Sou bisneto de Portugues. Vim a passeio e decidi ficar
Fabricio Teixeira
Member
Pessoal, bom dia!
Vim passear em Portugal, e estou aqui a quase um mês, quando vim pra cá, a ideia era ver se conseguiria me adaptar facilmente, e eu consegui
Então a questão que eu preciso de ajuda é a seguinte: Meu Bisavô era português, e pelo que li em outros post aqui no fórum, tenho o direito a nacionalidade desde que minha Avó e minha mãe façam o processo também, ambas estão vivas.
1- Qual jeito mais fácil para que eu consiga a cidadania da minha avó, mãe e depois a minha sem precisar voltar para o Brasil?
2- Quanto tempo pode demorar, e quanto isso pode chegar a custar?
3- Corro o risco de ser deportado mesmo com o processo de nacionalidade em andamento?
Desde já, agradeço imensamente os esclarecimentos.
Vim passear em Portugal, e estou aqui a quase um mês, quando vim pra cá, a ideia era ver se conseguiria me adaptar facilmente, e eu consegui
Então a questão que eu preciso de ajuda é a seguinte: Meu Bisavô era português, e pelo que li em outros post aqui no fórum, tenho o direito a nacionalidade desde que minha Avó e minha mãe façam o processo também, ambas estão vivas.
1- Qual jeito mais fácil para que eu consiga a cidadania da minha avó, mãe e depois a minha sem precisar voltar para o Brasil?
2- Quanto tempo pode demorar, e quanto isso pode chegar a custar?
3- Corro o risco de ser deportado mesmo com o processo de nacionalidade em andamento?
Desde já, agradeço imensamente os esclarecimentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1-Terá q juntar os documentos exigidos para atribuir sua avó e depois sua mãe.Antes fazer as devidas transcrições de casamento.
2-Cada processo dura em média 3 a 6 meses,depende de vários fatores e o custo tb.
3-Vc pode permanecer legalmente em Portugal como turista por 3 meses e passado esse prazo vc pode sim ser deportado.
OBS: Se vc estiver trabalhando e a empresa confirmar isso por carta oficialmente, vc pode conseguir um visto de trabalho. É aconselhável não permanecer ilegal no país.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Vou procurar aqui no Fórum alguns post sobre documentação necessária para a Atribuição
Mas fiquei com uma dúvida: Eu consigo arrumar um emprego mesmo estando como turista?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
Obrigado pela ajuda.
@Daniel
Vou dar uma olhada nesses video no Youtube. Claro que é muito melhor ir depois de ja estar com toda a documentação pronta. Mas como já estou aqui, não queria voltar para o Brasil para fazer toda a documentação.
Se puder me ajudar com uma ultima dúvida, agradeço.
Vi algumas pessoas dizendo que em Tondela o processo pode sair muito mais rápido, levando alguns dias pra ficar pronto. E como vc disse que pode levar até seis meses fiquei na duvida.
Isso procede?
@Deivid, vou ver a possibilidade de Braga. Obrigado pela dica