TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO - FORMULÁRIO

Minha atribuição está prestes a ser concluída (meu processo é do início de jan/19, enviado para a ACP Porto), quero agora fazer a minha transcrição de casamento (enviarei para Ponta Delgada) para pedir a dupla nacionalidade dos meus filhos (10 e 14 anos) pois meu marido (brasileiro) foi o declarante.
Após a transcrição concluída quero enviar a documentação dos meus filhos para a ACP Porto e a documentação para a aquisição do meu marido para Lisboa (somos casados há 15 anos aqui no Brasil). Posso enviar esses processos assim que sair a transcrição ou devo esperar sair a transcrição dos meus filhos pra mandar a do meu marido?
«1

Comentários

  • Por favor preciso também do formulário que devo preencher p/ a transcrição? Eu (que sou a portuguesa por atribuição) é que vou fazer a requisição ... não sei se tem diferença nos formulários dependendo de quem vai requerer e se tem diferença no preenchimento também.
  • @Lidia vc pode enviar os processos dos filhos e do seu marido assim q a transcrição de casamento for concluida.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @vlad pen muito obrigada !!!
  • @vlad pen - Hoje liguei na LR e meu processo foi assinado e foi pra despacho. Graças a Deus e a voces !!! Agora vou fazer minha transcrição de casamento mas tenho algumas duvidas.
    1 - No formulário que vocês me orientaram a preencher, (https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view) na parte de cima tem os dados do requerente, no caso eu, nesse caso coloco o meu numero de RG brasileiro?
    2 - E o grau de parentesco, não entendi?
    3 - Tem outro formulário mais adequado para quando o requerente é o português?
    4 - No 2º nubente, que seria eu, coloco o meu assento português?
    5 - Meu casamento foi religioso (católico) com efeito civil, como coloco isso no formulário? Coloco X no civil e no católico?
    6 - Quando diz "a data do casamento" é na data do casamento?
    7 - E no final quem assina sou eu e reconheço autenticidade? Meu marido não precisa assinar?
  • editado April 2019
    @LIDIA
    1-vc pode colocar os dados do seu R.G ou o cartão cidadão ( se já o tiver).
    2-se for sua transcrição de casamento vc coloca grau de parentesco : esposa
    3-Esse formulário acima é o mais indicado quando um dos nubentes é o requerente;
    4-2º Nubente:
    Nome de solteira: …………………………………………………………………………..…………………………….
    Data de nascimento: ………………………estado civil:…SOLTEIRA.……...………(à época do casamento)
    Naturalidade:………CIDADE E ESTADO ONDE NASCEU……………
    Se nasceu em Portugal, freguesia: ………………………………………, concelho: ……………………………..…
    Se nasceu no Brasil ou outro país, município: …………CIDADE ONDE NASCEU NO BRASIL………………………………, estado: …………… ESTADO ONDE NASCEU….....
    filiação:………………NOMES DOS PAIS…………………………………………………………………………………………………......
    Residência à data do casamento ……………………………………………………………….………………………
    5-SIM
    6-SIM
    7-Só vc assina e reconhece por autenticidade


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @vlad pen
    Não vou informar em lugar nenhum desse formulário que sou portuguesa? Posso usar o meu RG brasileiro entao?

    - certidão de nascimento do português (pode ser a que eu vou pegar no civil online?)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas (ja está comigo)
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada em cartório de notas (ja está comigo)
    - Vale Postal de 120 Euros (precisa fazer num valor um pouco maior, tipo 122 euros?)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório (somente a minha assinatura, correto?)
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento (meu RG brasileiro mesmo?)
  • Meu marido já tem atribuição feita em Tondela, agora quero fazer a transcrição do nosso casamento e atribuição do meu filho (maior).
    A minha pergunta é: Posso enviar os dois processos juntos?
  • editado April 2019
    @LIDIA vc pode enviar sim a cópia do seu R.G.No VP é importante vc fazer a cotação correta no dia q for faze-lo.Use essa tabela no site dos correios.( NÃO USE EURO EXPORTAÇÃO).A certidão do português pode ser a do civil on line

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @YNAIE pode sim..em dois envelopes separados dentro de um envelope maior.
  • @VLAD - ok muito obrigada !!! Tentei pedir minha certidão pelo civil online por duas vezes com cartões de crédito diferentes e os dois foram recusados. Mandei email pra eles, estou aguardando resposta pra ver como devo proceder.
  • @vlad - nao consigo fazer o pedido da minha certidao no civil online, dá mensagem de recusado nos cartoes. Tem outra forma de fazer o pagamento?
  • @LIDIA1973 pgto no civilonline somente pelos cartões..ja tentou outra bandeira ou outro navegador?
  • Vlad Pen, aproveitando as dúvidas da @LIDIA1973, minha tia não tem e certidão, mas tem os dados informativos, posso mandar apenas esses dados: Nome, filiação, data nascimento, numero da certidão portuguesa, e conservatória, escritos numa folha separada, ou você recomenda pedir uma certidão para mandar junto? pergunto isso porque consta na discussão sobre as informações de transcrição que precisa da certidão ou indicação, mas isso data de 2016, por isso a minha dúvida... obrigada desde já.
  • @Jaque..peça uma nova certidão.
  • Por favor, alguém pode me informar exatamente qual formulário devo usar para fazer a minha transcrição de casamento. Eu vou ser a declarante e sou portuguesa por atribuição.
    Minha dúvida é porque fui orientada a usar um formulário, mas em outras mensagens vi que existe um específico pra quando o declarante é um dos cônjuges.
    Conforme orientação de vocês também, vou mandar para Tondela porque já vou enviar a transcrição e a atribuição dos meus filhos de 10 e 14 anos (em envelopes separados) tudo junto por ser mais rápido (Isso ainda confere?)
    Muito obrigada !!!!
  • Uma dúvida me aflige, minha mãe é portuguesa e declarante.
    Minha irmã conseguiu sua propria nacionalidade já tem uns 10 anos, na época ela fez a transcrição averbação do casamento de minha mãe, a partir disso eu não preciso me preocupar em fazer essa transcrição, uma vez feita no passado é para sempre? Posso mandar os dados dela com o nome de casada?
  • @Andre Azeredo, a transcrição é para registrar o casamento feito no Brasil em Portugal. Se já foi feita essa transcrição de casamento dos seus pais basta você fazer seu processo de atribuição.
  • Boa noite, como preencher a primeira parte do formulário 2 de transcrição de casamento se agora a requerente (portuguesa por atribuição) está divorciada e passou a usar o nome de solteira?
    ............................................e......................................, casados, vêm requerer a transcrição de seu casamento....
  • @Fernandopf ja respondido.
  • @vlad pen @ daniel henriques - Por favor, alguém pode me informar exatamente qual formulário devo usar para fazer a minha transcrição de casamento. Eu vou ser a declarante e sou portuguesa por atribuição.
    Minha dúvida é porque fui orientada a usar um formulário, mas em outras mensagens vi que existe um específico pra quando o declarante é um dos cônjuges.
    Conforme orientação de vocês também, vou mandar para Tondela porque já vou enviar a transcrição e a atribuição dos meus filhos de 10 e 14 anos (em envelopes separados) tudo junto por ser mais rápido (Isso ainda confere?)
    Muito obrigada !!!!
  • @LIDIA1973, o mais adequado quando um dos nubentes é o solicitante é o modelo desta postagem
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/110293/#Comment_110293
    Isso, faça por Tondela que os processos de menores de idade tem prioridade e a sua transcrição de casamento será rápida pois os processos de seus filhos dependem dela, acredito entre 2 a 3 meses fique tudo pronto.
    Só com o cuidado de colocar cada processo, completo com toda sua documentação, em um envelope separado. Lembre que não podem ser compartilhados documentos entre os processos, ou seja, para cada uma xerox autenticada do documento de identidade, etc...
  • @DANIEL HENRIQUES - esse formulário é muito confuso pra preencher, tem assinatura de dois requerentes, enfim ... Eu posso usar o outro, ou corro o risco de ter problemas ? Eu usaria este que segue: https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
  • @LIDIA1973, assinatura de dois requerentes???
    O final do requerimento é:

    Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.

    …………………...., ……….. de ……………………….. de 20….

    __________________________________________________
    assinatura


    Uma assinatura somente, você olhou a postagem do link que eu mandei?


    Esse formulário que você indicou é claramente mais indicado para o caso de não ser nenhum dos noivos a assinar, tem inclusive vem a parte "requerer a V.Exa. na qualidade de..."
    Quais suas dúvidas no preenchimento do formulário que te indiquei?
  • @daniel henriques - para facilitar, vou enumerar ok:

    1) nesse formulario que voce me enviou, na linha da assinatura está escrito "assinaturaS" abaixo da data, por isso fiquei confusa.
    https://docs.google.com/file/d/0B7DhTjrRNIZFWElJM0JEWnVVNHM/edit?filetype=msword
    2) na primeira informaçao a preencher no formulario, como eu vou ser a declarante eu coloco meu nome primeiro ou faço como no O nubente e A nubente onde o primeiro é sempre o marido?
    3) o estado civil de ambos é solteiro certo? Nao fomos casados anteriormente.
    4) naturalidade é exatamente onde nascemos? (Brasil, apesar de eu ter minha atribuiçao?)
    5) declarantes: se eu estou declarando e somente eu vou assinar, coloco somente o meu nome? (de solteira ou casada)
    6) nacionalidade dos nubentes: duvida: brasileira ou portuguesa? no meu caso que tenho a atribuiçao?
    7) celebraçao do casamento: Na certidao consta "casamento religioso, efeitos juridicos a contar do momento da celebraçao" Coloco como?
    8) processo previo de publicaçao... é sim ou não?
    9) se um dos nubentes é estrangeiro (marido brasileiro), coloca somente o endereço dele quando casamos?
    10) onde coloco meu nome de solteira e onde coloco o de casada ? Os nubentes sao solteiros, entendo que é o de solteira. E no restante do formulario onde devo preencher meu nome tambem, coloco como?
  • @LIDIA1973, me baseei no formulário que está na postagem, colei até o final do formulário na minha postagem anterior. Aparentemente tem diferença do formulário que está no google docs. Vamos lá
    1 - Somente um dos nubentes precisa assinar, não precisa de duas assinaturas
    2 - Os seus dados sempre primeiro pois você é que tem nacionalidade portuguesa
    3 - Sim, estado civil antes do casamento, o mesmo que consta na certidão de casamento inteiro teor
    4 - Cidade, Estado e, se couber, País
    5 - Se você vai assinar preencha somente seu nome, o nome que você utiliza atualmente, igual ao do documento de identidade que vai enviar a xerox autenticada
    6 - Se você tem atribuição de nacionalidade preencha portuguesa. Atribuição retroage ao nascimento portanto legalmente quando você casou já era portuguesa
    7 - Aonde você pensa em colocar essa informação? Não achei no requerimento lugar aonde caberia isso. Somente os dados do local e data da celebração são pedidos.
    8 - Não
    9 - Se tiver essa informação na certidão de casamento coloque de ambos. Se não tiver deixe em braco. Quanto a primeira residencia faça o mesmo
    10 - Seu nome de solteira só vai na parte das informações da nubente, os outros campos aonde pede seu nome é o nome que você utiliza atualmente.

    Na parte das informações dos nubentes em residência habitual preencha seu endereço atual, é para esse endereço que será enviada a correspondência.
  • @daniel rodrigues - por favor manda, aqui novamente, o link certinho do formulario que vc esta me orientando a usar. Vou enviar para Tondela ok. Li em algum lugar que cada conservatoria tem o seu? é verdade isso?
    - na questao 7 acima, seria no item "casamento" abaixo do celebrante, coloco o que ai?
    - na questao 9 acima, na nossa certidao consta apenas cidade e estado em que nascemos.
  • @LIDIA1973, o link está na postagem que fiz hoje mesmo, só você pegar na mensagem anterior...
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/197013/#Comment_197013
    7 - eu que não tinha visto o campo no requerimento... coloque "RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL"
    9 - Copie os dados conforme está na certidão
  • ok @daniel henriques e @vlad pen ... mais uma vez muito obrigada pelas informaçoes de voces !!!
  • @vlad pen e @ daniel henriques - acabei de receber pelo correio uma carta da ACP Porto dizendo que foi concedida a minha atribuiçao
    Dúvida: colocaram o meu nome de casada nessa folha onde dizia isso e anexo veio a meu "assento" (igual ao que eu ja tinha tirado no civil online) com o nome de solteira ... é isso mesmo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.