Dúvidas em relação a: Transcrever (Casamento e Óbito)

Olá, estou solicitando a atribuição do meu pai.
Estou com algumas dúvidas em relação à exigência de trasncrever ou não o Óbito e o casamento do meu Avô.

1- Meu Avô casou com uma mulher brasileira. Essa mulher não é a mãe do meu pai, logo depois ele conheceu minha avó mas não se separou no papel.
Dúvida: Preciso transcrever o casamento dele ? Irei fazer o pedido de atribuição direto no Porto.

2- Meu Avô faleceu no Brasil e ao solicitar a certidão não consta seu óbito.
Dúvida: Preciso transcrever esse óbito?

3- A certidão que solicitei do meu Avô, posso zer cópias para que eu possa solicitar depois para meus tios?

Bom, ainda nao entendo muito, comecei esse ano a fazer a busca da certidão do meu Avô e só achei agora, então estou meio perdida e não quero solicitar via consulado. Se tiverem mais informações de como fazer, podem me falar e desde já agradeço!

Aguardo e obrigada!

Comentários

  • @JESSICA BESSA, qual o ano de nascimento de seu avô? Quem consta como declarante na certidão de nascimento do seu pai?
  • Boa tarde, Daniel! Ele nasceu em 1903.. e o meu avô consta como declarante na certidão do meu pai.
  • @JESSICA BESSA, pelo ano o regisro do seu avô é assento de batismo e não de nascimento. Você solicitou a certidão junto ao arquivo distrital ou o registro está na conservatória?
    Se foi junto ao arquivo distrital esse registro não está no sistema integrado e não pode ser feito o processo com cópia, tem que enviar a via da cópia certificada que recebeu de Portugal para instruir o processo. Para cada processo uma via original.
    Você terá que juntar ao processo também certidão de casamento ou óbito inteiro teor e apostilada de seu avô também pois no assento de batismo não era registrado o nome completo da criança, apenas os nomes próprios.

    Não precisa transcrever o casamento e óbito dele.

    Para o processo do seu pai:
    - A certidão de nascimento de seu pai por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do documento de identidade de seu pai emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma do seu pai reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia certificada do assento de nascimento de seu avô, solicitada em Portugal
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail

    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

  • Oi, Daniel! Solicitei uma cópia certificada de Portugal pelo arquivo distrital.
    Muito obrigada por esclarecer todas as minhas dúvidas. Estou providenciando os documentos necessários para o envio.
    Muito obrigada mesmo.
    Volto para contar o desfecho!
    Obrigada, até.. ;)
  • @Daniel Henriques Boa noite! Poderia por gentileza me esclarecer o que é uma cópia certificada?
    Ocorre que minha tia que mora em Portugal foi na Conservatória de Leiria buscar uma cópia de documento de batismo/nascimento do meu avô. Não sei se o documento que está comigo é uma cópia certificada.
    Muito obrigada por seus posts tão esclarecedores! Gratidão
  • @Monique Forte, quando o assento não está em uma conservatória, normalmente os registros anteriores a 1911, tem que ser solicitada uma cópia (xerox) porém essa tem que ser assinada pelo responsável pelo local que guarda esses livros de registro e vem com uma declaração dizendo que e essa pessoa certifica que essa cópia é igual ao original. Isso é uma cópia certificada.
    Se o registro for posterior à 1911 ou estiver em posse de uma conservatória basta aliviar solicitar que seja informatizado e não precisa da cópia certificada, basta uma xerox simples da certidão informatizada.
  • @Daniel Henriques.
    Foi antes de 1911, foi 1905. A cópia não é digitalizada, mas está na Conservatória de Leiria. Então posso solicitar que informatizem? Como posso realizar essa solicitação nesta Conservatória, vc saberia me informar?
    Muito grata pelo esclarecimento.
  • @Monique envie um e-mail para crc.leiria@dgrn.mj.pt. Eles costumam demorar na resposta ou nem respondem ..infelizmente.
  • @Vlad pen obrigada. Fiz uma pesquisa aqui nk blog e vi um link do civilonline. "peça pelo civilonline, custa 10 euros, você paga com cartão de crédito e vai forçar a conservatória a informatizar o assento para te enviar."
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Vou arriscar as duas dicas.
    ;)
  • @Vlad Pen. Muito obrigada!
  • @Daniel Henriques quanto a certidão de óbito de inteiro teor do Meu avô, para os demais filhos pode ser uma cópia autenticada e apostilada?
  • editado May 2019
    @JESSICA BESSA, as conservatórias não aceitam cópias, mesmo que autenticadas, de certidões brasileiras. Certidões brasileiras sempre originais e apostiladas.
  • Boa noite, @Daniel! Obg por esclarecer minha dúvida acima.
    Gostaria de saber mais algumas questões que apareceram no meio do caminho.

    1- A certidão de óbito do Meu avô veio inteiro teor por cópia reprografica.
    Obs: Na parte frontal em papel moeda consta apenas que a cópia e verdadeira e o nome do Meu avô e os dados do livro.
    Na parte traseira, consta a cópia do livro: Mas bem no final se encontra um pouco escura, da pra ler, mas não está clarinha a cópia.
    Minha dúvida: Será que terei que solicitar a de Inteiro teor digitada, ou está cópia serve para complemento com o assento de Portugal?

    2- O assento de batismo chegou, ela é uma cópia do livro com carimbo atrás dizendo que é uma cópia do livro e tem assinatura da pessoa. Consta também na folha uma marca d'água em alto relevo: Seria está cópia mesmo, né?

    3- Bom, meu avô possui muitos filhos, e como agora achei o assento, todos querem. Posso enviar quantos processos de uma vez?

    4- E somente ACP que aceita o envio do processo sem transcrever casamento e óbito, correto?

    Aguardo e obrigada!

  • @JESSICA BESSA,
    1) se está legível não tem problema. Essa certidão não tem obrigatoriedade de ser reprografia, poderia ser inteiro teor.
    2) isso mesmo, essa é uma cópia certificada, com assinatura e carimbo em relevo
    3) quantos quiser desde que cada um deve de um envelope, com sua documentação completa, é depois esses envelopes dentro do envelope de envio. Lembrando que para cada processo terá que juntar uma certidão de óbito apostilada é uma cópia certificada do assento de nascimento, todas em vias originais, não pode ser xerox autenticada.
    4) sem transcrever casamento faça pelo ACP, registro do óbito não é exigido por nenhuma conservatória.
  • Obrigada, @Daniel todos os doc's são originais. Muito obrigada mais uma vez!
  • @Daniel, gostaria de tirar uma dúvida.
    1- O formulario 1c que eu peguei no link em que postou, no quadro 6 consta: Se menor: gratuito / Se maior: 175 €.
    Mas fui baixar o 1c agora do próprio IRN e para maior de idade nesse quadro consta: Custo: 175€..
    Minha tia já assinou e autênticou a assinatura no formulário que consta as duas informações, será q esse formulário está vencido?

    2- Estou enviando o processo do Meu pai que é filho de português, quando o assento dele sair, qual será o procedimento para eu e minhas irmãs tirarem. Será atribuição também, podendo enviar todos de uma vez, igual ao do Meu pai?

    Aguardo, obrigada!
  • editado June 2019
    @JESSICA...

    1 O formulário assinado por AUTENTICIDADE servirá...

    2 Procedimento é Atribuição de Pai para Filho...Portanto...O procedimento é o mesmo..
    (Sendo processos de irmãos que não dependem um da conclusão do outro podem enviar na mesma remessa...***CADA PROCESSO EM UM ENVELOPE INDIVIDUAL IDENTIFICADO E SEM COMPARTILHAR DOCUMENTAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS***)...
  • @Daniel, obrigada! Amanhã vou fazer o VP e o envio.
    Só pra confirmar!
    Esses são os endereços, correto?

    *Envio dos documentos
    Arquivo Central do Porto 
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto 

    _____________________________________________

    vale postal nos correios 

    Endereço para o envio do vale postal 

    IRN, IP 
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    __

    Só muda o destinatário, o endereço permanece o mesmo?

    Mais uma vez agradeço pela ajuda!
  • editado June 2019
    @JESSICA...

    Endereço está correto...

    Pode acrescentar...:

    Tel...: +351 225 573 840

    email...: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Confere amanhã pela manhã a cotação do euro (MAIOR VALOR) Na página dos Correios...
    **Certifique-se de que a página foi atualizada...!!!

    Aconselho fazer uma colinha com a conta já feita para não ter dúvidas na hora de fazer...

    É o valor em reais equivalente a 120,00 euros + 1.5% sobre esse valor + TAXA FIXA de R$ 35,00

    Exemplo...: Hoje (24/06) EURO = 4,5510

    120,00 X 4,5510 = 546,12
    1.5% = 8,1918
    TAXA FIXA = 35,00

    546,12 + 8,1918 + 35,00 = **R$ 589,32 **(Seria o valor do VP hoje 24/06)




    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @Nilton, obrigada!
    Mas ñ entendi.. então ñ é 175 € x 4.55.
    Eu pensei q era assim.
    Eu iria enviar um valor no valor de 175€, q daria em Reais $ 795,25.

    Então amanhã eu vou fazer esse cálculo que me passou.

    Não entendi o porquê de 120€..
    Se tiver como me explicar.

    Pq no formulário consta 175€ para envio.
    Desculpe a minha ignorância.
  • editado June 2019
    @JESSICA...

    É que esse tópico trata de Transcrever Casamento e Óbito...Então deduzi que era isso que você estava fazendo...

    Para fazer a colinha para Atribuição é só substituir 120 por 175...

    175,00 x 4,5510 = 796,43
    1.5% = 11,95
    TX = 35,00

    HOJE 24/06/2019 Você gastaria com as taxas (+ -) R$ 843,40
  • Sim @Nilton, me desculpe, é que eu queria somente tirar essa dúvida e acabei colocando tudo aqui. Mas obrigada Por esclarecer!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.