Certidão de nascimento RJ

13

Comentários

  • @PriDT,

    Otimo relato.Obrigada pela contribuição
  • Oi, Pessoal! Preciso de uma certidão de nascimento que é da 6° Circunscrição, porém descobri que ela foi extinta. Ela ficava no Centro, na Teófilo Otoni, 188. Alguém sabe me dizer qual circunscrição incorporou ela? Muito obrigada!
  • Boa noite pessoal!!!

    Saberiam dizer se ainda está funcionando a busca dos dados de uma certidão pelo email do IFP citado nas mensagens anteriores?
  • De qualquer forma, vamos lá,

    Sei que o caso é comum por aqui pois li anteriormente. Certidão de Nascimento que foi substituida pela de casamento e o cartorio diz não ter registro.

    Como não moro na cidade do Cartório (RJ), e também já tentei a busca pelos sites, inclusive estou pesquisando pelo SIAN do Arquivo Nacional. Se alguem, por favor, tiver uma sorte e encontrar essa certidão, ficarei muito agradecido.

    Nome: Léa Teixeira Gaspar
    Nascimento: 01/08/1934
    Pai: João Teixeira Gaspar (portugues)
    Mãee: Maria Julieta Gaspar (portuguesa)
    Local de Nascimento: Vicente de Carvalho / Rio de Janeiro - RJ

    Ela tem dois irmãos nascidos no Brasil dos mesmos pais, Marli e Athaide. E também outra irmã, já falecida, do segundo casamento, Tereza.

    Os irmãos também não tem certidão de nascimento pois foram substituídas pela certidão de casamento. Os cartórios que entrei em contato dizem que não encontraram. Está bem complicado.

    Alguém pode dar uma luz?
  • Bom dia pessoal!
    Eu li vários comentários falando sobre o site do arquivo nacional, e tenho uma dúvida. Ele serve apenas para busca de registro de nascimento dos naturais do Rio de Janeiro capital? Eu tentei fazer uma busca da certidão de nascimento da minha mãe, mas não consegui, preciso muito da certidão dela pq ela tem direito a nacionalidade portuguesa, mas não sabe em qual cartório foi feito seu registro. Não sabe nem em que município foi feito! Ela morou em Niterói - RJ quando pequena, mas em São Gonçalo - RJ tbm. Alguém pode me ajudar?
  • Amigos, boa tarde. Se alguém conseguir me dar uma luz na busca da certidão de nascimento do meu pai brasileiro já falecido ficarei eternamente grata. Ele nasceu na região de Campos dos Goytacazes, porém, veio ainda criança com minha avó para o Rio e, como antigamente era comum registrar vários anos após o nascimento, creio que ele foi registrado no RJ, pois fiz buscas nos cartórios da região onde ele nasceu, mas nada foi encontrado. Ele morou a vida toda aqui no Rio na Tijuca e a certidão de casamento dele é de um cartório em S. Cristóvão. Acontece que o cartório fala que só faz buscas de até um ano pra frente da data que eu especificar, porém, eu não sei exatamente com quantos anos ele foi registrado. O RG dele foi expedido pelo extinto Ministério da Guerra. Alguém teria alguma dica??? Tenho todos os documentos, menos esse. Muito obrigada, Sandra Helena R. Souza

    Nome: MOACIR FERREIRA DE SOUZA
    Nascimento: 11/04/1933
    Pai: DOMINGOS FERREIRA DE SOUZA
    Mãe: MARIA JOSÉ DE SOUZA
    Local de Nascimento: CARDOSO MOREIRA/CAMPOS DOS GOYTACAZES
  • @SandraRibeiro favor não postar a mesma questão em vários topicos.Se alguem tiver informações , irá responder.
  • @Vlad Pen sorry eu não sabia ....
  • brunapgbrunapg Member
    editado September 2018
    Olá a todos.

    Já tentei quase de tudo para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô. Eu tenho a certidão de casamento dele, de óbito, RG, Carteira de Trabalho e tudo que tem direito, mas a de nascimento não encontro de jeito nenhum e não está indicado em nenhum lugar mais detalhes sobre onde ele nasceu além do município. Já paguei a Certfácil para buscar em todos os cartórios públicos do Rio, paguei quase todas as privadas (exceto a da Tijuca que ainda verificarei), IIFP, cartório de casamento. Não estou encontrando os livros de 1914 do Arquivo Nacional.

    Nome: Nelson de Freitas
    Mãe: Amalia Gonçalves
    Pai: José Freitas Campos
    Data de nascimento: 14/08/1914
    Município: Rio de Janeiro (à época Distrito Federal)
    Óbito: 10a Circunscrição Freguesia do Engenho Novo
    RG: [APAGADO]
    Já morou: Rua São Januário (São Cristóvão)
    Carteira de Trabalho: [APAGADO]

    Alguém tem alguma luz? Estou perdendo as esperanças...
  • Boa noite a todos.

    Estou juntando os documentos para dar entrada no processo de cidadania do meu sogro, neto de portugueses.
    Consegui junto aos arquivos distritais, as certidões de baptismos dos seus avós nascidos em 1886(Abílio Correa e 1887(Maria dos Anjos). E obtive informação por aqui sobre onde localizaria a certidão de casamento destes, realizado no Brasil em 1916(Freguesia de Santana - 6ª Circunscrição).

    Gostaria de saber para obter as Certidões de Nascimentos e Casamento dos pais do meu sogro, são brasileiros:
    -Elza Corrêa Duarte(falecida em 31/05/1998), nascida 02/07/1917, filiação: Abílio Corrêa e Maria dos Anjos, irmãos: Fernanda, Olívia e Abílio;

    -Marcos Duarte (falecido em 31/08/1947), nascido em 1912, não tenho o dia, nem o mês, filiação: Manoel Francisco Duarte e Clotilde Nascimento de Castro, irmãos: Virginia e Arlindo.

    Tenho informação que seriam da região do Centro da Cidade do RJ.
    Fiz até o aconselhado por aqui, entrei em contato com o diretor do IFP, via email, sendo respondido pelos dados informados, não terem nenhuma anotação na base dados na abertura de identificação civil junto ao órgão. O diretor informou que alguns anotariam dados, outros não e teriam sido repassados dados da Certidão de Casamento no caso dela, mas nada teria sido anotado quando da liberação da sua identidade, infelizmente.

    Agradeço desde já.
  • *Filhos de Elza e Marcos: Hilda e Wilson.
  • Por favor, a certidão de casamento dos avós portugueses, para a devida transcrição tem que ser inteiro teor, digitada e com apostilamento? Ou inteiro teor, reprográfica com apostilamento?

    Obrigada.
  • O casamento foi realizado no Brasil em 1916.
  • @Mauri certidão de inteiro teor digitada apostilada.
  • Obrigada.
  • Olá @brunapg

    No AN http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
    Ficha: 682423 Código de referência: BR AN,RIO 6Q.FES.LTN.036/f.151
    Fundo/Coleção: 5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q
    Assunto: Registro de nascimento de Nelson de Freitas
    Local: Rio de Janeiro Ano Inicial: 1932
    Pai: José de Freitas Campos Mãe: Amélia Gonçalves
  • Olá Sandra Ribeiro

    Moacir tinha irmãos?
  • Camille Ferreira

    No AN http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
    Ficha: 676669 Código de referência: BR AN,RIO 6Q.FES.LTN.015/f.124
    Fundo/Coleção: 5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q
    Assunto: Registro de nascimento de Carlos Ferreira NUnes
    Local: Rio de Janeiro Ano Inicial: 1930
    Pai: Valdemar Ferreira Nunes Mãe: Custódia dos Santos Nunes
  • Ola,

    alguém poderia me ajudar a achar uma certidão de nascimento no Rio de Janeiro? Já procurei nos cartórios, mas não encontrei nada..

    Nome: Ondina Pires Cardoso
    Mãe: Celeste Pires Cardoso
    Pai: Accacio Cardoso dos Santos
    Data de nascimento: 18/01/1930
    Município: Rio de Janeiro (à época Distrito Federal) - Praça da Bandeira
    Casamento: 13a Circunscrição Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz
  • Boa noite, nao sabia desse tópico, e ja colhi várias informações que acho q vao resolver meu problema mas gostaria de ver se conseguem me ajudar: Tambem nao consigo achar a certidão da minha vó, filha de português.
    Dados:
    Nome: Zelia de mattos ( após casamento zelia de matos tavares)
    Pai: gaspar pinto de mattos
    Mãe: umbelina Dos santos ( bisavós nao se casaram)
    Nasc: 23 de novembro 1940
    Município: Rio de Janeiro (à época Distrito Federal) - Caxambi
    Casamento 10a circunscrição, quinta zona, freguesia de engenho novo.
    Qualquer informação valida é de muita ajuda, vou enviar email p instituto felix como orientado e continuar pesquisando o AN. Ja confirmei que a certidão de nascimento não está no cartorio q registrou o casamento(cascadura 11o) nem no cartório do Méier. Ainda falta o 12o de cascadura mas nao resido no rj e nao consegui alguém para fazer a pesquisa lá.
  • Olá Anna Santos

    http://www.arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=160
    Ficha: 726995 Código de referência: BR AN,RIO: 6Q.FEV.LTN.015/f.119
    Fundo/Coleção: 5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q
    Assunto: Registro de nascimento de Ondina Pires Cardoso
    Pai: Acacio Cardoso dos Santos Mãe: Celeste Pires Cardoso
    Local: Rio de Janeiro Ano Inicial: 1930
  • Olá @rtavaresf

    Chegou a investigar a partir dos registros dos irmãos?

    http://www.arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=160
    Fundo/Coleção: 7ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3
    Título: Registro de José de Mattos, n. 2800 em 24/01/1933, rua Francisca Zieze, n. 171.
    Título: Registro de Zilda de Mattos, n. 2923 em 10/03/1936, rua Francisca Zieze, n. 171.
    Pai: Gaspar Pinto de Matos Mãe: Umbelina dos Santos
  • rtavaresfrtavaresf Member
    editado October 2018
    @kleber boa noite, obrigado pela ajuda!! Vou investigar nesse cartório. Entao, olhei por uma irma, só que o gaspar teve duas mulheres e varios filhos em anos diferentes, essa irma q possui certidao foi num cartório em Jacarepaguá, ja pesquisamos e não está la, estou acreditando que esta no 11o ou 12o...vou pesquisar mais a fundo e posto aqui depois... obrigado galera do forum vcs sao muito prestativos!
  • Mais uma informação que pode ser útil @kleber , na 7ª pretoria todos os registros de nascimento vão até 1940. e não ultrapassam o meio do ano, sendo que minha vó nasceu em novembro de 1940...o cartório pode ter fechado na época e ela ter sido registrada em outro lugar. já localizamos 3 irmãos dela, todos mais velhos. Estou desconfiado que essa certidão se perdeu ao longo dos anos e com essas mudanças de cartórios... Caso seja esse a situação alguem sabe como proceder? alguem passou por situação similar aqui?
  • @kleber MUITO obrigada pela ajuda!
  • Tavares,

    os 2 registros que o Kleber encontrou são do 11RCPN, provavelmente Pilares. Veja com eles para se for o caso verificar nas outras 4 sucursais (esse cartório tem 5 endereços).
  • @marcelo2017 vou procurar contato para ver o que consigo, obrigado! @guilherme entao pesquisei pelo que kleber me passou e realmente, a 7 pretoria foi transferida para 11rcpn, vou iniciar uma pesquisa la na segunda feira, minha prima vai lá. Nao entendi o lance das sucursais, sabe me dizer quais são? Vou procurar mais sobre elas e como entrar em contato. Ja iniciei as buscas via arquivo nacional do 11rcpn tb!
  • Tavares,

    para ficar mais claro, embora sejam todos (5) 11 RCPN, na prática são 5 cartórios com seus livros próprios. No mês passado precisei buscar umas certidões de óbito, uma estava na sucursal de Cascadura e a outra em Bonsucesso.
  • Ahh entendi...entao quando for fazer a pesquisa no 11 rcpn que aparece com o endereço em cascadura pego os endereços dessas outras sucursais. Estou confiante que estará la pois é o rcpn q substituiu a 7 pretoria onde os irmaos da minha vó foram registrados.
  • Boa tarde galera,

    Após conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô portugues, está sendo muito dificil achar a certidão de nascimento da minha vó, ja realizei busca em diversos cartorios sem sucesso. Continuo tentando, porém a busca está demorada devido ao grande número de livros no Sian. Por isso vim aqui pedir uma ajuda para vocês: Alguem aqui sabe mexer no DocJud no sian? Vi que existe a possibilidade de os processos de casamento nesse sistema terem a certidão de nascimento da pessoa anexada... Se alguem que sabe mexer nesse banco de dados poder me ajudar fico muito grato, só me diga as informações necessárias para pesquisa, tenho a certidão de casamento dela em mãos. Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.