Ajuda para moradora da Europa
Olá a todos da comunidade!!
Primeiro gostaria de parabenizá-los pela comunidade bastante informativa,estou comecando a minha saga pelo processo de cidadania e aqui encontro muitas dicas e informacoes relevantes!! Eu,porém vivo ha alguns anos na Europa,mais exatamente Alemanha,e prefiro pedir a cidadania de minha mae e consequentemente a minha e de minha irma direto por Portugal,o qual visitarei em breve! Minha dúvida é : seria melhor pedir diretamente pelo Porto ou pela CRC em Lisboa como muitos aqui fazem?? Vi que no caso do Porto (lendo em algum tópico aqui na comunidade) é por atribuicao,o que nao seria um problema pois minha mae é filha de portugues,que nasceu e viveu até vida bem adulta em Portugal! Entao gostaria de uma dica de voces,o que acham melhor,Porto ou Lisboa??? Se eu pedir pelo Porto,tenho que obrigatóriamente pedir a minha cidadania (após minha mae ter recebido a dela) também pelo Porto??
Uma outra pergunta,pois estou tentando ligar para o consulado aqui no rio de janeiro,e é quase impossível contactá-los... minha mae é viúva,para que eu peca minha cidadania,terei primeiro que averbar o casamento dela??Estou em dúvida se isso é necessário pois ela é viúva,mas uma vez que ela após obter a cidadania se tornará portuguesa,pergunto-me se lá em Portugal será necessário averbar o casamento dela e depois comprovar que ela é vivúva!!!
Uma outra pergunta,pois estou tentando ligar para o consulado aqui no rio de janeiro,e é quase impossível contactá-los... minha mae é viúva,para que eu peca minha cidadania,terei primeiro que averbar o casamento dela??Estou em dúvida se isso é necessário pois ela é viúva,mas uma vez que ela após obter a cidadania se tornará portuguesa,pergunto-me se lá em Portugal será necessário averbar o casamento dela e depois comprovar que ela é vivúva!!!
Ficaria muito grata se os compás pudessem responder-me!!!
Um abraco e saudacoes a todos!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Nos casos de você e sua irmã, pode fazer em Lisboa. No Porto só fazem de filhos de português nascidos em Portugal, então não é possível e menos ainda obrigatório que você e sua irmã façam por lá.
Mila,
as formas de pagamento vc encontra aqui: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.as px?cmm=31227596&tid=5212365953875693874
Mais dúvidas que surjam é só perguntar.
Outra pergunta já em relacao a minha nacionalidade,após,espero eu assim,que de tudo certo com o processo de minha e ela obter a dela,quero logo dar entrada na minha e de minha irma,a pergunta é,meu pai era brasileiro (infelizmente ja falecido) as certidoes em relacao a ele que no consulado foram-me dito necessárias para a obtecao da nossa cidadania sao a de óbito,nascimento e casamento dele com minha mae a fim de averbar o casamento deles,gostaria de saber se essas certidoes tem que ser originais (por exemplo a de nascimento e casamento deles para o averbamento) ou se todas podem ser em cópias autenticadas aqui no rio e legalizadas no consulado!!!