Carta de Condução Portuguesa

Boa tarde! Gostaria de efetuar a troca da minha CNH pela carta de condução portuguesa. Fui ao IMT e perguntaram se eu já tinha titulo de residencia. Mesmo sendo Portugues com CC em mãos preciso disso?
Outra coisa que pediram foram exames médicos (naturalmente) e carta de autenticidade emitido pelo consulado geral do Brasil (para a CNH).

Se preciso desse titulo de residencia, como consegui-lo?

Comentários

  • @test1jma se vc ja é cidadão português, procure o orgão em Portugal responsável para emissão de Carta de Condução.
  • @test1jma, para efetuar a troca da CNH precisa fazer o seguinte.
    1 –Ter menos de 90 dias de entrada em Portugal. Se tiver menos que isto:
    2 – Ir a uma escola de condução e pedir o exame médico.
    3 – Ir ao Consulado do Brasil e pedir uma autenticação da sua CNH.
    4 – Ir ao IMT protocolar o processo. Usarão os dados de seu cartão de cidadão.
    OBS: terá de entregar a CNH, que será devolvida ao Brasil.
    5 – Aguarde a chegada da sua carta de condução em casa. Terá um protocolo enquanto isso e poderá conduzir com ele.

    Se a resposta para a parte 1 for negativa, e tiver extrapolado o prazo, terá de fazer todo o processo de tirar uma carta de condução.
  • Acho também importante estudar as regras de trânsito em Portugal para não ter que ficar pagando multas por falta de conhecimento. Com certeza devem haver alguns detalhes diferentes do Brasil.
  • @caiodib obrigado pela resposta. Depois pesquisei com calma e é exatamente isso.
    PS.: No centro de saúde da freguesia é possível realizar o exame e é bem baratinho!
  • @test1jma você apresentou algum documento comprovativo de residência )carta de banco, correspondência)?
    Digo isso, pois, no IMT me pediram o atestado de residência, mesmo com a dupla nacionalidade.
  • @FabiAmigo, esse atestado se pode pedir junto a Junta de Freguesia de onde mora. Pode ser que peçam mesmo.
  • A minha troca da carta de condução foi muito simples.
    Fui ao IMT com meu cartao cidadão, atestado medico, cnh original e documento emitido pelo consulado brasileiro atestando a legalidade do documento.
    Preenchi um formulario e a carta de conduçao chegou em minha casa após uns 8 dias corridos.
  • No futuro, caso alguém queira voltar a morar no Brasil, essa pessoa consegue fazer o processo inverso ? Transformar a portuguesa em brasileira ?
  • @sidneioliveira eu troquei a minha pela francesa, e no detran da minha cidade me disse que a carteira brasileira eu nao perco, basta quando eu voltar para o brasil renovar a carteira.
  • @danielcampos , ok. Acho que em Portugal, quando você converte eles retem a carteira brasileira. E no Brasil pra renovar, acho que realmente você não precisa da carteira antiga. Lembrando que quando você converte pra portuguesa, a data de validade é a mesmo que está na carteira brasileira.
  • @sidneioliveira, realmente, a carta de condução brasileira fica retida ao trocar pela carta de condução portuguesa.
    Se voltar ao Brasil, basta fazer o processo de renovação da carta de condução.
  • @sidneioliveira a minha carta portuguesa está com vencimento para 2033 , a brasileira iria vencer em 2021
  • Boas pessoal!
    Alguém poderia me informar se esse prazo de 90 "dias" estipulado no Decreto são em dias "corridos" ou "úteis" ???
    Sou Cidadão Português com CC.
  • @sidneioliveira a validade não é a mesma. A minha troca a carta portuguesa virá pra depois de 2030, a brasileira tinha vencimento até 2021.
  • @Gabriel Maia Tb sou português e me foi dito no IMT de Setubal que seriam úteis. Uma coisa que ele me perguntou e eu não entendi o motivo, foi se eu já tinha alterado a morada do CC fazia mais desses tal 90 dias úteis. Se alguém souber explicar o motivo do questionamento.
  • @Yuri Santos, 90 dias é o prazo legal que tem para pedir a troca da CNH para a carta de condução. Após esse prazo não é mais feita a simples troca, terá que fazer a prova prática para conseguir a carta de condução.
  • @amandacorreia

    Não foi necessário então o comprovante de residência? Pergunto porque estou indo passear em Portugal e queria fazer a carta.

    Meu interesse em fazer seria porque moro em um país da UE, e acredito q com essa carta poderei dirigir nesse país.
  • @Fcamuri não pediram o comprovante de residência porque em meu cartão cidadão está meu endereço de Portugal, no seu caso não sei como seria já q não é residente em Portugal
  • @amandacorreia

    Entendi. Obrigada pela informação
  • Boa tarde!

    Será que alguém saberia me informar se eu conseguiria tirar a carta de condução não sendo residente de Portugal?

    Grata, Fernanda
  • @Fcamuri, para ter a carta de condução portuguesa, é preciso residir em Portugal.
    Também saiba que deixará de ter a carta de condução brasileira, que poderá ser requerida caso retorne ao Brasil para residência definitiva.

    Leia aqui: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/TrocaCartaConducao/Paginas/TrocadeCartaConducao.aspx

    Dentro da opção Outras Situações
    Colo abaixo trecho do site:

    Para obter carta de condução Portuguesa por troca, é necessário preencher os seguintes requisitos:

    Possuir titulo de condução estrangeiro válido e definitivo
    Idade mínima legal exigida pela lei Portuguesa para a categoria a que está habilitado;
    Aptidão física e mental e psicológica, caso necessário;;
    Residência em Portugal;
    Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;

    Espero ter ajudado.
  • Grande @caiodib..sempre com boas informações.
  • @caiodib

    Valeu pela informação. Muito obrigada! Uma pena que eu precisaria ser residente : (
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.