Quem ja Conseguiu?

24

Comentários

  • Marina,
    Pelos motivos que, estou desconfiada, só Deus sabe, nao tive tambem que fazer a transcricao de casamento dos meus avós.
    Uma vez minha mae obteve a cidadania tive que transcrever o casamento dos meus pais antes de solicitar a minha. Minha cidadania e as dos meus irmaos sairam em 1 mes e meio com processos enviados à CRC. Porque tao rapido? Nao sei.
    Ainda sendo eu a declarante do nascimento dos meus filhos fiz a transcricao do meu casamento passando por muitos apuros porque antes nao faziam por correio, porque meu marido nao é brasileiro e conseguir os documentos nao foi facil, porque onde moro nao ha consulado...
    A cidadania dos meus filhos demorou 7 meses.
    Enfim, o que quero dizer com tudo isso é que nao sabemos em que casos especificamente exigem a transcricao de casamento para conceder a cidadania. O que sim é certo é que a lei portuguesa é clara em que os casamentos, os óbitos, etc. devem ser transcritos.
    Eu sugiro a todos que facam as transcricoes antes de solicitar a cidadania para que tudo fique redondinho e nao haja possiveis atrasos quando da analise dos processos.
    Nao faze-lo é um risco que cada quem deve avaliar e assumir.
  • Concordo, todos os atos de cidadãos portuguesesocorridos no estrageiro devem ser sumariamente transcritos na ordem Jurídica portuguesa.isso evita dores de cabeça,problemas futuros enfim...
  • Falando em transcrição, a do óbito da ex-mulher do meu pai também ainda não tinha sido concluída pelo consulado do RJ. Só que quando mandei minha certidão corrigindo o estado civil dele (de solteiro para viúvo), aproveitei e mandei a certidão de óbito da ex-mulher dele legalizada no consulado junto com a minha.

    No final, deu tudo certo e até agora, pelo que sei, o Consulado do RJ não fez a transcrição do óbito.
  • Fabiana,
    Esse é um dos inumeros casos onde as coisas dao certo apesar de haver erros.
    O problema é que nao podemos orientar aqui que as pessoas facam as coisas pensando que vao ter sorte.
    O melhor é, quando todos os documentos estao corretos e completos, fazer as coisas de acordo com a lei para nao ter esse vai e vem de cartas, pedidos extras, etc. o que atrasa os processos e incomoda tanto aos requerentes como aos que estao na fila.
  • Claro Denise,

    Concordo perfeitamente. Apenas citei o ocorrido e quando me perguntam algo, sempre oriento a fazer todos os procedimentos corretamente. Isso evita dores de cabeça.
  • Marina,

    pode dar detalhes de como vc começou a procurar?
    Meu caso é mais ou menos assim, minha avó era portuguesa (já falecida) e não há nenhum documento dela por aqui. Basicamente só tenho nome e data de nascimento. Não sei muito o que fazer, poderia me dar uma luz?

    Obrigada!
  • A minha foi por atribuição e levou 8 meses.
    Agradeço demais ao meu avó, o qual foi o mentor de todo o processo.
    Hoje toda a minha familia esta Nacionalizada. Gloria a DEUS.
  • Nacionalidade por atribuicao e OBRIGADO A TODOS DA COMUNIDADE !!!!

    Nao tenho como expressar meus agradecimentos, sem voces isso jamais seria possivel (Ao menos nao tao facil e barato :S)

    Documentos enviei ao CRC fev/10 e recebi a a certidao portuguesa em set/10 (sendo ja aprovado em agosto)

    Por isso OBRIGADO !!!!!
  • Atribuição

    Meu processo (Atribuição) enviei dia 22/07/2011 e me ligaram dia 08/08/2011, alegando que meu processo estava finalizado e agendaram meu comparecimento.
    Nunca imaginei tamanha rapidez!!!
    Obrigado a todos que me ajudaram!
  • cidadania

    QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS.SOU FILHA DE PAIS PORTUGUESES, MAS SÓ TENHO A SEGUNDA VIA DO REGISTRO CIVIL ALTENTICADA. TENHO AS CERTIDÕES DE CASAMENTO RELIGIOSO E BATISMO[FOTOCÓPIAS]PODEM ME AJUDAR.GRATA BERNADETE
  • 1 ano

    Dei entrada na CRC de Lisboa em agosto de 2010.
    Recebi minha certidão, depois de alguns contratempos em agosto de 2011.
  • um pk mais de 1 ano

    Dei entrada na conservatória dia 24/06/2010 por atribuição e no dia 05/07/2011 liguei para lá e já estava feito, mas a certidão só chegou na minha casa dia 12/07/2011..Demorou, mas graças a Deus e a ajuda de algumas pessoas da comunidade consegui...:D:D:D
  • ***Ahhhh e já ia me esquecendo....esse foi o meu processo, pq ate antes disso foi uma longa espera...pq tive q fazer a transcrição de casamento dos meus avós ( meu avo q era o português), esperar....... dps foi a vez de fazer a atribuição da minha mãe......esperei mais 6 meses..dps fiz a transcrição de casamento dos meus pais..esperei mais...kkk..e por fim q foi a minha atribuição.... então se for contar o tempo de todo esse processo, foi exatos 2 anos e 7 meses entre procura de certidões, carimbos, transcrições, atribuições prontas e etc...mas valeu a pena!!:D:D
  • Bernadete,
    Lembro de ja ter falado com voce em outra ocasiao.
    Voce vai precisar da certidao de nascimento dos seus pais. Se se casaram no Brasil e nao fizeram a transcricao do casamento em PT voce devera solicita-la antes de entrar com o seu processo.
    Se mora em SP ou MS entre no site do consulado e veja o que necessita (www.consuladoportugalsp.org.br).
    Se mora em outros estados entre em contato com o consulado que serve sua regiao.
    Se nao vai usar um consulado veja no guia de ajuda todas as dicas sobre ATRIBUICAO de nacionalidade. Encontrará a lista de documentos, onde e como envia-los.
  • agradecimento

    obrigada pela ajuda de vcs,tudo está sendo de grande valía.estou correndo atráz,e sei que vou conseguir. abrs
  • É com felicidades que comunico a todos que saiu a nacionalidade de meu pai por Atribuição, processo enviado para a Conservatória dos Registros Centrais, via correspondência, em 26 /05/ 2011, recebido em 01/06/2011 , cadastrado na Conservatória de Registos Centrais em 15/06/2011 e concluído em 25/08/2011. Recebi a correspondência hoje,com a certidão junto, dia 12/09/2011, .

    Agradeço a todos da Comunidade, em especial aos seus criadores, a Denise e José Alberto. O espírito de solidariedade entre os Portugueses também existe aqui.

    Agora é continuar na batalha.

    Abraços!
  • Naturalização

    Caros, agradeço a todos pelas informações prestadas que me auxiliaram neste processo.
    Os documentos foram enviados em setembro de 2010 e hoje recebi resposta a consulta por e-mail de que obtive a cidadania portuguesa, portanto 1 ano.
    Breve histórico:
    Não tinha a quem consultar sobre o lado português da família, todos falecidos. Encontrei as informações iniciais em uma pasta com documentos antigos, quando pesquisava sobre a história da família e consegui informações complementares com dois parentes distantes que descobri na internet durante as pesquisas e, que foram muito atenciosos e prestativos. Depois descobri que poderia pedir cidadania e essa comunidade foi muito importante nesse processo.
    Também fui muito bem atendido nas consultas que fiz por e-mail, tanto ao arquivo distrital onde obtive a certidão de nascimento de meu avô quanto nas duas consultas que fiz a Conservatória dos Registros Centrais (crcentrais.nacionalidade-c@dgrn.mj.pt), que me responderam mesmo sem eu ter o número do processo.
    Fiquei com uma impressão muito boa sobre os portugueses.

    Abraços

    Rogério
  • Rogerio,
    Parabéns!
  • Bom pessoal, após um longo período ( ano de 2000) quando iniciei este sonho, e após o ano de 2007, quando dei início ao processo de minha avó já estou com passaporte em casa. Se não fosse com ajuda da Comunidade estaria ainda na mão. Digo para não desistir quem estiver em dificuldade pois uma hora com paciência consegue-se atingir.
  • Nostalgia TOTAL hehehe

    To aqui lembrando  do dia que recebi minha certidão... foi tão emocionante!!

    as vezes entro na comunidade pra matar a saudade!!
  • Eu. 
    Documentos enviados em dezembro de 2010 com um pedido de naturalização e concluído 11 de novembro de 2011. Fresquinho da silva! Muitooo felizzzzzzzz... Valeu comuna.
  • Saiuuu! minha nacionalidade saiu por atribuição! Pensei que fosse uma coisa impossível, mas com o incentivo e ajuda de todos da comunidade conseguiiii! Mandei os documentos em 31/11/2011 e hoje (07/01/2012) chegou a correspondencia me comunicando o final do processo, mais uma na lista de sucesso desta comunidade! Agora transcreverei meu casamento e partirei para tirar a de minhas filhas...Muito obrigada pela ajuda de todos vocês!
  • Beth,
    Rapido, ein!
    Parabéns e boa sorte nos novos processos.
  • Consegui também!

    Caros amigos e amigas, minha cidadania (atribuição + casamento) ficou pronta muito rápido. Enviei em 15 de outubro de 2011 e no dia 4 de novembro já estava pronta. O que demorou foi conseguir vaga no Consulado em SP (fiz tudo por ele), pois estavam com os horários ocupados. Em dezembro fui tirar a foto e agora em janeiro retiro o cartão cidadão (que também ficou pronto muito rápido, mas, mais uma vez, só tinham horários disponíveis depois de 1 mês). Gostaria de agradecer profundamente a todos que me informaram sobre os procedimentos necessários. A ajuda que me deram foi fundamental para a rápida conclusão de todo o processo. Por causa da correria, só consegui passar aqui hoje para agradecer por tudo.

    Aproveitando, para não perder o costume (rs!), tenho uma última dúvida. Dei entrada na cidadania da minha mãe (casamento - base X) e já foi enviada para Portugal. No entanto, gostaria de saber se, caso um dia ela se divorcie do meu pai (filho de português, tirei a cidadania para ele também), ela não perderá o direito à cidadania, certo? Imagino que não faça muito sentido você perder a cidadania por causa de divórcio, mas achei melhor confirmar.

    Mais uma vez, muito obrigada!!!!

  • Karinna,
    Parabens pela sua cidadania.
    Quanto ao caso da sua mae que espero nao se divorcie (image) nao saberia lhe informar, mas penso que nao perderia a nacionalidade.
  • Karinna,

                    pelo que andei pesquisando não perderia, inclusive a solicitação que você deu entrada seria possível mesmo que sua mãe já estivesse divorciada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.