Tem como neto solicitar cidadania direto em Portugal?

Olá, pessoal!
Por favor, uma ajuda! Estou procurando sanar minhas dúvidas em arquivos no fórum, mas não sei se as informações estão desatualizadas, devido à nova lei.
Então, sou neta de cidadão português (já falecido). Gostaria de saber se posso dar entrada em minha cidadania direto ou se minha mãe precisa fazê-la antes. Procurei algumas assessorias que me disseram que netos não tem direito a dar entrada na cidadania direto... Isso é verdade?

Outra dúvida: posso dar entrada no processo de cidadania direto em Portugal, indo lá pessoalmente ou enviando os documentos pelo correio? Se sim, por favor, para onde devo enviar os documentos?

Desde já agradeço muito pela ajuda e atenção! Abs

Comentários

  • editado February 2018
    @PrisFonseca.. para facilitar a atribuição de nacionalidade é recomendado vc atribuir primeiro sua mãe e depois vc. Pode entrar direto numa conservatória em Portugal e os documentos vc envia de acordo com a conservatória que escolher.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Documentos exigidos

    Assento de nascimento do Português
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do requerente (sua mãe)
    Cópia do R.G. apostilado com até 10 anos da data de emissão do requerente
    Requerimento 1C com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório de notas
    Vale Postal de 175 Euros.
  • editado February 2018
    Você até pode dar entrada como neta, mas precisa comprovar vínculos efetivos (viagens frequentes, participar de associações portuguesas, ou outros) com Portugal e demora bastante, já que só é feito em Lisboa. (quando faz no Consulado, eles mandam pra lá)
    Fazendo para a sua mãe e depois para você, não tem exigência de vínculos (é direito).
    Você pode (na verdade deve!) mandar para uma Conservatória em Portugal. Veja os tópicos de ACP, 3aCRC do Porto, Vila Nova de Gaia, Tondela e Ovar na seção "Processos de Atribuição" aqui do forum.
    Talvez você precise fazer a transcrição do casamento do seu avô (se sua avó for portuguesa também ou se seu avô não for o declarante do nascimento da sua mãe), nesse caso veja o tópico de Ponta Delgada: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
    Será necessário transcrever o casamento de sua mãe.
    Evite assessorias, que cobram caro e fazem o que você mesma pode fazer com custos menores. Você mesma pode enviar os documentos pelos correios ou presencialmente nas Conservatórias em Portugal. Pessoalmente também é possível fazer atribuição pela Conservatória de Braga.
  • jhmelman,

    "Talvez .............. a transcrição do seu avô (se sua avó for portuguesa também ou ............. declarante)
  • editado February 2018
    Corrigido. Transcrição do casamento... (retirei o "não")
    Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.