Ajuda nos passos do Processo.

Lohran VazLohran Vaz Member
editado February 2018 em Processos de Atribuição
Bom dia,

Ja agradeco a todos que me ajudaram na busca da certidao no ano passado,
@Mariza Guerra @alexandredesa @Guilherme Moreira @jhmelman

Apos esse periodo, fiz as alteracoes na certidao de casamento dele no cartorio, pois a certidao estava com o nome da minha Bisavo incorreto, agora acredito que posso prosseguir com o processo.

Vamos la, para relembrar meu caso, meu bisavô é portugues, e graças a Voces achamos a certidao de nascimento dele:

Chave - Arouca - Aveiro
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1204313 tif m025
Código de referência
PT/ADAVR/PARC07/1/90

Possuo a certidao de casamento dele aqui no Brasil, ja emitida novamente e com as informacoes corretas.

NAO possuo a certidao de Obito, é necessario?

Quais são meus proximos passos, estou um pouco perdido em relacao a como dar entrada, o que preciso levantar antes de começar o processo para naturalizacao do meu avo > pai> Eu ( Todos vivos)

Comentários

  • editado February 2018
    Certidão de óbito não é necessária.
    Sua bisavó era portuguesa?
    Sim: Precisa transcrever o casamento dos seus bisavós e depois pedir a nacionalidade do seu avô; ou
    Não: Se o seu bisavô registrou o seu avô com menos de 1 ano, pode pedir direto a nacionalidade pro seu avô pelo Arquivo Central do Porto ou por Vila Nova de Gaia.
  • @jhmelman
    Minha bisavo nao era portuguesa.

    Acredito que tenha sido registrado sim com menos de 1 ano, porem no Brasil, isso aparece na certidao de nascimento do meu avô ne?

    O Ato de pedir direto no Arquivo central do porto ou vila nova de Gaia, tem algum topico ou pode me falar quais documentos preciso enviar? e como fazer esse passo?

    Grato,
  • Sim, na certidão do seu avô tem a data do nascimento, o declarante e a data do ato.
    Você vai precisar:
    - Formulário 1c preenchido e com firma reconhecida por autenticidade; (*)
    - cópia certificada do assento do seu bisavô (peça ao Arquivo Distrital, se já não tiver pedido);
    - Certidão de nascimento do seu avô reprográfica de emissão recente, apostilada;
    - Cópia do RG do seu avô com menos de 10 anos de expedição; (pode ser de passaporte do modelo novo, no qual consta a filiação - algumas Conservatórias aceitam CNH também, mas não todas) (*)
    - Vale postal no valor de 175 euros.
    Você pode mandar por correios (EMS cerca de 151 reais, até 11 dias úteis) ou DHL (uns 250 reais, até 3 dias úteis)

    Nunca sei afirmar com certeza se os marcados com (*) precisam ser apostilados também ou se basta cópia autenticada em cartório, quando mandei os meus, foi tudo com apostila, por via das dúvidas. Mas cheque nos tópicos das Conservatórias.

    Para maiores informações vale dar uma olhada nos tópicos abaixo:
    ACP
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
    VNG:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4967/atribuicao-crc-de-vila-nova-de-gaia-informacoes-e-processos#latest
    Vale Postal (MUITO importante)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
  • @jhmelman

    Vou ler tudo muito obrigado pela ajuda, qualquer coisa volto a abusar um pouco de voce!

    Obrigado!
  • @jhmelman

    Ola mais uma vez, ainda ando no processo mas possuo uma (outra) duvida.

    Meu Bisavo portugues falecido, casado com uma nao portuguesa no caso Brasileira, eu realmente nao preciso nem transcrever o casamento dele, e nem informar o obito? só preciso fazer os passos acima?

    grato,
  • Outra duvida, como solicito:
    - cópia certificada do assento do seu bisavô (peça ao Arquivo Distrital, se já não tiver pedido);
    Nesse link?
    http://www.aatt.org/site/index.php?P=30

    No caso esse link [e de aveiro, o que preciso informar para eles?
    envio para o email deles?

    grato,
  • Ele sendo português e sua avó não sendo, se ele tiver registrado seu avô com menos de um ano, ACP não exige transcrição de casamento. (e atualmente tem sido uma das, se não a Conservatória mais rápida em atribuições)

    Para solicitar a certidão: http://adavr.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/
    Primeira parte: (seus dados, aceitar o regulamento)
    Título, Cota do Documento e/ou Código de Referência (*): PT/ADAVR/PARC07/1/90
    Tipo de Acto (*): Baptismo/Nascimento
    (os outros campos com asterisco com os dados do seu bisavô - pode preencher os opcionais, se tiver as informações, freguesia, concelho, página, assento)
    Formato de Reprodução: Cópia Papel
    Tipo de Cópia:Cópia Certificada
    Tipo de Reprodução: A4
    Fim a que se destina (*): Texto livre; coloque algo como "Instrução de pedido de nacionalidade para descendente direto."
    Forma de Entrega:Envio por CTT

    Em até alguns dias depois, vão mandar email orientando a fazer o pagamento da certidão e dos portes de correio.
  • Muito obrigado! novamente, vou fazer isso.

    Outra duvida rapida @jhmelman nós temos 2 pessoas em portugal, uma Tia avo, velhinha que gostaria de ajudar, e temos um amigo. Na sua experiencia, ter essas pessoas, locais, ajudaria em algo no processo?

    Posso ou devo utilizar essa presença, para acelearar algo no processo? alguma sugestao?

    Grato,
  • @Lohran Vaz,

    ter essas pessoas não ajudaria em nada o processo.
    Não há necessidade de comprovação de laços, tendo em visto que seu avô é filho do português.
  • editado April 2018
    @Lohran Vaz
    Como a @Marcia falou, ter as pessoas lá não ajuda em nada no andamento.

    Coisas que adiantam se você quiser agilizar o processo ao máximo:
    • Verificar cuidadosamente todos os documentos antes do envio, se está tudo ok para não cair em exigência;
    • Usar a possibilidade de não transcrever casamento quando isso for possível (caso do seu avô, por exemplo);
    • Escolher bem a Conservatória para envio (e dar sorte de ela manter a velocidade);
    • Enviar documentos por courier (DHL, Fedex) - sai mais caro que pelos correios mas chega em poucos dias, enquanto o dos correios chega em 2 a 3 semanas;
    • Acompanhar o tópico da Conservatória para onde você mandar o processo aqui no forum para saber se os que foram enviados em datas próximas ao seu já estão sendo concluídos;
    • Ligar periodicamente para a Linha de Registos (+351 211 950 500, opções 1 e 1 - se ligar por Skype sai a uns 7 centavos por minuto) para acompanhar o processo. Recomendo ligar uma vez algumas semanas depois do envio para pegar o número, e depois em uma base semanal/quinzenal para verificar se não há pendências no processo);
    • Caso a Linha de Registos informe que há uma exigência, procure resolvê-la o mais rápido possível. A LR normalmente só informa que foi enviada uma carta para o endereço. A Conservatória nem sempre envia email para informar sobre exigências. Haverá um prazo razoavelmente longo para atendimento da exigência (20 dias úteis prorrogados por mais 30), mas que começa a contar do terceiro dia útil da expedição da carta. Então, apenas nesse caso, contacte a Conservatória diretamente e peça uma cópia da carta, lembrando de usar um título que seja assertivo: use algo como "Exigência no processo XXXXX/2018 - Dúvida", e não "ajuda", "dúvida" "informação".
    • Quando estiver perto do fim do processo de uma geração, já vai providenciando os documentos necessários para fazer a próxima (isto é, quando estiver perto do fim da atribuição do seu avô, já vai providenciando os documentos para atribuir a nacionalidade para seu pai/mãe, e/ou para transcrição de casamento, se necessário). É bom para estar tudo pronto quando sai a nacionalidade da geração anterior e "parcelar" os custos. Só não vale a pena tirar muito antes porque os documentos só são válidos para dar entrada em processos por 6 meses.
  • @Marcia @jhmelman

    Muito obrigado aos dois pelas respostas, sobre as pessoas la, seria mais no caso de ter pessoas podendo ir em algum lugar para mim, mas entendi que nao adianta nada!

    Tem algum lugar que poderia ver as regras e excessoes para transcrição de casamento?

    Grato,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.