atribuição - Fabi

mensagem da Fabi:

Dúvidas:
1) Meu pai, que é português, tem uma certidão de nascimento mais é antiga, para dar entrada no meu pedido de cidadania (via correio CRC) preciso solicitar no portal do cidadão uma nova cópia ou a que ele tem é válida????
De posse dela é só eu preencher o formulário e junto com minha certidão de nascimento eviar ao Itamaraty, para leglização???

2) Depois de legalizados pelo Itamaraty o documentos precisam ser enviados ao cosulado português para depois serem enviado à CRC???

3) Na CRC eu só irei tirar a certidão de nascmento de portuguesa, né? Depois tenho que tirar o BI e o passaporte com o consulado???

Acho que é isso
Muito obrigada pela atenção de todos!!!!
«1

Comentários

• Fabi
    Legalização em São Paulo
    Olá, sou de São Paulo mais moro em Santa Catarina, gostaria de saber se minh mãe poderia levar a documentação no Itamaraty em SP para a legalização dos documentos , e ainda se a declaração que tenho q reconhecer firma em cartório pod ser feta em SC e enviada para minha mãe por correio em SP????

Obrigada........
    e + uma vez gostaria de eloiar o trabalho da comunidade

=========

Resposta:

Lara
    Fabi, o Itamaraty de São Paulo só aceita documentos pelo correio, fale pra sua mãe mandar tudo por sedex.

vc está fazendo o processo pra vc mesma? é atribuição? no consulado de SP agora mudou, o formulário tem que ir assinar pessoalmente lá, não dá mais pra assinar em cartório e depois mandar pro consulado pelo correio. Como vc mora em Santa Catarina vc pode procurar outro consulado mais próximo pra assinar o formulário. No guia de ajuda tem a lista de todos os consulados, é só ligar e perguntar se vc pode ir lá pra assinar presencialmente um documento.
  • Fabi
    O processo é pra mim mesma, meu pai é português foi o declarante na minha certidão de nascimento. Tem algu outro Itamaraty q aceite o frmulário com firma reconhecida em SC para q eu possa enviar to a documentação, mesmo e sedo de SP??

=============

Resposta:
    Lara
    Fabi, o único documento que precisa ir pro Itamaraty é sua certidão de nascimento de INTEIRO TEOR. A xerox autenticada do seu RG e o formulário 1C de atribuição são legalizados apenas no consulado, juntamente com a certidão de nascimento. O formulário 1C vc precisa assinar no consulado mais perto de vc, ou então ligar pra eles e ver se eles aceitam o formulário assinado em cartório e depois enviado pelo correio.
  • Fabi

Esse é o Consulado de Portugal em Porto Alegre, um amigo fez tudo por mim lá com eles e foi bem rápido:

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5212365953875693874&na=4&nst=54&nid=31227596-5212365953875693874-5352630227112089032

Boa sorte!!
  • Fabi

Não sei se tem consulado em Floripa, mas caso não tenha o de Porto Alegre é muito fácil de encontrar, não tem como errar. se tu não conhece Porto, me dá um toque que eu te passo as coordenadas.

Boa Sorte!!
  • Obrigada pelas dicas sobre a legalização e o Itamaraty
    Agora quanto a certidão de nascimento do meu pai, posso usar a antiga q ele tem, ou devo tirar uma nova???
  • Fabi,
    Você precisará apenas dos dados da certidão portuguesa do seu pai para preencher o formulário 1C. Se quiser mande uma cópia simples da que tem, mas na CRC eles providenciarão uma nova.
    Entre no site abaixo e leia com atenção sobre legalização no Escritório do Itamaraty em São Paulo. Encontrará informação sobre que documentos eles legalizam, como enviar, etc. Sua certidão de inteiro teor é de São Paulo?

Legalização de Documentos - Itamaraty (São Paulo)
    Agora os documentos pode ser legalizados em São Paulo via postal:
    ERESP - SETOR DE LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
    Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1297, 2º andar.
    São Paulo, SP
    CEP 04571-010
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
  • Como mencionaram o Itamaraty, vou aproveitar para fazer uma pergunta. De onde vem esse requerimento da legalização de lá? Aqui em Belo Horizonte é extremamente simples para se legalizar os documentos (é só entrar no escritório vazio do EREMINAS, carimbar e ir embora), então para mim não tem problema nenhum. Mas quando eu fui ao consulado, o funcionário me disse que o carimbo do Itamaraty não importava. O que importava mesmo era a autenticação do cartório de notas. Eles teriam colocado o selo branco nos documentos mesmo sem a legalização do Itamaraty.

Então é esta a pergunta: a legalização é mesmo necessária?
  • Matheus

Essa história não tem muito padrão mesmo, sabe aquilo de depender do atendente que tu conversa?? Funciona mais ou menos assim. Já tivemos casos aqui na Ccomu de pessoas que nem pelo cartório de notas passaram, foram só com o carimbo do Itamaraty e deu tudo certo no consulado (ao contrário da situacão que tu descreveu). O importante mesmo é o selo branco do consulado, mas até conseguirmos ele dependemos do que a pessoa que nos atende pensa, então já viu né?. Por isso a recomendacão aqui na comu é a de pecar pelo excesso e não pela falta, assim tu não corre o risco de algum maluco que dormiu com os pés destampados lá do consulado recusar teus documentos.

Shalom, abs e boa sorte!!
  • Matheus

Na verdade alguns consulados dizem que nao precisa, mas quem exige e a conservatoria em Portugal.
    Sei de alguns processos que passaram sem e outros que foram devolvidos, entao recomendamos que seja legalizado pelo Itamaraty para evitar a devolucao, sem falar que e de graca.
  • ok, essa semana vou providenciar minha certidão de nascimento em inteiro teor ( q é de SP) e enviá-la ao Itamaraty para legalização. Conforme forem surgindo dúvidas vou postando aqui.

Obrigada a todos que estão me auxiliando!!!
  • Pessoal, liguei hj no Consulado em São Paulo para saber sobre a documentção q eu deveria enviar para a legalização. Bom o primeiro atendente foi supre grosseiro, pediu com licença e desligou o tel "na minha cara". Liguei novamente e a atendente (dessa vez simpática) me disse q eu deveria enviar a cópia do RG, a certidão de nascimento, o comprovante de residência e o formulário 1C assinado. E ainda q eu não precisaria ir até lá, eles legalizariam os documentos e devolveria pelo correio!!!
    Fiquei perdida..............Não é preciso marcar uma entevista no consulado????

ah minha certidão de nascimento ainda não chegou do Itamaraty, demora assim mesmo???? Tem uns 15 dias q enviei pra lá....

obrigada pela atenção!!!
  • Fabi

A certidão que eu enviei para o Itamaraty levou uma semana para eles devolverem.
  • Fabi,

o consulado de SP esta ficando cada vez mais confuso, bem, nem sempre o atendente tem as melhores respostas, voce pode ate enviar o formulario, mas pode correr o risco deles devolverem e pedir pra vc ir ate la assinar, tem acontecido isso ultimamente, liga de novo e fala com outro.

Pra legalizar, eh so mesmo a copia autenticada do RG e a certidao de nascimento, tem no site do Consulado um passo-a-passo de como enviar e fazer o pagamento, o Itamaraty de SP costumava levar uma semana, voce mandou pra Brasilia ?
  • Tentei ligar hj no consulado d novo + não consegui...............amanhã tento outra vez
    Quanto a minha certidão de nascimento enviei dia 24/08 para o Itamaraty em SP!!!

Outra dúvida: tenho um RG de São Paulo emitido em 1996 e outro de Santa Catarina emitido em 2004, atualmente estou em Santa Catarina, posso autenticar o xerox do RG aqui em SC e enviar pro consulado em SP ou tem q ser autenticado em um cartório de SP???? Qual seria melhor enviar, o de SP q é mais antigo ou o de SC q é mais recente (porém é de outro estado)????

Obrigadaaaaaaaa
  • Fabi,

tanto faz um ou outro, mas vai ter que ser autenticado em Sao Paulo, o Consulado so legaliza documentos autenticados na area de jurisdicao deles.
  • gente não consigo achar minha identidade, posso mandar pro consulado meu passaporte junto com a certidão de nascimento???? ah precisa mandar tb comprovante de residência???
  • Fabi,

nao eh pra mandar o passaporte, apenas a copia autenticada dele.

O Consulado de Sao Paulo pede um comprovante de residencia, que tambem nao precisa ser original, basta uma copia autenticada, nao esquece de entrar no site do consulado e imprimir o requerimento para as legalizacoes.
  • eu quiz dizer cópias
    hehehehe

obrigada Cibele, vou fazer isso amanhã!!!!
    e eu já ia esquecer de preencher o requerimento!!!
  • Greve correios

Gente os correios estão em greve!!!!!!!
    Será q posso levar meus documentos direto no consulado em SP, ou algm sabe de algum consulado q eu possa levar pessoalmente?????
  • Em um outro tema uma companheira disse que da para usar SEDEX apesar da greve.
    Investigue, pois estou fora do Brasil há muito tempo e não tenho certeza.
    Ligue para o Consulado, mas acho que não aceitam pessoalmente.
  • Na época que eu precisei mandar os documentos da minha família os correios tb estavam em greve e o consulado aconselhou meu irmão a levar os docs diretamente na agência dos correios da Rua Estados Unidos em São Paulo e colocar na caixa postal do consulado. O envelope é protocolado e todos os envelopes são levados até o consulado 1 vez por dia. Um motorista dos correios vai pegar os documentos e leva direto para o consulado. O consulado de SP mantém um contrato particular com os correios em casos de greve e o motorista contratado faz o vai e vem (direto da agência para o consulado e vice-versa).

quando as legalizações ficaram prontas, a greve já tinha acabado e o consulado devolveu tudo por Sedex, mas se a greve ainda estivesse rolando, os envelopes seriam mandados de volta pra mesma agência e os interessados poderiam retirar lá pessoalmente.

Ligue no consulado e pergunte se vc tb pode fazer assim!!!!!!!
  • Consegui receber os documentos, mais não foram entregues em casa, ficaram na agência dos correios!!!!

Depois que eu assinar o formulário 1c o próximo passo é enviar a documentação para a CRC, certo????
    Qual o procedimento????

Não canso de agradecer a todos pela ajuda......a idéia dessa comunidade foi MARAVILHOSA
  • Fabi

Antes de vc enviar os docs, vc tem que enviar o valor equivalente a 175 euros para a CRC, pelo correio, o nome é DINHEIRO CERTO,depois anotar o numero desse vale, e se possivel enviar uma copia junto, no formlario 1C e aí sim, enviar tudo para a CRC.
  • Sandra,

Obrigada.
    Amanhã vou até o correio e digo q quero enviar o Dinheiro Certo.

1) Eu preciso de alguns dados da CRC para fazer o envio???
    2) Posso levar o valor em reais, cheque, cartão???
    3) Será q qualquer correio faz esse envio???
    4) Após o envio do din din, quais documentos preciso enviar exatamente oara a CRC??? RG, Certidão de nascimento (legalizados), formulário 1C, cópia simples da certidão de nascimento de meu pai e cópia do envio do Dinehiro Certo???
    5) Para qual endereço devo enviar??? E a melhor opção é o Sedex mundi???

Nossa t bombardeei d perguntas, neh???
    É q ainda estou um confusa!!!!
    hehehehehe
  • Fabi

Amanhã vou até o correio e digo q quero enviar o Dinheiro Certo.
    R: Sim e vão te perguntar qual o motivo do envio, vc diz que é motivos diversos.

1) Eu preciso de alguns dados da CRC para fazer o envio???
    R-Sim vc precisa do endereço.

2) Posso levar o valor em reais, cheque, cartão???
    R O valor é em reais e tem mais uma taxa que eles cobram, vc pode ligar e perguntar o valor em reais.
    3) Será q qualquer correio faz esse envio???
    R: Não é qualquer correio que faz.

4) Após o envio do din din, quais documentos preciso enviar exatamente para a CRC??? RG, Certidão de nascimento (legalizados), formulário 1C, cópia simples da certidão de nascimento de meu pai e cópia do envio do Dinehiro Certo???
    R: Isso, todos os docs que vc legalizou , o vale e o formulario.

5) Para qual endereço devo enviar??? E a melhor opção é o Sedex mundi???
    R:Sim, a melhor opção é Sedex Mundi ou EMS, o enderço da CRC é o mesmo que vc manda o vale, segue abaixo o endereço:
    CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
    RUA RODRIGO DA FONSECA 198
    LISBOA - PORTUGAL
    1099-003
  • HELP!!!!

Ontem enviei e-mail para CRC para sabeo sobre o andamento de emu processo, eis a resposta q obtive:

"Por motivo de férias, só a partir de 2/12, poderá obter resposta ao solicitado no e-mail infra.Assim, solicito a V. Exa. que a partir de 2/12 seja questionada novamente esta http://xn--conservatria-8hb.Com os melhores cumprimentos"

Fiquei na dúvida se as férias referem-se à pessoa que responde o e-mail, ou aos funcionários da atribuição, enfim fiquei meio confusa!!!!!

Se alguem tiver alguma idéias ou soubre de algo..........
  • Que site é esse que lhe indicam?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.