Oba. Ressucitaram meu topico? Que bom que vcs estao ligados. Facebook podeate existir por forcassao de barra, mas as Comunidades do Orkut sao imbativeis. Elas ainda sustentam o orkut no Brasil. Usem e Abusem desta aqui. Abracos do Maestro
Fiz pela CRC do Porto, muito rápido, até porque moro no Rio e o consulado não está fazendo nacionalidades e transcrições, mas já li no forum pessoas que fizeram pelo consulado de SP e que também foi bem rápido
Relembrando que o Porto só aceita processos de descendentes diretos de portugueses NASCIDOS em Portugal. Aqueles cujos pais nao nasceram em Portugal devem enviar diretamente à CRC em Lisboa ou fazer por um consulado.
aeee saiu minha cidadania.....hoje fui no consulado de sp tirar os dados biometricos, fotos e tal.....demorou 2 anos tudo isso, mas um ano e meio foi so de processo de justica por problemas de erro de nome e data de nascimento......dei entrada em julho no consulado em 2 meses saiu da minha mae e agora saiu a minha, achei q ia demorar bem mais pelo fato de meus pais nao serem casados e meu pai ser o declarante da certidao de nascimento, ja vi mtos casos assim que dao problema, mas finalmente a minha saiu.
Depois da minha, saiu agora a do meu filho, que mora em São Paulo. Deu entrada em 30/03/12, no dia 26 de abril foi ao Consulado, pra foto, etc....e no dia 15 de Maio já retirou o cartão cidadão. O passaporte virá pelo correio. E meu outro filho, deu entrada no Consulado de Manaus, no dia 12 de Abril....tá aguardando.
A minha atribuição saiu em 27/06/2012, o meu pai é o nacional português e o processo todo demorou 73 dias, a maior dificuldade foi com as certidões do Brasil, erram muito na grafia e tinha que fazer retificações e voltar para o fórum, fiz a minha atribuição pelo Porto com o Sr. Mário que é uma pessoa muito eficiente e gentil no atendimento, enviei os documentos no dia 05/06 e fui informada que saiu a nacionalidade no dia 27/06.
Como postei recentemente, fiz todo o meu processo consultando a comunidade e só tenho elogios e agradecimento a todos que participam dela.
Marilia Santos, você teve que fazer retificações? Tenho certidões que precisam ser retificadas. Gostaria de saber onde e como foram feitas as suas, para eu tomar como exemplo, caso tenha feito. Obrigado
Não precisei fazer retificações, só pedi uma certidão do meu pai no portal do cidadão, como ele é o protuguês e está com toda a documentação correta foi fácil, os erros de grafia aconteceram no Brasil e eu tive que pedir no próprio cartório onde as certidões foram emitidas para arrumarem o erro.
No caso de erros de grafia vc comprova com um documento que o cartório errou na hora de passar para o livro e a partir daí eles fazem a correção e essa nova certidão é gratuita, o cartório não pode cobrar.
Mas o meu caso não é erro de grafia, quando meu avô registrou o meu pai ele trocou o sobrenome da minha avó. Ao invés de ele colocar o sobrenome dela Mattos Rocha ele colocou o outro sobrenome que ela tinha retirado depois de casada. Então na certidão do meu pai e na minha o sobrenome está Fernandes Rocha. Acho que este caso só no judicial mesmo.
Eu também não sei como proceder neste caso, mas na comuna tem duas pessoas que talvez possam te orientar, o Hermano Torres e o Al Tri, conversa com eles, quem sabe eles saibam o que vc deve fazer?
Meu processo foi por Atribuição, dei entrada pelo Consulado do Rio de Janeiro em 13/10/2011 e em Maio/2012 recebi a aprovação do meu pedido. Agora em 07/2012 acabei de retirar meu cartão cidadão e solicitei o passaporte. Ao todo foram exatamente 9 meses.
Só tenho que agradecer e parabenizar a colaboração desta tão conceituada Comunidade.
Saiu a minha Atribuição, enviei por correspondência para CRC LISBOA, em em 10/04/2012 e chegou a certidão dia 27/07/2012. Deu tudo certo, graças a Deus ! Agradeço a todos desta comunidade, a seus idealizadores, e em especial a Denise, Sr.José Alberto, Carol e demais.
Pessoal meu avós já tem por atribuição pois eram filhos de Portugueses e eles já fizeram este processo e como já estão de idade não lembram qual o processo, agora meu pai quer fazer a nacionalidade dele por atribuição para passar pra mim, por favor listem para mim quais documentos serão necessários e quais precisam mandar para o Itamaraty, e como conseguir o selo branco
Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiii, felizmente os processos para minhas filhas já foram solucionados, fiz tudo por Porto e Lisboa, e agora no consulado do Rio, dei entrada para os cartões e em breve serão os passaportes, tudo levou não mais de 04 meses (transcrição de casamento e cidadania das filhas) ....obrigada pela ajuda de vcs!
Comentários
Mais uma vez, muito obrigada!
Achei bom confirmar, porque nunca se sabe o que acontecerá no futuro, né?! rs!
Aqueles cujos pais nao nasceram em Portugal devem enviar diretamente à CRC em Lisboa ou fazer por um consulado.
Parabéns ... ....
Parabéns às irmas, Marina.
Como outros lugares aceitando processos é possivel que o trabalho na CRC (Lisboa) diminua e tudo flua mais rapido.
A minha atribuição saiu em 27/06/2012, o meu pai é o nacional português e o processo todo demorou 73 dias, a maior dificuldade foi com as certidões do Brasil, erram muito na grafia e tinha que fazer retificações e voltar para o fórum, fiz a minha atribuição pelo Porto com o Sr. Mário que é uma pessoa muito eficiente e gentil no atendimento, enviei os documentos no dia 05/06 e fui informada que saiu a nacionalidade no dia 27/06.
Como postei recentemente, fiz todo o meu processo consultando a comunidade e só tenho elogios e agradecimento a todos que participam dela.
Oi Marcelo,
Não precisei fazer retificações, só pedi uma certidão do meu pai no portal do cidadão, como ele é o protuguês e está com toda a documentação correta foi fácil, os erros de grafia aconteceram no Brasil e eu tive que pedir no próprio cartório onde as certidões foram emitidas para arrumarem o erro.
Abçs,
Marcelo,
Eu também não sei como proceder neste caso, mas na comuna tem duas pessoas que talvez possam te orientar, o Hermano Torres e o Al Tri, conversa com eles, quem sabe eles saibam o que vc deve fazer?
Agradeço a todos desta comunidade, a seus idealizadores, e em especial a Denise, Sr.José Alberto, Carol e demais.
Pessoal meu avós já tem por atribuição pois eram filhos de Portugueses e eles já fizeram este processo e como já estão de idade não lembram qual o processo, agora meu pai quer fazer a nacionalidade dele por atribuição para passar pra mim, por favor listem para mim quais documentos serão necessários e quais precisam mandar para o Itamaraty, e como conseguir o selo branco