averbação de casamento e nacionalização

prezados,

estive no consulado do RJ e ele informaram que não estão realizando averbação do casamento. Meu pai eh portugues(fiz a nacionalização dele no mesmo consulado), agora estou com toda documentação pronta para a averbação do casamento do meu pai e pedido de minha nacionalização, todavia, o consulado afirmou que não estão realizando este movimento.
Tenho como providenciar esta averbação e minha nacionalização por outro meio? enviando diretamente para portugal ou pelo correio; ou mesmo indo até o consulado de SP?
minha viagem esta marcada para setembro e preciso, pelo menos, dar entrada para que o meu processo ja esteja concluido quando chegar por lá.

obrigado antecipadamente a todos.

cordialmente,
Leonardo Mendes
«1

Comentários

  • Leonardo

    Se seu Pai ja e portugues e consta na sua certidao de nascimento que ele foi o declarante, entao nao precisa de averbamento, basta a certidao de nascimento dele portuguesa e os seus doctos.

    Paulo Mendes
  • sim, consta ele como declarante...mas eu posso enviar pelo correio? quem deve assinar o formulário?
    vejo que tem o mesmo sobre nome, sua família é de Mortágua/pt?

    abç
  • Sim pode mandar pelo correio.

    Voce que e o requerente deve assinar.

    Meu Mendes e da Ilha da Madeira da minha avo paterna.
  • preciso enviar algum documento da minha mae ou do casamento deles?
  • Leonardo,

    se ele eh o declarante, nao precisa de transcricao, e o melhor a fazer eh enviar pelo correio, quem tem que assinar o formulario eh voce, e nao precisa enviar nenhum documento da sua mae e nem certidao de casamento dos seus pais.
  • Leonardo,
    Junte os seguintes documentos:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
    2- copia autenticada do RG legalizada no consulado português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.

    Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa do seu pai no formulário 1C e, se quiser, mande uma cópia simples da mesma. Caso mande a cópia anote no quadro 4 do formulário onde diz “outros documentos”.

    Coloque os documentos em um envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque uma copia domesmo dentro do envelope e guarde uma para voce.
  • Prezados,

    gostaria muito de agradecer a todos que com atenção e paciência responderam aos meus questionamentos.

    Parabéns a comunidade que superou minhas espectativas!!!

    meu muito obrigado!

    cordialmente,
    Leonardo Mendes
  • (estou perguntando para um parente meu) ...

    o caso é o seguinte: pai e mae portugueses, FALECIDOS, casaram-se no Brasil, portanto certidao de casamento brasileira e NÃO FORAM casados no consulado de Portugal ...... óbitos não foram averbados no consulado de Portugal...

    O FILHO do casal para poder receber a cidadania por atribuição precisa fazer a averbação do casamento dos pais dele no consulado de Portugal? vê bem : o pai e a mae são portugueses mas casaram-se somente no Brasil...

    ou poderá o filho do casal português solicitar a cidadania apenas com a certidão portuguesa do pai dele ??? (pai falecido) sem fazer a averbação do casamento dos pais?

    quais documentos seriam necessários para fazer a cidadania sem averbar o casamento do pai portugues? ?

    este procedimento fica mais barato do que ter que fazer a averbação do casamento e do óbito no consulado de Portugal ?
  • [APAGADO]
  • *******

    Esse eh seu nome, ou senha? Pode se identificar ao menos aqui?..... Esse caso e o mesmo dos meus avos portugueses casados no Brasil somente. No caso desse seu amigo, o *******(02), ta ainda mais facil. Eh so dar entrada com a certidao do portugues que e declarante do nascimento dele. Provavelmente o avo. Verirfica la. Nao havera necessidade nesse caso de averbacao do casamento deles para posterior pedido de nacionalizacao. Boa sorte
  • Obrigada, Maestro, meu nome é Léa Nóbrega O.F. , entaum... o filho daqueles portugueses é vivo (mas muiito idoso), ... se ele fizer a transcrição do nascimento dele, poderá entaum transmitir a cidadania para seus filhos, no caso, os netos e depois os bisnetos do português?

    como poderemos pedir esta transcrição?
    (pois no site do consulado "" (Atualização do Estado Civil e do Bilhete de Identidade + Passaporte) "" eu não encontrei esta informação sobre a possibilidade de poder fazer a solicitação da cidadania apenas com o nascimento do pai portugues falecido no Brasil) ..

    eu creio que seja necessário primeiramente fazer a transcrição do óbito do português, ..... será que estou certa? para depois solicitar a cidadania do filho, que jah é muito idoso...

    (há dois anos nós já possuímos a certidão do nascimento do português que veio da GUARDA-Portugal, )....
  • Lea,
    Como disse o Maestro, em primeiro lugar veja na certidao de nascimento do avo, quem o declarou.
    Se forem fazer o pedido de nacionalidade pelo Consulado de Sao Paulo, vao necessitar fazer a transcricao de casamento e de óbito dos portugueses aquecidos no Brasil.
    Podem optar por fazer o pedido através do correio e, se o portugues (homem) foi o declarante do nascimento, poderao enviar os documentos sem a necessidade de fazer ditas transcricoes.

    Informo, porém, que as transcricoes efetuadas no consulado de SP estao sendo feitas em prazos muito interessantes (15 dias aproximadamente) uma vez enviados todos os documentos e paga a taxa.
  • Vale lembrar que as averbações são bem carinhas. Se quiser economizar, é melhor fazer pelo correio mesmo.
  • Transcricao de casamento e obito sendo ambos portugueses custa R$ 300.00, segundo os dados no site.
  • Denise, obrigada por responder, é o seguinte o que vc escreveu:

    "foi o declarante do nascimento, poderao enviar os documentos sem a necessidade de fazer ditas transcricoes."

    enviar os documentos para qual lugar? endereço...


    outra coisa... 300 reais é muito caro pois além disso ainda é necessário a segunda via atualizada das cert. brasileiras, que tb são caras....

    por isso estou tentando o reconhecimento de cidadania de menor custo...

    "
  • Enfim, o bisavo foi o declarante do nascimento do avo?

    Abaixo os links do formulário e do ERESP, bem como alguns tips de como armar o processo.
    MOD 1C
    Postado pela Sandra.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]


    http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

    Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br
  • Cont...

    Junte:
    1- certidão de nascimento em inteiro teor do interessado com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
    2- copia autenticada do RG do interessado legalizada no consulado português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
    Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Preencha os dados da certidão portuguesa no formulário 1C e, se quiser, mande uma cópia simples da mesma. Caso mande a cópia anote no quadro 4 do formulário onde diz “outros documentos”. Pode-se mandar a certidão original caso a possua o que evita que em Portugal tenham que obtê-la.

    Coloque os documentos em um envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no nome do interessado. Leve um documento deste para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo dentro do envelope, guarde uma copia para você.
    Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.


    OBS: IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
    DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
  • Denise, tenho uma dúvida... que é a seguinte: se a atribuição for aprovada, e eu acho que será, pois os documentos são legitimos... entaum a pessoa (idoso) que conseguiu a cidadania poderá passar a cidadania (SEM QUE NECESSITE TRANSCREVER O CASAMENTO BRASILEIRO EM PORTUGAL) para o filho dele, a esposa do filho e os netos? (os quais são os netos e bisnetos do português nascido em Portugal)

    outra coisa... jah li muita coisa no site do consulado de Portugal e não consegui compreender ainda se há uma diferença em valores de pagamentos para se fazer a cidadania pelo consulado de Portugal e pelo CRC ...
    se vc tiver uma ideia da diferença , por favor, me ajuda... estou desejando ajudar uma pessoa que necessita da cidadania mas tem dificuldades com os custos do processo...
  • - Tenho quase certeza que o preço é o mesmo. Os preços do consulado flutuam periodicamente de acordo com a cotação do euro.

    - Se o idoso tiver sido o declarante do nascimento do filho, não precisa de transcrição nenhuma.

    - A pessoa que consegue a cidadania por atribuição só pode passar a cidadania por atribuição aos filhos. Ou seja, ele passa para o filho, o filho passa para o neto, o neto para o bisneto, etc. Indefinidamente. Ele também pode passar a cidadania diretamente por naturalização para o neto, mas por esse caminho o naturalizado não poderia passar a cidadania para seus filhos já nascidos e maiores de idade.

    - Cônjuges não têm direito à atribuição, só à naturalização, e o processo é mais difícil do que o dos netos. Há uma exigência de alguns anos de residência em Portugal. A única exceção é para esposas casadas antes de 1981.
  • Obrigada, Mateus,.. pela resposta..



    Denise, quando você menciona "autenticada no Itamaraty " vc está falando ERESP-SP?

    outra coisa, a cima mencionei sobre valores, ....o que desejo saber é se somando-se todos os custo para fazer o processo por Consulado de São Paulo (montando o processo com todas as certidões requisitadas ) ... o valor de transcrever direto em CRC-Portugal será mais o mesmo valor... ?

    Eu sei que cada caso é personalíssimo, mas gostaria muito de saber qual é a diferença/vantagem/desvantagem (em valores de preços e de tempo e de direitos) de se fazer a transcrição em CRC-Portugal e de fazer a mesma transcrição no consulado de Portugal-SP, para o neto de português que deseja a cidadania por transcrição.
  • Léa Nóbrega

    Tudo e mesmo valor. 103, euros transcricao de casamento e 175 euros o processo. Obviamente pagos em reais. Autenticacoes tb seroa em reais, claro. no consulado. Os euros dependem do Cambio. Nada altera ser la ou ca. O resto e documento brasileiro, vc vera as custa de cartorio para certidoes
  • Dúvida!

    P/ transcrição de casamento dos meus avós ( avô português com avó brasileira) eu preciso da certidão de nascimento da minha avó de inteiro teor e firma reconhecida ? Tenho dúvida quano aos termos. O mesmo vale para a da certidão de casameto dos meus avós. Tem que ser autenticada em cartório ou tenho que pedir firma reconhecida? Qual a diferença desses termos?

    Obrigada!

    Ah, li aqui que o consulado do rio não está mais transcrevendo o casamento. E agora? Como faço para transcrever pelo correio?
  • Lea,
    Se a certidao de nascimento é de Sao Paulo, pode ser autenticada no ERESP. Entre no site deles e veja como tem que fazer.
  • Liza,
    As trancricoes de casamento e óbito só podem ser feitas ou pelo Consulado da sua localidade ou diretamente em Portugal. Ambos lugares exigem que seja um dos nubentes, caso haja algum deles vivo ainda, que solicite a transcricao. Caso faca em PT e o interessado nao va pessoalmente, deve enviar uma procuracao pública, cujo modelo esta na GUIA DE AJUDA.
    Apesar de que as transcricoes sao exigidas por lei, caso o declarante do nascimento do interessado em solicitar a cidadania, tenha sido o portugues (pai ou mae que nao tenha mudado o sobrenome ao casar), os processos enviados diretamente a Portugal tem sido aceitos sem as mesmas.
    Se deseja fazer a transcricao de casamento os documentos exigidos sao:
    - certidao de nascimento do nubente brasileiro com todas as averbacoes (casamento, obito, caso houvera) autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado.
    - certidao de casamento em inteiro teor legalizada no Consulado.
    - procuracao (caso nao seja um dos nubentes)
    - 100 euros sem procuracao e caso use procuracao 105.
  • Lea,

    se voce esta em Sao Paulo, eh melhor fazer a transcricao atraves do Consulado, tem saido mais rapido e o valor eh equivalente a fazer direto em Portugal, e pra fazer em PT voce vai precisar de um procurador la, e vai ter o custo extra de uma procuracao.
  • Meus avós já faleceram. Minha mãe (filha do português) é quem precisar entregar estes documentos no consulado? Ela pode me dar uma procuração, não é mesmo?

    Minha mãe nasceu em Minas, mas atualmente mora aqui no rio. Ela não pode mesmo tentar fazer a transcrição em sp?

    Estou solicitando os seguintes documentos do cartório para a transcrição:

    certidão de nascimento da minha avó brasileira de inteiro teor (não sei se é p/ ter firma reconhecida ou ser autenticado em cartório );

    certidão de casamento dos meus avós de inteiro teor e mais a certidão do meu avô português.

    Precisa mesmo do óbito do meu avô português?

    Obrigada novamente por toda a ajuda!
  • Liza,
    Sua mae pretende a nacionalidade portuguesa?
    Seu avo foi quem declarou sua mae na certidao de nascimento desta?
    Se assim for ela poderia enviar seu pedido de cidadania diretamente sem ter que fazer a transcricao.
    Se o avo nao foi o declarante entao tera que fazer a transcricao. Ela pode tentar tambem o consulado de Portugal em Minas.
    O de Sao Paulo somente atende Sao Paulo e Mato Grosso do Sul.
  • Muito obrigada pela resposta, Denise.

    Infelizmente vou precisar averbar mesmo, pois não foi meu avô que declarou.

    To vendo aqui pelos tópicos que o consulado do Rio tá uma zona! 1- Eu preciso morar em Minas pra fazer pelo consulado de lá? Queria fazer pelo consulado que estiver mais eficaz, pois tenho pressa nisso. Pelo Rio to vendo que tá demorando muito.

    2-Se eu fizer por Minas, vou ter que fazer pelo Itamaraty de onde? 3-Tem que estar ligado ao consulado do estado que to dando entrada?

    Obrigada!!!!! E desculpa por tantas perguntas! To meio ansiosa com isso.
  • O consulado de BH é melhor que o do Rio, mas não chega aos pés do de SP. A única coisa realmente eficiente é a autenticação de documentos (é só entrar lá e autenticar na hora). Mas para averbações, BIs e passaportes, eles demoram bastante. Se não me engano, demoram uns 2 ou 3 meses para averbar casamentos. Foi por isso que eu averbei o casamento da minha mãe por procuração em Portugal.

    (Não respondi as outras perguntas porque não sei a resposta)
  • Oi, Matheus! Muito obrigada pela resposta.

    Eu tava pensando na possibilidade de arrumar alguém em Portugal. Demora quanto tempo por lá? E quem fizer pra mim (com procuração), pode ir em qualquer cartório (conservatória) de lá?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.