Sou bisneto de Portugues. Vim a passeio e decidi ficar

Pessoal, bom dia!

Vim passear em Portugal, e estou aqui a quase um mês, quando vim pra cá, a ideia era ver se conseguiria me adaptar facilmente, e eu consegui :D
Então a questão que eu preciso de ajuda é a seguinte: Meu Bisavô era português, e pelo que li em outros post aqui no fórum, tenho o direito a nacionalidade desde que minha Avó e minha mãe façam o processo também, ambas estão vivas.

1- Qual jeito mais fácil para que eu consiga a cidadania da minha avó, mãe e depois a minha sem precisar voltar para o Brasil?

2- Quanto tempo pode demorar, e quanto isso pode chegar a custar?

3- Corro o risco de ser deportado mesmo com o processo de nacionalidade em andamento?

Desde já, agradeço imensamente os esclarecimentos.

Comentários

  • @Fabricio

    1-Terá q juntar os documentos exigidos para atribuir sua avó e depois sua mãe.Antes fazer as devidas transcrições de casamento.

    2-Cada processo dura em média 3 a 6 meses,depende de vários fatores e o custo tb.

    3-Vc pode permanecer legalmente em Portugal como turista por 3 meses e passado esse prazo vc pode sim ser deportado.

    OBS: Se vc estiver trabalhando e a empresa confirmar isso por carta oficialmente, vc pode conseguir um visto de trabalho. É aconselhável não permanecer ilegal no país.
  • @Vlad

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Vou procurar aqui no Fórum alguns post sobre documentação necessária para a Atribuição

    Mas fiquei com uma dúvida: Eu consigo arrumar um emprego mesmo estando como turista?
  • @Fabrício sobre empregos em Portugal estando como turista eu não saberia te responder..Nesse tópico abaixo tem dicas sobre atribuição.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
  • @Fabricio Teixeira você tem que arrumar um emprego com contrato de trabalho para daí poder pedir residência. Existem vários vídeos no YouTube sobre como se legalizar em Portugal indo como turista. Não recomendo isso a ninguém, eu mesmo estou com ideia de mudar pra Portugal mas apenas depois de ter minha nacionalidade.
  • @Vlad
    Obrigado pela ajuda.

    @Daniel
    Vou dar uma olhada nesses video no Youtube. Claro que é muito melhor ir depois de ja estar com toda a documentação pronta. Mas como já estou aqui, não queria voltar para o Brasil para fazer toda a documentação.
  • @Vlad

    Se puder me ajudar com uma ultima dúvida, agradeço.
    Vi algumas pessoas dizendo que em Tondela o processo pode sair muito mais rápido, levando alguns dias pra ficar pronto. E como vc disse que pode levar até seis meses fiquei na duvida.
    Isso procede?
  • editado December 2017
    @Fabrício, os processos q são entregues pessoalmente nas conservatórias tem um prazo menor q os q são entregues pelo correio, mas mesmo assim não ficam prontos em dias e Tondela não conclue processos tão rápido assim.Não sei te falar exatamente o prazo e processos entregues pessoalmente tem q haver agendamento antes.
  • @Fabricio esses relatos não foram de menores de idade? Tondela da preferência para esses casos podendo de fato ser concluídos em questão de dias.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fabricio, tente fazer por BRAGA, que aceita processos presencialmente (até por procuração desde que seja parente) e tem uma média (segundo dizem) de conclusão em até 30 dias. Tem um tópico ATRIBUIÇÃO POR BRAGA

  • Tondela pode levar uns seis meses se for pra maior de idade.
  • Pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos, e pelas dicas

    @Deivid, vou ver a possibilidade de Braga. Obrigado pela dica
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.