Retificação em caso especifico: é necessária?

Olá a todos! Como estão?
Retorno após alguns meses aqui no fórum, cada post me ajuda bastante! Obrigado!

Minha dúvida é a seguinte, estou ajudando no processo de atribuição do meu pai, ele é neto de portugueses casados em Portugal. Entretanto, tanto no registro do pai dele (meu avô, brasileiro) , quanto no registro dele, o nome do Português consta como "Manoel", sendo que foi nascido como "Manuel". Já o nome da Portuguesa em questão, sem nenhum problema, inclusive já possuo cópia certificada emitida pelo Arquivo Distrital.

Como o Formulário 1D do IRN pede apenas o nome e registro de apenas um dos portugueses, é necessário retificar o "Manoel" aqui no Brasil?

Comentários

  • @marcioms00

    Nenhum problema com Manuel e Manoel

  • Mesmo se enviar para Lisboa?
  • @marcioms00,

    se for esta a única divergência, pode enviar até para Lisboa, que aceitarão.
  • Muito obrigado @Marcia e Maria! Então tudo está certo com a documentação, agora "só" resta o vínculo com Portugal rsrsrs Estamos planejando criar esses vínculos em até 5 ou 10 anos, mas vale a pena, é para a vida toda. O importante é ter paciência.
  • @marcioms00,

    exatamente. Você tem a cabeça no lugar.
    As questões da paciência e do planejamento são essenciais.
  • @Marcia, tenho uma dúvida. No caso, o português em questão foi o declarante no nascimento do meu avô. Deve-se anexar a certidão de nascimento do mesmo substituindo a da portuguesa, mãe do meu avô mas não declarante, ou somente da portuguesa em questão basta?
  • @marcioms00,

    você mencionou lá em cima que os portugueses já são casados em Portugal, certo?
    Então, pode anexar qq uma das certidões (do pai ou da mãe).
  • @Marcia
    Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.