Dúvidas no preenchimento do formulário 1C e documentos em anexo

2»

Comentários

  • @patygomper

    1- Marque SIM
    2- Serve cópia simples e deixe em branco o 2 e marque somente pai ou mãe
    3- Não serve cópia.Mande a original de inteiro teor digitalizada e apostilada.Se na sua certidão reprográfica já estiver averbado o seu casamento,não precisa enviar a de casamento
    4- Nome de solteira.Quando fizer a transcrição,aí sim vc vai vir com o nome de casada.Pode pedir o CC e PEP sem fazer a transcrição.
  • Boa tarde, como preencho os dados no quadro 2 sendo que minha avó fez a atribuicao pela ACP?coloco o numero de registro e mais oq??Obrigada
  • tenho uma duvida...a minha tia é divorciada ..pra preencher o formulario dela posso nao colocar o sobrenome do ex marido??? pq o casamento dela esta averbado na certidao de nascimento mas o divorcio nao...o divorcio só ta averbado na de casamento...preciso mandar a de casamento junto?? obrigada
  • @Bruna, quando vc for fazer a transcrição de casamento da sua tia vai ter que enviar obrigatoriamente a certidão de casamento dela.
  • boa noite

    No formulário, onde corresponde o nome da pessoa, no caso minha mãe tem três nomes, ponho todos ex:
    nome: M .... L..... A....
    Apelido: F....

    é isso né?
  • @Larissa Fernanda

    Entendi que sua mãe tem 3 nomes e somente 1 sobrenome,é isso?

    Ex: Maria Lucia Almerinda Fernandes
    Se for,em nome coloque Maria Lucia Almerinda
    Em apelido Fernandes
  • almirfbfalmirfbf Member
    editado January 2020
    Boa noite. Tenho a seguinte dúvida.

    O processo de atribuição do meu pai na época foi feito pelo Consulado do Rio de Janeiro.

    No Quadro 2 preciso inserir onde foi feito o processo.
    As opções são XX Conservatória do Registo Civil Blá
    ou
    Conservatória dos Registos Centrais.

    Consulado se enquadra como Conservatória dos Registos Centrais?


    No site:
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/cr-centrais/

    No domínio da nacionalidade, a Conservatória dos Registos Centrais tem a seu cargo o Registo Central da Nacionalidade, cabendo-lhe proceder à instrução, decisão e feitura do registo das declarações para atribuição, aquisição e perda da nacionalidade.
    Compete-lhe ainda lavrar o registo da aquisição da nacionalidade por naturalização, bem como os registos de nascimento atributivos da nacionalidade, ou proceder à integração destes, se lavrados em Consulado português.



    Acredito que seja para assinalar X na opção Conservatória dos Registos Centrais.

    Só gostaria de alguma confirmação.
  • editado January 2020
    @almirfbf...

    Em que ano foi concluído o processo de Atribuição de seu Pai...?

    Vocês tem uma via do Assento de Nascimento Português dele...?

    Se não tem...E nunca tiveram uma via do Assento de Nascimento Português de seu Pai em mãos...
    É recomendado que solicitem uma via desse Assento de Nascimento pelo civilonline.pt...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    É muito simples...Rápido...Custa apenas €10,00 (+ - R$ 54,00)...E...Na minha opinião muito mais prático...

    Assim será possível conferir se todos os dados do Registo de seu Pai estão corretos...Evitando problemas futuros com divergências...E além disso...Enviando uma cópia simples desse Assento com os demais documentos vocês não precisam preencher nada disso sobre o que você perguntou...

    Acredite...Eu já enviei vários processos de meus familiares e nunca assinalei esses campos do quadro 2...
  • @Nilton Hessel obrigado.

    Vou ver isso da certidão.
    Tenho assento de nascimento sim. Inclusive início do ano passado averbei o casamento dele.

    Cultura inútil, o processo de cidadania dele foi encerrado há uns 2 anos. Tanto que averbei o casamento.

    Mas por coincidência só anteontem chegou uma notificação por e-mail do CRC informando da obtenção da cidadania.

    Vai entender.
  • @almirfbf...

    Em minha opinião...Seria interessante você enviar um Assento de Nascimento atualizado...(Já com a Transcrição do Casamento averbada)...
    Eu faria dessa maneira...

    Claro que os "Tio Patinhas" de plantão o aconselharão a preencher os dados no quadro 2...Ou enviar uma cópia simples desse Assento de Nascimento "Antigo" que você já tem...Isso para economizar R$ 50,00 de uma Certidão atualizada...

    Mas enfim...
    Cada um sabe onde seu sapato aperta...
    Não é mesmo...?

    Boa Sorte...
  • @almirfbf, eu tenho a a mesma opinião do @Nilton Hessel, uma certidão atualizada aonde você pode conferir se todos os dados estão corretos tem um custo muito baixo comparado com a dor de cabeça e despesa que pode ter no futuro por causa de alguma divergência. Veja a despesa total do processo e analise se os cerca de R$50 são significativos.

    Solicitei todas certidões pelo civilonline para conferência antes de dar entrada nos processos e após a conclusão dos mesmos e, apesar de não encontrado nenhuma divergência, não considero como dinheiro perdido. Pior seria o processo cair em exigência e atrasar meses por um problema que seria facilmente contornável simplesmente conferindo uma certidão ou ao chegar ao consulado para fazer os documentos (cartão do cidadão) ter algo errado e não conseguir faze-lo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.