Enviei a carta de volta hoje. Eu liguei para a CRC para saber se eu precisava fazer a retificação da certidão da minha mãe, e a funcionária disse que era melhor tentar enviar outros documentos antes. Se não fossem aceitos, eu seria informado. Alguém aqui sabe de algum caso parecido com o meu? O único problema é que na certidão de nascimento da minha mãe consta o nome do avô e da avó dela, mas a certidão de nascimento do meu avô diz que ele era filho de mãe solteira.
O que eu fiz foi enviar uma cópia muito antiga de um certificado de inscrição consular do meu avô, que tem apenas o nome da mãe dele, como deveria ser. Também enviei uma cópia de uma carteirinha do centro da colônia portuguesa. Esses dois documentos tem a assinatura idêntica à da certidão de nascimento da minha mãe. Esses documentos também têm fotos, então enviei cópias de várias fotografias do meu avô com a minha mãe na infância, adolescência e maioridade.
Também escrevi uma carta explicando a situação detalhadamente. Será que isso é o suficiente?
Matheus, deve ser suficiente sim! E em geral depois que eles recebem esses docs adicionais, a decisão costuma ser rápida, vc não ter que esperar outro tanto. boa sorte!
Foi o meu pai, então vou ter que transcrever o casamento. Só estou esperando sair o número do assento da minha mãe para fazer a procuração! Também tenho que pedir para minha namorada perguntar na conservatória de Braga se é preciso agendar um horário, ou se é só ir lá fazer.
Sua mae ja tem autorizacao para entrar na outra comunidade "Ja Tenho Cidadania Portuguesa". Como vc tb sera com certeza, ja pode considerar a cidadania dela como procuracao para vc representa-la la. Sem necessidade de averbacoes neste caso. Huahauahauahau...Aqui tb tem burocracia...Costume Portugues, kkkkk
Mesmo preenchendo o mod. 1C com o nome de casada da minha mãe, a certidão veio com o nome de solteira. Será que eu devo fazer a procuração com o nome de solteira? Ou já com o de casada? Não sei coloco assim:
NOME DE SOLTEIRA, no estado de casada, natural de...
Ou assim:
NOME DE CASADA, no estado de casada, natural de...
Ou ainda:
NOME DE SOLTEIRA, no estado de solteira, natural de...
eh assim mesmo, a certidao sempre vem com o nome de solteira e nem depois da transcricao do casamento muda o corpo da certidao, vem apenas ( e importante ! ) uma notificacao de averbamento de casamento no verso da certidao. Faca a procuracao com o nome de casada, nao tera problema algum.
Olhando as respostas antigas, vi que a Sandra colocou o nome de casada e e o estado civil casada também. Mas não tenho certeza se a certidão portuguesa dela já veio com o nome de casada ou não. Eu achei que tinha lido em algum lugar que a certidão de nascimento já saia com o nome atual.
Assim como o Matheus, eu vou transcrever o casamento da minha mae em portugal. Na verdade, ela (portuguesa) se casou e se separou do meu pai no Brasil. A procuração deve mencionar o casamento e divorcio? O nome deles nunca foi alterado por causa do casamento.
duvidas que eu nao consegui encontrar respostas aqui na comu:
1- eu sendo parente direto, posso transcrever o casamento e divorcio dos meus pais sem uma procuração?
2- É necessario agendar a visita a conservatoria? Eu estou fora de portugal e virei apenas para transcrever esse casamento. Alguem tem uma recomendação de conservatoria em lisboa que nao precise agendar ou que o faça por telefone?
3- É possivel transcrever o casamento dos meus pais e dar entrada com a minha atribuição de nacionalidade no mesmo dia?
1 - EU TENHO CERTEZA QUE ISSO EH POSSIVEL QUANDO O PORTUGUES EH FALECIDO, MAS A ROSANGELA DISSE QUE PODE, MESMO QUE O PORTUGUES SEJA VIVO, ENTAO, REALMENTE DEVE SER POSSIVEL O FILHO PEDIR SEM PROCURACAO, DE QUALQUER FORMA, CONFIRMA NA CONSERVATORIA EM QUE FOR FAZER.
2- TEM UMA RELACAO DE CONSERVATORIAS EM LISBOA, NO GUIA DE AJUDA DA COMUNIDADE, EU FIZ A MINHA TRANSCRICAO, SEM AGENDAR, NA PRIMEIRA CONSERVATORIA, MAS JA TEM UM TEMPO E AS COISAS MUDARAM, DA UMA LIGADA E CONFIRMA, ALGUEM AQUI CHEGOU EM LISBOA E NAO O ATENDERAM SEM AGENDAMENTO, SEMPRE BOM CONFIRMAR ANTES DE VIAJAR.
3- SIM, EH POSSIVEL, ESPERANDO QUE A TRANSCRICAO SAIA RAPIDO, PARA SEU PROCESSO NAO FICAR PENDENTE, FACA A TRANSCRICAO EM UMA DAS CONSERVATORIAS LISTADAS NO GUIA DE AJUDA, E DE ENTRADA NA SUA NACIONALIDADE NO CNAI.
Minha namorada já recebeu os documentos e levou à conservatória de Braga. Eles tiraram xerox de todos os papeis e mandaram ela preencher um formulário (com coisas inúteis como residência antes e depois do casamento). Disseram que vão analisar os documentos e que quando estiver tudo certo ela será chamada. Também disseram que deve demorar por volta de um mês, mas espero que seja mais rápido.
Ontem ligaram para a minha namorada e pediram para ela ir lá na segunda-feira (dia 19). Então já posso enviar meu processo de atribuição semana que vem!
Tive um problemão nos correios hoje. Pedi para fazer o vale Dinheiro Certo de 175 euros e parecia que estava dando tudo certo -- exceto pelo fato do recibo não incluir o número do vale! Eles me disseram que o sistema mudou recentemente e que não sabiam o que fazer para conseguir o número. Tive que esperar na agência por 2:30h até o funcionário conseguir falar com alguém em Brasília, e depois mais meia hora para o pessoal de Brasília conseguir descobrir o número do meu vale.
Hoje liguei para lá e consegui essas informações. Também me deram o número do telefone novo para consultas (707201122), mas acho que vocês tinha falado que é só para Portugal? Se for isso mesmo, posso continuar ligando para o setor de atribuições?
Matheus, Bom que ja tenha o numero do assento. Comento que até hoje nao chegou a certidao da minha mae em SP. Ja passaram 2 meses da data que me deram o assento. O que fiz foi que pedi uma certidao ao Portal do Cidadao, pois queria muito ver como saiam os nomes e pedi para mandarem para a minha filha na Franca. Chegou rapidinho. Se nao tem pressa, espere. Caso contrario, peca ao Portal. Parabens novamente e boa sorte.
Comentários
Enfim, nada podemos fazer.
Obrigada e sorte.
O que eu fiz foi enviar uma cópia muito antiga de um certificado de inscrição consular do meu avô, que tem apenas o nome da mãe dele, como deveria ser. Também enviei uma cópia de uma carteirinha do centro da colônia portuguesa. Esses dois documentos tem a assinatura idêntica à da certidão de nascimento da minha mãe. Esses documentos também têm fotos, então enviei cópias de várias fotografias do meu avô com a minha mãe na infância, adolescência e maioridade.
Também escrevi uma carta explicando a situação detalhadamente. Será que isso é o suficiente?
Ainda não tinham o número do assento para me dar, mas disseram que o processo já foi aprovado.
Sua mae ja tem autorizacao para entrar na outra comunidade "Ja Tenho Cidadania Portuguesa". Como vc tb sera com certeza, ja pode considerar a cidadania dela como procuracao para vc representa-la la. Sem necessidade de averbacoes neste caso. Huahauahauahau...Aqui tb tem burocracia...Costume Portugues, kkkkk
Mesmo preenchendo o mod. 1C com o nome de casada da minha mãe, a certidão veio com o nome de solteira. Será que eu devo fazer a procuração com o nome de solteira? Ou já com o de casada? Não sei coloco assim:
NOME DE SOLTEIRA, no estado de casada, natural de...
Ou assim:
NOME DE CASADA, no estado de casada, natural de...
Ou ainda:
NOME DE SOLTEIRA, no estado de solteira, natural de...
eh assim mesmo, a certidao sempre vem com o nome de solteira e nem depois da transcricao do casamento muda o corpo da certidao, vem apenas ( e importante ! ) uma notificacao de averbamento de casamento no verso da certidao.
Faca a procuracao com o nome de casada, nao tera problema algum.
(Escrevi o último post antes de ver sua resposta. Então tinha me enganado mesmo.)
duvidas que eu nao consegui encontrar respostas aqui na comu:
1- eu sendo parente direto, posso transcrever o casamento e divorcio dos meus pais sem uma procuração?
2- É necessario agendar a visita a conservatoria? Eu estou fora de portugal e virei apenas para transcrever esse casamento. Alguem tem uma recomendação de conservatoria em lisboa que nao precise agendar ou que o faça por telefone?
3- É possivel transcrever o casamento dos meus pais e dar entrada com a minha atribuição de nacionalidade no mesmo dia?
obrigado pela ajuda!
respondendo as suas duvidas:
1 - EU TENHO CERTEZA QUE ISSO EH POSSIVEL QUANDO O PORTUGUES EH FALECIDO, MAS A ROSANGELA DISSE QUE PODE, MESMO QUE O PORTUGUES SEJA VIVO, ENTAO, REALMENTE DEVE SER POSSIVEL O FILHO PEDIR SEM PROCURACAO, DE QUALQUER FORMA, CONFIRMA NA CONSERVATORIA EM QUE FOR FAZER.
2- TEM UMA RELACAO DE CONSERVATORIAS EM LISBOA, NO GUIA DE AJUDA DA COMUNIDADE, EU FIZ A MINHA TRANSCRICAO, SEM AGENDAR, NA PRIMEIRA CONSERVATORIA, MAS JA TEM UM TEMPO E AS COISAS MUDARAM, DA UMA LIGADA E CONFIRMA, ALGUEM AQUI CHEGOU EM LISBOA E NAO O ATENDERAM SEM AGENDAMENTO, SEMPRE BOM CONFIRMAR ANTES DE VIAJAR.
3- SIM, EH POSSIVEL, ESPERANDO QUE A TRANSCRICAO SAIA RAPIDO, PARA SEU PROCESSO NAO FICAR PENDENTE, FACA A TRANSCRICAO EM UMA DAS CONSERVATORIAS LISTADAS NO GUIA DE AJUDA, E DE ENTRADA NA SUA NACIONALIDADE NO CNAI.
Estou sempre dando notícias porque aí fica fácil de acompanhar as datas. :P
Tive um problemão nos correios hoje. Pedi para fazer o vale Dinheiro Certo de 175 euros e parecia que estava dando tudo certo -- exceto pelo fato do recibo não incluir o número do vale! Eles me disseram que o sistema mudou recentemente e que não sabiam o que fazer para conseguir o número. Tive que esperar na agência por 2:30h até o funcionário conseguir falar com alguém em Brasília, e depois mais meia hora para o pessoal de Brasília conseguir descobrir o número do meu vale.
Mas no fim deu certo.
Processo (n. 48.XXX-2009) aberto em: 17/11/2009
Hoje liguei para lá e consegui essas informações. Também me deram o número do telefone novo para consultas (707201122), mas acho que vocês tinha falado que é só para Portugal? Se for isso mesmo, posso continuar ligando para o setor de atribuições?
O que te deram é só para quem está em Portugal.
Boa Sorte!
Agora é só esperar sair o número do assento e receber a certidão. Tá quase.
Avise quando tenha o assento.
Acabou! Agora só falta chegar a certidão, que está demorando.
Bom que ja tenha o numero do assento.
Comento que até hoje nao chegou a certidao da minha mae em SP. Ja passaram 2 meses da data que me deram o assento.
O que fiz foi que pedi uma certidao ao Portal do Cidadao, pois queria muito ver como saiam os nomes e pedi para mandarem para a minha filha na Franca. Chegou rapidinho.
Se nao tem pressa, espere. Caso contrario, peca ao Portal.
Parabens novamente e boa sorte.