Ajuda em processo de atribuição via Conservatória

Olá a todos!

O meu nome é Pedro e eu gostaria aqui de tirar algumas dúvidas a respeito do processo de atribuição da cidadania via Conservatória.

Vou resumir um pouco do meu caso: o avô, já falecido, nasceu em Alqueidão da Serra, freguesia pertencente a Porto de Mós, distrito de Leiria e veio para o Brasil em 1920. Cerca de 10 anos depois ele se casou com a minha avó, que é uma brasileira de ascendencia italiana. Ele faleceu em 1983, mas o meu pai, que é o caçula dos filhos dos meus avós, ainda está vivo. Recentemente, a minha tia, uma das irmãs de meu pai, realizou um processo de atualização dos dados de meu avô. Não contente com isso, obtive do Arquivo Distrital de Leiria a certidão de batismo de meu avô, uma cópia em xerox da inscrição direito do livro do casamento dele com a minha avó e também foram autorizadas retificações acerca do nome dela em nossas certidões (serão realizadas em Março).

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Li vários relatos do pessoal se utilizando ou de Ovar ou de Tondela para fazerem os seus processos. Ainda vale a pena fazer isso por estas duas conservatórias ou eu teria de fazer pela conservatória de Pombal, responsável pelo distrito de Leiria?

2 - Quais são os documentos que vou precisar para fazer todo processo, primeiramente de meu pai e depois o meu? Teria de tirar todos os documentos dele primeiro para, numa eventual obtenção da cidadania dele, depois tirar os documentos meus para esse processo?

3 - No caso de meu pai ele é oficialmente divorciado e possui a certidão de divórcio da primeira esposa. Como ele não foi casado com minha mãe (viveram juntos, como se diz no popular) então como eu devo proceder em relação a esta documentação? Vi que o envio para esse tipo de processo é geralmente feito em Ponta Delgada. Teria que enviar para lá isso ou na mesma conservatória que escolher para fazer esse processo?

4 - Em média, quanto tempo levaria para que meu pai e eu obtivessemos a cidadania? E qual seria o custo total para os dois, aproximadamente?

Bem, eu acho que é isso por hora. Agradeço pela atenção e peço desculpas se estou sendo redundante em postar uma dúvida já realizada diversas vezes por aqui.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.