Como averbar casamento?

Oi! Preciso de ajuda!

Como proceder no consulado para averbar o casamento do meu avô português com minha avó brasileira em Portugal ?
Já providenciei a certidão de nascimento da minha avó, do meu avô e a de casamento deles (tirando a do meu avô português, todas foram emitidas em Minas). Preciso do sinal público que farei aqui em Niterói - RJ mesmo porque me informaram que pode ser feito em todo o estado do Rio de Janeiro. Depois do sinal público, levarei no Itamaraty e depois no Consulado para obter o selo branco. Nao é isso?
Selo branco é legalização de documento?
Minha dúvida é:

é preciso agendar ou posso chegar lá bem cedo sem precisar agendar?
É isso mesmo (só pra obter o selo branco) ou tem que preencher algum formulário/requerimento tendo em vista que vou fazer pelo correio?
Minha mãe, filha do português, precisa ir lá no consulado diretamente, ou eu mesma (neta) posso ir lá, independente de procuração?

Muito obrigada desde já!
Abraços,
Liza


Comentários

  • LIza,

            1 - Vc sabe onde o cartório que emitiu as certidões ou o que reconheceu a firma lá de Minas tem firma aí em Niterói? Talvez só tenha no Rio.

            2 - Selo branco é legalização.

            3 - Pelo que pude ver no site do consulado-RJ a legalização de documentos, no momento, só está sendo feita pelo correio -  'Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Pelo Correio'. A opção 'Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Entrega no mesmo dia-Com Agendamento' não está habilitada para agendamento. 

            4 - Vi tb que a opção de 'transcrição casamento' no consulado-RJ não habilita nenhuma data para agendamento. A solução seria fazer em Portugal enviando via correio. Se fosse possível fazer pelo consulado não seria necessário legalizar as certidões (estariam pagas no processo de transcrição) e teria um problema que é a demora, acredito que pelo menos 3 meses.

            5 - Para legalizar documentos não precisa ser o interessado.

  • A transcricao de casamento deve ser requerida por um dos nubentes ou, no caso de morte de ambos, pelo descendente mais proximo.
    No consulado de SP as duas que fiz demoraram uns 15 dias uteis.
    No Rio, nao sei.

  • Muito obrigada pelas respostas!
    Consegui o sinal público aqui mesmo em Niterói.

    Só não entendi isso que a Denise falou. Como sou neta, eu mesma não posso requerer a transcrição de casamento? No site, pede para se cadastrar para pegar o requerimento. Eu estava colocando o meu CPF para eu mesma ir no Rio legalizar os documentos. Minha mãe, que é a neta do portugues (meu avo portugues é falecido) que tem que ir?? Eu vou fazer pelo correio e nao pelo consulado a transcriçao. Eu só vou legalizar no consulado. Posso eu mesma ir??

    Denise, as duas q vc fez, vc pediu a transcriçao direto no consulado ou foi só pra legalizar os documentos? 

    Obrigada!!!
  • Liguei pro consulado (agora nao consigo falar mais com eles) e o funcionario me informou o mesmo que o Guilherme (agora eu entendi que nao pode fazer  pessoammte, só pelo correio. Diferente do que a menina do chat online do site do consulado informou (ela disse que poderia). Ok, Farei pelo correio. Mas na hora de imprimir o boleto, o valor total (que seria 2 X 70,07 como consta no pdf da tabela de preços por serviço - > "Legalização de documentos - Reconhecimento de Assinatura (entregue RJ ou ES)" , veio o valor de 111,62 (na tabela de serviços , esse preço nao tem nada a ver com o que eu estou fazendo que é 'Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Pelo Correio'.

    Minha duvida é sobre esse valor e tb se eu tenho que cadastrar no site  ou minha mae (que eh filha do portugues falecido)?

    imagem da duvida:
    http://imageshack.us/photo/my-images/28/vxg3.jpg/
  • imagem da duvida entre "Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Pelo Correio" ou  "Reconhecimento de Assinatura Presencial"

    http://imageshack.us/photo/my-images/19/ojru.jpg/
  • Oi. Vi que esse reconhecimento de assinatura presencial é relativo ao requerimento de transcrição, correto? Entao eu devo legalizar duas certidões( de nascimento da minha avó brasileira e de casamento da minha avó brasileira com meu avô português), através da opção"Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Pelo Correio" e o requerimento de transcrição do casamento dos meus avós eu tenho que pedir reconhecimento de assinatura presencial? É isso? O consulado fornece esse requerimento ou é pra tirá-lo por email com a conservatória? Ah, meu processo é por atribuição, então, primeiro a minha mãe (filha do português)pretende tirar a cidadania dela, para depois eu tirar. Nesse caso, somente a minha mãe pode requerer a transcrição ? É porque é mais fácil eu ir ao consulado do que ela. Obrigada!
  • Muito obrigada mesmo pela atenção, Guilherme!!  Vou analisar o tópico pois parece realmente mt bem explicado tb.

    Vou seguir suas orientações!
    Muito obrigada!
    Abs
  • Poxa! Não estou conseguindo falar com essa crc. Alguém pode me indicar uma outra? Obrigada!
  • Ah,  para fazer transcrição de casamento dos meus avós em Portugal (meu avô é português e minha avó é brasileira), eu, como neta, posso requerer a transcrição, sabendo-se que minha mãe vai requer a cidadania dela primeiro para depois eu tirar a minha (cidadania por atribuição)?
  • Liza,

            dá uma olhada no 'Guia de Ajuda'  - Herмαηø Torres - 23/10/2012.

  • Poxa! Agora eles estão falando que precisa de certidão de óbito    do meu avô (português)e que se minha avó (brasileira) faleceu antes do meu avô, precisaria da certidão de óbito dela. Se tiver que fazer a transcrição de óbito também é melhor requerer junto com a de casamento, em termos de despesas?
  • Obrigada, Guilherme!
  • Liza,
    Nao havia entrado aqui.
    As transcricoes que fiz foram pelo consulado de Sao Paulo via correio. No site consegui as informacoes e requisitos.
    As varias legalizacoes de documentos que tive que fazer tambem foram nesse consulado e via correio. Sei que dao um desconto de acordo à quantidade de documentos.
    As legalizacoes qualquer pessoa pode solicitar. Já as transcricoes devem solicitadas pelo parente mais proximo dos nubentes caso estejam mortos. Essa é a informacao que li no site do consulado e que tambem recebi de algumas conservatorias. Nao sei se houve mudanca de 2010 para ca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.