Prazo das conservatórias

Olá! Vocês saberiam dizer quais conservatórias tem levado menos tempo para se obter a cidadania por atribuição e transcrição de casamento? E quanto tempo, mais ou menos? 

A Conservatória de Registros Centrais tem levado 3 meses para atribuição, certo?

Muito obrigada!

Comentários

  • Correto, a minha atribuicão levou 3 meses, e uma outra que acompanhei de naturalizacao durou 7 meses
    Enviei para Lisboa
  • Obrigada, Renato! Pelo que eu li, apenas a CRC de Lisboa realiza os processos para quem é bisneto de português originário, certo? Você tem conhecimento de quanto tempo leva para fazer a transcrição de casamento na CRC? Obrigada novamente!
  • Lino, você é filho, neto, o quê do português nascido em Portugal? Eu entendi lendo no fórum que apenas filhos de portugueses originários podem fazer transcrição de casamento pela Conservatória do Porto. É isso mesmo? Obrigada!
  • Bia, será que você não está confundindo a Conservatória do Porto com o Arquivo Central do Porto? O ACP lida com processos de nacionalidade de filhos de portugueses nascidos em Portugal. A Conservatória realiza a transcrição de casamento de qualquer português. Eu fiz a da minha vó e saiu em 4 dias úteis por lá.
  • Sou filho de português, fiz a atribuição no ACP e a transcrição de casamento na 4CRC. Em ambos o tempo foi +ou- uma semana(depois que os documentos chegam em Portugal). Eu postei aqui todos os detalhes.
  • Ah, sim. É que eu não tinha entendido que apenas portugueses e filhos de portugueses poderiam fazer nestas conservatórias. No caso, meu pai é bisneto de português, e precisa fazer a transcrição de casamento dele, portanto acredito que ele só vá poder fazer pela CRC em Lisboa.

    Obrigada pela ajuda!
  • Oi Bia,

    só um pequeno esclarecimento:

    A ACP é uma conservatória especial do Porto que trata de processos de nacionalidade para filhos de portugueses nascidos em Portugal.

    A CRC é a conservatória central, situada em Lisboa, que trata de processos de nacionalidade para filhos de portugueses nascidos ou não em Portugal.

    As demais conservatórias tratam dos demais assuntos de registro civil (nascimento,óbito, casamento, etc...), mas não tratam diretamente de pedidos de nacionalidade.

    Portanto, pedidos de nacionalidade ---->>>>   ACP ou CRC.
    Demais pedidos                                   ----->>>>  Qualquer outra conservatória do país.

    Espero ter ajudado.

    Carlos
  • A minha levou 8 meses, e fiz tudo pela CRC de Lisboa em 2010 e foi por Atribuição. No Brasil o Consulado mais rápido é o de São Paulo, porém, eu acho que mandar para a CRC de Lisboa é ainda mais rápido.
  • Carlos, então no caso meu pai, que é bisneto de português, poderá fazer a transcrição de casamento dele pela 4ª Conservatória do Registro Civil do Porto, por exemplo?
    Acho que agora eu finalmente entendi as diferenças. Muito obrigada!
  • Sim, ele pode fazer em qualquer conservatória. A do Porto é bem recomendada por aqui - eu mesmo fiz a da minha vó por lá e foi tudo muito rápido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.