Carta de Condução Portuguesa
test1jma
Member
Boa tarde! Gostaria de efetuar a troca da minha CNH pela carta de condução portuguesa. Fui ao IMT e perguntaram se eu já tinha titulo de residencia. Mesmo sendo Portugues com CC em mãos preciso disso?
Outra coisa que pediram foram exames médicos (naturalmente) e carta de autenticidade emitido pelo consulado geral do Brasil (para a CNH).
Se preciso desse titulo de residencia, como consegui-lo?
Outra coisa que pediram foram exames médicos (naturalmente) e carta de autenticidade emitido pelo consulado geral do Brasil (para a CNH).
Se preciso desse titulo de residencia, como consegui-lo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1 –Ter menos de 90 dias de entrada em Portugal. Se tiver menos que isto:
2 – Ir a uma escola de condução e pedir o exame médico.
3 – Ir ao Consulado do Brasil e pedir uma autenticação da sua CNH.
4 – Ir ao IMT protocolar o processo. Usarão os dados de seu cartão de cidadão.
OBS: terá de entregar a CNH, que será devolvida ao Brasil.
5 – Aguarde a chegada da sua carta de condução em casa. Terá um protocolo enquanto isso e poderá conduzir com ele.
Se a resposta para a parte 1 for negativa, e tiver extrapolado o prazo, terá de fazer todo o processo de tirar uma carta de condução.
PS.: No centro de saúde da freguesia é possível realizar o exame e é bem baratinho!
Digo isso, pois, no IMT me pediram o atestado de residência, mesmo com a dupla nacionalidade.
Fui ao IMT com meu cartao cidadão, atestado medico, cnh original e documento emitido pelo consulado brasileiro atestando a legalidade do documento.
Preenchi um formulario e a carta de conduçao chegou em minha casa após uns 8 dias corridos.
Se voltar ao Brasil, basta fazer o processo de renovação da carta de condução.
Alguém poderia me informar se esse prazo de 90 "dias" estipulado no Decreto são em dias "corridos" ou "úteis" ???
Sou Cidadão Português com CC.
Não foi necessário então o comprovante de residência? Pergunto porque estou indo passear em Portugal e queria fazer a carta.
Meu interesse em fazer seria porque moro em um país da UE, e acredito q com essa carta poderei dirigir nesse país.
Entendi. Obrigada pela informação
Será que alguém saberia me informar se eu conseguiria tirar a carta de condução não sendo residente de Portugal?
Grata, Fernanda
Também saiba que deixará de ter a carta de condução brasileira, que poderá ser requerida caso retorne ao Brasil para residência definitiva.
Leia aqui: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/TrocaCartaConducao/Paginas/TrocadeCartaConducao.aspx
Dentro da opção Outras Situações
Colo abaixo trecho do site:
Para obter carta de condução Portuguesa por troca, é necessário preencher os seguintes requisitos:
Possuir titulo de condução estrangeiro válido e definitivo
Idade mínima legal exigida pela lei Portuguesa para a categoria a que está habilitado;
Aptidão física e mental e psicológica, caso necessário;;
Residência em Portugal;
Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
Espero ter ajudado.
Valeu pela informação. Muito obrigada! Uma pena que eu precisaria ser residente : (