Pai não português declarante não casado com minha mãe

Boa noite!!

Minha mãe portuguesa. Meu pai foi o declarante. Fui registrada antes de 1 ano. Meus pais nunca foram casados.

Posso solicitar a atribuição de cidadania sem a transcrição de casamento?

Quais documentos são necessários?

Para qual conservatória vocês me sugerem enviar?

Desde já agradeço a ajuda.

Comentários

  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado August 2019
    @Simara Etima, se os pais não foram casados, não há casamento a transcrever; mande os documentos para o ACP.
    Para verificar os documentos necessários, veja em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8661/documentos-necessarios-para-a-atribuicao/p1
  • @Simara se vc nasceu após 1978 não terá problemas.
  • @Vlan nasci em 1973.

    E agora?
  • editado August 2019
    @Simara sua mãe terá q comprovar a maternidade com cópia de carteira escolar sua e q tenha assinatura dela, carteira de vacinação, declaração de batismo e se possivel declaração da maternidade onde vc nasceu.Todas cópias apostiladas.
  • Olá @Vladpen! Estou ajudando uma amiga com caso semelhante, mas seus pais já falecidos (mãe portuguesa e pai brasileiro declarante) casaram-se antes do nascimento dela, antes de 1978. Nesse caso, basta transcrever o casamento ou precisamos também comprovar maternidade?
    Obrigado!
  • Franklin,

    o casamento é a prova de maternidade, portanto basta providenciar a transcrição.
  • Estou com o mesmo problema, minha sogra é portuguesa (não é casada com o meu sogro) e meu marido nasceu em 1977, e o pai foi o declarante.
    Minha sogra ainda está viva, e estamos pensando dela ir até o cartório e fazer uma declaração de maternidade.
    Alguém já fez dessa forma? É possível?
  • @Camila Maria Lellis,

    caso não tenha havido casamento (que é a forma natural de maternidade, como o @Guilherme Moreira citou), deve-se enviar comprovante de maternidade, como: boletins escolares, certidão de batismo, além da declaração que pensa em fazer. Esta declaração deve ter assinatura da mãe portuguesa reconhecida por autenticidade.
  • Marcela SouzaMarcela Souza Member
    editado August 2019
    Olá a todos,
    Tenho buscado essa mesma dúvida. No caso da mãe portuguesa solteira, caso o filho tenha nascido após 1978, posso abrir o processo normalmente (igual quando o português é o pai), apenas não apresentando certidão de casamento, certo? Caso o filho tenha nascido antes de 1978, devo apresentar esses comprovantes complementares? Muito obrigada pela ajuda!!!!!!
    Encontrei no fórum várias pessoas com a mesma dúvida, porém ninguém que entrou com processo e conseguiu a nacionalidade assim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.