Enviando o processo pelos correios - Ajuda

Anibal JrAnibal Jr Member
editado November 2017 em Processos de Atribuição
Bom dia grupo... Já há tempo estamos planejando tirar minha cidadania, e depois passar para minha companheira (união estável) e filha menor.

Sou filho de Portugues (já falecido). Consegui o número do assento de nascimento do meu pai, e a informação de que o casamento dele com minha mãe brasileira, já está transcrito e averbado junto ao assento... Porém, não sei o que terei que fazer referente à certidão de óbito dele.

Já estou com minha certidão de nascimento em inteiro teor e reprografada em mãos. Irei levar ao cartório para apostilar, minhas dúvidas são:

Quais outros documentos devo que apostilar?
Quais são todos os documentos que devo enviar?
Para qual endereço enviar? Vocês indicam alguma conservatória que o processo corra mais rápido?

Iremos nos mudar para Portugal em meados de março/18, devo iniciar o processo da minha companheira e filha lá mesmo, né?

Agradeço imensamente a ajuda. Me sentirei mais tranquilo tendo o auxilio de vocês, para que possa enviar tudo corretamente e que não haja empecilhos que atrase o meu processo.

Um ótimo dia a todos
Anibal Jr.

Comentários

  • "não sei o que terei que fazer referente à certidão de óbito dele." Nada. Pelo menos no que diz respeito à sua atribuição, nada.
    Veja maiores informações nos tópicos:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1
    Depois que sair a sua atribuição, faça a da sua filha por Tondela, que prioriza processos de menores e sai bem rápido, coisa de dias. Aí realmente fica a seu critério dar entrada por aqui ou por lá (depende de quanto tempo levar a sua).
    Da sua companheira acho que só faz em Lisboa (e demora). Quando você já tiver sido atribuído, entrando lá com sua companheira e filha, você já pode pedir reagrupamento familiar para que elas possam ficar lá sem problemas até a delas sair. Imagino que vocês tenham uma união estável, não sei como é feita a nacionalidade nesses casos (mas é possível, e logo alguém complementa aqui! :) ).
  • Legal @jhmelman agradeço a ajuda!

    Sobre a conservatória, saberia me indicar para onde posso mandar meu processo para que corra mais rapido?
  • @Anibal Jr hoje ACP ou 3CRC Porto mas talvez seu processo esteja finalizado até a época de sua mudança.
  • @Daniel Legal... já peguei as informações e vou enviar para o ACP mesmo.... o meu RG tem que estar apostilhado também?

    Só mais uma informação: Se enquanto corre o meu processo eu estiver em Portugal, posso informá-los para retirar o documento lá mesmo, ou de toda forma eles enviam pelo correio?

    Mais uma vez agradeço a ajuda e esclarecimentos.
  • @Anibal J Desculpe acabou que não saiu um "não" na minha postagem anterior, o que quis dizer é "talvez seu processo NÃO esteja finalizado até a época de sua mudança".
    Pelo que sei vai ser enviado pelo correio para seu endereço, indicado no formulário, e não será possível evitar isso.
    ACP está levando de 4 a 5 meses hoje, não sabemos como ficará com os processos dos netos (lei antiga) que devem ser transferidos para lá.
    Consta que ACP exige cópia do RG apostilado
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Mas se você já tiver ido para Portugal e sair a resposta do seu processo, você consegue perguntar o número do assento, e ele para todos os efeitos (pelo menos para os pedidos da sua filha e da sua companheira) é o que importa. Se você por algum motivo precisar de uma cópia, tem um site que você pode pedir a certidão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.