Agora já são 180 dias de espera

Cidadania por atribuição feita no Consulado do Rio.
O tempo vai passando e meu marido continua sem nenhuma resposta.................
6 meses.
«1

Comentários

• Bem-vinda ao Consulado Portugues do Rio de Janeiro ! Um desastre !
  • Normal, por isso recomendamos fazer direto com a CRC, via correio ou pessoalmente.
    Em todo caso vc pode entrar em contato com a CRC perguntando sobre o processo....as vezes já saiu a tempos e o consulado é que fica demorando pra te comunicar.
  • boa ideia... qdo fiz o averbamento do casamento do meu pai pelo consualdo de SP , fiz o pedido pelo portal 15 dias depois e o averbamento ja estava feito.
    Alem disso desde 2007, ainda nao recebi um comunicado do Consulado que tudo estava pronto, acreditam ???
  • Putz, agora pouco fui ver o status do meu pedido da certidão de nascimento pelo portal do cidadão e diz pedido recusado. Efetuei o pedido dia 03/03/2010, pois dei entrada diretamente pela CRC com meu processo de atribuição de nacionalidade portuguesa dia 16 de outubro, o qual chegou dia 19 do mesmo mês na CRC. Irá fazer 5 meses de processo, já tinha obtido o número do processo no final de janeiro, mas mesmo assim deu como pedido recusado. Affs... até agora to sem meu número de assento.
  • Rodney,
    Seu pedido pelo portal saiu recusado, porque simplesmente nao havia assento no dia 3. Ligue para a CRC e estou quase segura que o seu saiu na semana passada. Eles lhe darao o numero e voce podera pedir novamente pelo portal.
    Boa Sorte!
  • Ninguém da minha familia, minha mãe, eu e meus primo recebemos a certidão de nascimento do crc!
    Nós demos entrada no consulado do rio!
    O da minha mãe ficou pronta em 64 dias, depois de 5 meses tentanto saber se estava pronto o assento e sem resposta alguma, eu fui p Portugal e fiu ao crc e me deram o assento, fui ao registro civil para tirar uma certidão para averbar o casamento da minha mãe e não conseguir, não estava no sistema, e tiveram q mandar um fax p o crc p eles colocarem no sistema
    Só assim depois de 3 dias eu conseguir tirar a certidão de minha mãe no registro civil.
    O do meu primo ficou pronta em 77 dias e eu fui ao crc para pedir a certidão dele pessoalmente pq se passara mais de 8 meses e ninguem sabia dizer se estava pronto ou não. Como o meu primo não é casado tirei a certidão de nascimento no crc na mesma hora e mandei p ele no Brasil.
    O mesmo caso de minha mãe estava pronto e não estava no sistema.

Então que figue de sugestão corram atras de uma resposta se ficar esperando em casa talvez nunca tenhão resposta alguma.
  • [APAGADO]
  • Na verdade Portugal e outros paises tambem estao muito longe de ter um sistema informatizado eficiente e tambem pessoal treinado. Isso torna o atendimento deficiente e demorado.
    O Brasil esta muito a frente nesse aspecto, pena que e dos outros que nos dependemos.
  • Relamente, liguei hoje e finalmente o número de meu assento saiu, =), agradeço a todos, e boa sorte aos que permanecem na esperança. Exatamente Denise, ela me disse que o registo havia sido bem recente, talvez feito no final da semana passada, e assim sendo o pedido pelo portal havia sido recusado pela falta do assento.
  • Rodney,
    Excelente!
    Com esse número, creio que voce ja pode pedir o seu BI e passaporte no mesmo consulado. Consulte.
    Felicidades!
  • Já tive uma experiência parecida no Consulado de Manaus, e eles me enrolaram durante 7 meses, dizendo que tinham mandado a certidão de meu Pai, e no final das contas, não mandaram foi nada.
    Resolvi mandar para CRCL a documentação e dentro de 2 dias acentaram o meu Pai.
    Talvez tenha acontecido isso, com o marido da nossa amiga.
    O melhor caminho como esperiência própria e mandar direto para a CRCL, via Correio.
    Fiquei bastante chateado, com o Consulado, pois mentiram para mim.
    Mais tudo foi resolvido, via Correio direto para a CRCL.
    Aconcelho á amiga, a mandar direto para a Conservatória.
  • Alexandre, quando foi que voces deram entrada no processo no consulado do Rio?
  • João.
    Foi dado entrado o da minha mãe em dezembro de 2007 e ficou pronto em março o assento, o do meu primo em outubro de 2007, e ficou pronto em janeiro de 2008, eu vim p pt em junho de 2008!
    Ambos por atribuição!
    Foi quando eu fui pegar o assento de minha mãe e do meu primo em junho de 2008 e nem um dos 2 estava no sistema.
    Mais ja estava com o numero do assento!
    E no sistema interno do crc, só conseguir ver os numeros no balcão do crc.
  • Oi, pessoal...........
    A CRC me respondeu por e-mail que não há nada que possa identificar ou localizar o pedido de meu marido por lá...........
    e o Consulado responde que está tudo atrasado e que devemos aguardar......
    Hj, meu marido irá pessoalmente no Consulado do Rio...espero que o atendam.......
    Estamos assustados com a bagunça.
  • Mais uma coisa.........
    Se resolvemos mandar diretamente à CRC os documentos......perdemos o dinheiro gasto no Consulado? "simples assim"?
  • Sim, perde o dinheiro, mas na minha opiniao, enviar os documentos de novo vai fazer ainda mais confusao, veja se seu marido consegue saber se o processo ja foi digitalizado.
  • Annabelle,
    Eles tem que dar uma BOA explicacao sobre o que esta acontecendo, pois tanto tempo nao é normal, mesmo para o consulado do Rio. Que ele nao aceite que o despachem sem que vejam de verdade em que pé estao as coisas, que lhe dem o numero do processo, etc.
  • Nao esqueca de postar aqui a informacao que o consulado passou para o seu marido. boa sorte!
  • 180 dias...

Com certeza não mandaram os documentos, até porque o Consulado Carioca esta com uma situação administrativa crítica, conforme os informes nesta Comunidade.
    Eu aconselho voce a ir ao Consulado, para saber de 2 coisas somente; se mandaram a documentação do seu marido ou não.
    Se não mandaram apanhe os documentos, e mande para a CRCL, via correio, e estará resolvido o seu problema.
    Quanto ao dinheiro, eu acho meio difícil eles devolverem, apesar, que todos os serviços executados pelos Consulados, tudo é recibado.
    Se voce tiver os recibos, exija a devolução da grana, caso contrário, peça para falar com o Consul Portugues, que ele vai resolver a questão.
  • Durante essa semana ele não conseguiu chegar a tempo no Consulado, pois fecha ao meio dia.....e com os compromissos não deu. Não moramos no Rio.
    Mas na próxima segunda ele vai lá concerteza.........
    Mandei outros emalis para Portugal e nem me respondem mais.
    É vergonhoso né?
    Nossa, escutar o meu marido que é filho de pais portugueses falar dessa situação, irritado com razão e decepcionado com a falta de estrutura e respeito é triste.
    Tenho a cidadania italiana e me lembro que foi tudo tão preciso, rápido. Fui a principal incentivadora para ele tirar a sua cidadania tb.........
    Obrigada pelos conselhos.
    Enfim, vamos esperar.
  • A italiana foi rápido? Isso fazendo lá na Itália, né? Já vi gente no consulado de Belo Horizonte na fila de espera por dez anos...
  • Meu pai era itailano e a minha cidadania,do meus irmãos e meus filhos, saiu em três meses. No Consulado do Rio.O passaporte levou um mês mais ou menos.
  • 180 dias...

Estou contigo e não abro Anna, realmente é vexatório esse tipo de situação, até porque voce pagou pelos serviços.
    Os Consulados Portugues no Brasil, são meios desorganizados, e voce tem que esta em cima dessa turma.
    180 dias é muito tempo para enviar a documentação, eles não madaram, pode ter certeza disso.
    Pelos correios o prazo é de 5 dias para chagar na CRCL, ainda mais voce acompanha pela internet todos os trâmites, pelo SRO do próprio correio, até a entrega na Conservatória.
    Passe no Consulado fale com o Consul pessoalmente, ele vai lhe dar uma solução.
    A partir dai, voce toma as providências.
    Estou com voces no que puder ajudar.
    Não DESISTA, INSISTA, e PERSISTA, voce vai conseguir.
  • Meu marido acaba de me ligar...........foi ao Consulado....
    A pessoa que o atendeu lhe disse que o processo dele não foi enviado, pois os pedidos não são mais feitos em Lisboa e sim no Consulado do Rio mesmo.........
    e que agora eles estão resolvendo os de julho de 2009.Ela mesmo disse que a informatização deles é muito lenta.
    Animador,não?
    O de meu marido é de setembro de 2009.
    Previsão eles não dão.........
    Imagine quanto tempo isso irá levar..........
  • Já que eles ainda nem começaram a analisar, talvez você possa pensar em perguntar ao consulado se você pode cancelar o processo com eles e enviar os documentos para a CRC. Se fosse o consulado de SP, eu deixava correr, mas o do Rio parece ser uma bagunça. Talvez não demore muito mais, mas não dá para prever.
  • Mas alguém aqui da comunidade já ouviu falar que o Consulado do Rio não envia mais nenhum pedido para a CRC e que eles fazem tudo aqui no Brasil mesmo?
  • Vou abrir um tópico com essa questão......
  • Matheus

Para cancelar o processo. provavelmente perderemos o dinheiro que foi envolvido nisso........vamos aguardar um pouco mais.
  • Sei que faz tempo que a documentacao tem sido digitalizada, e ai ela entra no sistema SIRIC, que interliga a CRC com as Conservatorias e Consulados, se eles julgam o processo aqui, nao sei, ate gostaria de saber, quem teve processo iniciado pelo Consulado, como aparece o nome do escrituario e em qual cidade eles colocam que foi feito o assento.
  • A funcionária disse que eles não mandam nada para Portugal, e que tudo é feito por aqui......e que tem dias que ela consegue resolver 20 processos e tem vezes dois processos, pois o sistema é muito lento.
    O do meu marido está numa pasta aguardando a vez.
    Como eu disse, que foi lá em julho de 2009, já pode ficar mais felizinho...estão tentando....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.