Duvidas da Luiza !
"Quero iniciar os procedimentos para obter a dupla cidadania, sou filha de portuguesa casada com brasileiro. Minha mãe não tem a certidão de nascimento dela, somente o Bilhete de Identidade de cidadão Nacional emitido em Portugal, com este documento é possível dar início ao processo ou devo providenciar uma segunda via da Certidão de Nascimento ? Caso tenha que providenciar a certidão de Nascimento isso é possível via correio?"
Antecipadamente agradeço.
Luiza
Antecipadamente agradeço.
Luiza
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
luiza
boa noite,
infelizmente vc nao podera comecar o processo so com o bi,
vc podera solicitar esta certidao de nascimento pelo portal do cidadao diretamente pois penso que saiba as informacoes sobre a data, filiacao, local do nascimento de tua mae.
a certidao sera enviada pelo correio alguns dias apos,
se vc quiser procure o site do portal do cidadao e veja certidoes online, custa cerca de 16 euros mais a opcao do envio.
www.portaldocidadao.pt
luiza
na tua certidão de nascimento quem é que declarou o teu nascimento teu pai ou tua mãe se foi teu pai que é brasileiro né, então tu terá que transcrever o casamento deles no consulado ou direto em portugal.
Carlos, já fiz o cadastro no portal do cidadão, tenho todos os dados da minha mãe, logo farei a solicitação, primeiro preciso esclarecer mais algumas dúvidas.
Agradecida
Jorge, boa noite!
Sim foi meu pai quem declarou na minha certidão de nascimento, então agora tenho que fazer a transcrição da certidão de casamento deles, preciso ver como isso é feito.
Outro probleminha o nome da minha mãe estava errado na minha certidão de nascimento, tive que pedir para alterar a certidão de nascimento e a de casamento, vc acha que isso vai trazer algum problema ? O nome dela é ILDA e estava grafado ILD.
se o problema de grafia eh na certidao de nascimento brasileira da sua mae, nao tera problemas, porque nao precisa dela.
luisa
a tua mãe que é portuguesa, então se teu pai brasileiro que declarou teu nascimento ai tens que transcrever o casamento deles ou no consulado ou direto em portugal, pede a certidão portuguesa dela no portal ai depois faz as correções de grafia que devem ser feitas atraves dela nas outras certidões.
Agradecida, abraço para todos.
Infelizmente minha mãe não averbou o casamento dela no consulado.
Fiz um resuminho do que entendi até agora, por favor veja se é isso mesmo, caso afirmativo começo tudo na próxima segunda feira:
Filha de portuguesa casada com brasileiro.
1. Solicitar Certidão de Nascimento da minha mãe no CRC em Lisboa
2. Providenciar a transcrição do casamento da minha mãe junto ao consulado;
3. Providenciar o Inteiro Teor da minha Certidão de Nascimento, posteriormente encaminhar cópia com firma reconhecida para legalização no Itamaraty (através de carta registrada);
4. Encaminhar para o consulado via correio:
• Inteiro teor legalizada pelo Itamaraty;
• Cópia autenticada do RG;
• Formulário 1C de atribuição colorido preenchido à mão;
• Marcar hora para assinar no consulado.
5. Com a documentação do consulado enviar via correio para CRC em Lisboa.
Corrija o que for necessário, por favor.
Uma perguntinha, posso fazer este procedimento para mim e meu irmão ao mesmo tempo ou temos que fazer tudo separadamente?
Agradecida, bom domingo.
de que cidade tu és?
1- a certidão da tua mãe tu solicita atraves do portal do cidadão, e não na CRC lisboa, tu tens todas informações, nome dos pais dela, concelho, freguesia?
2- isso mesmo, eu só não tenho certeza absoluta , mas acho que vais ter que esperar sair a transcrição para começar o teu processo
3- espera um tempo para pedir a tua certidão para não perder a validade
4- esses docs. tem legalizar no consulado
5- depois dos docs. legalizados e o formulario c1 assinado tem pagar a taxa de 175 euros no correio atraves do dinheiro certo em favor da crc lisboa enviar comprovante junto com os docs. para crc
podes fazer para ti e teu irmão, só que os dois processos tem que ser colocados em envelopes separados e cada um paga uma taxa, ai coloca os dois envelopes em unico e remete para crc lisboa
nao eh para enviar o formulario 1C para legalizar no Consulado, precisa ligar la e agendar um horario para assinar, isso em SP, no Rio, nao precisa de agendamento para assinatura presencial.
A sua certidao de nascimento, depois de legalizada pelo consulado, nao perde a validade, entao pode fazer isso quando desejar.
Eu moro em ITU interior de São Paulo.
Sim tenho todos os dados da minha mãe.
Agradeço os seus comentários, agora estou me sentindo mais segura para poder começar o meu processo.
Quando tiver algum progresso posto para vcs saberem, ok?
Abraços.
Verdade, esqueci deste detalhe terei que marcar hora no consulado para assinar lá.
Agradecida
Abraços.
Finalmente minha mãe localizou a Certidão de casamento.
Agora mais dúvidas, para variar.
1- No site do consulado verifiquei que terei que pedir a transcrição do casamento com a emissão de novo BI, correto?
2- Não tem como fazer só a transcrição não é?
3- Vcs sabem me informar se consigo alguém para fazer tudo isso diretamente em Portugal por procuração?
4- Essa transcrição teria que ser feita no cartório de onde ela foi registrada ou em qualquer outro? Pergunto pq ela nasceu na Ilha da Madeira e tenho uma conhecida moranto em Portugal continental.
Obs.: Minha mãe não tem mais contato com os parentes dela portanto acho desagradável pedir isso para eles.
Agradecida .
a transcricao pode ser feita em qualquer conservatoria de registro civil, em Portugal, nao necessariamente no cartorio onde esta o registro, e se nao eh o interessado a fazer pessoalmente, pode sim ser feita atraves de procurador ( sua mae devera passar a procuracao, deve ser uma procuracao publica ).
Sobre o Consulado, tambem nao vejo problema em pedir a transcricao + BI, se pensa em relacao ao prazo, nao vai fazer diferenca com ou sem BI.
Sim, pensei que seria mais rápido se fosse somente solicitar a transcrição, mas tudo bem quem esperou até agora espera um pouco mais, tudo no seu tempo.
Agradecida pela atenção, irei dando notícias conforme vá conseguindo (ou não) alguma coisa.
Tchau, abraços.
Volto a precisar da ajuda de vcs.
Tentei a transcrição do casamento da minha mãe através de um conhecido que mora em Portugal, porém ele não está conseguindo tempo para me ajudar, sendo assim resolvi fazer tudo pelo consulado mesmo, sei que perdi um tempo grande, mas enfim......
Já fiz a solicitação da certidão da minha mãe no portal do Cidadão, no entanto recebi a seguinte resposta através de e-mail: "A conservatória informa que à margem do assento de nascimento de não consta qualquer averbamento de casamento. Para que conste, deverá dirigir-se ao Consulado Português e transcrever o mesmo.
Agradecemos ainda que nos informe se pretende a certidão sem o dito averbamento ou se pretende a anulação do pedido."
Fiquei na dúvida o que faço? Por favor me ajudem.
Agradecida
Luiza
Quanto tempo vc esperou para pedir certidao depois de solicitada o averbamento? So sei que assim que averbada eles enviarao. Antes, levava uns 15 dias ate averbar. Mas mesmo assim isso nao tem nada haver. Eles enviam sem averbamento como foi no meu caso. E sinal que ja o estao transcrevendo e esta assinalado no sistema. Paciencia e o lema desse processo. Senao vais fazer juz ao apelido da Comunidade. "Comunidade dos Desesperados". Agora, imagina se esta nao existisse. O Dr.Urubu ja tinha levado sua casa, carro, bens moveis. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Voce ja solicitou a transcricao ao consulado? Qual consulado? Quando?
Pelo que entendi, o Portal quer saber se vc quer a certidao mesmo sem o averbamento ou vai cancelar o pedido, ja que nada foi averbado e vc tera que fazer isso direto com o consulado,
Tem que esclarecer.
Desculpem acho que não fui clara o suficiente, então vou tentar novamente.
1º) Não havia solicitado nada anteriormente, nem certidão de Nascimento ou trascrição;
2º) Só solicitei a Certidão de Nascimento no portal do cidadão na semana passada, e
recebi o e-mail com o questionamento da conservatória que enviei no tópico anterior.
Sandra isso mesmo eles querem saber se quero a certidão sem a transcrição do casamento.
Maestro o mais curioso é que não solicitei, ainda, a transcrição.
Resumindo acho que DEVO cancelar o pedido e providenciar primeiramente a transcrição do casamento, correto?
Gente isso é muito complicado, ainda bem que vcs existem e são pacientes com a gente.
Agradecida .
Quando vc preencheu o pedido da certidao no Portal, vc colocou que era casada e o nome do marido, data do casamento, etc..? Se colocou, por isso que eles estao informando que nao tem nada averbado e perguntando se vc quer a certidao assim mesmo.
Aconteceu comigo. Liguei direto e pedi a de solteiro mesmo. E o que vc quer. Portugal e lei averbar casamento, mas nao e proibido pedir certidao.