Joaquim_Como encontrar Certidão Nascimento/Batismo em Coimbra

Bom dia amigos(as)!

Sou novo no fórum e estou querendo contar com a experiência e boa vontade da turma.

Sou neto de português por parte de mãe já falecida. Estou querendo buscar a cidadania portuguesa e sei que, devido a minha mãe já ter falecido, o meu processo será por "Aquisição" com comprovação de vínculo com Portugal. Contudo, a minha dificuldade/prioridade primária é encontrar a Certidão de Nascimento ou Batismo (mais provável) de meu avô. Segue os dados abaixo que disponho e gostaria de saber se é possível buscar essa Certidão apenas com essas informações:

Nome: Joaquim Fortuna da Costa
Data de Nascimento: 13/04/1982
Filiação: Joaquim Fortuna da Costa e Amenia Amaral da Costa
Região: Coimbra (local que minha mãe dizia que meu avô falava muito. Não tenho nem certeza que foi essa região).
Período provável que imigrou para o Brasil: 1909 à 1912 (minha mãe falava que ele chegou no Brasil com 17 para 18 anos). Fiz uma pesquisa na lista de passageiros (Vapor) nos livros do Arquivo Público da Bahia sem sucesso. Achei apenas do Pai dele antes do meu avô nascer.
Obs.: veio sozinho porém, minha mãe falou que três irmãos também vieram (antes ou depois): Vicente, Helena e Alice. Tentei contatos com os descendentes deles com as informações que tinha sem sucesso.
Data casamento: 10/03/1917 com minha avó Annita Carolina Ribeiro (já falecida) em Santa Inês/Bahia/Brasil.
Data falecimento: 21/09/1949 em Ibirataia/Bahia/Brasil.
Obs.: os únicos documentos dele que disponho são as Certidões de Casamento e Óbito.

Certo de contar com a ajuda dos amigos(as), desde já agradeço qualquer ajuda.
«1

Comentários

  • @Gidel

    Em qual documento você encontrou o pai antes do seu avô nascer? O seu bisavô veio ao Brasil e retornou a Portugal?
  • @Mariza

    Encontrei no livro da Inspetoria da Polícia do Porto, no Registro de Entradas de Passageiros de nº 01, de 1873 à 1879 onde consta que deu entrada em Salvador/Bahia no dia 06 de janeiro de 1875, vindo de Pernambuco na embarcação de espécie Vapor de nome d´estas Aconcágua, de procedência de Liverpool com escala, o Sr. Joaquim Fortuna da Costa, nacionalidade portuguesa e profissão negócio. Peguei um Certificado desse desembarque.
    Acho que foi uma viagem de negócios ao Brasil e deve ter retornado a Portugal algum tempo depois.

    Achei também em um jornal de Lisboa "DIÁRIO ILLUSTRADO" de 29/05/1889 uma referência ao nome dele no encarte "Telegramas em depósito" a seguinte nota: Joaquim Fortuna da Costa, Hotel de Leandro Pires Branco, Rua Serpa Pinto 60, nº 2 (ausente).
  • No site do familysearch há muitos registros de pernambucanos com o sobrenome Fortuna da Costa, nenhum na Bahia. Se tivéssemos a data de chegada ao Brasil haveria chance de descobrir o passaporte.
  • @Gidel

    Esse livro de passaportes cobre 1874-1875: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GY7P-FZX?i=3&wc=9VHK-GPX:222738601&cc=1928596 - ele pode ter solicitado o documento após outubro de 1874.
  • É... apenas tenho a data da entrada de meu bisavô (06 janeiro 1975) em Salvador/Bahia. O do meu avô a referencia é que chegou ao Brasil entre 1909 à 1912 segundo a informação da idade dele que minha mãe lembra porém, na pesquisa que fiz deste período, não encontrei.
  • @Gidel

    Se encontrar o passaporte do seu bisavô saberá a freguesia. Porém, se surgir outro imigrante com o mesmo sobrenome seria importante. Basta folhear o livro, faça aos poucos.
  • @Mariza

    Boa tarde Mariza!

    Acho que consegui achar o passaporte de meu bisavô. Está na imagem 124 de 18/12/1874. Contudo, só está preenchido o espaço do Concelho: Figueira da Foz. Com apenas mais essa informação é possível localizar a certidão de meu avô?
  • @Gidel,

    Que bom que você teve paciência. O azar é não ter a freguesia.
    Envie os dados do passaporte -, data de emissão, número e dados do su bisavô ao Arquivo de Coimbra e peça pesquisa da freguesia em um provável prontuário, veja que é dito que foi entregue documentos http://www.uc.pt/auc/info/contactos:

    Poderá também pesquisar no livro de 1856 da freguesia sede do Concelho: http://tombo.pt/f/fig11#005 -
  • @Mariza

    Obrigado. Vou seguir com suas sugestões.
  • @Mariza

    Olá Mariza! Fiz pesquisa sobre a Certidão de Batismo de meu avô em todas as freguesias de Figueira da Foz e não encontrei. Também solicitei ao Arquivo de Coimbra a pesquisa sobre a Freguesia com base nos dados do passaporte mas não obtive retorno deles ainda.

    Entretanto, consegui achar outro cadastro de passaporte de Nº 122 de 15 de março de 1886 com destino a Bahia e veio na companhia da esposa Amenia do Amaral Costa e de um filho de 2 anos por nome Vicente do Amaral Costa. Esse com certeza é meu bisavô porque bate com o nome da esposa e de um dos filhos. Contudo, infelizmente, novamente só consta o Concelho: Figueira da Foz.

    Pergunto: é possível com mais essa informação fazer outro tipo de pesquisa visando localizar mais dados?

    Grato,
    Gidel
  • Gidel,

    Envie-me o link do passaporte.
  • Gidel, já encontrei o passaporte. Sugiro que envie esses dados ao Arquivo de Coimbra em vez de aguardar o primeiro pedido. Peça pesquisa no prontuário.

    Não encontrou nenhuma freguesia na qual havia muitos sobrenomes Fortuna da Costa e Amaral da Costa?
  • Mariza, não encontrei não. Estou no momento pesquisando os anos de 1881 à 1885 nas freguesias de Figueira da Foz o casamento de meu bisavô acreditando que ele tenha casado nesse período devido ao filho de 2 anos.

    Vou também solicitar a pesquisa no prontuário.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado December 2017
    Gidel

    Buscar o casamento é uma ótima estratégia.
    Não encontrei o Vicente em Figueira.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado December 2017
    Gidel

    Veja esse de Adelina assento 122/1899- freguesia de Figueira da Foz - a mãe é Amaral da Costa natural de Feira de Santana na Bahia:http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37947&FileID=569231

    O nome da mãe de Vicente é América.

    Veja: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-V6KC
  • @Mariza

    Não Mariza. São nomes parecidos mas não tem vínculo com meus antepassados. O sobrenome "da Costa" é do meu bisavô e avô (que tem o mesmo nome do meu bisavô) e o "Amaral" é o sobrenome de solteira da minha bisavó.

    Bisavós: Joaquim Fortuna da Costa e Amenia Amaral da Costa (no passaporte está Amenia do Amaral Costa) que são portugeses.

    Avós: Joaquim Fortuna da Costa (português) e Annita Carolina da Costa (brasileira).

    Obs.: meus bisavós ainda tiveram pelo menos 03 filhos: Vicente, Helena e Alice que também imigraram para o Brasil.
  • Gidel,

    no passaporte nº 122 que vc postou o nome da esposa é "América".
  • É Guilherme. A caligrafia deixa margem para isso mas acredito em erro do escrivão. Contudo, na certidão de casamento de meus avós, consta como filiação de Joaquim Fortuna da Costa:
    Joaquim Fortuna da Costa e Amenia Amaral da Costa.
  • Gidel

    Se os bisavós emigram em 1886 e o seu avô nasceu em 1892 o que faz pensar que ele nasceu em Portugal?
    Te enviei o link do casamento de uma tia avó nascida em 1899 na Bahia.
  • Completando: pelo menos o nascimento de Vicente precisa ser encontrado para que mais fatos sejam esclarecidos.
  • Estou fazendo pesquisa sobre o casamento de meu bisavô entre os anos de 1881 à 1885 nas freguesias do concelho Figueira da Foz utilizando http://tombo.pt/f/fig11#005. Pergunto: esse é o único caminho para isso ou tenho outro que seja mais fácil?

  • Infelizmente é assim mesmo, Gidel.
  • Tirar o passaporte em Coimbra, indicar Figueira da Foz como naturalidade, não vejo sentido serem de Lagos, é muito longe.

    O Arquivo de Coimbra não retornou com o pedido de pesquisa num possível prontuário do passaporte?
  • Mariza,

    Até o momento ainda não retornou a minha solicitação. Entrei com nova solicitação hoje através de mensagem e também do preenchimento de um formulário próprio. Espero que respondam.
  • @Mariza,

    "Good News". Achei a Certidão de Batismo da irmã de meu avô Helena Amaral da Costa na freguesia São Julião da Figueira da Foz. Descobrir através do livro de Índice de Batismo, Nº 119, Ano 1885. Já confirmei no livro de Batismo. Ela nasceu no dia 14 de agosto de 1885. Estou tentando entender o máximo que está escrito devido a caligrafia pouco legível. Pelo que decifrei até o momento, parece que minha bisavó era baiana de Paço da Bahia (cidade na região de Juazeiro).

    Será que consigo algum documento legível com a descrição de inteiro teor desse batismo?
  • @Mariza

    "Good News 2". Consegui a resposta do Arquivo da Universidade de Coimbra. Eles acharam a Certidão de Batismo de meu bisavô. Achei até não tão cara a Certidão. Veja a transcrição do e-mail abaixo:

    Exmo. Senhor
    Gidel Fortuna Mendes

    Em resposta ao pedido de V. Ex.ª, informo que se encontra pronta a certidão de batismo/nascimento de Joaquim, filho de Custódio José da Costa e de Hellena Rosa da Encarnação, exarado a folhas 64 do livro de registos de baptismos da freguesia de São Julião, concelho de Figueira da Foz, referente ao ano 1856.
    Esta importa em 20,00€ acrescido de 2,25€ para portes de correio.
    A importância total de 22,25€ deverá ser remetida através de vale postal internacional, à ordem do Arquivo da Universidade de Coimbra, para o seguinte
    endereço:
    Arquivo da Universidade de Coimbra
    Rua de São Pedro, 2
    3000-370 Coimbra
    Portugal
    Será também necessário que remeta por esta via, em PDF, o comprovativo de pagamento.

    Com os melhores cumprimentos.

    José A. Moura
    Arquivo da Universidade de Coimbra
    Rua de São Pedro, 2
    3000-370 Coimbra
    Portugal
    Telf.: (+351)239859855 Fax: (+351)239820987
    NIF: 501617582
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2018
    @Gidel

    Que ótimo. Parece que a família viajou muito. A Helena nasceu em 1885 e a família emigrou em 1886 sem trazê-la, pelo menos no passaporte, mas por economia de passagens muitos não informavam os bebês. Mas cadê o Vicente? Será que era filho apenas da América e nascera no Brasil? E o seu avô pode ter nascido no Brasil, nome dele já foi buscado nesse índice por você e por mim. Não foi dito onde os pais de Helena se casaram.

    Afinal a América era brasileira. O pai de América é Vicente Fortuna de Amaral, o sobrenome do marido? Um padrinho de Helena seria brasileiro com representação.

    Se quiser solicitar os assentos vc precisa pedir cópia narrativa, assim vc terá um registro semelhante às nossas certidões simples, apenas com os dados principais, não será inteiro teor. Senão indicar essa preferência envirão cópia xerox do livro, isso vc já tem.

    Depois verei o assento do seu bisavô.
  • @Gidel

    http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37939&FileID=188008 - assento do seu bisavô - 64/1856 - Freguesia de São Julião. O sobrenome Fortuna surge no sobrenome do padrinho. E agora sabemos que vem da linhagem de sua bisavó.
  • Olá Mariza,

    Estou conseguindo devagar interpretar a caligrafia dos párocos nos batizados de meu bisavô e de Helena. Na realidade, até onde consegui ler, a situação é o seguinte:

    _A minha bisavó América é baiana de Paço da Bahia (sub-distrito de Juazeiro). O nome do pai de América é na verdade Vicente Ferreira do Amaral e não Fortuna. Portanto, o Fortuna não veio do meu bisavô materno;

    _O padrinho e madrinha no batizado do meu bisavô Joaquim Fortuna da Costa são os irmãos: Joaquim Fortuna e Maria da Encarnação. Os "Irmãos" que é citado no batismo relativo aos padrinhos, acredito que sejam irmãos dos meus tri-avós paternos: Custódio José da Costa e Hellena Rosa da Encarnação e o "Fortuna" pode ser da minha tataravó paterna.

    Bastante confuso mas, acho que é isso.
  • @Gidel,

    http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37944&FileID=568420 - é Vicente Ferreira do Amaral mesmo.
    Em relação aos padrinhos, entendi que a Maria da Encarnação era irmã do "baptizado".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.