Ajuda para moradora da Europa

Olá a todos da comunidade!! 

Primeiro gostaria de parabenizá-los pela comunidade bastante informativa,estou comecando a minha saga pelo processo de cidadania e aqui encontro muitas dicas e informacoes relevantes!! Eu,porém vivo ha alguns anos na Europa,mais exatamente Alemanha,e prefiro pedir a cidadania de minha mae e consequentemente a minha e de minha irma direto por Portugal,o qual visitarei em breve! Minha dúvida é : seria melhor pedir diretamente pelo Porto ou pela CRC em Lisboa como muitos aqui fazem?? Vi que no caso do Porto (lendo em algum tópico aqui na comunidade) é por atribuicao,o que nao seria um problema pois minha mae é filha de portugues,que nasceu e viveu até vida bem adulta em Portugal! Entao gostaria de uma dica de voces,o que acham melhor,Porto ou Lisboa??? Se eu pedir pelo Porto,tenho que obrigatóriamente pedir a minha cidadania (após minha mae ter recebido a dela) também pelo Porto?? 


Uma outra pergunta,pois estou tentando ligar para o consulado aqui no rio de janeiro,e é quase impossível contactá-los... minha mae é viúva,para que eu peca minha cidadania,terei primeiro que averbar o casamento dela??Estou em dúvida se isso é necessário pois ela é viúva,mas uma vez que ela após obter a cidadania se tornará portuguesa,pergunto-me se lá em Portugal será necessário averbar o casamento dela e depois comprovar que ela é vivúva!!! 


Ficaria muito grata se os compás pudessem responder-me!!! 
Um abraco e saudacoes a todos!! 

Comentários

  • Se sua mãe é filha de português originário, nascido em Portugal, faça pelo Porto. A nacionalidade lá sai em questão de poucos dias. O averbamento precisa ser feito para que os documentos de identidade dela estejam atualizados, mas é um processo também muito rápido.

    Nos casos de você e sua irmã, pode fazer em Lisboa. No Porto só fazem de filhos de português nascidos em Portugal, então não é possível e menos ainda obrigatório que você e sua irmã façam por lá.
  • muito obrigada joao!!! Farei entao dessa forma,faco a da minha mae pelo Porto e a minha e de minha irma por lisboa!! No teu caso joao,quanto tempo levou para tua cidadania sair??? 
  • Eu por enquanto só fiz a da minha vó, filha de português originário, pelo Porto. O processo chegou lá no dia 4, e no dia 20 o Sr Mario, responsável por essa parte, me mandou a certidão digitalizada.
  • olá joao....eu novamente...

    que bom,e parabéns que o processo de tua avó foi tao rápido! Minha pergunta agora é...após receber esta certidao digitalizada,podemos pedir tb o cartao do cidadao e o passaporte diretamente em Portugal pelo Porto certo??? o pagamento pela cidadania dos 175 euros,vc fez por correio ou algum tipo de boleto bancário que pegou no consulado??? 
  • Mila,

             as formas de pagamento vc encontra aqui: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5212365953875693874 

             Mais dúvidas que surjam é só perguntar.

  • olá guilherme,muito obrigada por responder-me!! ando muito zangada com o consulado portugues pois deu-me informacoes erradas fazendo com que eu gastasse dinheiro requerendo certidoes desnecessárias e pagando pela legalizacao destas!!! Li aqui e acolá e as coisas comecam a ficar contraditórias! Sexta-feira liguei para o Porto e falei com o senhor Mario,mas como a ligacao estava ruim as vezes nao percebia o que ele estava a dizer,enfim,mas surge uma nova dúvida : eu pedirei a cidadania de minha mae no Porto,preciso entao de uma procuracao??o consulado diz que sim,acho que li um tópico em algum lugar dizendo que sim,o senhor mário porém lá do Porto disse-me que nao,desde que os documentos estivessem assinados,daí ele contradizeu-se primeiro disse desde que os documentos estivessem assinados por mim,depois eu disse mas eu pedirei para minha mae,entao ele retrucou entao desde que o módulo C1 esteja assinado por ela presencialmente em cartório notarial tu nao precisas de procuracao.Só que com essa contradicao de informacoes,e lendo melhor e módulo C1 vi que tem que ser assinado pelo interessado (ou procurador) em reparticoes portuguesas no exterior,ou seja,o consulado portugues. alguém tem alguma experiencia com isso?estou perdida,nao sei se faco por seguranca a procuracao mesmo assim,nao sei se tem que ser assinado por ela em algum cartório notarial aqui ou no consulado!!! 

    Outra pergunta já em relacao a minha nacionalidade,após,espero eu assim,que de tudo certo com o processo de minha e ela obter a dela,quero logo dar entrada na minha e de minha irma,a pergunta é,meu pai era brasileiro (infelizmente ja falecido) as certidoes em relacao a ele que no consulado foram-me dito necessárias para a  obtecao da nossa cidadania sao a de óbito,nascimento e casamento dele com minha mae a fim de averbar o casamento deles,gostaria de saber se essas certidoes tem que ser originais (por exemplo a de nascimento e casamento deles para o averbamento) ou se todas podem ser em cópias autenticadas aqui no rio e legalizadas no consulado!!! 

    Respondendo a tua pergunta guilherme: meu avo era portugues! Apesar de minha avó tb ser neta de portugueses,ou seja por parte de mae a família é toda luso!! 

    Muito obrigada novamente pelas resposta e ajuda de todos voces,tem sido de grande esclarecimento.
  • imagehttp://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5880524550010853825&na=2&npn=2&nid=  para fazer a transcrição na 4crc do Porto.          Seria interessante que vc mandasse um email, como o Lino fez, perguntando como fazer tb o óbito do seu pai; assim a situação civil de sua mãe ficaria atualizada em Portugal e, se necessário, os documentos dela sairiam com o estado civil correto.           Vc tem a certidão de nascimento do seu avô?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.