Hoje pela primeira vez consegui falar na CRC (no setor de atribuição), porém a pessoa que me atendeu sequer quiz saver o número do meu processo para como ele estava. Ela me perguntou quando eu iniciei e eu disse que foi em Outubro, então ela me disseque era muito cedo para qualquer informação que eu ligasse apenas em Fevereiro para saber sobre o andamento.
Será que tem levado todo esse tempo, ou foi má vontade dela????????????????
Pela minha experiência com o processo da minha mãe (que demorou acima da média), não adianta ligar muito em breve não. Mas eu também não esperaria até fevereiro. Ligaria de novo em janeiro.
Rosangela, gostaria de te enviar um e-mail (+ nao sei qual e)com o número do meu processo para ver esse caso de urgencia, pois ganhei uma bolsa para estudar a partir da metade de Fevereiro em PT e preciso da cidadania até lá. Já tenho a carta de aceite da universidade. Se vc puder me ajudar eu agradeço.
hj me deu um desânimo, liguei na CRC e me disseram que meu processo ianda estava em estudo, então insisti para que vissem se estava tudo certo e se havia uma previsão, pq estou indo mês que vem para estudar em Lisboa então tenho pressa na documentação. Então a senhora que me atendeu foi procurar o processo fisicamente e verificou que a certidão de nascimento que enviei não era de inteiro teor (não acredito que errei a certidão!!!!), liguei no cartório onde fui registrada e fui informada que demora 30 dias Sendo assim não vai dar tempo, vou ter que pedir visto, neh??? (
A certidão de inteiro teor não demora tanto assim não. Acho que foi má vontade de quem te atendeu. A de óbito do meu avô saiu em 5 dias uteis, a de nascimento do meu pai em 8 dias. A de óbito da minha avó, como era em outra cidade, liguei, "encomendei" e fui buscar e pagar depois de 3 dias. Quanto ao email, parece que esse: crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt é o que funciona!!!
As vezes demora uns 20 dias, mas falando no cartório sobre a urgencia talvez saia um pouquinho mais rapido. O problema vai ser enviar para a CRC e que eles analisem e resolvam no tempo que voce necessite. Lembre que ao ter a certidao em maos, deve autenticar no Itamaraty e legalizar no consulado antes de mandar a Portugal.
Uma boa idéia à todos é começar a tirar xerox simples antes de enviar a documentação e guardar, assim nesses casos, onde a CRC alega documentos errados ou faltantes, poderá ter um suporte.
Fabi, quanto você pagou pela certidão de nascimento ? Pelo valor dá pra saber se foi de inteiro teor ou não, assim saberá se o erro foi seu ou argumentação falha da CRC !
Eu tambem estranhei que ela nao tenha mandado a em inteiro teor, pois no tópico a Lara escreveu em maiusculas que tinha que ser assim. Muito estranho. Boa dica!
Tomara que seja mais rápido então.... Como não foi eu quem solicitou e sim minha mãe pode realmente ter havido algum engano. Ela pagou em torno de R$ 20,00.
Certidão de inteiro teor às vezes demora mais pq pode ter algum impedimento que um juíz precisa autorizar, mas se não houver nenhum impedimento pode sair em poucos dias. A certidão do meu pai demorou 5 dias e a minha demorou 30. E olha que o pessoal do cartório foi super prestativo.
Nossa Matheus, muito barata essa certidão, certidão comum em SP/RJ custa por volta disso ( 16 a 20 reais ), a de inteiro teor costuma ser beeeem mais cara.
Hj fui até a CRC fui informada que meu processo foi despachado favoravelmente e que agora só falta registrar o número do assento e que isso mais ou menos 1 semana, mais que eu só deveria ir lá daqui 1 mês para saber como anda.
Eu levei a original da certidão de nascimento de inteiro teor que estava faltando em 03/03, pessoalmente e apenas 2 meses depois eles despacharam o processo, isso pq no início de abril eu fiz um pedido de urgência (por sugestão do funcionário da CRC).
Me parece que eles estão tratando alguns processos com um certo descaso, mais enfim meu processo foi despachado, agora é aguardar o registro!!!!!
FAbi, Em primeiro lugar, parabéns! Em segundo lugar, fiquei curiosa com a observacao que voce fez que acha que estao tratando alguns processos com descaso. Por que sentiu isso? Viu algo estranho?
Enfim está td acabado............. Já tenho minha certidão de nascimento e já dei entrada no pedido do cartão do cidadão.
Qto à questão dos processos, eu fiquei com a certeza de que há um certo descaso, ou no mínimo desorganização por parte da CRC pq como eu ia lá toda semana para saber sobre o meu processo, afinal todos os outros documentos já estavam analisados, faltava apenas a minha certidão de nascimento de inteiro teor, eu achava muito tempo mais 2 meses para a conclusão do processo e nenhuma resposta. Uma funcionária da CRC me recomendou fazer o pedido de urgência pq me disse que realmente às vezes eles se "esquecem dos processos" e que quem sabe eu poderia sensibilizar o conservador!!! Fiquei meio desiludida.........enfim, depois de 1 mês que eu havia entregue a certidão fiz o pedido de urgência..................e depois de 1 mês do pedido de urgência enviei um e-mail bem indignado e contestador à CRC, mto educado, mais duro.
Resultado: no outro dia recebi a resposta do e-mail e meu processo teve o parecer favorável e 5 dias depois a certidão de nascimento estava na minha casa.
Ola Fabi em primeiro lugar parabens pela conquista. Segundo, eu gostaria de saber como e este pedido de Urgencia. Sera que eu poderia colocar no envelope junto com os DOCs pra CRC uma carta explicativa, ou algo assim?? Como vc fez esse pedido de urgencia?? Obrigado....
Desculpe a demora em responder, estou sem net aqui em PT.
Na CRC eles têm um formulário próprio para o pedido de urgência. Mais fui informada lá que depois que os documentos estiverem digitalizados vc pode enviar um pedido de urgência por fax ou correio. deve constar seu nome completo, endereço, número do processo, telefone de contato, e-mail e a razão pela qual tem urgência.
Comentários
Será que tem levado todo esse tempo, ou foi má vontade dela????????????????
Rosangela, gostaria de te enviar um e-mail (+ nao sei qual e)com o número do meu processo para ver esse caso de urgencia, pois ganhei uma bolsa para estudar a partir da metade de Fevereiro em PT e preciso da cidadania até lá. Já tenho a carta de aceite da universidade. Se vc puder me ajudar eu agradeço.
liguei na CRC e me disseram que meu processo ianda estava em estudo, então insisti para que vissem se estava tudo certo e se havia uma previsão, pq estou indo mês que vem para estudar em Lisboa então tenho pressa na documentação. Então a senhora que me atendeu foi procurar o processo fisicamente e verificou que a certidão de nascimento que enviei não era de inteiro teor (não acredito que errei a certidão!!!!), liguei no cartório onde fui registrada e fui informada que demora 30 dias
Sendo assim não vai dar tempo, vou ter que pedir visto, neh???
(
A certidão de inteiro teor não demora tanto assim não. Acho que foi má vontade de quem te atendeu. A de óbito do meu avô saiu em 5 dias uteis, a de nascimento do meu pai em 8 dias. A de óbito da minha avó, como era em outra cidade, liguei, "encomendei" e fui buscar e pagar depois de 3 dias.
Quanto ao email, parece que esse: crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt é o que funciona!!!
Lembre que ao ter a certidao em maos, deve autenticar no Itamaraty e legalizar no consulado antes de mandar a Portugal.
Fabi, quanto você pagou pela certidão de nascimento ? Pelo valor dá pra saber se foi de inteiro teor ou não, assim saberá se o erro foi seu ou argumentação falha da CRC !
Boa dica!
Como não foi eu quem solicitou e sim minha mãe pode realmente ter havido algum engano. Ela pagou em torno de R$ 20,00.
A certidão do meu pai demorou 5 dias e a minha demorou 30.
E olha que o pessoal do cartório foi super prestativo.
Meu pai vai na hj no cartório solicitar...
obrigada a todos por + essa ajuda,
vou torcer para q agora dê certo!!!
Eu levei a original da certidão de nascimento de inteiro teor que estava faltando em 03/03, pessoalmente e apenas 2 meses depois eles despacharam o processo, isso pq no início de abril eu fiz um pedido de urgência (por sugestão do funcionário da CRC).
Me parece que eles estão tratando alguns processos com um certo descaso, mais enfim meu processo foi despachado, agora é aguardar o registro!!!!!
Em primeiro lugar, parabéns!
Em segundo lugar, fiquei curiosa com a observacao que voce fez que acha que estao tratando alguns processos com descaso. Por que sentiu isso? Viu algo estranho?
Já tenho minha certidão de nascimento e já dei entrada no pedido do cartão do cidadão.
Qto à questão dos processos, eu fiquei com a certeza de que há um certo descaso, ou no mínimo desorganização por parte da CRC pq como eu ia lá toda semana para saber sobre o meu processo, afinal todos os outros documentos já estavam analisados, faltava apenas a minha certidão de nascimento de inteiro teor, eu achava muito tempo mais 2 meses para a conclusão do processo e nenhuma resposta. Uma funcionária da CRC me recomendou fazer o pedido de urgência pq me disse que realmente às vezes eles se "esquecem dos processos" e que quem sabe eu poderia sensibilizar o conservador!!!
Fiquei meio desiludida.........enfim, depois de 1 mês que eu havia entregue a certidão fiz o pedido de urgência..................e depois de 1 mês do pedido de urgência enviei um e-mail bem indignado e contestador à CRC, mto educado, mais duro.
Resultado: no outro dia recebi a resposta do e-mail e meu processo teve o parecer favorável e 5 dias depois a certidão de nascimento estava na minha casa.
Ola Fabi
em primeiro lugar parabens pela conquista. Segundo, eu gostaria de saber como e este pedido de Urgencia. Sera que eu poderia colocar no envelope junto com os DOCs pra CRC uma carta explicativa, ou algo assim?? Como vc fez esse pedido de urgencia??
Obrigado....
Na CRC eles têm um formulário próprio para o pedido de urgência. Mais fui informada lá que depois que os documentos estiverem digitalizados vc pode enviar um pedido de urgência por fax ou correio. deve constar seu nome completo, endereço, número do processo, telefone de contato, e-mail e a razão pela qual tem urgência.