Urgente, sou nova aqui e tenho muitas dúvidas!

Boa noite pessoal! Será que alguém consegue me ajudar?

Meu avô e minha avó nasceram em Portugal. São portugueses.
Casaram-se no Brasil, porém divorciaram-se aqui também.
Meu pai não tem nacionalidade ainda.

Estou querendo dar entrada na do meu pai, para futuramente solicitar a minha.

Minha dúvida é:

Já tenho o número de assento de nascimento do meu avô.
Porém estou na dúvida se realmente é necessário fazer transcrição de casamento dele, e do divórcio. E ah, meu avô é falecido. E minha avó viva, porém acamada e não fala nem nada.

O que devo fazer?
Consigo dar entrada na cidadania do meu pai sem precisar transcrever o casamento e o divórcio deles?

Agradeço desde já e aguardo uma ajuda!!!!
«1

Comentários

• editado December 2017
    @thaisborgomani você terá que fazer a transcrição do casamento uma vez que ambos eram portugueses, todas conservatória exigirão. Não é obrigatório homologar o divórcio para fazer o processo de atribuição de seu pai.
    Você tem os dados do assento de sua avó também? Vai precisar também de certidão de casamento deles de inteiro teor para transcrição do casamento.
  • editado December 2017
    @danielhenriques
    obrigada pela resposta.
    Não tenho o assento da minha avó! Porém posso conseguir!

A certidão de casamento de inteiro teor deles eu peço onde? Tem que ser no cartório que foi registrado o casamento?

E quanto ao divórcio, interfere em algo?
  • Se os assentos já estiverem informatizados você precisa apenas dos números deles para informar a conservatória.
    Sim, a certidão de casamento inteiro teor no cartório aonde foi registrado o casamento. Não sei de onde você é, aqui em São Paulo pode-se pedir certidões de todo estado em qualquer cartório mas acaba ficando caso pois paga em dobro mais taxas. Pedi uma de nascimento simples que custa cerca de 30 reais e me custou 100... Compensa mais pedir no próprio cartório do registro e, se for o caso, pedir para te mandar a certidão pelos correios.
    O divórcio a única exigência seria para sua avó uma vez que todo cidadão português deve manter seu estado civil atualizado, não interfere em nada nos processos. Seu pai assina o pedido da transcrição e junta cópia autenticada do documento de identidade para comprovar que é filho deles.
    Ponta Delgada esta fazendo a transcrição de casamento em cerca de 20 dias, tem o modelo do requerimento e as informações neste tópico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Da uma lida e se tiver alguma dúvida pergunte.
  • @thaisborgamini completando o Daniel, as certidões brasileiras tb tem q ser apostiladas.
  • Entendi Daniel!
    E obrigada também Vlad

Muitas coisas né?
    Sabem me dizer mais ou menos qual valor da transcrição?
    Agradeço muito a colaboração de vcs
  • @wsteles obrigada!

Bastante coisa né? Rs
    Eu ainda estou um pouco confusa, mas vou me ajustando haha

Obrigada a todos
  • Estou com uma dúvida ainda!
    Alguém poderia ajudar ?

Solicitei ao cartório em que meus avós portugueses casaram, a certidão de casamento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.

Assim que eu receber essa certidão:
    Preencho o formulário, ( posso eu mesma preencher e assinar e reconhecer ou precisa ser meu pai? )

Depois disso preciso juntar a cópia do documento autenticado ( pode ser o meu, que preenchi o formulário de solicitação ? )

Pagar os 120 euros, e enviar.

A minha dúvida mesmo é quanto ao pedido da transcrição:
    Pode ser feito por mim? Tenho q enviar mais algum documento? Obrigada
  • @thaisborgomani Você já pediu a certidão? Para transcrição não precisa ser a reprográfica apenas inteiro teor.

Você como neta pode pedir a transcrição mas terá que preencher seus dados no requerimento como solicitante, juntar cópia autenticada de seu documento de identidade e cópia autenticada da sua certidão de nascimento para comprovar que é descendente deles, daí você assina no cartório e reconhece sua firma por autenticidade.

Se fizer em nome de seu pai não precisa juntar cópia da certidão de nascimento dele pois no documento de identidade dele já consta o nome dos pais. Nesse caso você pode preencher o requerimento e seu pai apenas vai ao cartório para assinar e junta apenas cópia autenticada do documento de identidade dele.

O vale postal tem que ser feito no nome de quem assinar o requerimento.

Aos documentos, que descrevi acima para cada caso, junte a certidão de casamento inteiro teor apostilada e uma xerox simples do comprovante vale postal.
  • @Daniel Henriques estou confusa,
    Pois a recomendação do IRN é que a seja por cópia reprográfica.

O que fazer nesse caso?
  • editado December 2017
    @thaisborgomani as certidões reprográficas são exigidas apenas no processo de atribuição de nacionalidade..na transcrição de casamento não é necessária.
  • @thaisborgomani o IRN recomenda certidão reprográfica para o processo de atribuição de nacionalidade, tanto as conservatórias quanto os consulados pedem, para transcrição de casamento, certidão inteiro teor digitada.
    Aonde você achou essa recomendação da reprográfica para transcrição de casamento?
  • Quem me deu essa informação foi um amigo meu que terminou seu processo de cidadania a pouco tempo. Ele alegou ter sido necessária a cópia reprográfica. Mas já que você orientou que não precisa e tem conhecimento nisso, Seguirei seu conselho e não pedirei reprográfica e sim inteiro teor!

Obrigada!
  • @thaisborgomani provavelmente ele deve ter se confundido com a certidão do processo de nacionalidade. As conservatórias até preferem a digitada para transcrição de casamento assim não tem problema de estar ilegível.
  • editado December 2017
    Ótimo Daniel.
    Provavelmente ele confundiu sim!

Vou fazer o processo eu mesma, pois meu pai nunca tem tempo pra correr atrás dessas coisas e quanto menos eu precisar dele, mais rápido eu envio os documentos.

Só pra frisar e não errar:

Preciso providenciar e enviar :

Certidão de casamento dos meus avós de inteiro teor apostilada;
    Formulário preenchido corretamente;
    Meus documentos : RG copia autenticada e certidão de nascimento autenticada
    ( nesses meus documentos não precisa apostilar ? Somente as cópias autenticadas pra enviar junto servem? )
    Vale postal de 120 euros.

Falta algo?
    Outra dúvida, deve ser minha certidão de nascimento a enviar ou a de casamento ?

Obrigada e desculpa perguntar tanto!
    Mas tenho dúvidas demais e morro de medo de mandar errado algo!
  • @thaisborgomani se você é casada e teve alteração no nome veja se consta averbado na sua certidão de nascimento essa alteração. Se não houver terá que mandar cópia autenticada da certidão de casamento também, na certidão de casamento não aparecem os nomes dos avós. Essas cópias autenticadas não precisam ser apostiladas. Essas certidões são para comprovar o parentesco senão a conservatória não faz a transcrição.

O restante da documentação esta ok, é isso mesmo.
  • Daniel, realmente acho que não consta o nome alterado na certidão de nascimento. Pois quando eu casei, eles retiveram a minha certidão de nascimento,
    Ficando eu apenas com a de casamento.

Então eu peço uma certidão de casamento minha autenticada e também uma 2a via da de nascimento autenticada também e envio as duas juntas.

Ufa! Obrigada mais uma vez pela ajuda!!!
    Parabenizo pelo seu conhecimento e generosidade! :)
  • Se você tiver as certidões em casa apenas tire as xerox autenticadas dessas mesmo, essas certidões não precisam ser recentes como a de casamento de seus avós.
  • Eu tenho as duas cópias aqui, inclusive a de nascimento tenho uma cópia que já está autenticada ( tirei antes de trocar pela de casamento, para ter uma cópia guardada em casa )
    Devo tirar cópias delas e autêntica-las novamente ? Ou só a cópia simples das certidões autenticadas ?

Não sei se seu pra entender rs
  • Acho que não aceitam cópia da cópia, certeza que aceitam é a cópia autenticada da certidão original. Se for tirar via nova da certidão de nascimento peça pra verificarem se já consta o casamento averbado, se não constar peça pra averbar assim não precisa mandar 2 certidões e quando chegar seu processo de atribuição já vai estar constando a alteração do nome, senão vai acontecer esse problema novamente. Pra averbar só precisa levar a certidão de casamento e é feito rapidinho, fiz uma averbação de óbito na certidão de casamento dos meus pais e foi feito na hora.
  • Então deixa eu ver se entendi:

Quando eu for fazer a minha atribuição, não preciso mandar certidão de casamento,

Se eu averbar meu casamento na de nascimento,
    Eles em Portugal aceitam minha certidão de nascimento né ?

Pois assim estará com meu nome correto e constando que eu me casei.

Em momento nenhum precisarei mandar a de casamento,
    Correto !?

Ficarei com todos os dados constando na minha certidão de nascimento!?
  • Isso mesmo, senão vai haver diferença do nome da certidão de nascimento para o nome do seu documento e terá que anexar a de casamento para justificar a mudança do nome, se já constar na de nascimento não precisa mandar a de casamento junto.
    Só que isso não quer dizer que será feita a transcrição do seu casamento, terá que após a conclusão do seu processo de nacionalidade fazer o processo de transcrição do seu casamento, aí sim para esse processo vai ter que mandar a certidão de casamento.
  • Entendi!
    Perfeito Daniel!

Vamos deixar a transcrição do meu casamento bem pra depois rs

Primeiro vamos fazer dos meus avós
    Depois solicitar a do meu pai
    Aí acho que terei q transcrever o casamento dos meus pais antes de solicitar a minha atribuição né ?
  • Depende, se seu pai foi o declarante do seu nascimento existe a possibilidade de não transcender o casamento dele. Mas tem que confirmar quando sair a atribuição dele, hoje só tem duas conservatória que aceitam fazer sem a transcrição.
    Isso mesmo, pense em 1 processo de cada vez senão vai acabar embolando tudo e daí não sai nenhum processo.
    Prepare essa documentação e quando enviar comece a pensar nos documentos para atribuição de seu pai daí quando estiver pronto o casamento de seus avós já pode mandar o processo de seu pai que já vai estar com tudo pronto.
  • Combinado!
    Muito obrigada

Vou dar andamento e conforme for acontecendo vou postando as novidades

Boa noite !
  • Pessoal! Solicitei a certidão de casamento de inteiro teor dos meus avós!
    Porém nela consta a anotação/averbação da separação deles!

Isso influencia em alguma coisa? Terei que fazer transcrição do casamento e da separação !?

Agora estou confusa!
    Me ajudem!?
  • @thaisborgomani não influencia em nada nos processos. A única coisa e que seus avós vão ficar casados em Portugal.
    Para eles se separarem lá somente homologando o divórcio brasileiro via judicial em Portugal.
    Faça a transcrição do casamento e depois entre com o processo de atribuição de seu pai normalmente.
  • Muuuito Obrigada Daniel! Sempre me salvando! :)
  • Oi pessoal!
    A certidão dos meus avós está para chegar no início da semana que vem.
    Já averbei meu casamento na minha certidão de nascimento, já solicitei cópia autenticada dela e do meu RG.

Estou com uma dúvida:

O vale postal de 120 euros, pelo que li, é isso? :

Mando para ponta delgada:
    Finalidade manutenção de residente
    IRN, IP

Praça Gonçalo velho, 12 2o
    9500-063 ponta delgada
    ( vou ao correio, peço pra fazer o vale postal de 120 euros e mandar pra esse endereço acima? )

A documentação toda, pelo que li, eu mando pra outro endereço : crc ponta delgada né?
    Junto com essa documentação eu envio uma cópia do vale postal paga ?

Estou confusa com o que mandar e pra onde mandar ☹️
  • @thaisborgomani isso, vale postal no valor de 120 euros
    Leia essa dica de como proceder para fazer o VP neste post do Mtrin
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
    Tem algumas agencias dos correios se recusando a fazer os VPs, se não conseguir em uma tente em outra agencia. Você é de que estado? Sempre tem gente postando lugares aonde conseguiu fazer aqui no fórum, um tópico onde o pessoal comenta é este http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal#latest
    O endereço é esse mesmo que você postou, a diferença é que o VP é em nome do IRN e no envelope com a documentação vai em nome da CRC.

Resumindo, no envelope vai:
    1 - Requerimento para transcrição do casamento assinado por você com firma reconhecida em cartório por autenticidade (assinar na presença do funcionário do cartório) http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    2 - Certidão de casamento de seus avós inteiro teor apostilada
    3 - Uma folha com os dados deles e os números dos assentos de nascimento informatizados ou xerox simples dos assentos de nascimento deles
    4 - Cópia autenticada do seu documento de identidade
    5 - Cópia autenticada de sua certidão de nascimento para comprovar a descendência (se não estiver averbada a alteração de nome pelo casamento juntar também cópia autenticada da sua certidão de casamento)
    6 - Cópia simples do vale postal
  • @thaisborgomani. o endereço q vc vai enviar o vale postal é o mesmo q vc vai enviar os documentos.Junto com a documentaçao vc envia uma cópia do vale.Algumas agencias dos Correios estão se recusando a fazer o vale postal para pessoa jurídica alegando uma nova determinaçao do governo.

Obs:Verifique se nas certidões de nascimento e casamento dos avós não existe divergências de nomes e datas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.