É necessário a transcrição do casamento?

2»

Comentários

  • @rafaella o documento principal para o processo de nacionalidade é a certidão de nascimento do português.
  • @vlad obrigada pelo retorno!! tem algum lugar que eu consigo achar a lista de todos os documentos necessários?
  • @rafaelaelias Minha Dúvida é bem a sua... Onde conseguimos um listagem de todos os documentos necessários... Com prazos e formas a serem entregues! Sei que cada caso e um caso, mas as vezes me enrolo aqui com tanta informação. rs

    @Vlad Pen Estou começando a reunir documentação agora... Meu Bisavô era Português... devo fazer a atribuição da minha avó e minha mãe, ambas vivas... Para então fazer a minha, certo?

    1- Tenho Certidão de Batismo do meu Bisavô, porém tem mais de 100 anos (livro de 1905)... A certidão de batismo nesse caso substitui a de nascimento? Ou preciso atualizar a certidão de nascimento dele?

    2- Ainda não está claro pra mim essa questão de transcrever certidão de casamento... Tenho que fazer para bisavô, avó, mãe e a minha tb???

    Obrigada desde já
  • @rafaelaelias Achei os documentos
    http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/

    @vlad Pen Fui ler as orientações para iniciantes e tem coisas que não estão muito claras... Por exemplo... Lá diz que deve-se transcrever certidão de casamento OU óbito... Eu tenho a certidão de Óbito, então não preciso transcrever a de casamento?? Somente a de óbito??
  • @BetaMeirelles,

    Sua avó é viva,certo?
    Pra fazer a atribuição da sua avó,caso o pai dela tenha sido o declarante do nascimento dela,não vai precisar fazer a transcrição
    Da sua avó para sua mãe e da sua mãe para vc,terá que transcrever porque a nacionalidade está sendo pela portuguesa(mulher)
    A certidão de batismo substitui a de nascimento,porém terá que pedir uma recente certificada
  • @BetaMeirelles,

    Desconsidere essas informações.Essa página não está atualizada e não temos como atualizar.Somente o administrador.
    O óbito não precisa transcrever.O que precisa transcrever é o casamento quando o casal é portugues e casaram aqui no Brasil ou quando o pai não foi o declarante do nascimento do filho
    Que tipo de processo vc precisa fazer?
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado April 2018
    @Vlad Pen / outros
    Com licença.
    Desculpe, ainda estou confuso com a transcrição de casamento onde os dois (marido e a mulher) são portugueses e se casaram em Portugal.

    Meu avô e avó são Portugueses e se casaram em Portugal (vieram casados para o brasil).
    Eu tenho um e-mail da conservatório com as seguintes informações: Conservatória onde esta registrado o casamento, numero de assento do casamento e ano do casamento.
    Obs: Meus avós nasceram antes de 1910 o registo de nascimento de ambos é uma carta de narrativa de batismo/nascimento, não consta casamento.

    Vou precisar transcrever o casamento dos meus avós?

  • @LuizAmerico se seus avós se casaram em Portugal e vc tem esse casamento está averbado na certidão de nascimento, vc não precisa transcrever o casamento.
  • Boa noite pessoal!
    Pegando gancho ai no assunto...estou reunindo documentos para dar entrada na atribuição da minha mae.
    Tenho:
    Certidão da minha avó nascida em Mirandela/Portugal
    Certidão de nascimento de minha mãe (cópia reprográfica e apostilada)
    Cópia do RG apostilada
    Modelo !C preeenchido.


    Meus avo portuguesa casou-se com descendente portugues porem Brasileiro.
    Na certidao de casamento nao consta cidade de nascimento da minha avó, apenas diz que é natural de Portugal.
    DUVIDAS:
    Tenho de anexar a certidao de casamento da minha avó e obito?]
    Agradeço ajuda,
    Abraço a todos
    Neiva
  • @neivapaschoal

    Se a sua avó casou no Brasil, terá que transcrever o casamento dela para fazer a atribuição da sua mãe
  • @Vlad Pen por favor qual os documentos exigidos em Tondela para Atribuição? Não vou fazer a Transição do casamento dos meus pais, pois foi meu pai português casado com minha mãe brasileira q fez meu registro de nascimento. Muito obrigado
  • @Bettinha., se for fazer o processo em Tondela, terá q transcrever o casamento.
  • neivapaschoalneivapaschoal Member
    editado April 2018
    Maria Nélida
    Obrigada por tirar minha duvida.
    Sao muitas informações que fico perdida. Uns falam que precisa transcrever outros falam que nao dependendo do local que dara entrada a atribuição etc...
    A transcrição é feita diretamente na ACP, onde sera dada a entrada na atribuição ou tera de ser feita no Brasil?
    Agradeço,
  • @neivapaschoal

    Só não é necessária a transcrição de casamento quando O português é casado com estrangeira e foi o declarante do(a)nascimento do filho(a)
    Como a nacionalidade pra sua mãe será pela avó(pelo menos foi o que entendi),terá que transcrever o casamento dos seus avós
  • @neivapaschoal

    O ACP não faz processos de transcrição de casamento
    Terá que fazer a transcrição em Portugal e não no Brasil
    Faça por Ponta Delgada onde está sendo menos demorada
  • neivapaschoalneivapaschoal Member
    editado April 2018
    Maria Nélida
    A nacionalidade para minha mãe será pela a mãe dela portuguesa(atribuição para filho).
    Mas agradeço a ajuda de vocês.
    Abç
  • @neivapaschoal

    Sim,vc terá que transcrever o casamento dos seus avós para atribuir sua mãe
    Faça por Ponta Delgada que está mais rápida
    Vc já tem a relação de documentos?
  • @Maria Nélida

    Poxa... Muito Obrigada pelo retorno! É realmente bem complexo de entender rs
    Sim!!! Minha avó é viva! Vou saber se foi meu bisavô que foi o declarante do nascimento dela.
    Dúvidas:
    1- Minha avó é viúva e minha mãe divorciada... Ainda assim preciso transcrever as certidões de casamento das duas? No caso para depois fazer a atribuição da minha mãe e depois a minha.
    2- Onde consigo pedir a certidão de batismo recente e retificada?
    3- A certidão de Óbito do meu bisavô substituiria a transcrição de casamento, caso ele seja o declarante no nascimento da minha avó?

    Processos que pretendo fazer... Atribuição da minha avó, depois da minha mãe e por fim a minha.

  • Boa tarde, estou fazendo a nacionalidade da minha mae para depois fazer a minha, meu pai brasileiro foi o declarante do meu nascimento, entao tenho q transcrever o casamento/ divorcio deles, é isso? E ACP faz esse processo? E antes disso nao posso dar entrada no meu processo?
  • @maira lima

    Sendo seu pai brasileiro e declarante e vc fazendo a nacionalidade pela sua mãe,terá que transcrever o casamento dela antes de pedir sua atribuição
    Sobre o divórcio, não precisa caso vc tenha nascido durante o casamento
    O ACP não transcreve casamento
    Faça por Ponta Delgada que está sendo rápido o processo
  • @BetaMeirelles
    Sempre que a nacionalidade é feita pro parte da portuguesa,é necessário transcrever o casamento
    Sobre como pedir uma nova certidão de batismo,não tenho certeza,mas acho que nos arquivos distritais
    A certidão de óbito não substitui a transcrição
  • @Maria Nélida e vc sabe qual esta sendo o prazo medio para a transcriçao e o valor? Tem o endereço de envio? O q é enviar por DHL? Obrigada
  • @maira lima

    Em Ponta Delgada,em média 60 dias,podendo ser antes
    O valor 120 Euros

    Endereços para envio do VALE POSTAL

    • IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada


    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
    Via SEDEX EMS (cerca de R$ 151,00)com o envelope plástico do EMS e seguro de R$ 100,00 já inclusos no preço + prazo de cerca de 10 dias) ou via DHL (valor a ser orçado, com seguro de R$ 1000 e envelope já inclusos + prazo de 2 a 5 dias)

    • CRC de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

    DHL - Empresa de logística

    https://www.logistics.dhl/br-pt/home.html
  • @Maria Nélida no consulado de sp estou fazendo a transcrição e óbito do meu avô ( pai da minha mae) e me falaram q levava em media 20 dias, é isso mesmo? Pq seria mais rapido entao fazer pelo consulado do q por ponta delgada? Obrigada pela atenção
  • @maira lima

    Não sei te informar sobre os procedimentos do Consulado
  • @Maria Nélida ok obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.