Mãe Portuguesa e filho casado.
Hendrix
Member
Pessoal estou com algumas dúvidas referente a DOCUMENTAÇÕES E REQUISITOS e ficarei grato pelos que puderem ajudar.
1 Relato
Minha mãe vai da entrada na cidadania por atribuição (filha do português) assim que sair a dela eu vou fazer o mesmo procedimento, porém a dúvida está em relação a documentação pois eu sou casado.
Em vez da minha certidão de nascimento eu mando a de casamento com os mesmos requisitos? (aposilado, inteiro teor e Reprografica)
2 Relato
Minha tia divorciada, também vai da entrada preciso da certidão de nascimento com estado civil atualizado e averbado o divorcio com os mesmos requisitos (aposilado, inteiro teor e Reprografica) Ou tenho que fazer a transcrição de casamento? Vamos fazer por GAIA.
Grato a todos que ajudarem
1 Relato
Minha mãe vai da entrada na cidadania por atribuição (filha do português) assim que sair a dela eu vou fazer o mesmo procedimento, porém a dúvida está em relação a documentação pois eu sou casado.
Em vez da minha certidão de nascimento eu mando a de casamento com os mesmos requisitos? (aposilado, inteiro teor e Reprografica)
2 Relato
Minha tia divorciada, também vai da entrada preciso da certidão de nascimento com estado civil atualizado e averbado o divorcio com os mesmos requisitos (aposilado, inteiro teor e Reprografica) Ou tenho que fazer a transcrição de casamento? Vamos fazer por GAIA.
Grato a todos que ajudarem
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para os processos de atribuição é necessário a certidão de nascimento do requerente. Após a conclusão do processo poderá dar início às atualizações do estado civil.
É bom que a sua tia providencie as averbações do estado civil na certidão de nascimento para justificar mudanças no nome.
Encontrei um pouco do caso parecido aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8389/preciso-transcrever-o-divorcio-do-pai-brasileiro mas não achei a informações clara portando volto ao assunto...
Minha tia foi casada, teve 2 filhos e se divorciou...Acredito que teve mudança de nome...
Depois que estiver com a cidadania na mão ela pretende passa para os filhos.
A dúvida
Precisa transcrever o casamento ou divorcio dela?
Todos os movimentos devem ser feitos em ordem cronológica.
Em primeiro o nascimento (à atribuição) depois o casamento e depois para vc se for necessário transcrever o divórcio deve contratar um advogado em Portugal.
Todos os movimentos são na ordem que aconteceram.
Boa Sorte!!!
Mesmo fazendo por GAIA tem que transcrever?
Para a atribuição da sua mãe, vc precisa considerar o nome que ela está usando. Se é o igual o do nascimento, basta enviar a certidão de nascimento. Se houve alguma mudança no nome é necessario anexar a certidão de casamento.
Isso não significa que vc esta transcrevendo o casamento. Estará apenas justificando a troca do nome.
Quando a atribuição ficar pronta vc deverá transcrever o casamento de sua mãe ou mandar a sua atribuição apenas para as CRC que aceitam fazer sem este procedimento, que atualmente estão bem cheias.
Mas a escolha é sua.
(...Quando a atribuição ficar pronta vc deverá transcrever o casamento de sua mãe ou mandar a sua atribuição apenas para as CRC que aceitam fazer sem este procedimento...)
(...todas as mulheres quando se tornam portuguesas por atribuiçao ou por terem nascidas em Portugal é obrigatória a transcriçao de casamento...)
Esqueci deste detalhe que a mãe sempre necessita transcrever o casamento.
Então depois que sair a atribuição faça a transcrição de casamento e depois disso pode dar entrada na sua atribuição.
Então só para melhor entendimento, toda mulher (casada ou que foi) precisa fazer a transcrição para passar a atribuição aos filhos, no caso os pais não precisa fazer tal procedimento para os que tiverem sua paternidade na certidão de nascimento do filho informando que é o declarante. CORRETO?
correto para o caso das mães.
Para o caso dos pais está correto se: tiver sido declarante do filho, a esposa não for portuguesa, e se pedir a atribuição do filho no ACP ou em VNGaia.
Então para "finalizar" as documentações para cada caso segue da seguinte forma...
- Mãe solteira
Certidão de nascimento (apostila de haia, inteiro teor e reprografica)
RG (apostila de haia, autenticado)
Formulário (assinatura presencialmente cartório)
Vale postal (correios)
- Tia Casada
Certidão de nascimento (apostila de haia, inteiro teor e reprografica com casamento averbado)
Vale postal (correios)
- Tia Divorciada
Certidão de nascimento (apostila de haia, inteiro teor, reprografica com divorcio averbado)
Vale postal (correios)
para todos os casos: não se esquecer do número do assento do português ou cópia da certidão portuguesa.
Para tia casada --> certidão de nascimento da requerente com casamento averbado ou cópia autenticada da certidão de casamento, se ela tiver mudado de nome ao casar.
Para tia divorciada --> o divórcio não precisa estar averbado na certidão de nascimento. (vide obs para tia casada, quanto à mudança de nome - algumas pessoas após o divórcio, continuam com nome de casada)