Rafael, A minha mae ha 3 semanas recebeu a noticia de que o seu processo de cidadania por atribuicao teve parecer favoravel. Somos paulistanas, mas moramos na America Central onde nao ha consulado portugues. Ela tem que solicitar a transcricao de seu casamento com o meu pai brasileiro e falecido para que eu em seguida entre com o meu pedido de cidadania, pois o meu pai foi o declarante do meu nascimento. Aqui nao ha como transcrever o casamento, pois o Consulado do Mexico, que é o encarregado desta regiao, so faz transcricoes de casamentos realizados nesse pais. Entao o que eu queria era que o Consulado de Portugal em Sao Paulo permitisse que o meu irmao solicitasse a transcricao la, apesar que as regras do consulado dizem que so os nubentes podem solicitar enquanto um dos 2 estiver vivo. Se falecidos, os filhos ou netos podem solicitar.
Entendi Denise! Porque vc não tenta se comunicar com o responsável pelo assento de nascimento da sua mãe? Vc diz que a cidadania dela foi deferida há pouco tempo, então é provável que tenha sido pela Conservatória dos Registros Centrais, estou certo? Se não, procure a Conservatória que registrou o nascimento dela. Mande e-mail explicando que estão em região desprovida de representação diplomática e se sua mãe poderia enviar o requerimento para eles!! O Consulado de São Paulo só atrapalha!
Desculpe por voltar ao assunto anterior... é que eu prometi que iria escrever se o consulado realmente está mais ágil. Parece que sim, depois de 4 dias úteis ligaram e agendaram para eu ir lá na semana que vem assinar os documentos. Dei entrada para transcrição do casamento, BI e passaporte. Quando tiver novas informações volto a escrever.
Comentários
A minha mae ha 3 semanas recebeu a noticia de que o seu processo de cidadania por atribuicao teve parecer favoravel.
Somos paulistanas, mas moramos na America Central onde nao ha consulado portugues.
Ela tem que solicitar a transcricao de seu casamento com o meu pai brasileiro e falecido para que eu em seguida entre com o meu pedido de cidadania, pois o meu pai foi o declarante do meu nascimento.
Aqui nao ha como transcrever o casamento, pois o Consulado do Mexico, que é o encarregado desta regiao, so faz transcricoes de casamentos realizados nesse pais.
Entao o que eu queria era que o Consulado de Portugal em Sao Paulo permitisse que o meu irmao solicitasse a transcricao la, apesar que as regras do consulado dizem que so os nubentes podem solicitar enquanto um dos 2 estiver vivo. Se falecidos, os filhos ou netos podem solicitar.
Procuracao. Tem o modelo aqui na Comunidade. Ta facil esta.
Parece que sim, depois de 4 dias úteis ligaram e agendaram para eu ir lá na semana que vem assinar os documentos. Dei entrada para transcrição do casamento, BI e passaporte.
Quando tiver novas informações volto a escrever.