Ajuda em processos de atribuição
Juliana Carrano
Member
Tenho acompanhado alguns tópicos no fórum mas fiquei com algumas dúvidas
1. Minha mãe é filha de português vivo e já recebeu o boletim de nascimento dela, isso significa que ela já tem a nacionalidade, correto? Já posso dar entrada no meu processo e no do meu irmão por atribuição ou preciso esperar ela conseguir o Cartão de Cidadão?
2. O pedido do Cartão de Cidadão eu só posso fazer presencialmente em alguma conservatória em Portugal ou consulado aqui no Brasil?
3. Meu irmão tem entre 14 e 18 anos, me foi informado que o processo de nacionalidade por atribuição para ele é gratuito. Isso é verdade?
1. Minha mãe é filha de português vivo e já recebeu o boletim de nascimento dela, isso significa que ela já tem a nacionalidade, correto? Já posso dar entrada no meu processo e no do meu irmão por atribuição ou preciso esperar ela conseguir o Cartão de Cidadão?
2. O pedido do Cartão de Cidadão eu só posso fazer presencialmente em alguma conservatória em Portugal ou consulado aqui no Brasil?
3. Meu irmão tem entre 14 e 18 anos, me foi informado que o processo de nacionalidade por atribuição para ele é gratuito. Isso é verdade?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
2) Consulado, mas se for no do Rio está bem difícil conseguir vaga. Dá pra fazer em Portugal também e retirar no mesmo dia, com pedido de extrema urgência, em Lisboa.
3) Sim. Mas acima de 16 é obrigatório mandar documento de identificação dele junto com a documentação. Abaixo de 16, só a certidão de nascimento basta. Faça a dele por Tondela, que prioriza processos de menores.
No caso minha mãe nunca foi legalmente casada com meu pai. Ela tinha se casado com outro antes dele e se divorciado. Eu preciso transcrever esse divórcio?
2) http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6297/agendamento-quase-impossivel-pelo-consulado-do-rio-de-janeiro/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8906/consulado-do-rio-de-janeiro-agendamento-para-visto
3) Veja outras Conservatórias (ACP, 3CRC Porto, Tondela, etc) em "Processos de Atribuição" e veja por qual vale a pena fazer o seu processo.