicitar 2a via da Carta PIN, decorridos 30 dias, caso não a receba, deverá contactar os serviços". Aí não entendi mais nada rs Carta PIN é o próprio documento? Era pra eu entrar com ela no dia, mas teve uma confusão e acabou sendo minha mãe a acompanhante, e ela não prestou atenção. Então você acha que o documento chega por carta mesmo? Era o que tinha entendido pois pediram envelope plástico SEDEX na documentação. Espero não precisar voltar ao Consulado! Obrigada!
  • @carolinemmpereira, eu sou de Santos e aqui o meu foi entregue por motoboy. A carta PIN é entregue junto com o cartão do cidadão, não tem que voltar ao consulado.
    O meu levou 29 dias úteis para chegar, um mês e meio se não me engano.
  • Ah que bom! Fico mais tranquila assim! Muito obrigada @Daniel Henriques!
  • Acabou de chegar o cartão cidadão da minha avó, com 28 dias corridos!
  • Boa tarde. O que é o Cartão Cidadão e para que serve ?
  • @Tania Margareth, cartão do cidadão é o documento de identidade português. Seria como nosso RG mas ele traz também o número de cadastro em diversos serviços públicos.
    https://www.autenticacao.gov.pt/o-cartao-de-cidadao
  • aureaaurea Member
    Boa tarde . Tenho uma dúvida , o processo do meu marido está com status ( O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.) , precisamos aguardar esse assento ficar pronto pra solicitar o CC e o passaporte ? Desde já grata por qualquer informação .

  • @aurea, sim. Somente com o assento feito ele terá o primeiro registro português e poderá, a partir deste, solicitar o cartão do cidadão e posteriormente o passaporte.
  • editado March 2021

    Todo mundo sempre fala em emitir o Cartão Cidadão e o Passaporte Português, mas eu estava pensando aqui na necessidade do passaporte, pensando no trajeto Brasil-Portugal e Portugal-Brasil. Se para entrar em Portugal basta apresentar o Cartão Cidadão Português, em que ocasião o passaporte seria necessário? Somente em um eventual voo com escala, que passasse por outro país antes de Portugal? Para voos diretos entre Brasil e Portugal bastaria o Cartão Cidadão para entrar?

    E para voltar ao Brasil? Seria necessário um passaporte?

    E para a saída do Brasil para Portugal, e para a volta ao Brasil, seria necessário o passaporte brasileiro? Ou a dupla RG brasileiro e Cartão Cidadão Português bastam para viagens entre Brasil e Portugal?

    Pergunto isso porque minha filha vai fazer 5 anos, e para crianças pequenas a validade do passaporte é bem menor, então fiquei pensando se valia a pena a emissão de passaportes de ambas nacionalidades para ela, que não é muito barato!

  • @PedroGaspar...

    O Passaporte é o documento de viagem...Ninguém faz uma viagem internacional sem um passaporte...

    Você até pode entrar em Portugal com Passaporte Brasileiro + CC...Mas jamais conseguiria sequer embarcar no Brasil sem ter pelo menos o Passaporte Brasileiro válido...

  • Entendi @Nilton Hessel, obrigado.

    Eu fiquei meio na dúvida também porque aqui para os países que fazem parte do Mercosul, como Argentina e Chile, é possível viajar apenas com o RG brasileiro, então pensei que sendo brasileiro e português, e com os documentos de identificação dos dois países, de repente desse para viajar.

    Mas e lá em Portugal, para voltar ao Brasil, seria necessário o passaporte também, não é? E nesse teria que ser o português, porque se apresentasse o passaporte brasileiro, sem nenhum carimbo de entrada, poderia dar um rolo, não é? Ou para sair de Portugal para o Brasil também basta apresentar o Cartão Cidadão?

  • editado March 2021

    @PedroGaspar...

    Pelo que entendi...O motivo de seu questionamento seria a dúvida sobre a necessidade de sua Filha de 5 anos ter que ter os dois Passaportes...Brasileiro e Português para poder viajar para Portugal...

    Sua filha não precisa nem de CC...(Cartão de Cidadão)...Nem do PEP...(Passaporte Português)...Para entrar em Portugal com os Pais que são cidadãos Portugueses...Na verdade ela nem precisa ser cidadã Portuguesa...

    Veja...Não há motivo para o oficial da imigração encrencar com um Pai...Ou um casal com Nacionalidade Portuguesa que está viajando á Portugal com sua filha Brasileira...

    Se sua filha tem a Nacionalidade Portuguesa então...Eles nunca impediriam a entrada dela com o Passaporte Brasileiro...Junto com os Pais Portugueses...Ainda mais se ela já tiver o CC...(Se não quiser fazer agora...Basta ter uma cópia da Certidão de Nascimento Portuguesa dela junto com o Passaporte Brasileiro)...

    Para quem tem os dois Passaportes...:

    Quando sai do Brasil...No embarque...Apresenta o Passaporte Brasileiro à PF...Ao desembarcar em Portugal...Apresenta o PEP...(Passaporte Português)...

    Ao embarcar em Portugal com destino ao Brasil...Faz o "movimento inverso"...Apresenta o PEP no embarque...E ao desembarcar no Brasil apresenta o Passaporte Brasileiro...

    ***Eu fiz dessa forma em 2018 e não houve qualquer questionamento nem lá...Nem cá...

    Aí entra sua questão...:

     "...porque se apresentasse o passaporte brasileiro, sem nenhum carimbo de entrada, poderia dar um rolo, não é?... R..: Não tem por que dar rolo...Porém...Se alguém da PF questionar...Informe que tem Dupla Nacionalidade...Somente se eles solicitarem...Mostre o documento Português...


    Para quem viaja só com o Passaporte Brasileiro...;

    Apresenta esse documento em todas as verificações de controle...Tanto no Brasil...Quanto em Portugal...Até porque não tem outro Passaporte para apresentar...

    Agora se estiver viajando somente com o Passaporte Brasileiro mas for Cidadão Português e tiver o Cartão de Cidadão aí apresenta esses dois documentos na entrada em Portugal...Pois apesar de não estar viajando com o PEP...A pessoa tem Nacionalidade Portuguesa...O que facilita muito a entrada...

    Em tempo...;

    Tanto para embarcar do Brasil para Portugal como de Portugal para o Brasil é necessário ter um Passaporte...Nem a PF no Brasil...Nem o SEF em Portugal permitem o embarque de alguém sem um Passaporte válido...Aliás nem passagem consegue comprar sem ter um número de Passaporte para inserir no site da companhia aérea...

    Se for cidadão Europeu e já estiver dentro da UE pode sim circular por alguns dos países apenas com o CC...Assim como acontece com brasileiros em alguns países do Mercosul...

    Acredite...Eu já passei por esses mesmos questionamentos que você está fazendo...Mas depois dessa viagem de 2018...Eu desencanei...É tranquilo viajar usando os dois Passaportes...

    E para o caso de sua filha de 5 anos...Não precisa nada além do Passaporte Brasileiro válido para ela entrar em Portugal com você...Porém se tiver oportunidade...Faça o CC dela...

  • Obrigado novamente pelas explicações @Nilton Hessel!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.