Dúvida sobre sobrenome que pensávamos que era do cidadão português não existe.

Boa tarde!

Começamos a fazer o processo de cidadania da minha avó Orlanda Affonso através da minha avó portuguesa Agostinha de Jesus, que casou aqui no Brasil com o meu bisavô José Affonso. Porém quando estávamos fazendo a transcrição do casamento dos meus bisavós, descobriu-se que o sobrenome do José não era Affonso, mesmo porque esse sobrenome não existe em Portugal e que o nome dele é José Affonso. Nesse caso teríamos que fazer uma retificação na certidão de nascimento da minha avó Orlanda e alterar o sobrenome dela e de todos os descendentes de Affonso para Joaquim. Porém com aquele caso de antes de 1911 muitas pessoas eram registradas sem o sobrenome, estamos achando que José Joaquim é um nome composto e que meu bisavô foi registrado sem sobrenome.

Estou tratando com uma advogada e estamos na fase da retificação do nome da minha avó Orlanda. Porém estamos um pouco inseguros pois teremos que alterar todos os documentos e retirar o "Affonso" do nome de toda a família. Teria alguma outra forma de dar andamento a esse caso? A advogada não está com boa vontade em ajudar em nossas dúvidas e estou pensando em tirar o caso dela e dar andamento sozinha.

Obrigada

Comentários

  • @Lara

    Primeiramente: Affonso é um sobrenome português sim. As retificações não incluem mudanças de nomes de descendentes registrados no Brasil e sim no nome do português quando apresenta divergência entre o assento de nascimento e os registros brasileiros onde aparece como pai e avô.
    Sugiro que pesquise o assento de casamento dos pais de José Joaquim e veja se tem algum familiar com o sobrenome Affonso. Analise o assento de J.Joaquim também.
  • Obrigada, @Mariza! Vou atrás dessas informações!
  • Oi @VLAD, isso mesmo, acabei escrevendo José Affonso e quis dizer José Joaquim. Tenho mais informações: Tivemos sim acesso ao registro de assento de batismo do meu bisavô, ele não tem pai e é filho de Julia Domingues, portuguesa também. Meu bisavô José Joaquim casou-se com minha bisavó Agostinha no Brasil. Essa história é um pouco confusa pois na certidão de casamento dos meus bisavós diz que o José era brasileiro e temos a certidão de nascimento portuguesa dele. Foi preciso fazer a retificação (já fizemos). Então o que não sabemos mesmo é de onde surgiu o Affonso, sendo que a mãe dele era Domingues. Portugal está pedindo agora então a retificação da certidão de nascimento da minha avó Orlanda, para que altere o nome do pai dela. E o que o que nos preocupa mesmo é todo o trabalhão depois pra alterar o sobrenome em todos os documentos (CPF, RG etc...) dos descendentes brasileiros, incluindo a minha avó Orlanda. Teremos que fazer todas essas mudanças, vocês tem como me informar isso? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.