Arquivo central do porto

Boa noite. Gostaria de uma ajuda por favor. Sou filga de portugueses e Ja estou com todad a minha documentação pronta para atribuicao. mas nao consigo agendar no consulado do RJ. Vou optar poemr enviar ao ACP. Alguém sabe se eles aceitam pagamento por cartão de credito ou so por vale postal? E quanto tempo está levando o processo?, Alguém que tenha feito por lá recentemente pode me dar umas dicas? Obrigada!!

Comentários

• Vale Postal. Por cartão só se mandar para Lisboa, que tem os prazos mais longos.
    Há outras Conservatórias que aceitam envio de documentação pelos Correios. Pesquise nos tópicos de cada uma (Tondela, 3a CRC Porto, ACP, Vila Nova de Gaia, Ovar) o tempo médio de duração e veja qual melhor se adequa. Se você for menor, Tondela prioriza processos de menores.
    Se o casamento dos seus pais ainda não estiver transcrito, pelo que você escreveu, os dois são portugueses, tem que ser feito antes da sua atribuição. Se precisar fazer, Ponta Delgada é a mais rápida para transcrição.
    Certifique-se que seu documento de identidade tem menos de 10 anos. Você também pode usar o passaporte do modelo novo, que consta a filiação. Algumas, mas não todas as Conservatórias aceitam CNH.
  • Obrigado pelas orientações. Graças a Deus o casamento dos meus pais já está averbado na certidão dele. Ele esteve em Portugal em outubro do ano passado e pegou a certidão pra mim. Sendo assim não preciso enviar mais nenhum documento dele, não é? O meu casamento também está assinalado na minha certidão de nascimento de inteiro teor, mas meu nome mudou depois do casamento. Vc acha que preciso enviar também cópia autenticada da minha certidão de casamento, por vias das dúvidas?
  • viniciusnogviniciusnog Member
    editado February 2018
    Não estou encontrando o site da acp, existe ?
  • @Vinicius , não existe o site das Conservatórias.. todas são subordinadas ao

www.irn.mj.pt
  • @vlad Pen
    Obrigado
    Estou com quase tudo pronto para enviar para acp, mas gostaria de uma confirmação da relação dos documentos que eles pedem no processo de cidadania.
    Mandei e-mail e não responderam, liguei e não atende.
  • editado February 2018
    @Vinícius se vc for filho de português:

Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €
  • @Vlad Pen

Devo enviar a certidão de nascimento, tanto a do interessado quanto a do pai ou mãe portuguesa, originais?
  • editado February 2018
    @pedrodematos todas certidões devem ser originais de inteiro teor apostiladas
Esta discussão está fechada.