Meu caso

2

Comentários

  • Demorou quatro meses. Não faço a mínima idéia do motivo da demora (eles só deixaram para analisar o processo agora).
  • Para uma análise me parece meio demorado.
    Enfim, nada podemos fazer.
    Obrigada e sorte.
  • Enviei a carta de volta hoje. Eu liguei para a CRC para saber se eu precisava fazer a retificação da certidão da minha mãe, e a funcionária disse que era melhor tentar enviar outros documentos antes. Se não fossem aceitos, eu seria informado. Alguém aqui sabe de algum caso parecido com o meu? O único problema é que na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome do avô e da avó dela, mas a certidão de nascimento do meu avô diz que ele era filho de mãe solteira.

    O que eu fiz foi enviar uma cópia muito antiga de um certificado de inscrição consular do meu avô, que tem apenas o nome da mãe dele, como deveria ser. Também enviei uma cópia de uma carteirinha do centro da colônia portuguesa. Esses dois documentos tem a assinatura idêntica à da certidão de nascimento da minha mãe. Esses documentos também têm fotos, então enviei cópias de várias fotografias do meu avô com a minha mãe na infância, adolescência e maioridade.

    Também escrevi uma carta explicando a situação detalhadamente. Será que isso é o suficiente?
  • Matheus, deve ser suficiente sim! E em geral depois que eles recebem esses docs adicionais, a decisão costuma ser rápida, vc não ter que esperar outro tanto. boa sorte!
  • Foi aprovado! :D

    Ainda não tinham o número do assento para me dar, mas disseram que o processo já foi aprovado.
  • Mattheus, legal!! meus parabens!! agora eh so dar continuidade! quem declarou o seu nascimento mesmo?
  • Foi o meu pai, então vou ter que transcrever o casamento. Só estou esperando sair o número do assento da minha mãe para fazer a procuração! Também tenho que pedir para minha namorada perguntar na conservatória de Braga se é preciso agendar um horário, ou se é só ir lá fazer.
  • Matheus

    Sua mae ja tem autorizacao para entrar na outra comunidade "Ja Tenho Cidadania Portuguesa". Como vc tb sera com certeza, ja pode considerar a cidadania dela como procuracao para vc representa-la la. Sem necessidade de averbacoes neste caso. Huahauahauahau...Aqui tb tem burocracia...Costume Portugues, kkkkk
  • Haha, beleza! Vou entrar lá.
  • A certidão chegou!

    Mesmo preenchendo o mod. 1C com o nome de casada da minha mãe, a certidão veio com o nome de solteira. Será que eu devo fazer a procuração com o nome de solteira? Ou já com o de casada? Não sei coloco assim:

    NOME DE SOLTEIRA, no estado de casada, natural de...

    Ou assim:

    NOME DE CASADA, no estado de casada, natural de...

    Ou ainda:

    NOME DE SOLTEIRA, no estado de solteira, natural de...
  • Matheus,

    eh assim mesmo, a certidao sempre vem com o nome de solteira e nem depois da transcricao do casamento muda o corpo da certidao, vem apenas ( e importante ! ) uma notificacao de averbamento de casamento no verso da certidao.
    Faca a procuracao com o nome de casada, nao tera problema algum.
  • Olhando as respostas antigas, vi que a Sandra colocou o nome de casada e e o estado civil casada também. Mas não tenho certeza se a certidão portuguesa dela já veio com o nome de casada ou não. Eu achei que tinha lido em algum lugar que a certidão de nascimento já saia com o nome atual.
  • Ah tá! Obrigado.

    (Escrevi o último post antes de ver sua resposta. Então tinha me enganado mesmo.)
  • Só mais uma perguntinha: a legalização no Itamary é só de certidões de nascimento, certo? As de casamento não?
  • sim, no itamaraty somente deve legalizar as certidoes de nascimento.
  • Assim como o Matheus, eu vou transcrever o casamento da minha mae em portugal. Na verdade, ela (portuguesa) se casou e se separou do meu pai no Brasil. A procuração deve mencionar o casamento e divorcio? O nome deles nunca foi alterado por causa do casamento.

    duvidas que eu nao consegui encontrar respostas aqui na comu:

    1- eu sendo parente direto, posso transcrever o casamento e divorcio dos meus pais sem uma procuração?

    2- É necessario agendar a visita a conservatoria? Eu estou fora de portugal e virei apenas para transcrever esse casamento. Alguem tem uma recomendação de conservatoria em lisboa que nao precise agendar ou que o faça por telefone?

    3- É possivel transcrever o casamento dos meus pais e dar entrada com a minha atribuição de nacionalidade no mesmo dia?

    obrigado pela ajuda!
  • Joao,

    respondendo as suas duvidas:

    1 - EU TENHO CERTEZA QUE ISSO EH POSSIVEL QUANDO O PORTUGUES EH FALECIDO, MAS A ROSANGELA DISSE QUE PODE, MESMO QUE O PORTUGUES SEJA VIVO, ENTAO, REALMENTE DEVE SER POSSIVEL O FILHO PEDIR SEM PROCURACAO, DE QUALQUER FORMA, CONFIRMA NA CONSERVATORIA EM QUE FOR FAZER.

    2- TEM UMA RELACAO DE CONSERVATORIAS EM LISBOA, NO GUIA DE AJUDA DA COMUNIDADE, EU FIZ A MINHA TRANSCRICAO, SEM AGENDAR, NA PRIMEIRA CONSERVATORIA, MAS JA TEM UM TEMPO E AS COISAS MUDARAM, DA UMA LIGADA E CONFIRMA, ALGUEM AQUI CHEGOU EM LISBOA E NAO O ATENDERAM SEM AGENDAMENTO, SEMPRE BOM CONFIRMAR ANTES DE VIAJAR.

    3- SIM, EH POSSIVEL, ESPERANDO QUE A TRANSCRICAO SAIA RAPIDO, PARA SEU PROCESSO NAO FICAR PENDENTE, FACA A TRANSCRICAO EM UMA DAS CONSERVATORIAS LISTADAS NO GUIA DE AJUDA, E DE ENTRADA NA SUA NACIONALIDADE NO CNAI.
  • Minha namorada já recebeu os documentos e levou à conservatória de Braga. Eles tiraram xerox de todos os papeis e mandaram ela preencher um formulário (com coisas inúteis como residência antes e depois do casamento). Disseram que vão analisar os documentos e que quando estiver tudo certo ela será chamada. Também disseram que deve demorar por volta de um mês, mas espero que seja mais rápido.
  • Ontem ligaram para a minha namorada e pediram para ela ir lá na segunda-feira (dia 19). Então já posso enviar meu processo de atribuição semana que vem!
  • Casamento averbado! Hoje vou aos correios para enviar os documentos da minha atribuição.

    Estou sempre dando notícias porque aí fica fácil de acompanhar as datas. :P
  • Eh isso ai Matheus, esta faltando pouco pra voce.
  • Eh isso ai Matheus, esta faltando pouco pra voce [2]
  • Pois é, tá quase!

    Tive um problemão nos correios hoje. Pedi para fazer o vale Dinheiro Certo de 175 euros e parecia que estava dando tudo certo -- exceto pelo fato do recibo não incluir o número do vale! Eles me disseram que o sistema mudou recentemente e que não sabiam o que fazer para conseguir o número. Tive que esperar na agência por 2:30h até o funcionário conseguir falar com alguém em Brasília, e depois mais meia hora para o pessoal de Brasília conseguir descobrir o número do meu vale.

    Mas no fim deu certo.
  • Documentos recebidos em: 03/11/2009

    Processo (n. 48.XXX-2009) aberto em: 17/11/2009

    Hoje liguei para lá e consegui essas informações. Também me deram o número do telefone novo para consultas (707201122), mas acho que vocês tinha falado que é só para Portugal? Se for isso mesmo, posso continuar ligando para o setor de atribuições?
  • Número setor atribuicao: 351 21 381 7603
    O que te deram é só para quem está em Portugal.
    Boa Sorte!
  • Data que fiquei sabendo da aprovação do processo: 10/03/2010

    :D

    Agora é só esperar sair o número do assento e receber a certidão. Tá quase.
  • Parabéns!
    Avise quando tenha o assento.
  • Número do assento: 24/03/2010


    Acabou! :D Agora só falta chegar a certidão, que está demorando.
  • [APAGADO]
  • Matheus,
    Bom que ja tenha o numero do assento.
    Comento que até hoje nao chegou a certidao da minha mae em SP. Ja passaram 2 meses da data que me deram o assento.
    O que fiz foi que pedi uma certidao ao Portal do Cidadao, pois queria muito ver como saiam os nomes e pedi para mandarem para a minha filha na Franca. Chegou rapidinho.
    Se nao tem pressa, espere. Caso contrario, peca ao Portal.
    Parabens novamente e boa sorte.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.