Meu amigo, é exatamente isso! Se visse as dos meus avós, que sao de 1898 e 99, cairia duro! Sao quase que ilegiveis, as declaracoes sao apenas do nome da crianca, sem sobrenome nem nada! Era assim no passado e sao completamente validos!!!
Escreve para o email com todos os dados de bisa-portuga, CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE OURÉM, com todos os detalhes pedindo acento. Se eles nao responderem, pede pelo portal do cidadao na internet. Custa 8 euros e pouco mais correio. Preenche os dados direitinho e o mais importante e a data de nascimento e filiacao. A conservatoria vai direto no livro e faz copia integral, dai aparece o numero de acento. Meu avo era de 1894. La daonde o vento faz a curva em PT. Acharam tudo
o que voce recebeu foi a certidao de nascimento do bisa, e o numero do assento eh esse mesmo que voce postou, como ja foi dito, a melhor coisa a fazer eh enviar essa certidao original, junto com o processo de atribuicao do seu avo, assim a CRC nao perdera tempo fazendo pedido a conservatoria, ja que o assento dele ainda nao esta digitalizado, nos futuros pedidos ( do seu pai e seu ) ai vc nao precisa enviar a certidao original, basta colocar o numero do assento no formulario.
Qual é orientação que posso receber de vcs? Meu bisavô era português. A familia qdo veio para o Brasil se estabeleceu no Pará, nas cidades de Cametá, Abaetetuba e Bragança. Conheci meu avô que nasceu no Brasil. Quanto a meu bisavô, tenho poucas informações. Como devo proceder para tentar a cidadania para mim e meus filhos? Qual é o 1º passo? Obrigado.
Não Cibele. Meu avô já faleceu. Quando faleceu, morava na cidade de Belém, Pará. Tenho uma tia, filha dele que mora em Porto Velho, RO. Meu pai também já é falecido.
Pedi a certidão do meu Bisavô pelo portal cidadão la de portugal. Informei os dados e talz. E paguei 17 euros (16,5 + 0,59). espero q venha certinho. Mandei 3 email e els n me responderam, resolvi fazer o pedido.. Estou esperando as certidões (avô + pai + minha) serem chanceladas no ERESP. Assim q elas chegarem tem q mandar para o consulado junto com os RGS e formularias 1C. Acho q da tempo tranqüilo da certidão do meu bisa chegar antes de mandar os documentos do meu avô.
É esperar agora. vou manter esse tópico informado.
No formulário do meu Avô ( que está vindo a certidão do meu bisavô de portugal) É necessário eu preencher alguma coisa no segundo quadro? Freguesia, conselho, numero assento, conservatoria e talz? E no meu formulário e no do meu pai? O que eu ponho? visto q o assento do meu avô vai se encontrar no CRC.
Se voce for mandar a certidao original do bisavö, o que é recomendável para evitar mais atrasos, nao precisa preencher este quadro 2. Va ao quadro 4 e faca um X no quadrinho de certidao de pai ou mae portugues.
Quando o seu avo adquira a cidadania, voce tera outra vez que escolher se manda a certidao original portuguesa dele para o processo do seu pai. Se nao mandar preencha os dados da mesma no quadro 2.
Pessoal tenho td em mãos para dar entrada no processo do meu avô:
- Certidão de nascimento dele autenticada, legalizada no itamaraty e chancelada no consulado geral de Portugal. - RG dele autenticada, legalizada no itamaraty e chancelado no consulado geral de Portugal. - Formulário 1C dele autenticada e chancelado no consulado geral de Portugal. -Certidão do meu bisavô Portugues (pai do meu Avô) retirada recentemente do cartório em portugal.
Bom, é td isso certo? Preciso mandar algo mais no envelope (como carta de apresentação)? Outra pergunta, como faço o Vale Postal? É nos correios? Nunca fiz antes...
Obrigado, se não fosse pela mentalidade desse fórum, jamais teria conseguido chegar até aqui.
Pedro, No correio peca um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros que tem que ter o nome do seu avo e da Conservatoria dos Registos Centrais. Coloque o numero do mesmo no lugar indicado no 1C. Coloque o recibo dentro do envelope e guarde uma copia para voce. Nao esqueca de levar uma copia do RG ou do CPF do seu avo, pois podem pedir no correio. Envie o envelope ao endereco indicado no 1C por SEDEX MUNDI.
Isso ai pessoal, postei meu primeiro processo (do meu avô). Não tem Sedex Mundi aqui na minha cidade então foi por EMS. Consegui todas as informações aqui no fórum. Agora é aguarda. Vcs sabem aonde posso conseguir informações sobre o processo? Eles nos mantém informados ou eu tenho que ligar para saber? Caso eu tenha q ligar la espero quanto tempo mais ou menos depois da entrega? Os telefones da CRC para atribuição são? 351 213817633 ou 351 213817603
Sempre bom lembrar que e bom mandar junto com processo uma carta bonita pedindo encarecidamente informacoes por email. Na epoca me responderam. Eles amam cartas assinadas. KKKKKKKKKKKKKKKK
Comentários
Escreve para o email com todos os dados de bisa-portuga, CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE OURÉM, com todos os detalhes pedindo acento. Se eles nao responderem, pede pelo portal do cidadao na internet. Custa 8 euros e pouco mais correio. Preenche os dados direitinho e o mais importante e a data de nascimento e filiacao. A conservatoria vai direto no livro e faz copia integral, dai aparece o numero de acento. Meu avo era de 1894. La daonde o vento faz a curva em PT. Acharam tudo
o que voce recebeu foi a certidao de nascimento do bisa, e o numero do assento eh esse mesmo que voce postou, como ja foi dito, a melhor coisa a fazer eh enviar essa certidao original, junto com o processo de atribuicao do seu avo, assim a CRC nao perdera tempo fazendo pedido a conservatoria, ja que o assento dele ainda nao esta digitalizado, nos futuros pedidos ( do seu pai e seu ) ai vc nao precisa enviar a certidao original, basta colocar o numero do assento no formulario.
Qual é orientação que posso receber de vcs? Meu bisavô era português. A familia qdo veio para o Brasil se estabeleceu no Pará, nas cidades de Cametá, Abaetetuba e Bragança. Conheci meu avô que nasceu no Brasil. Quanto a meu bisavô, tenho poucas informações. Como devo proceder para tentar a cidadania para mim e meus filhos? Qual é o 1º passo? Obrigado.
Pedi a certidão do meu Bisavô pelo portal cidadão la de portugal. Informei os dados e talz. E paguei 17 euros (16,5 + 0,59). espero q venha certinho. Mandei 3 email e els n me responderam, resolvi fazer o pedido..
Estou esperando as certidões (avô + pai + minha) serem chanceladas no ERESP. Assim q elas chegarem tem q mandar para o consulado junto com os RGS e formularias 1C.
Acho q da tempo tranqüilo da certidão do meu bisa chegar antes de mandar os documentos do meu avô.
É esperar agora. vou manter esse tópico informado.
No formulário do meu Avô ( que está vindo a certidão do meu bisavô de portugal) É necessário eu preencher alguma coisa no segundo quadro? Freguesia, conselho, numero assento, conservatoria e talz?
E no meu formulário e no do meu pai? O que eu ponho? visto q o assento do meu avô vai se encontrar no CRC.
Quando o seu avo adquira a cidadania, voce tera outra vez que escolher se manda a certidao original portuguesa dele para o processo do seu pai. Se nao mandar preencha os dados da mesma no quadro 2.
Faca o mesmo quando seja a sua vez.
Espero que me tenha explicado.
Pessoal tenho td em mãos para dar entrada no processo do meu avô:
- Certidão de nascimento dele autenticada, legalizada no itamaraty e chancelada no consulado geral de Portugal.
- RG dele autenticada, legalizada no itamaraty e chancelado no consulado geral de Portugal.
- Formulário 1C dele autenticada e chancelado no consulado geral de Portugal.
-Certidão do meu bisavô Portugues (pai do meu Avô) retirada recentemente do cartório em portugal.
Bom, é td isso certo? Preciso mandar algo mais no envelope (como carta de apresentação)?
Outra pergunta, como faço o Vale Postal? É nos correios? Nunca fiz antes...
Obrigado, se não fosse pela mentalidade desse fórum, jamais teria conseguido chegar até aqui.
No correio peca um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros que tem que ter o nome do seu avo e da Conservatoria dos Registos Centrais. Coloque o numero do mesmo no lugar indicado no 1C. Coloque o recibo dentro do envelope e guarde uma copia para voce. Nao esqueca de levar uma copia do RG ou do CPF do seu avo, pois podem pedir no correio.
Envie o envelope ao endereco indicado no 1C por SEDEX MUNDI.
Obrigado Denise. Vou fazer hj mesmo.
Vcs sempre me ajudando.
Muito bom esse fórum.
Isso ai pessoal, postei meu primeiro processo (do meu avô). Não tem Sedex Mundi aqui na minha cidade então foi por EMS.
Consegui todas as informações aqui no fórum.
Agora é aguarda.
Vcs sabem aonde posso conseguir informações sobre o processo?
Eles nos mantém informados ou eu tenho que ligar para saber?
Caso eu tenha q ligar la espero quanto tempo mais ou menos depois da entrega?
Os telefones da CRC para atribuição são?
351 213817633 ou 351 213817603
Obrigado.
boa sorte !
Obrigado amigos.
Vou ligar la daqui um mês. Para ver qm que pé que está.
Na pressa eu n mandei nada mais q documentos! kkk
espero q entendam.